• 8 de fevereiro de 2024
  • 7 minutos

Contas de início de ano: saiba como se planejar para quitá-las

Descubra como se organizar financeiramente para evitar dívidas com contas de início de ano como IPTU, IPVA e material escolar.

Controlar as finanças pode parecer simples, mas sabemos que é um desafio para muitas pessoas. Se você já se pegou preocupado com as contas de início de ano, como IPTU, IPVA e material escolar, saiba que não está sozinho. Muitas pessoas enfrentam o desafio de lidar com essas obrigações sem comprometer o orçamento e acabam iniciando o ano enrolados financeiramente. Com o novo ano recém iniciado, que tal colocar como meta deixar a saúde financeira em dia?

No entanto, não precisa ser assim. Com um pouco de planejamento e disciplina, é possível enfrentar essas despesas de forma tranquila, sem que elas se tornem uma bola de neve para o restante do ano.

Neste post, vamos conversar um pouco sobre as principais contas de início de ano que costumam comprometer a renda das pessoas no e compartilhar dicas para facilitar o seu planejamento financeiro. Vamos lá!

As principais contas de início de ano

IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano):

O IPTU é uma das contas de início de ano que representa uma das despesas mais significativas para os proprietários de imóveis. O IPTU é de um imposto obrigatório, cobrado pelas prefeituras municipais, e seu pagamento é fundamental para evitar problemas legais e multas.

Uma dica valiosa: em alguns estados, é possível obter descontos muito interessantes caso você consiga fazer o pagamento à vista ou antes de uma data específica. Portanto, é essencial ficar atento a essa oportunidade para garantir condições mais favoráveis e liberar-se rapidamente dessa despesa.

A porcentagem da alíquota cobrada varia de um estado para o outro e tem como referência o valor do veículo na tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Já as datas de vencimento e os descontos são definidos por estado.

IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores):

Assim como o IPTU, o IPVA é um imposto obrigatório e anual, cobrado de todas as pessoas que possuem veículos. O não pagamento desse imposto pode ter problemas com multas, apreensão do veículo e até mesmo a suspensão do direito de dirigir.

É responsabilidade de cada município recolher esse imposto, então os valores, datas de vencimento e descontos também mudam de região para região.

Leia também: Como funciona um consórcio de veículo

Despesas Escolares

Despesas escolares podem pesar no bolso no início do ano, especialmente se você tem filhos. Novas matrículas e materiais escolares, uniformes e possíveis reajustes nas mensalidades são apenas algumas das despesas que surgem nesse período.

Diante desses gastos, é crucial fazer um planejamento financeiro para não exceder o orçamento. Embora matrículas e mensalidades tenham valores fixos, pode valer a pena explorar opções como bolsas de estudo, se disponíveis na escola.

Quanto aos uniformes e materiais escolares, é importante conversar abertamente com seus filhos para determinar o que é essencial para o novo ano letivo e o que pode ser reaproveitado. Essa prática não apenas ajuda a economizar, mas também ensina às crianças sobre o valor do dinheiro e o esforço necessário para adquirir as coisas.

Confira o nosso vídeo sobre Educação Financeira para crianças no Youtube do Ailos

Seguros

Os seguros, sejam eles de automóvel, vida, residencial, ou até mesmo de celulares, geralmente precisam ser renovados no início do ano e podem exigir pagamentos logo no primeiro trimestre. Portanto, é importante estar atento às suas apólices e verificar as condições do contrato.

Se a renovação do seguro estiver programada para os primeiros meses do ano, lembre-se de incluir esse gasto em seu planejamento financeiro. Isso vai garantir que você esteja preparado para cobrir essa despesa sem comprometer suas finanças.

Boletos, presentes e despesas do ano anterior

Boletos e pendências financeiras do ano anterior podem ser uma preocupação no início do novo ano. Lembra daquelas compras parceladas que você fez no cartão de crédito para presentear toda a família no Natal? Pois é, é hora de arcar com esses gastos.

Além disso, se você possui empréstimos ou financiamentos pendentes, é importante lembrar que essas despesas também continuarão a ser cobradas normalmente.

Para aliviar o peso no seu orçamento no início do ano, é uma boa ideia liquidar o quanto antes as despesas menores. E, em relação aos empréstimos e financiamentos, vale a pena verificar se há opções de renegociação disponíveis.

Viagens, férias e despesas de verão

Além das festas de final de ano, dezembro e janeiro são meses em que muitas famílias planejam viagens para aproveitar as férias escolares.

Embora seja uma ótima oportunidade para relaxar e se divertir, é importante lembrar que essas viagens implicam em gastos adicionais.

Leia também: Controle Financeiro nas férias: 5 dicas com Ailos

Como se planejar para quitar as contas de início de ano

Agora que identificamos as principais contas de início de ano (e você provavelmente se identificou com alguma delas), é hora de aprender como se organizar financeiramente para que o seu ano financeiro seja tranquilo e organizado. Confira algumas dicas que podem ajudar nesse processo:

1. Não gaste todo o seu salário

Uma das principais armadilhas financeiras é gastar mais do que se ganha. Por isso, é fundamental estabelecer um controle sobre seus gastos e não comprometer todo o seu salário. O método 50 30 20, que divide o salário em três partes (50% para necessidades essenciais, 30% para despesas pessoais e 20% para investimentos e/ou economias), pode ser uma ótima ferramenta para ajudar nesse processo.

2. Evite dívidas desnecessárias

Evite contrair dívidas que não são essenciais para o seu dia a dia. Antes de fazer uma compra, questione-se se realmente precisa daquele item ou se pode adiar a compra para um momento mais oportuno.

3. Pague suas contas em dia sempre

Manter as contas em dia não só evita que seu nome fique sujo, mas também ajuda a evitar o acúmulo de juros e multas. Por isso, é importante priorizar o pagamento das contas dentro do prazo estabelecido.

4. Reserve um valor para as despesas obrigatórias de início de ano

O início do ano costuma trazer algumas despesas fixas, como IPTU, IPVA e material escolar. Para evitar ser pego de surpresa, reserve um valor específico para essas despesas, garantindo assim que elas não comprometam o seu orçamento mensal.

5. Monte um planejamento financeiro

Anotar todas as suas receitas e despesas é fundamental para ter um controle efetivo sobre suas finanças. Além disso, um planejamento financeiro ajuda a identificar onde você está gastando mais do que deveria e onde pode economizar.

6. Faça planos de curto, médio e longo prazo

Estabelecer metas financeiras é uma forma de manter o foco e a disciplina na hora de administrar o dinheiro. Divida seus objetivos em planos de curto, médio e longo prazo, e identifique os passos necessários para alcançá-los.

7. Poupe e invista, mesmo que pouco

Mesmo que seja uma pequena quantia, é importante reservar parte do seu dinheiro para poupar e investir. Existem diversas opções de investimento, desde a poupança até investimentos mais sofisticados, como ações e fundos de investimento.

Conheça as possibilidades de Investimento disponíveis nas Cooperativas Ailos

8. Tenha uma reserva de emergência

Imprevistos podem acontecer a qualquer momento, por isso é fundamental ter uma reserva de emergência para lidar com essas situações sem comprometer suas finanças. O ideal é reservar de três a seis meses de despesas para essa finalidade.

Conte com as Cooperativas Ailos para uma vida financeira mais equilibrada

Se precisar de um apoio financeiro para realizar seus sonhos ou para colocar as contas em dia, as possibilidades financeiras das Cooperativas Ailos podem ser uma opção. Com diversas linhas de crédito disponíveis, como o Crédito com Aplicação em Garantia, Veículo em Garantia e Consignado, você encontra opções com taxas atrativas e condições flexíveis.

Gostou dessas dicas? Então não perca tempo e comece agora mesmo a colocar sua saúde financeira em dia. Com disciplina e planejamento, você pode conquistar seus objetivos e viver uma vida financeiramente tranquila em 2024.

tassia.grahl@ailos.coop.br

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (0)

Ocultar comentários
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o blog. Veja alguns navegadores que você pode utilizar: