• 18 de janeiro de 2023
  • 8 minutos

Seguro invalidez: o que é e quem pode solicitar?

8 minutos

Todo mundo está propenso a passar por algum tipo de acidente, independente da situação, como no trabalho, no trânsito, na rua, na faculdade, etc. 

Pode parecer um pouco assustador ler isso, mas isso não é nada além da verdade. Porque, realmente, não escolhemos a hora que um acidente pode acontecer. 

Porém, podemos nos precaver caso alguma situação do tipo aconteça, optando pelo seguro invalidez. Embora não seja um dos serviços mais populares, ele é muito necessário. 

Pelo fato de não ser popular entre os seguros, essa modalidade gera diversas dúvidas entre os clientes que desejam contratar o serviço. 

Para você entender melhor o seguro invalidez, o Ailos, neste artigo, explicará o que é e quem pode solicitar esse tipo de serviço. 

Se você está em busca de um seguro de qualidade, confiança e com diversos benefícios, conte com as coberturas do Ailos! 

O que é seguro invalidez? 

O seguro invalidez é um serviço de proteção financeira que assegura o beneficiário contra casos de acidentes ou acidentes, dependendo da cobertura contratada. 

Ele serve para situações que comprometam ou anulem a capacidade de atividade de um indivíduo, ou até mesmo a perda de um membro, sentido (visão ou audição) ou órgão segurado. 

Existem inúmeros conceitos sobre “invalidez”, por isso, é importante não confundir o seguro invalidez privado com a aposentadoria por invalidez do INSS. 

A aposentadoria por invalidez do INSS é de caráter funcional, ou seja, ele é utilizado quando existe uma situação que comprometa o exercício da profissão pelo contribuinte. 

 Já no seguro invalidez, é essencial analisar a situação do beneficiário para adquirir a cobertura necessária para o caso do indivíduo. Por isso, existem três tipos de situações no seguro invalidez, sendo elas: 

  • Invalidez por acidente; 
  • Invalidez laboral por doença; 
  • Invalidez funcional por doença. 

É muito importante reconhecer qual é o tipo de invalidez do beneficiário para saber se ele necessita de uma cobertura completa ou parcial. 

Quais são os principais tipos de invalidez que o seguro cobre?

Além disso, é muito importante saber o que o seu plano de seguro invalidez cobre, já que podem existir situações específicas que o serviço não pode cobrir. 

Dessa maneira, você consegue saber se a proposta de seguro invalidez está alinhada à sua situação. Veja as principais coberturas da modalidade disponíveis no mercado: 

Invalidez parcial ou por acidente 

Nesse caso, por se tratar de um produto que tem a cobertura de invalidez permanente parcial, o seguro tem direito à indenização quando o grau da invalidez não foi integral, mas comprometeu parte das atividades do indivíduo. 

O pagamento dessa modalidade acontece de acordo com a parte do corpo atingida e com o percentual contratado com a seguradora, acordados nas condições gerais do seguro. 

Por exemplo, se o beneficiário constatou que teve a perda parcial de um de suas mãos, isso é configurado como invalidez parcial, e pode ser uma das coberturas do contrato. Dessa maneira, o indivíduo receberá o pagamento parcial do capital contratado. 

No entanto, essa extensão pode ser válida para outros membros ou partes do corpo, de acordo com as condições do produto vendido pela seguradora. 

Invalidez total por acidente 

Em casos de acidentes que o indivíduo foi comprometido por completo, o seguro invalidez oferece uma cobertura permanente total para esse tipo de situação. 

Nesse caso, o beneficiário receberá um valor integral da indenização do acidente ocorrido, como perda total da visão de um olho ou uma perna, por exemplo. 

Essa é a principal condição coberta por esse tipo de apólice, já que compromete a autonomia e capacidade física do indivíduo. 

Vale ressaltar que esse tipo de apólice só é válido pela invalidez total permanente por acidente, sem a possibilidade de recuperação — ou seja, onde órgão ou algum sentido é totalmente comprometido. 

Invalidez acidente majorada 

Durante a contratação do seguro invalidez, é importante saber se a cobertura é ou não é majorada. Por exemplo, se ela não for majorada, para o beneficiário receber a indenização ele deverá perder ambas as mãos ou pés. 

Caso contrário, ele poderá estar sujeito a um pagamento parcial de acordo com a tabela da seguradora. No entanto, com a cobertura majorada, o pagamento total da indenização é realizado com condições que seriam consideradas parciais em outros contratos. 

Invalidez por doença 

Outra cobertura que o seguro oferece é a invalidez permanente total por doença, ou seja, uma situação em que o beneficiário ficou doente e, consequentemente, ficou doente. 

Então, essa cobertura funciona como uma proteção em consequência de doenças — aquelas que comprometem a independência do segurado. 

No entanto, essa cobertura não substitui o seguro por diagnóstico de doenças graves. Por isso, ela é apenas um adicional do contrato para atender algumas sequelas específicas. 

Invalidez laboral por doença 

Podemos dizer que a cobertura por invalidez laboral por doença não é uma categoria tão contratada pelos usuários, mas, em alguns casos, pode ser válida. 

Nela, o segurado poderá receber a indenização em casos de doenças que não podem esperar recuperação ou reabilitação. 

Em cenário de seguros coletivos, essa é uma das proteções mais comuns de serem contratadas, já que são oferecidas pelas empresas. 

Qual é a importância do seguro invalidez? 

Apesar de não ser muito conhecido entre os seguros, o seguro invalidez é muito importante para você ter o apoio necessário em casos de acidente que causem perda total ou parcial do funcionamento corporal. 

Isso porque, caso aconteça, você estará em um momento vulnerável que diversas áreas da sua vida serão afetadas, inclusive a financeira. 

Por isso, para ficar mais fácil de lidar com toda a pressão do momento, o seguro invalidez consegue te assegurar em situações específicas. 

Por exemplo, caso aconteça um acidente que você perca o movimento das mãos, o seguro invalidez pode oferecer uma indenização completa ou parcial, dependendo do plano contratado. 

Como funciona o seguro invalidez?

O seguro invalidez funciona de maneira semelhante ao seguro de vida, no entanto, a cobertura é diferente — assim como os motivos que o segurado receberá a indenização. 

Existem dois tipos de coberturas no seguro invalidez, parcial ou total. Na cobertura de invalidez parcial, uma porcentagem do valor total do contrato é definida conforme o grau de perda do indivíduo. 

Já a cobertura total, em caso de acidente onde o indivíduo comprometeu totalmente um órgão ou sentido, ele será indenizado integralmente — conforme acordado em contrato. 

Para o indivíduo ser indenizado por completo em cobertura total, é necessário que o mesmo contrate o seguro invalidez permanente total majorada. 

Dessa maneira, o segurado será indenizado 100% por algumas situações que, geralmente, são consideradas parciais. Por exemplo, a perda de visão de um dos olhos, ao invés de ser indenizado parcialmente, o indivíduo receberá integralmente seu dinheiro. 

Conheça os diferenciais de um seguro de vida Ailos, aqui!

Como solicitar o seguro invalidez?

Primeiramente, você deve escolher uma seguradora de confiança para solicitar esse tipo de serviço. Dica: sempre opte por aquelas que oferecem benefícios atrativos. 

Além disso, analise as situações que podem acontecer com você. Por exemplo, se você andar muito com motocicletas, talvez acidentes no trânsito podem acontecer. 

Agora, se você trabalha em fábricas com ferramentas de corte, acidentes profundos que possam comprometer um membro estão propensas a acontecer. 

Analisando qual é o tipo de situação que você está vulnerável, é possível saber qual tipo de cobertura poderá ser contratada (parcial ou total). 

Após isso, realize a cotação do seguro na seguradora escolhida e veja em contrato quais são os tipos de acidentes que estão incluídos em sua apólice. 

Em seguida, envie suas documentações necessárias para que o contrato seja finalizado. Por fim, se tiver de acordo com a sua apólice, assine o documento e seu seguro já estará ativo. 

Como solicitar o sinistro no seguro invalidez? 

Se algum acidente acontecer com você, será necessário realizar a solicitação do sinistro. Após isso, será iniciado o processo de regulação do sinistro. 

Para isso, você terá que estar com a apólice em mãos, documentos pessoais e avaliação médica. Esses arquivos são fundamentais para comprovar o acidente ocorrido e o quadro médico do beneficiário. 

Além disso, certifique-se também que a situação que o segurado passou não exclui a perda total da capacidade da cobertura. 

Após isso, a solicitação do sinistro será avaliada pela seguradora e, depois de alguns dias, você receberá uma resposta positiva ou negativa sobre a indenização. 

Caso sua resposta seja negativa, entre em contato novamente com sua seguradora e veja o motivo pelo qual a solicitação foi recusada. 

Se você precisa de uma instituição que promova um atendimento especializado e prático, conte com o Ailos. Aqui, você nunca ficará na mãe em situações delicadas, nossos atendentes estarão disponíveis 24h por dia para te oferecer o apoio necessário! 

Conclusão 

Agora que você já conhece o seguro invalidez, não acha que está na hora de contratá-lo e evitar as consequências de um acidente? 

O seguro invalidez é vantajoso quando você sentir que a sua vida está numa fase delicada e precisa de uma segurança maior. 

Existem inúmeras pessoas que possuem uma rotina perigosa, por trabalharem com atividades de risco e que possam comprometer sua autonomia e mobilidade. 

Por isso, o seguro invalidez é muito benéfico nestes casos. Se você tiver uma rotina como essas, não deixe sua segurança para outra hora. Opte pelo seguro invalidez e viva a rotina tranquilamente! 

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (0)

Ocultar comentários
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o blog. Veja alguns navegadores que você pode utilizar: