• 15 de dezembro de 2022
  • 14 minutos

ESG: o que é e quais as suas vantagens para uma empresa? Entenda agora!

14 minutos

Você sabe o que é ESG? Trata-se da sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, refere-se à tendência geral e é a resposta inevitável das empresas aos desafios da sociedade contemporânea. 

É um acrônimo que se refere à combinação da criação de valor econômico com a atenção às questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Na prática, é uma forma de demonstrar responsabilidade e comprometimento com os mercados em que atua.

Mais a seguir, te explicaremos tudo sobre o ESG e como ela pode influenciar o seu empreendimento. Acompanhe!

Conheça Ailos: o sistema de cooperativa de crédito  com soluções que cooperam com as pessoas, seus sonhos e negócios.

O que é ESG?

ESG é um conjunto de padrões e boas práticas projetado para definir se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e bem gerida. 

É um método de medir o desempenho de sustentabilidade de uma organização. As siglas capturam os três pilares do movimento:

  • Environmental (Meio ambiente);
  • Social;
  • Governance (Governança).

A integração de aspectos ESG na estratégia e no modelo de negócios de uma organização reafirma o princípio de que propósito e lucro estão intrinsecamente ligados. 

Eles são usados ​​como critérios para entender se uma empresa é corporativa sustentável, ampliando a perspectiva de análise de negócios para além das métricas financeiras. 

Trata-se de verificar se a empresa tem consciência de seu papel como empregadora e agente da sociedade.

Como surgiu o ESG?

Compreender o que é ESG, envolve destrinchar as raízes do conceito. Podemos explorar uma linha do tempo sobre esse tema que começou há mais de 50 anos, na década de 1970. 

No período, os primeiros investimentos movidos por crenças e estilos de vida religiosos começaram por volta de 1970. 

Um dos fatores determinantes foi que a Guerra do Vietnã aconteceu no final dos anos 1960 e não teve o apoio do povo americano – eles eram contra o governo.

Esse senso de moralidade guiou alguns investidores e empresas por décadas. No entanto, foi em 2004 que a ESG começou a tomar forma. 

Este ano, o Pacto Global, em parceria com o Banco Mundial, lançou uma publicação intitulada "Who Cares Wins" (traduzido como "Who Cares Wins"). 

Os green bonds surgiram em 2007, títulos emitidos com o objetivo de captar recursos para promover melhorias ambientais. 

Hoje, os padrões ambientais, sociais e de governança estão avançando globalmente e apontando para um ponto sem retorno para o mundo dos investimentos. 

Por exemplo, cerca de 57% dos ativos de fundos mútuos na Europa serão ESG até 2025, de acordo com a PwC. Em valor, isso significa cerca de 7,6 trilhões de euros.

Quais são os pilares do ESG e seus principais tópicos?

Já entendeu que o ESG é guiado por três pilares centrais. Vamos detalhar cada um deles mais abaixo. Confira!

Environmental (Meio ambiente)

O critério ambiental pode se referir ao controle que uma empresa exerce sobre as terras que possui, por exemplo, se há ações para melhorar e proteger a biodiversidade. Os requisitos nesta área incluem:

  • debates sobre aquecimento global e sustentabilidade;
  • diminuição de emissão de carbono;
  • gestão de resíduos;
  • reciclagem;
  • redução de poluentes.

Social

Quando falamos de padrões sociais, fazemos uma série de perguntas que precisam ser consideradas. 

Por exemplo, é crucial que os investidores entendam como as empresas valorizam o bem-estar de seus funcionários. 

O eixo social também inclui o relacionamento com fornecedores. Os critérios avaliados estão relacionados a trabalho infantil, trabalho escravo, trabalho em áreas desmatadas ou queimadas, aumentando a transparência nas relações. 

Os principais pontos de análise para investidores e gestores de fundos de investimento incluem:

  • direitos trabalhistas;
  • combate ao preconceito;
  • garantias de segurança;
  • atenção à taxa de turnover;
  • capacitação de profissionais.

Governance (Governança)

No ESG, o aspecto de governança se concentra em como os gerentes e diretores gerenciam as empresas. 

Nesse contexto, o ESG busca entender se a gestão executiva e o conselho estão atendendo aos interesses dos diversos interessados da empresa (colaboradores, acionistas e clientes).

Além disso, busca-se entender se essa remuneração está atrelada a diversos aspectos do índice e ao valor de longo prazo, viabilidade e rentabilidade da empresa. As principais questões de análise são:

  • transparência;
  • responsabilidade;
  • alinhamento de ações corporativas;
  • relatórios financeiros;
  • conduta corporativa.

Quais vantagens o ESG leva às empresas?

Como você pode notar mais acima, a não consideração dos critérios ESG pode ter um impacto negativo nos negócios.

Isso gera insatisfação entre clientes, parceiros e colaboradores, que cada vez mais consideram e exigem que as empresas se comprometam com esses valores. 

Portanto, é imprescindível entender a importância das práticas ESG e de cada um dos pilares que as sustentam para gerar mais valor para o negócio. 

Veja as reais vantagens de adotar os princípios da ESG em sua empresa!

Melhora da imagem externa

Uma das maiores vantagens é que pode melhorar a reputação da empresa. A razão é que os consumidores e outras partes interessadas estão cada vez mais comprometidos ​​em apoiar empresas que se esforçam para causar um impacto positivo.

Aumento na retenção de clientes

Os índices ESG também podem aumentar a fidelidade do cliente. Afinal, é mais provável que os clientes apoiem empresas que compartilham seus valores. Isso é algo que pode aumentar as vendas e a lucratividade a longo prazo.

Atração de talentos

Os trabalhadores também esperam que suas empresas sejam socialmente responsáveis ​​em suas decisões de curto e longo prazo. 

Além disso, funcionários satisfeitos têm duas vezes mais chances de estar na empresa há pelo menos cinco anos em comparação com funcionários que trabalham apenas por um salário. 

A fidelidade dos funcionários é um grande benefício para as empresas, pois reduz os custos de recrutamento, alinha os funcionários mais estreitamente com a estratégia de negócios e fortalece a memória institucional. 

Em outras palavras, o ESG muda fundamentalmente a forma como as empresas trabalham com clientes, funcionários, fornecedores, comunidades e governos locais. Nesse cenário, todos saem ganhando.

Redução de riscos e falhas

O ESG está se tornando, rapidamente, a norma no mercado corporativo. Seu foco está na melhoria dos padrões ambientais e sociais de uma empresa, enquanto assegura a responsabilidade da liderança por suas políticas de governança

Ao priorizar os esforços de sustentabilidade de uma empresa, ele pode levar à redução de riscos potenciais e até mesmo à prevenção de falhas em todo o sistema. 

As empresas que incorporam uma mentalidade de ESG, descobriram que conseguem superar seus concorrentes ao longo do tempo. 

Então, o que antes era considerado meramente uma boa prática, tornou-se agora uma estratégia de negócios viável.

Aumento de lucratividade

Os pilares do ESG estão desempenhando um papel cada vez mais importante na tomada de decisões corporativas hoje em dia. 

Ao priorizá-los, as empresas podem melhorar seu desempenho financeiro a longo prazo fazendo investimentos sólidos, engajando-se em operações sustentáveis e aprofundando o relacionamento com os clientes. 

Uma vantagem direta de incorporar as boas práticas do ESG é o aumento da lucratividade; alguns estudos têm mostrado que as empresas que levam em conta a crise climática exibem maiores retornos no mercado de ações do que aquelas que não o fazem. 

Além disso, cada vez mais clientes estão optando conscientemente por comprar de empresas "socialmente responsáveis" que priorizam a sustentabilidade. 

Ao se comprometer com as iniciativas da ESG, a empresa não só estará fazendo o que é certo para o planeta, mas o que é lucrativo também.

Redução de custos

Outro benefício é que o ESG ajuda a medir e criar um padrão global sobre o que as organizações precisam fazer para minimizar os impactos ambientais e permanecer socialmente responsáveis. 

Um benefício importante para as empresas é a redução de custos. 

Ao aderir aos padrões do ESG, as organizações podem identificar quais processos ou materiais podem estar colocando tensão indevida nos orçamentos, tais como custos relacionados à energia ou desperdício de recursos. 

A partir daí eles podem tomar medidas acionáveis para reduzir essas despesas enquanto ainda cumprem as metas estabelecidas do ESG. 

