• 2 de outubro de 2023
  • 4 minutos

DICC: A celebração do Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito

Neste artigo, exploraremos o conceito do cooperativismo, sua relevância no mundo e, finalmente, apresentaremos o Cooperativismo de Crédito do Ailos e as soluções financeiras que ele oferece. Prepare-se para uma jornada pelo mundo do cooperativismo financeiro!

Todos os anos, no terceiro sábado de outubro, celebramos o DICC, Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito. Essa data é uma oportunidade para reconhecer a importância do cooperativismo financeiro em nossa sociedade.

Neste artigo, exploraremos o conceito do cooperativismo, sua relevância no mundo e, finalmente, apresentaremos o Cooperativismo de Crédito do Ailos e as soluções financeiras que ele oferece. Prepare-se para uma jornada pelo mundo do cooperativismo financeiro!

O Cooperativismo: a força transformadora da união de propósitos em comum

O cooperativismo é uma filosofia de organização social e econômica que valoriza a cooperação, a solidariedade e o bem-estar comum. Em seu núcleo, as cooperativas são organizações de pessoas que se unem voluntariamente para atender às suas necessidades financeiras, sociais ou culturais em um ambiente democrático e participativo.

Estima-se que 1 em cada 7 pessoas sejam cooperadas de uma das mais de 3 milhões de cooperativas espalhadas pelo globo. O movimento cooperativista está presente em 100 países, gerando mais de 280 milhões de empregos e movimentando mais de 1 bilhão de pessoas.

Conheça a história do cooperativismo no Brasil e no Mundo

Princípios do Cooperativismo

O cooperativismo é fundamentado em sete princípios fundamentais:

Adesão Voluntária e Livre:

Os membros das cooperativas aderem livremente e têm controle democrático sobre a organização. Este princípio do cooperativismo tem a ver diretamente com os valores da liberdade e da igualdade.

Gestão Democrática:

Decisões são tomadas de forma democrática, onde cada membro tem um voto, independente do seu capital investido.

Participação econômica:

Os membros contribuem equitativamente para o capital da cooperativa e compartilham os benefícios proporcionalmente ao uso das soluções financeiras.

Autonomia e Independência:

As cooperativas são organizações autônomas e controladas pelos membros.

Educação, Formação e Informação:

As cooperativas promovem a educação e a formação de seus membros, bem como informam o público sobre a natureza e os benefícios do cooperativismo.

Cooperação entre Cooperativas (Intercooperação):

As cooperativas servem de forma mais eficaz aos seus membros e dão mais força ao movimento cooperativo, trabalhando em conjunto

Interesse pela Comunidade:

As cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentável das comunidades nas quais estão inseridas.

O movimento cooperativista e a união de forças para um mundo melhor

O movimento cooperativista tem um alcance global e é uma força motriz para a melhoria das condições de vida de milhões de pessoas. Ao longo dos anos, as cooperativas têm desempenhado um papel fundamental em setores como agricultura, habitação, crédito e serviços financeiros.

No Brasil, as cooperativas brasileiras estão chegando perto de atingir a surpreendente marca de R$ 1 trilhão em faturamento. A meta é prevista para 2027, mas pode acontecer antes, se mantido o crescimento registrado nos últimos anos. De acordo com o Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2023, que reúne os dados oficiais do setor no país, em 2022, o Cooperativismo de Crédito somou 15,5 milhões de cooperados, reunidos em 728 cooperativas, gerando mais de 99 mil empregos.

O Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito

O Dia Internacional da Cooperativa de Crédito é comemorado na terceira quinta-feira de outubro desde 1948 e é um momento para destacar a contribuição essencial das cooperativas de crédito na construção de economias resilientes e comunidades financeiramente saudáveis.

Esse dia celebra o espírito do movimento das cooperativas de crédito ao redor do mundo. E é uma ótima oportunidade para refletir sobre a história do movimento das cooperativas de crédito, promover suas conquistas, reconhecer o trabalho árduo e compartilhar experiências dos membros.

As cooperativas de crédito são instituições financeiras baseadas no princípio do cooperativismo, oferecendo uma alternativa ética e inclusiva ao sistema bancário tradicional.

Conte com Ailos para uma vida financeira mais equilibrada, tranquila e feliz

Nós transformamos a vida das pessoas através das nossas soluções financeiras. Ao longo de 2023 somamos mais de 19 bilhões em ativos, movimentamos mais de 13,3 bilhões em operações de crédito, mais de 400 mil pessoas participaram das nossas iniciativas de educação e formação e por meio das nossas ações sociais mudamos a vida de mais de 26 mil pessoas.

Como parte desta celebração do Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, convidamos você a acompanhar os nossos conteúdos especiais em vídeo no nosso canal do YouTube e conferir o que compartilhamos em nossas redes sociais. Nesses canais, você vai encontrar conteúdos interessantes que podem colaborar com uma vida financeira mais saudável, equilibrada e feliz.

O cooperativismo financeiro está ao seu alcance, e estamos ansiosos para recebê-lo em nosso sistema de cooperativas. Caso queira fazer parte do cooperativismo do Ailos e começar a experimentar todos os benefícios das nossas soluções desde já, abra a sua conta hoje mesmo e comece sua jornada em direção a um futuro financeiro mais brilhante com o Ailos.

tassia.grahl@ailos.coop.br

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (0)

Ocultar comentários
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o blog. Veja alguns navegadores que você pode utilizar: