• 9 de fevereiro de 2023
  • 8 minutos

Quais dívidas pagar primeiro: confira as dicas Ailos!

8 minutos

Pode parecer meio complexo, mas saber quais dívidas pagar primeiro é uma válvula de escape, principalmente quando existem muitas pendências financeiras.

No entanto, antes de qualquer coisa, não se sinta mal pelas dívidas contraídas. Existem diversos motivos que podem corroborar o surgimento delas.

Assim, antes de começar a aprender mais sobre quais dívidas pagar primeiro, perdoe-se! 

Isso porque, os conselhos descritos abaixo só irão gerar resultados positivos se esse primeiro passo for seguido.

Não importa o que houve, você irá conseguir, com a ajuda da educação financeira, quitar todas as suas dívidas de forma tranquila e segura.

Quer saber como? Então, continue conosco.

Boa leitura!

Quais dívidas pagar primeiro?

Você também tem dúvidas sobre quais dívidas pagar primeiro? Então, está no lugar certo, pois a Ailos preparou as melhores dicas para você se organizar financeiramente.

Afinal, saber por onde começar e quais dívidas pagar primeiro pode ser um desafio e tanto para muitas pessoas, principalmente quando envolve muitas contas a pagar.

Dessa forma, o primeiro passo é fazer a separação das despesas consideradas essenciais, sem as quais não há como viver, tais como:

  • aluguel;
  • luz;
  • gás;
  • água;
  • plano de saúde.

Ou seja, as contas que suprem as necessidades básicas do ser humano são, sem dúvida, as principais despesas. Logo, começar por elas é fundamental, mesmo que você não esteja endividado.

Vale ressaltar que estar endividado não é a única questão a ser resolvida. Isso porque, o mais importante, agora que o problema já foi causado, é saber como regularizar as pendências.

Organize os credores

Organizar os credores, bem como o seu orçamento, é o principal passo para saber quais dívidas pagar primeiro.

Isso porque, ao organizar os credores, você consegue identificar quais são as contas mais altas, quais incidem juros e taxas mais altos, quais possuem prazo mais apertado etc.

Assim, poderá, também, organizar o seu planejamento financeiro familiar e conseguir quitar as dívidas mais altas primeiro.

Atente-se aos prazos

Todas as contas e consequentes dívidas possuem prazos. Afinal, é assim que os credores conseguem formalizar o processo de recebimento do valor devido de cada conta.

Porém, é fundamental que os prazos sejam cumpridos. Para isso, crie uma agenda, anote em locais visíveis, entre outras formas de atender aos prazos. 

Inclusive, você pode contar com a ajuda da educação financeira! Afinal, ela é uma ferramenta poderosa para guiar as pessoas a lidar com o dinheiro de forma consciente.

Verifique se existem juros ou taxas

Outro ponto importante e que deve ser considerado na hora de saber quais dívidas pagar primeiro é com relação a existência ou não de taxas e juros.

Isso porque, caso o seu orçamento esteja apertado, valerá mais a pena começar a pagar aquelas dívidas que possuem taxas mais baixas ou que possuem condições de pagamento melhores.

Afinal, o importante é se ver livre dos incômodos que as dívidas geram e, caso não seja possível começar por uma conta maior, por que não começar pelas menores?

Quais são as consequências de não pagar suas dívidas?

A gente sabe que pagar conta é sempre muito sofrido. Porém, acredite, deixar de pagar pode gerar uma situação muito pior.

Isso porque, quando você deixar de pagar as suas contas em dia, várias consequências negativas podem sobrevir, tais como:

  • cobrança de juros pelo atraso do pagamento;
  • penhora dos bens (imóveis, carros etc.) adquiridos após um longo período em débito;
  • inclusão do CPF nos cadastros de inadimplentes;
  • créditos restritos;
  • ações judiciais;
  • suspensão dos serviços outrora contratados.

Essas são algumas das consequências quando não há a regularidade no pagamento das contas. 

Por mais que exista uma crise financeira sondando a sociedade atualmente, é fundamental se manter organizado para cumprir com os compromissos firmados.

Caso contrário, as consequências podem ser bastante desastrosas e, além disso, o consumidor pode acabar se enrolando ainda mais ao tentar “bolar um jeito” de pagar as dívidas.

Inclusive, um levantamento recente da Serasa, com dados e informações de 2022 (dezembro), mostrou que a inadimplência no Brasil apresentou uma queda considerável.

Porém, ainda existem milhares de brasileiros em dívida, justamente porque não entendem os conceitos de educação financeira.

Para se ter uma ideia, o mesmo estudo apontou que ainda existem mais de 69 milhões de brasileiros que possuem restrição no nome, o famoso “nome sujo”.

Ou seja, o trabalho de conscientização sobre educação financeira precisa ser, de fato, promulgado na sociedade de forma constante e fidedigna.

Quais dívidas pagar primeiro: qual a diferença entre dívida e conta?

Ainda hoje, muitas pessoas confundem dívida com conta. Inclusive, a maioria delas acredita que seja tudo a mesma coisa [o importante é pagar].

Porém, não é bem assim! Existe, sim, uma diferença. Aliás, há uma grande diferença entre esses dois conceitos. Veja!

A conta é, na verdade, um compromisso financeiro firmado para o futuro, o qual o consumidor deverá pagar, justamente no prazo previamente estabelecido.

A dívida, por outro lado, é um compromisso financeiro firmado, porém que não foi cumprido dentro do prazo determinado, gerando, assim, encargos financeiros, juros e, em alguns casos, ações na justiça.

Inclusive, as dívidas surgem, na verdade, quando não há um planejamento financeiro efetivo e que esteja de acordo com a realidade do consumidor.

Assim, promessas de pagamento são feitas, mas, por não haver orçamento disponível, o compromisso não é honrado e, aí sim, começa a formação da famosa “bola de neve”.

Como evitar e pagar minhas dívidas?

Como mencionado anteriormente, existe uma série de consequências advindas do não pagamento das promessas de pagamento.

Porém, é possível evitar essas situações tomando algumas medidas bastante simples no dia a dia, mas que resultarão efeitos positivos na sua saúde financeira.

Para te ajudar a saber quais dívidas pagar primeiro, entre outras coisas, elencamos as melhores dicas abaixo. Confira!

Conheça a fundo seu orçamento

Antes de fazer qualquer compra com o seu cartão de crédito ou não, verifique, de forma minuciosa, como anda o seu orçamento.

Fazendo isso, você terá uma visão macro e micro de como anda sua saúde financeira. 

Afinal, comprar é um dos maiores prazeres da vida. Porém, é importante cuidar para que esse prazer não se torne em uma bela dor de cabeça no futuro, concorda?

Por isso, coloque a mão apenas onde você alcançar. Nada de sair esbanjando e querer sustentar uma vida de luxo, a qual você AINDA não tem, ok?

Dessa forma, conhecendo a fundo o seu orçamento, você saberá quais produtos poderá adquirir agora e quais precisará esperar mais um pouco para comprar.

Tenha uma reserva de emergência

A reserva de dinheiro, embora pouco praticada atualmente, constitui-se de um determinado valor que é guardado para ser usado em situações que poderiam comprometer o orçamento familiar de forma negativa.

Na verdade, a reserva de dinheiro funciona como um tipo de auxílio financeiro particular que é usado apenas quando for necessário, como o próprio nome sugere, quando for uma emergência.

Entretanto, para muitas pessoas, poupar dinheiro agora pode, de fato, parecer sem sentido. Afinal, estamos mais acostumados a pensar no presente do que no futuro. 

Porém, não sabemos quando os imprevistos irão acontecer. Logo, é sempre bom “prevenir do que remediar”, não acha?

Pesquise preços

Ok, você decidiu que, sim, é possível efetuar determinada conta porque, ao analisar seu orçamento financeiro, conseguiu constatar que há dinheiro disponível para isso.

Porém, uma dica que damos é: pesquise e compare os preços antes de fechar qualquer tipo de negócio.

Isso porque, de modo geral, o brasileiro é bastante apressado e não são poucas as pessoas que têm paciência para pesquisar os preços e, depois, comprar o produto que tem a oferta mais vantajosa.

Educação financeira Ailos

A Ailos acredita em uma educação financeira de qualidade. Afinal, contribuir para a evolução do aprendizado é cooperar com a economia e o desenvolvimento de uma comunidade mais sustentável. 

Desde que surgiu, em 2002, o PROGRID soma mais de 5 milhões de participações em mais de 100 cidades onde o Sistema Ailos está presente.  

Além disso, todos os cursos da plataforma EAD geram certificados que podem ser utilizados no seu currículo profissional, fora a flexibilidade e a possibilidade de se aprimorar a qualquer hora e de qualquer lugar.

Acredite: para ter resultados positivos e diferentes, você precisa agir diferente. E que tal começar a desenvolver habilidades aprendendo como gerir o seu orçamento, por exemplo?

Esses e outros cursos você pode encontrar na Ailos. Aqui, cursos bastante atuais são disponibilizados de forma periódica!

Conclusão

Sem dúvida, no conteúdo de hoje você aprendeu quais dívidas pagar primeiro. Porém, temos plena consciência e convicção de que você compreendeu bem mais.

Isso porque, as dívidas são, na verdade, consequências de equívocos durante o planejamento orçamentário familiar.

Dessa forma, é sempre importante ficar atento a algumas questões para não gerar dívidas e formar, assim, uma bola de neve sem precedentes.

E aí, gostou de aprender mais sobre o assunto? Então, continue seus estudos aprendendo mais sobre tudo o que você precisa saber sobre como quitar dívidas com bancos.

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (1)

Ocultar comentários