• 1 de fevereiro de 2023
  • 18 minutos

Tudo o que você precisa saber sobre como quitar dívidas com bancos

18 minutos

A dúvida de como quitar dívidas com bancos tira o sono de muitas pessoas, afinal, dever a estas instituições atrapalha muito a vida financeira de qualquer um.

Então, sempre que você tiver uma dívida com um banco é importante que você vá atrás de meios para quitar esse débito o quanto antes.

E se você não tem ideia de como  quitar dívidas com bancos, neste artigo nós nos propomos a te ajudar com diversas soluções que você pode pôr em prática agora mesmo.

Bora conhecer meios de como quitar dívidas com bancos?

Conheça as soluções de crédito do Ailos e encontre a ideal para você!

Quais são as dívidas mais comuns entre os brasileiros?

As dívidas mais comuns entre os brasileiros são de cartão de crédito, financiamento, crédito especial e cheque especial. 

Entenda mais sobre elas na sequência.

Cartão de crédito

O cartão de crédito é o principal responsável pelo endividamento dos brasileiros, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

De acordo com seu levantamento feito em setembro de 2022, o cartão de crédito era a principal modalidade de endividamento, representando 85,3% das dívidas em agosto do mesmo ano.

E uma das formas de quitar dívidas com bancos que foram feitas pelo cartão de crédito é usando o Serasa Limpa Nome, uma plataforma de negociação de dívidas do Brasil.

Nesse projeto, a Serasa se uniu com diversas instituições financeiras para oferecer descontos especiais para quem procura limpar o nome, que podem chegar a até mesmo 90% do valor total da dívida. Imperdível, concorda?

Financiamentos

Os financiamentos também são um dos principais motivos dos brasileiros se endividarem tanto.

Nesta modalidade você compra um veículo, por exemplo, e uma instituição financeira entra como parte financiadora, fornecendo recursos para que você consiga comprar o seu carro.

Depois, fica a seu cargo devolver pouco a pouco o valor deste financiamento para instituição financeira, por meio de parcelas previamente acordadas entre vocês.

Para saber como quitar dívidas com bancos nessa situação, é preciso levar em conta o que está previsto no contrato que você e a financiadora do veículo concordaram e, se for possível, solicitar uma pausa no financiamento.

Ao solicitar essa pausa, garanta que existe a chance de você não levar uma multa ou que os juros não sejam aplicados.

Lembrando que esse benefício e a sua pausa não acontecem automaticamente, portanto, é necessário que você entre em contato com a instituição financeira para realizá-lo e também para pará-lo.

Leia também: Financiamento CDC: o que é e como solicitar

Crédito pessoal

A complicação com o crédito pessoal geralmente acontece porque o cliente tem dificuldade para conseguir administrar as suas finanças pessoais e realizar  o pagamento das parcelas.

Nessas situações, quando você faz um empréstimo e não paga, ao deixar passar a data do vencimento da dívida, é comum que as instituições bancárias enviem uma notificação de débito e coloquem o prazo de 10 dias para você saudar o valor devido.

Depois desses 10 dias, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o seu nome pode ficar sujo no mercado e você pode ser negativado em cartórios e instituições, como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), e o Serasa por cinco anos ou mais. 

Se você quer saber como quitar dívidas com bancos nessa situação, basta seguir a leitura com a gente e pegar várias dicas que daremos adiante.

Cheque especial

A principal característica do cheque especial é ser uma modalidade prática. Porém, não podemos ignorar o fato dele cobrar juros altos.

E esse meio é caro porque os bancos geralmente cedem esse crédito sem solicitar nenhuma garantia de seus clientes, diferente de empréstimos pessoais, por exemplo.

Neste cenário, a bola de neve geralmente se forma porque as pessoas se acostumam com a facilidade de ter dinheiro com frequência e acabam usando cheque especial para as suas despesas básicas.

Aqui, o principal risco para quem usa o cheque especial e não paga pelo limite disponível é a negativação como cliente.

Se você tem esse tipo de dívida e quer regularizá-la, primeiro você precisa saber o quanto pode pagar ao mês para cobrir as mensalidades da negociação e diminuir o seu orçamento como um todo para sair dessa dívida.

Como negociar dívida com o banco?

Para ajudar você a saber como quitar dívidas com bancos e fazer uma boa negociação, separamos seis dicas valiosas logo abaixo. Confira!

Aposte em leilões de renegociação

É comum que os bancos promovam eventos de renegociação de dívidas com os seus clientes, como os leilões de renegociação.

Nesses eventos são oferecidos aos clientes condições especiais de redução de juros e parcelamento, abrindo espaço para que a quitação de débito seja feita por um valor menor.

Deste modo, vale muito a pena ficar de olho e se informar sobre quando esses eventos ocorrem e já começar a se preparar para ter um valor em mãos quando chegar essa época.

Um exemplo que podemos dar é o Feirão Limpa Nome do Serasa Consumidor, em que as dívidas podem ser renegociadas de forma totalmente online, sejam negativadas ou contas atrasadas.

Por meio do site, você pode visualizar todos os débitos que estão pendentes e negociar direto com o banco, desde que ele seja parceiro do Serasa.

O Procon Brasil, em parceria com a FEBRABAN – Federação Brasileira dos Bancos, também realiza esses eventos de renegociação de dívidas com bancos. Fique atento! 

Faça a portabilidade de dívidas

Você sabia que desde 2013 existe uma norma que dá direito a portabilidade de crédito?

Assim você consegue fazer a transferência da sua dívida de um banco para o outro, principalmente se o outro banco oferecer taxas de juros mais baixas e melhores prazos de pagamento. 

Ao longo deste artigo, ensinamos você como quitar dívidas com bancos através da portabilidade. Siga a leitura! 

Antecipe seus benefícios

Antecipar os seus benefícios é uma saída para quem quer saber como quitar dívidas com bancos, mas não tem ideia de onde tirar dinheiro.

Por exemplo, os bancos oferecem o saque-aniversário, que te dá a chance de ter  até 10 parcelas do seu saldo do FGTS na sua conta para gastar. E isso pode ser antecipado.

E claro que aqui a recomendação é que você antecipe esse saque-aniversário e use o valor para aprender a como quitar dívidas com bancos e limpar seu nome.

Defina um plano financeiro

Sabemos que traçar um plano financeiro é difícil quando existem dívidas em aberto e estamos no vermelho, mas acredite, essa é uma boa forma de evitar mais contas e se aprender a como quitar dívidas com bancos.

Então, considere fazer uma lista com tudo o que você deve e quais são suas prioridades financeiras. 

Na sequência, separe valores mensais para pagar as parcelas da sua dívida com o banco.

E lembre-se que para negociar com o banco, você deve entrar em contato com eles e analisar as possibilidades e o melhor tempo para você ficar livre da dívida.

Serasa Limpa Nome

O Serasa Limpa Nome tornou o processo de quitar dívidas muito mais acessível e simplificado. Essa ferramenta oferece aos consumidores a oportunidade de negociar suas dívidas de forma conveniente e flexível. Com o Serasa Limpa Nome, você pode acessar seu histórico de dívidas, verificar quais pendências estão registradas e negociar diretamente com os credores. Isso significa que você tem o controle sobre as condições de pagamento e pode encontrar acordos que se ajustem ao seu orçamento, tornando o processo de quitação de dívidas muito mais gerenciável.

Além disso, o Serasa Limpa Nome tem o potencial de melhorar significativamente sua pontuação de crédito. À medida que você quita suas dívidas e as atualiza em seu histórico de crédito, sua classificação de crédito pode melhorar, abrindo portas para melhores oportunidades financeiras no futuro. Portanto, se você está buscando uma alternativa eficaz para quitar suas dívidas com bancos e recuperar sua saúde financeira, o Serasa Limpa Nome é uma ferramenta valiosa que pode tornar todo o processo mais simples e vantajoso para você.

O que pode acontecer caso sua dívida com o banco não for paga?

Caso a sua dívida com o banco não seja paga, eles podem negativar você, te cadastrar em órgãos de proteção de crédito, impossibilitar a sua contratação de linhas de crédito e aplicar juros na dívida. 

Abaixo, explicamos mais sobre cada uma dessas consequências. Confira! 

Negativação

Geralmente o primeiro passo dos bancos é negativar o devedor, como uma maneira de pressionar você para quitar a dívida. 

Essa negativação trate-se de incluir o seu nome no registro de dívidas e devedores no cadastro de inadimplentes da Serasa.

Isso porque essa base é usada por vários setores e empresas para avaliar a sua reputação de crédito e se apoiar nela para tomar decisões de realização de negócios e concessão de crédito.

Cadastro em órgãos de proteção de crédito

O cadastro de proteção de crédito trata-se de um banco de dados ou cadastro de consumidores para que todos possam consultar a sua situação financeira, servindo como base para ter mais segurança ao fechar um negócio.

O principais cadastros de proteção ao crédito são:

  • Serasa Experian
  • Boa Vista SCPC
  • SPC (Serviço de Proteção ao Crédito
  • CCF (Cadastro de Emitentes de Cheques Sem Fundo)

Impossibilidade de contratação de linhas de crédito

Quando  o seu CPF é incluído em um cadastro de inadimplência, você enfrenta inúmeras restrições, como abrir conta em banco, alugar um imóvel, fazer pagamentos com cheques e conseguir empréstimo para fazer compras a prazo.

Lembrando que por dia são realizadas sete milhões de consultas aos cadastros de inadimplentes no Brasil. Ou seja, sempre que você contrata um serviço recorrente, faz um pagamento a prazo ou contrata um crédito, o seu CPF é consultado.

E quando a empresa repara que você tem uma dívida em aberto, é possível que ela negue o serviço a você.

Mas quando você entende como quitar dívidas com bancos e paga eles, o seu nome é retirado automaticamente do banco de dados dos órgãos de proteção ao crédito no prazo de três a cinco dias.

Juros

Os juros são outra consequência caso a sua dívida com o banco não seja paga.

Esses juros costumam ser previstos em contrato, como o juro moratório, que deve ser pago caso exista a demora na quitação da dívida, se limitando a 2% ao mês sobre o valor da dívida.

Os juros compensatórios também podem ser cobrados pelo banco, tratando-se de juros que você precisa pagar para compensar o banco sobre a perda que ele teve por conta do atraso. 

Como fazer a portabilidade das dívidas de banco?

Se você se interessou pela portabilidade como uma das formas de como quitar dívidas com bancos, aqui ensinamos você a como realizá-la na prática. 

O primeiro passo envolve entrar em contato com o seu banco com a dívida aberta e verificar o Custo Efetivo Total da dívida, também chamado de tarifa CET. 

Com ele você fica por dentro do valor real da sua dívida e pode verificar o valor das taxas e outros custos da instituição bancária que você quer fazer a transferência.

Com uma instituição escolhida, faça o pedido formal da portabilidade e espere o processo entre o banco atual e o novo banco.

Neste tempo, é possível que o banco atual tente contato com você para saber se você realmente tem interesse na portabilidade e oferecendo uma contraproposta.

Fica a seu cargo escolher qual a melhor opção.

Ressaltamos que em casos de portabilidade de crédito para aposentados e pensionistas, você só precisa apresentar o extrato de empréstimos atualizado.

Leia mais: Portabilidade bancária: o que é, características e mais

As dívidas bancárias caducam?

Você provavelmente já ouviu falar em dívidas que caducam, ou seja, aquelas dívidas que deixam de existir após 5 anos.

Com os bancos, infelizmente, não funciona bem assim.

Segundo o CDC (Código de Defesa do Consumidor), quando alguém tem o nome registrado no cadastro de inadimplentes do SPC e Serasa, ele precisa ter o nome limpo após cinco anos automaticamente.

Assim, o CPF fica regularizado, mas a dívida continua existindo e as cobranças seguem acontecendo.

Além do mais, a dívida segue no histórico do consumir e pode prejudicar o seu poder de compra e acesso ao crédito futuramente. 

Por isso, nada de se apoiar no fato de que as dívidas bancárias caducam. O melhor é aprender como quitar dívidas com bancos! 

Como quitar suas dívidas com bancos de uma vez por todas? Confira 7 dicas!

Desde como falar com a instituição até como apresentar propostas, na sequência separamos sete dicas de como quitar dívidas com bancos. Acompanhe!

Tome a iniciativa ao falar com a instituição

O primeiro passo de como quitar dívidas com bancos é tomar a iniciativa de falar com a instituição e ser transparente com eles.

Nesse processo, levante quais são as suas dívidas, identifique o quanto você deve no total, considere o seu orçamento e avalie como você pode quitar essa dívida.

Ou seja, ao falar com o banco, use esse momento para tirar qualquer dúvida sobre o valor do débito e tentar uma negociação.

Lembrando que todo esse contato deve ser feito após você estabelecer um limite do quanto poderá destinar a essa dívida, pois assim fica mais fácil fechar uma proposta de pagamento com as melhores condições e sair satisfeito do processo de como quitar dívidas com bancos.

Organize sua vida financeira

Para conseguir chegar no processo de como quitar dívidas com bancos, você precisa adotar novos hábitos com os seus gastos, começando pela organização da sua vida financeira.

Isso significa, antes de tudo, manter o compromisso de primeiro sair das dívidas atuais e então estabelecer metas para o seu dinheiro.

Então, avalie quais os seus hábitos de consumo e o que precisa ser melhorado para que você não se atole em dívidas novamente.

Nesse passo, sem dúvidas você encontrará falhas financeiras que você comete e que podem ser evitadas futuramente. 

Compreenda as condições da negociação

Enquanto estiver conversando com a instituição sobre como quitar dívidas com bancos, esclareça bem quais serão as condições de negociação, como: quais os descontos sobre a dívida total e quais os possíveis juros cobrados, caso você parcele essa nova conta.

É preciso ficar de olho principalmente nos juros, afinal, mesmo que o valor mensal seja menor, pode ser que exista o risco de tudo sair mais caro a longo prazo.

Deste modo, se você tiver condições de quitar a dívida à vista, solicite um desconto maior.

E caso você parcele a dívida, lembre-se que ela precisa ser inserida com todas as parcelas em sua planilha de gastos mensais. 

Controle seus gastos

No andamento de como quitar dívidas com bancos, você irá negociar a melhor condição de pagamento e solicitar ao banco uma carta de quitação.

Então, fique de olho em quanto tempo a sua situação será regularizada no Serasa, caso o seu nome esteja negativado.

Daqui para frente, é fundamental que você controle os seus gastos para não cair em armadilhas que te levem mais uma vez ao endividamento e mais uma vez a esse texto sobre como quitar dívidas com bancos.

Desta forma, mantenha a sua planilha financeira atualizada e siga cortando ou diminuindo gastos, principalmente os que não são essenciais.

Aqui também é um bom momento para montar uma reserva de emergência com a sua renda, para ter um dinheiro separado para possíveis imprevistos.

Apresente propostas realistas

Enquanto você negocia como quitar dívidas com bancos, só aceite e faça propostas de pagamentos se você realmente for conseguir seguir esse compromisso.

Para isso, faça as contas das propostas e avalie se o seu orçamento atual consegue lidar com as parcelas ou com o pagamento à vista da dívida.

Além do mais, ao negociar, independentemente se for pela internet, por telefone ou presencialmente, anote o protocolo de atendimento, o que vocês acordaram na conversa e com quem você conversou, para ter como se respaldar caso exista algum problema futuramente.

Pesquise as melhores condições

Se você tem uma dívida com um banco específico, pesquise se outros bancos não têm melhores condições para você quitar o débito.

Isso porque existe a possibilidade de você encontrar outros bancos e instituições financeiras que tenham propostas melhores e mais vantajosas para que você pague essa dívida. 

Nessa pesquisa, faça uma avaliação principalmente das formas de pagamento que as outras empresas oferecem, além das taxas de juros.

Isso também é fundamental para que você informe as outras propostas de outros bancos para o seu banco atual e negocie uma contraproposta.

E mais uma vez reforçamos que você só deve renegociar uma dívida com uma proposta que você será capaz de cumprir, com uma parcela que irá caber em seu orçamento mensal e que tenha uma taxa de juros menor, mesmo que com um prazo maior de pagamento.

Em caso de qualquer dúvida, faça perguntas e não feche nenhum negócio por impulso. Não tenha medo de confrontar a proposta e de considerar a chance da portabilidade.

Foque no fato de que a renegociação precisa ser vantajosa tanto para o bancocomo para você, então, elabore e ofereça contrapropostas e negocie sempre uma redução de juros e parcelas da sua dívida de acordo com sua realidade financeira.

Cumpra com o novo acordo

Negócio fechado com o banco, é hora de cumprir com o acordo!

Ou seja, organize seu orçamento para realmente pagar as novas parcelas acordadas e fuja dos velhos hábitos que te levaram ao endividamento.

E quando o negócio estiver fechado, não esqueça de pedir ao credor a carta de quitação e de verificar em quanto tempo o seu nome será regularizado junto ao Serasa, caso você esteja negativado.

Além do mais, estude mais sobre educação financeira para aprender a planejar todos os seus gastos daqui em diante, para tomar decisões financeiras que estejam de acordo com a sua realidade e evitar precisar buscar novamente por como quitar dívidas com bancos.

E se o banco não aceitar a proposta?

Existe sim a possibilidade do banco não aceitar a sua proposta, principalmente se você tiver mais de uma dívida aberta, pois neste caso ele pode querer somar todas as dívidas e exigir que você quite todas elas.

Em casos assim, você receberá uma proposta e deve avaliar se essas parcelas estão dentro do seu orçamento ou se não há a possibilidade de como quitar dívidas com bancos.

Se você realmente não conseguir negociar sua conta com o banco, considere buscar por parceiros ou assessorias que negociam com essas instituições.

Ou você pode procurar por um empréstimo em outra instituição para resolver esse débito. 

Lembrando que se essa for a opção, considere um empréstimo com taxas de juros mais baixas.

Qual a importância da educação financeira?

A educação financeira é importante porque fornece conhecimento necessário para que você não se endivide. 

E o melhor de tudo é que você pode se educar financeiramente por meio de aplicativos, canais no Youtube e até mesmo por textos de blogs, como esse que você está lendo agora! 

Somente por meio da educação financeira que você terá mais habilidade para organizar seu dinheiro e saber como gerenciar todas suas contas com sabedoria.

Conclusão

Agora você já está por dentro de diversas estratégias de como quitar dívidas com bancos.

E tão importante quanto saber como quitar essas dívidas, é começar a entender os seus limites financeiros para não se endividar novamente.

Então, daqui em diante, invista na sua educação financeira para não cometer esse erro mais uma vez!

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (1)

Ocultar comentários