• 29 de março de 2022
  • 5 minutos

8 filmes sobre educação financeira que você precisa assistir

5 minutos

Finanças não é um assunto que apenas cursos, livros e especialistas podem nos ensinar. Existe uma grande variedade de filmes sobre educação financeira para os espectadores aprenderem a controlar o próprio orçamento, além de compreender melhor a atuação do mercado financeiro.

Seja baseado em histórias reais ou apenas ficções, esse tema é essencial para quem deseja organizar seu orçamento pessoal, para atingir a tão desejada autonomia financeira. Por isso, assistir obras cinematográficas que abordam o assunto proporciona vantagens que vão além do entretenimento.

Pensando nisso, reunimos 8 filmes sobre educação financeira que você precisa assistir para aprender lições valiosas e aplicá-las na sua rotina.

Confira a lista!

1. O lobo de Wall Street

O longa gravado em Hollywood relata as histórias de Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio), um corretor recém-contratado por uma empresa de Wall Street. No seu primeiro dia no cargo ocorreu a “black monday” (“segunda-feira negra”), data na qual a bolsa Dow Jones caiu 22,6%, fazendo a empresa que Belfort trabalhava ir à falência. O ocorrido aconteceu na vida real, em 19 de outubro de 1987.

Por conta disso, Jordan vai para outra empresa, que gera rendimentos inferiores à anterior. Em razão disso, ele lança a Stratton Oakmont com alguns colegas e começa a ficar muito rico e viver uma vida desmedida de festas, drogas e ostentações. Além do entretenimento, o filme ensina finanças, tanto sobre o que fazer quanto o que não fazer. Vale a pena conferir.

2. À procura da felicidade

Outro longa baseado em fatos, À procura da felicidade expõe como a felicidade e o sucesso são desafiadores, mas perfeitamente possíveis para quem se esforça. Após fracassar financeiramente e ser abandonado pela esposa, Chris Gardner (Will Smith) precisa cuidar do filho sozinho.

Depois de não conseguir emprego, Chris aceita um estágio não remunerado e dorme em um abrigo junto com o filho, enfrentando diversas dificuldades em sua carreira como profissional e pai. Mesmo nessas condições, ele não desanima e toma atitudes confiantes e inteligentes para vencer, mostrando que o sucesso sempre será o resultado das nossas ações.

3. Quem quer ser um milionário?

Esse filme fez um sucesso estrondoso no seu lançamento. Ele aborda o sonho de mudança de vida, por meio do dinheiro. Jamal Malik (Dev Patel) é um garoto de 18 anos que mora em uma comunidade de Mumbai (Índia) e conquista o prêmio de 20 milhões de rúpias no programa "Quem quer ser um milionário".

Após vencer, Jamal é abordado pela mídia sobre como acertou as perguntas feitas na competição. Surpreendentemente, ele encontra as respostas em fatos de sua vida, ou seja, com perseverança é possível mudar para melhor. O longa também mostra a importância de acreditar em si próprio e não deixar que a riqueza repentina corrompa a essência da pessoa.

4. Os delírios de consumo de Becky Bloom

Essa comédia romântica ilustra um problema típico dos consumidores contemporâneos. A protagonista do filme, Beck Bloom (Isla Fisher), é uma jornalista de 25 anos que, como todas as pessoas que cresceram em uma sociedade consumista, foi exposta desde pequena ao marketing que vende sonhos para jovens e adultos, sem apontar as consequências.

Beck cresce em meio ao consumo irrefreado e se endivida até perder o emprego e não ter mais saída. Em seguida, consegue uma nova oportunidade em uma revista que orienta os leitores a controlar sua vida financeira. O filme aborda o consumismo de forma cômica, propagandeado como uma solução para os problemas do consumidor, em uma sociedade na qual ter coisas para mostrar é melhor que ser uma pessoa de valores.

5. Enron: os mais espertos da sala

Indicado ao Oscar, esse documentário mostra como grandes corporações, quando mal gerenciadas, podem falir mais rápido do que imaginam. É um conteúdo ideal para quem está nesse mundo ou pretende entrar nele, pois expõe as características do capitalismo aliado às consequências de uma administração financeira inadequada.

Após se envolver em uma polêmica, a Enron, uma das marcas mais famosas dos EUA, declara falência em 2001. Com um endividamento de 13 bilhões de dólares, ela enfrenta um legado perdido devido às fraudes fiscais e sai do mercado no negativo. No documentário, você acompanha todo o histórico de sucesso e fracasso de uma grande corporação mundial.

6. A negociação

“A negociação” conta a história de vida do milionário Robert Miller (Richard Gere), que faz negociações para vender sua grande empresa com o intuito de esconder suas medidas fraudulentas. De forma repentina, ele sofre um acidente de trânsito e foge para não ser culpado pela morte da vítima.

Só que o investigador do caso não descansará até descobrir o culpado e conter os planos de Robert. A história é envolvente e mostra que a cobiça por ter sempre mais, driblando as leis, pode trazer consequências à pessoa, tanto na vida profissional quanto pessoal.

7. Até que a sorte nos separe (2012)

Tino (Leandro Hassum) é um homem comum que vê sua vida se transformar após ganhar na loteria. Levando uma vida de consumo desenfreado ao lado da mulher, Jane (Danielle Winits), ele torra todo o dinheiro em 15 anos. Ao perder tudo, Tino aceita a ajuda do vizinho, Amauri, um consultor financeiro extremamente burocrático. Para evitar que Jane descubra a nova realidade financeira da família, Tino entra em várias situações cômicas para fingir que está tudo bem.

8. O homem que copiava

“O homem que copiava” retrata a realidade que muitos brasileiros vivem, que é a insatisfação de trabalhar muito e ganhar pouco, sonhando com um aumento ou um “milagre financeiro”. Até que um dia, ele conhece um mecânico que o convence a falsificar notas de R$50.

André entra em uma aventura criminosa para ficar rico e conquistar sua amada. A trama mistura drama e humor, expressando como alguém pode assumir riscos e agir de forma imprudente em busca dos seus objetivos.

Com esses filmes sobre educação financeira, é possível obter dicas valiosas e aprender com os erros expostos de maneira lúdica. Se você pensa em melhorar o controle do seu orçamento, fazer aplicações, investir em algum bem ou abrir um negócio, não deixe de conferir essas obras cinematográficas.

Agora, compartilhe este post nas suas redes sociais. Com certeza os seus amigos vão curtir as indicações!

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o blog. Veja alguns navegadores que você pode utilizar: