• 10 de julho de 2023
  • 8 minutos

Cooperativismo digital: o que é e quais suas vantagens?

8 minutos
Cooperativismo digital

O cooperativismo digital é um conceito que tem ganhado destaque no universo pós-pandêmico, trazendo inovação e novas oportunidades para o setor cooperativo.

Isso posto, neste texto, vamos explorar o que é o cooperativismo digital, seus principais modelos, vantagens e exemplos.

Também vamos explorar como essa abordagem colaborativa impulsionada pela tecnologia tem transformado a forma como as cooperativas funcionam.

Continue a leitura para entender tudo sobre o assunto!

O que é cooperativismo digital?

O cooperativismo digital é uma forma de cooperação baseada no uso de tecnologias digitais e plataformas online.

Ele promove a interação e colaboração entre os membros de uma cooperativa por meio de recursos tecnológicos, permitindo a realização de atividades, serviços e transações de forma mais ágil, eficiente e conveniente.

Trata-se de uma abordagem que tem o potencial de promover a inclusão financeira e o acesso a serviços financeiros para um número maior de pessoas.

Quais os dois principais modelos de cooperativismo digital? h2

Existem dois principais modelos de cooperativismo digital: o modelo de co-criação e o cooperativismo de plataforma.

Entenda a diferença entre esses dois modelos a seguir:

Modelo de co-criação

No modelo de co-criação, os membros da cooperativa se unem para criar e desenvolver soluções inovadoras por meio da colaboração e compartilhamento de ideias.

Eles trabalham em conjunto na criação de produtos, serviços e projetos que atendam às necessidades e desejos do grupo, promovendo o crescimento e a sustentabilidade da cooperativa.

Exemplos de cooperativismo de co-criação incluem o desenvolvimento de novos produtos financeiros ou a criação de programas de educação financeira em conjunto.

Cooperativismo de plataforma

Já o cooperativismo de plataforma é um modelo que se baseia no uso de plataformas digitais que conectam os membros da cooperativa, permitindo a troca de informações, a oferta de serviços e a realização de transações de forma online.

Essas plataformas podem ser desenvolvidas pela própria cooperativa ou por terceiros, e proporcionam um ambiente colaborativo e seguro para os membros interagirem e aproveitarem os benefícios da economia compartilhada.

Exemplos de cooperativismo de plataforma incluem aplicativos mobile que permitem aos membros realizarem transações bancárias, pagamentos, investimentos e acesso a serviços financeiros de forma conveniente.

Quais as vantagens do cooperativismo digital?

Quais as vantagens do cooperativismo digital?

O cooperativismo digital oferece diversas vantagens para os membros e para a própria cooperativa. Veja algumas delas a seguir:

Aumento de produtividade

Com a automação de processos e a utilização de ferramentas digitais, as cooperativas podem otimizar suas operações, reduzindo o tempo gasto em tarefas burocráticas e aumentando a eficiência na prestação de serviços.

Comunicação otimizada

As plataformas digitais permitem uma comunicação mais rápida e eficiente entre os membros da cooperativa, facilitando o compartilhamento de informações, tomada de decisões e alinhamento de estratégias.

Redução de custos

Uma das vantagens mais significativas do cooperativismo digital é a redução de custos operacionais e a utilização de tecnologias digitais e plataformas online permite otimizar a operação, resultando em economia de recursos financeiros, materiais e humanos.

Dentre as principais áreas em que ocorre a redução de custos podemos citar o espaço físico, impressão de documentos, deslocamentos, processos burocráticos, atendimento ao cliente, marketing e publicidade, entre outros.

Eliminação de falhas

Ao substituir tarefas manuais e propensas a erros por sistemas automatizados e tecnologias digitais, as cooperativas podem reduzir consideravelmente a ocorrência de erros humanos e melhorar a precisão em suas operações.

Em outras palavras, a automação de processos permite que atividades repetitivas e sujeitas a erros sejam realizadas de maneira consistente e precisa, minimizando a possibilidade de falhas decorrentes de fatores como distração, fadiga ou falta de atenção. 

Incentivo à inovação

O cooperativismo digital estimula a criatividade e a inovação, permitindo que os membros desenvolvam soluções financeiras e serviços adaptados às necessidades do mercado.

Como consequência, ocorre o crescimento da cooperativa e há um aumento da sua relevância no cenário econômico.

Aprenda tudo sobre internet banking e gerencie suas finanças de forma prática. Clique aqui e saiba mais!

Exemplos de cooperativismo digital

Exemplos de cooperativismo digital

O cooperativismo digital pode assumir diversas formas. Aqui estão alguns exemplos de como ele tem sido aplicado:

E-commerce

O e-commerce é uma forma de comércio eletrônico em que as cooperativas podem atuar.

Por meio de plataformas online, os membros da cooperativa podem vender seus produtos e serviços, alcançando um público maior e aumentando suas vendas.

Ensino cooperativo à distância

O ensino à distância também pode ser considerado uma forma de cooperativismo digital.

As cooperativas podem oferecer cursos e programas de capacitação online para seus membros, promovendo o aprendizado contínuo e o desenvolvimento pessoal e profissional.