Não apenas isso, mas fazendo esforços conscientes nessa área, as empresas também se tornam mais atraentes em termos de perspectivas de investimento.

O que antes era visto como uma iniciativa cara agora se torna uma iniciativa atraente graças às muitas vantagens do ESG.

Como implementar o ESG ao seu empreendimento?

Até agora percebemos que é fundamental adotar práticas ESG em seu negócio. No entanto, integrá-los ao dia a dia de uma empresa não é uma tarefa fácil. Para te ajudar a começar esse processo, confira algumas das dicas que separamos para você. Veja abaixo!

Defina uma estratégia

Para implementar o ESG em sua empresa, é essencial definir uma estratégia abrangente. Esse processo envolve olhar para as práticas de gestão que permitem que as empresas criem valor a longo prazo enquanto gerenciam riscos a curto prazo. 

Uma estratégia ESG bem sucedida deve incluir metas em torno da:

  • eficiência energética e transição para fontes renováveis de energia;
  • melhoria da segurança no local de trabalho;
  • envolvimento dos funcionários e padrões de governança (respeito aos direitos humanos e transparência nas informações). 

Também é recomendado fazer pesquisas de satisfação dos funcionários ou participar de ciclos regulares de feedback com os clientes, para garantir a responsabilidade sobre o que é mais importante para eles. 

Tome cuidado com o Greenwashing

A prática de "greenwashing" ocorre quando as empresas afirmam ter políticas sustentáveis, mas na realidade não as têm. É que falar é diferente de praticar. 

Algumas coisas não atendem aos princípios ESG. Como alguns dos pontos são a transparência da gestão, mostrando as ações da empresa nesse sentido. 

Além de questionar o impacto ambiental e possíveis boicotes às atividades da empresa, os consumidores também são protegidos pela Lei de Defesa do Consumidor, que define a prática como propaganda enganosa.

Estabeleça uma estrutura e dados

Uma empresa focada em ESG deve ter uma estrutura e dados em vigor para incorporar efetivamente os objetivos de suas práticas sustentáveis. 

Então, para começar a implementar ESG dentro da sua organização, estabeleça uma estrutura na qual os membros das equipes entendam exatamente o que isso implica e como aderir às várias métricas. 

Além disso, encontre fontes de dados confiáveis, como relatórios e publicações sobre ESG para que você sempre tenha informações atualizadas sobre o que está acontecendo ao redor do mundo com relação à sustentabilidade. 

Ter um corpo informado com total visibilidade do que o ESG engloba ajudará a garantir que sua empresa complete as tarefas de acordo com este objetivo. 

Finalmente, tenha reuniões ou sessões regulares onde os funcionários discutem o que está funcionando e o que precisa ser melhorado quando se trata de esforços de sustentabilidade. 

Estabelecer parâmetros para uma implementação efetiva do ESG irá promover o crescimento de sua empresa.

Foque no aprimoramento contínuo

Com uma abordagem centrada no ESG, as empresas podem promover melhorias contínuas em suas operações para reduzir o desperdício, as emissões e fazer mudanças sistêmicas que beneficiam o meio ambiente e a humanidade. 

Construir sobre o que já está estabelecido pode dar às empresas uma vantagem competitiva enquanto cumprem padrões cada vez mais altos em todo o mundo — para não mencionar ganhar a lealdade do consumidor. 

Um compromisso contínuo de aplicar esforços de melhoria contínua permite que as empresas permaneçam à frente dos regulamentos enquanto antecipam o que os clientes provavelmente esperarão que avancem.

Tenha a sustentabilidade como modelo 

A implementação do ESG em sua empresa é uma ótima maneira de garantir que a sustentabilidade continue sendo parte do seu modelo de negócios. 

Ela não mede apenas os modelos financeiramente, mas olha para como a empresa impacta o planeta, seus funcionários, acionistas e a comunidade. 

Começar a implementar a ESG, ter as principais partes interessadas discutindo o que significa para a sua empresa pode ser um ótimo ponto de partida. 

Você pode criar políticas voltadas para iniciativas de economia de energia ou práticas de responsabilidade social, assim como criar métodos para coletar análises sobre o progresso do desempenho.

Além disso, educar os funcionários sobre o que a ESG representa e qual o papel que seu trabalho desempenha para manter a empresa sustentável também é essencial. 

Ter a sustentabilidade embutida na cultura reforça o que já está sendo feito e dá aos funcionários um senso de propósito.

Crie um conselho de ESG

Por último, mas não menos importante, crie internamente uma área dedicada para discutir, planejar, executar e analisar todos os processos ESG da sua empresa. 

Introduzir um modelo de gestão mais sustentável é uma tarefa árdua, mas que pode ser extremamente benéfica para as empresas que optarem por adotá-lo. Um futuro sustentável é o único futuro possível para os negócios. 

Portanto, comece a implementar as práticas ESG o quanto antes. Não há como voltar ao antigo modelo de negócios. Comece a semear boas ações para colher seus bons resultados.

Como saber se uma empresa é ESG?

Primeiramente, verifique se a empresa é signatária do Pacto Global das Nações Unidas. É uma iniciativa da ONU que incentiva as empresas a adotarem práticas sustentáveis ​​e responsáveis. 

Além disso, você pode verificar se a empresa está incluída em algum dos principais índices ESG, como o Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI), o Índice de Sustentabilidade B3 (ISE) ou o Índice FTSE4Good. 

Você também pode verificar o site da empresa e o relatório anual para ver se ela divulga dados sobre suas políticas e desempenho ESG.

Como é o cenário de investimentos ESG no mercado brasileiro?

No Brasil, por exemplo, o ESG ainda não é acordado e ainda não tem a mesma relevância que na Europa. 

No entanto, a situação é positiva e o tema vem ganhando cada vez mais atenção das gestoras de recursos brasileiras. 

A demanda do mercado por aplicações mais responsáveis ​​têm estimulado o aprimoramento e o desenvolvimento de boas práticas no mercado.

É notável um maior engajamento dos investidores e dos principais fundos geridos globalmente, exigindo um posicionamento mais específico sobre diversos temas ambientais, sociais e de governança. Entre eles:

  • diversidade;
  • inclusão e equidade;
  • mudanças climáticas;
  • governança, ética e integridade nas relações;
  • qualidade de vida dos colaboradores em tempos de pandemia.

No setor privado, as iniciativas estão sendo implementadas gradativamente. 

As médias e grandes empresas entendem que questões relacionadas a mudanças climáticas, diversidade, compliance requerem implementação e divulgação urgentes. Portanto, existem muitos projetos nessa direção.

Como funciona esse tipo de investimento?

Investimentos em ESG funcionam como uma via de mão-dupla no Brasil. 

Sua existência não apenas pressiona as empresas listadas a se concentrarem em outros fatores além dos lucros, mas também serve como um indicador para orientar os acionistas a investir. 

Um exemplo da magnitude do ESG pode ser ilustrado pelos números: de acordo com a Forbes, existem mais de 500 fundos de índice com foco em sustentabilidade somente nos EUA, com mais de US$250 bilhões em ativos. 

Impulsionados especialmente pela pandemia de Covid-19, estima-se que, até 2022, os ativos globais dos fundos globais ambientais, sociais e de governança ultrapassem US$53 trilhões.

Como investir em empresas ESG?

Você pode investir de forma direta em empresas ESG, comprando ações dessas companhias. 

Atualmente, há o Índice de Sustentabilidade (ISE), que contém o nome de 48 organizações que se voluntariaram para serem avaliadas nos critérios ambientais, sociais e de governança. 

Conheça as cooperativas Ailos: o sistema de cooperativas com soluções que cooperam com as pessoas, seus sonhos e negócios.

Conclusão

Neste conteúdo, você aprendeu o que é ESG e sua importância para o desenvolvimento de um negócio atualmente. 

A adoção de uma política de ESG pode ser vantajosa para as empresas, pois aumenta a credibilidade e a transparência, entre outros benefícios. 

Se você está procurando implementar o ESG em sua empresa, a Ailos está aqui para ajudar. 

Somos uma cooperativa de crédito que coopera com empresas de todos os tamanhos e podemos ajudá-lo a desenvolver práticas comerciais sustentáveis e éticas. 

Entre em contato conosco hoje para saber mais sobre como podemos ajudá-lo a implementar a ESG em sua empresa!

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (0)

Ocultar comentários
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o blog. Veja alguns navegadores que você pode utilizar: