• 29 de março de 2022
  • 4 minutos

Cota capital: o que é e por que é importante para você

Saiba mais sobre o investimento em cota capital para se tornar cooperado e como manter a solidez da sua cooperativa.

Você já ouviu falar em cota capital? Como cooperado, você tem acesso a esse benefício importante, mas ainda desconhecido de muitas pessoas. Aliás, ele é exclusivo das cooperativas de crédito.

Estamos falando de um investimento simples, seguro e de longo prazo, que traz ótimos benefícios. Neste artigo, vamos mostrar por que a cota capital é importante para você, além de responder às dúvidas comuns sobre o tema.

O que é cota capital?

De forma resumida, as cotas de capital constituem a sua participação no capital social da cooperativa. Ou seja, para se tornar um associado da cooperativa, você precisa adquirir uma cota do capital da cooperativa. E essas cotas são fonte de recursos da cooperativa, geram estabilidade, solidez e ainda possibilitam oferecer empréstimos a juros mais baixos.

A cota rende de acordo com o tempo que o cooperado fica na cooperativa, mas o valor não é movimentado como a conta corrente, e segue regras específicas. Por isso, não é possível sacar a cota capital a qualquer momento, até porque o montante é usado para manter a cooperativa estável e sólida.

Anualmente, as cotas podem ser remuneradas através do pagamento de juros ao capital, e de acordo com os resultados da cooperativa. Vale lembrar que, no cooperativismo, você é dono e participa das decisões em uma gestão democrática e transparente.

Além de adquirir a cota capital ao se tornar cooperado, você também pode investir nas cotas por meio do Plano de Cotas. É uma opção de investimento a longo prazo e é você que determina o valor que será debitado mensalmente da sua conta corrente e investido no capital social. Além disso, você pode fazer novos investimentos a qualquer momento.

3 benefícios de ter direito à cota capital

Agora que você entendeu de forma simples o que é a cota capital, talvez ainda se pergunte: o que eu ganho com essa cota? A seguir, vamos mostrar 3 benefícios claros para obter a cota capital.

E lembre-se: as cotas capital são exclusivas para cooperativas de crédito, então é impossível acessar isso em outro tipo de cooperativa, ou com empresas de crédito que não são cooperativas. Os 3 benefícios são:

1. Remuneração de juros ao capital

A primeira grande vantagem de ter acesso às cotas de capital é que você se torna parte ativa da cooperativa e recebe um pagamento todos os anos. Esse pagamento é feito pelo rendimento de juros ao capital, que acontece de acordo com os resultados da cooperativa.

Assim, quanto maior a sua cota capital, maior é o rendimento pago anualmente sobre o investimento. Além disso, quanto mais tempo você permanece com a cota, mais os juros trabalham em cima do capital já acumulado e se multiplicam.

2. Participação ativa na cooperativa

Além de ser remunerado pelo acesso às cotas, outro grande benefício é se tornar parte ativa das decisões da cooperativa, que sempre são tomadas de forma coletiva e transparente. Então, você sempre fica por dentro de quais são as decisões e rumos que a cooperativa está tomando, e se torna parte do processo de inovação e geração de valor à comunidade.

Ou seja, você tem papel importante em fazer a cooperativa alcançar os melhores resultados possíveis, o que será bom tanto para os clientes e a comunidade, quanto para seu rendimento das cotas.

3 dúvidas comuns sobre a cota capital

Agora, vamos responder algumas dúvidas básicas que você pode ter sobre como funciona, tecnicamente, a questão da divisão dos rendimentos e outros detalhes sobre a cota capital. Então, aqui estão as principais dúvidas sobre o assunto e suas respostas:

O cálculo do juros sobre capital

Os juros sobre capital são calculados com base na média do valor que pertence ao cooperado e que fica guardado nas cotas capital durante o ano todo. Assim, após o fechamento de cada ano, o crédito referente a esse rendimento é realizado na cota capital.

Como consultar meus rendimentos?

Nas Cooperativas Ailos, o processo para saber quanto a sua cota capital rendeu no ano e saber se o valor está liberado para saque é bem simples. Basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. No site da cooperativa, acesse sua “Conta Online”.
  2. Selecione o menu “Investimentos”.
  3. Em seguida, selecione a opção “Cotas Capital > Consultar”.

Como é a movimentação dos recursos da cota capital?

A cota capital é depositada em uma conta diferente da conta corrente, chamada de conta capital, que serve como uma espécie de caixa da cooperativa.

Esse dinheiro é responsável por dar estabilidade financeira a toda a operação, e permitir que a cooperativa ofereça empréstimos em condições especiais.

Por se tratar de uma conta diferenciada, com objetivo de proteger a operação, existem regras específicas para sacar o dinheiro. Essas regras são compartilhadas antes de um novo cooperado realizar seu primeiro depósito.

Além disso, é importante ficar atento aos períodos em que o saque está liberado, caso você precise do dinheiro.

Conheça os benefícios do cooperativismo de crédito Ailos

O cooperativismo de crédito reúne recursos e soluções financeiras para alcançar objetivos em comum. É democrático e justo, porque valoriza as pessoas e busca a prosperidade conjunta. Saiba mais!

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (1)

Ocultar comentários