Crowdfunding

Crowdfunding é um tipo de financiamento coletivo em que várias pessoas contribuem financeiramente para apoiar um projeto ou uma causa.

As cooperativas podem utilizar plataformas de crowdfunding para arrecadar fundos para iniciativas e projetos que beneficiem seus membros ou a comunidade em geral.

Plataformas de compartilhamento

As cooperativas podem criar plataformas de compartilhamento digital, onde os membros podem disponibilizar recursos, como carros, equipamentos ou espaços, para serem utilizados por outros membros.

Trata-se, antes de tudo, de uma forma de promover a economia colaborativa e o uso mais eficiente dos recursos disponíveis.

Marketplaces cooperativos

Os marketplaces cooperativos são plataformas online onde os membros de uma cooperativa poderiam comercializar seus produtos e serviços de forma conjunta, fortalecendo sua presença no mercado e aumentando sua competitividade.

Dessa forma, as plataformas promovem a troca de conhecimentos e experiências entre os membros.

Redes sociais colaborativas

As redes sociais colaborativas são ambientes digitais em que os membros podem compartilhar conhecimentos, experiências e oportunidades de negócio.

Cooperativas podem utilizar essas redes para fortalecer os laços entre os membros, promover a colaboração e o networking, e ampliar suas redes de contatos.

Sistemas de compartilhamento de conhecimento

As cooperativas podem desenvolver sistemas de compartilhamento de conhecimento, onde os membros podem compartilhar informações, tutoriais, documentos e recursos educacionais. 

No Sistema Ailos, por exemplo, temos diversas iniciativas de educação financeira para ajudar a transformar a vida dos nossos cooperados.

Descubra como o Ailos está transformando vidas através da educação cooperativa. Clique aqui!

Aplicativos de mobilidade cooperativa

Por fim, no setor de transporte, as cooperativas podem desenvolver aplicativos de mobilidade compartilhada, nos quais os membros podem dividir viagens e otimizar o uso de veículos na cidade, reduzindo os custos individuais de transporte e promovendo a sustentabilidade ao diminuir a quantidade de carros nas ruas.

Cooperativismo digital no Sistema Ailos

O cooperativismo é um movimento de colaboração entre pessoas com interesses em comum, que se unem em prol de um mesmo objetivo, alcançando resultados e benefícios que dificilmente conquistariam sozinhas.

No contexto do cooperativismo digital, o Sistema Ailos se destaca como uma referência.

O Sistema Ailos é um grupo composto por 13 cooperativas de crédito, reunindo mais de 1,4 milhão de cooperados engajados em um movimento de economia colaborativa.

Com soluções financeiras abrangentes, como crédito, investimento, cartões, consórcios, seguros e muito mais, o Ailos viabiliza a transformação de ideias em ações concretas, impulsionando o desenvolvimento das comunidades onde está presente.

Uma das principais vantagens do cooperativismo digital no Sistema Ailos é a acessibilidade.

Com o aplicativo Ailos, os cooperados têm acesso à sua conta online de forma prática e conveniente, podendo realizar transações financeiras, consultar saldos, fazer pagamentos e acompanhar suas finanças de qualquer lugar e a qualquer hora.

O aplicativo também oferece recursos de alto contraste para garantir a acessibilidade a pessoas com deficiência visual.

Ao ingressar em uma das nossas cooperativas de crédito, você se torna um sócio e proprietário da instituição, participando ativamente das decisões por meio de assembleias democráticas.

Isso significa que você não é apenas um cliente, mas parte do negócio, tendo poder de voto e contribuindo para a construção coletiva da cooperativa.

Outra vantagem é a participação nos resultados.

Como o cooperativismo não visa o lucro, as sobras financeiras obtidas anualmente são distribuídas entre os cooperados com base na movimentação realizada durante o período.

Quanto mais você utilizar os serviços e produtos da cooperativa, maior será sua participação na distribuição desses valores.

A filosofia cooperativista do Sistema Ailos baseia-se em princípios como cooperação, transformação e equilíbrio.

Ser cooperado significa acreditar na união de interesses antagônicos, conciliando desenvolvimento econômico e social, produtividade e sustentabilidade.

É ter a vontade de impactar positivamente não apenas a sua própria realidade, mas também a comunidade, o país e o mundo.

Portanto, se você a fazer parte desse movimento seja um cooperado e desfrute dos benefícios do cooperativismo digital, acessando suas finanças de forma prática e participando ativamente das decisões da cooperativa.

Juntos, podemos transformar ideias em ações e construir um futuro melhor para todos.

Seja um cooperado do Sistema Ailos!

Conclusão

O cooperativismo digital representa uma evolução no modelo tradicional de cooperativas, trazendo inovação, eficiência e inclusão financeira.

O Sistema Ailos, que reúne 13 cooperativas de crédito, está comprometido em promover soluções financeiras colaborativas que atendam às necessidades de seus cooperados.

Se você deseja conhecer mais sobre o cooperativismo Ailos e seus benefícios, clique aqui e descubra como o cooperativismo digital pode transformar sua vida financeira de forma colaborativa.

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (0)

Ocultar comentários
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o blog. Veja alguns navegadores que você pode utilizar: