• 5 de fevereiro de 2023
  • 5 minutos

Contestar compra cartão de crédito: o que é e como fazer?

5 minutos

O ato de contestar compra no cartão de crédito é um direito assegurado pelo Código de Defesa do Consumidor.

Com ele, é possível reaver o valor pago em alguma compra em que houve um cancelamento ou outra situação.

Importante mencionar que existem modos de solicitar essa contestação e o atendimento aos prazos é fundamental para evitar dores de cabeça.

Quer aprender como contestar compra no cartão de crédito, bem como em que situações ela pode ser requerida?

Então, continue conosco e boa leitura!

O que é contestação de compra?

Antes de contestar uma determinada compra no cartão de crédito, é importante entender do que se trata a contestação, afinal de contas.

De maneira geral, a contestação de compra, conhecida também por chargeback, termo americano, é uma forma de cancelar um pagamento pelo não reconhecimento de uma compra.

Caso esse serviço seja solicitado, a operadora do cartão de crédito irá retirar o valor efetuado do crédito do vendedor ou, no caso de já ter sacado, deixará um valor a ser descontado de compras futuras.

E é importante conhecer mais sobre a contestação de compras no cartão de crédito, pois ele é um dos recursos de pagamento mais utilizados pelos brasileiros.

Existe prazo para contestar uma compra no cartão de crédito?

Sempre que uma situação surgir e você identificar um desacordo comercial em determinada transação, a compra pode ser contestada.

Inclusive, segundo o Código de Defesa do Consumidor, o consumidor tem até 7 dias, a partir do momento da compra, para desistir dela.

Assim, poderá solicitar que o estabelecimento que efetuou a compra estorne o dinheiro gasto, o que inclui o crédito do cartão

Quando é possível contestar uma compra no cartão de crédito?

Um consumidor pode contestar compra no cartão de crédito em várias situações, as quais serão melhor detalhadas mais abaixo. 

Assim, caso perceba que uma cobrança foi feita de maneira indevida, problemas na entrega, descumprimento de determinado acordo, defeito no produto etc. a compra deverá ser contestada na mesma hora.

Dica Ailos: procure analisar sempre com bastante atenção cada valor descrito na sua fatura. Assim, você terá mais segurança e evitará dores de cabeça desnecessárias.

Abaixo, conheça, de fato, quando é possível contestar compra no cartão de crédito e mais detalhes sobre cada processo.

Produto não entregue

É bastante comum os problemas decorrentes de produtos adquiridos no ambiente digital, mesmo que seja muito comum atualmente.

Um dos problemas, inclusive, envolve a não entrega de produtos. Logo, se você efetuou alguma compra e o prazo de entrega já venceu, o contestamento pode ser solicitado.

Porém, uma observação: caso o produto chegue após a contestação ser feita, o produto deverá ser entregue imediatamente. 

Por isso, nossa dica é que você entre em contato com a loja que realizou a venda e tire suas dúvidas sobre o produto, bem como sua entrega.

Produto com defeito

Outro momento que você pode contestar compra no cartão de crédito é quando identificar que o produto veio com defeito, avarias.

Isso porque, o esperado por qualquer consumidor é que o produto comprado chegue em perfeitas condições, com boa aparência e funcionando perfeitamente.

Imagina ter comprado um produto para presentear alguém e ele acabou sendo danificado durante o transporte… situação chata, né?

Por conta disso, caso isso aconteça, a solicitação de contestação da compra é uma opção. Para isso, tire fotos do produto original e o comprovante da compra realizada.

Cobrança indevida

Por último, mas não menos importante, é a contestação quando há uma cobrança indevida. Isso porque, equívocos podem acontecer e cobranças além do normal podem ser efetuadas.

Como citamos anteriormente, a nossa dica é que você verifique com bastante atenção o extrato do seu cartão de crédito e veja tudo que gastou.

Assim, caso perceba que alguma cobrança foi feita de forma equivocada, a contestação deverá ser solicitada à operadora do seu cartão de crédito na mesma hora.

O que é necessário para fazer uma contestação de compra?

Por mais que seja um direito do consumidor, contestar compra no cartão de crédito não é uma tarefa das mais fáceis.

Isso porque, é necessário que alguns passos sejam seguidos para que dores de cabeça sejam evitadas a qualquer momento.

Vale ressaltar que alguns passos podem mudar, dependendo da operadora do seu cartão de crédito. 

Por isso, em caso de dúvidas, procure a central de atendimento do seu cartão e tenha mais informações sobre a contestação de compras.

Abaixo, veja o que é necessário para contestar compra no cartão de crédito!

Reunir dados e provas

Antes de qualquer coisa, é importante reunir provas e dados suficientes para fundamentar o seu pedido de contestação de uma compra realizada.

Esse passo é fundamental para, se necessário, entrar com uma ação contra o estabelecimento, pois alguns se recusam a, por exemplo, devolver o dinheiro da compra.

Entrar em contato com o estabelecimento

Após reunir os documentos necessários e comprovantes de pagamento, procure entrar em contato com o estabelecimento que efetuou a compra.

Na verdade, essa é a melhor alternativa para se resolver o problema sem recorrer a meios judiciais, visto que esse processo é bem mais demorado.

Entrar em contato com a empresa do cartão

Outra forma de proceder diante desse cenário é entrar em contato com a empresa responsável pelo cartão de crédito.

Assim, qualquer problema, a empresa do cartão irá intermediar a situação e, em certos casos, providenciar o estorno à medida em que o problema for resolvido.

Como funciona a contestação de compra no cartão de crédito?

O primeiro passo para que se solicite uma contestação de compra no cartão de crédito é fazer com que o pedido de estorno seja formalizado para o estabelecimento/loja em que a compra foi realizada.

Importante ressaltar que essa solicitação deve ser realizada sempre se atentando aos prazos estipulados no Còdigo de Defesa do Consumidor, como já mencionado.

Reembolso ou continuidade do valor na fatura

Assim, caso o estabelecimento aprove a solicitação, um crédito no mesmo valor dessa transação que foi cancelada será devolvido (estorno) em sua fatura.

Assim, um tipo de voucher irá aparecer na fatura com um crédito no mesmo valor da compra realizada, justamente para que você possa ver que tudo deu certo.

Conclusão

Neste conteúdo, você pode perceber as melhores formas de contestar compra no cartão de crédito.

Além disso, foi possível compreender que, sim, esse é um direito assegurado a todos os consumidores, segundo o próprio Código de Defesa.

Diante disso, o Ailos tem soluções personalizadas para você e seu negócio. Entre em contato conosco agora mesmo e conheça tudo que podemos fazer por você e seu negócio.

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