• 5 de outubro de 2022
  • 8 minutos

O que é crédito pré-aprovado: entenda tudo sobre o assunto agora mesmo!

8 minutos

Você sabe o que é crédito pré-aprovado? Trata-se de um tipo de empréstimo que os bancos e outras instituições financeiras disponibilizam para os clientes, a partir do perfil de crédito de cada um, bem como no relacionamento de cada um com a empresa. 

São inúmeros fatores que contribuem para uma oferta de crédito pré-aprovado: score alto, bom histórico de pagamento na instituição financeira e outros. Essas informações são determinantes para que a solicitação de empréstimo seja aceita. 

Quer aprender como esse processo funciona? Continue acompanhando o conteúdo a seguir e tire suas dúvidas sobre o crédito pré-aprovado!

Conheça as soluções de crédito da Ailos e encontre a ideal para você!

O que é crédito pré-aprovado?

Diversos bancos e cooperativas de crédito oferecem um limite parcialmente aprovado para seus clientes, com base em seus hábitos financeiros. 

Imagine a seguinte situação: se você paga suas contas em dia e não possui um histórico de dívidas, há grandes chances da instituição financeira oferecer um crédito pré-aprovado, que poderá ser contratado a qualquer momento. 

Esse modelo de crédito pode ser adquirido na forma de um cartão de crédito ou de empréstimo, sem qualquer burocracia. 

É bastante semelhante com o cheque-especial. Entretanto, a grande diferença é que o empréstimo pré-aprovado precisa ser solicitado, enquanto que o cheque-especial aparece automaticamente sempre que a conta-corrente fica no vermelho. 

Como funciona o crédito pré-aprovado?

Conseguir um limite de crédito pré-aprovado é bem simples. Basta pedir o empréstimo diretamente no banco ou cooperativa, ou por meio do aplicativo ou internet banking da instituição escolhida. Tudo sem precisar falar com gerentes e atendentes. 

Entretanto, é possível que outras instituições, além das quais você possui conta, ofereçam um crédito pré-aprovado. Para aproveitá-lo, é necessário fazer o cadastro e a verificação. Nessa situação o crédito pré-aprovado pode ser negado.

Assim como qualquer empréstimo, é necessário prestar atenção aos prazos de pagamento, taxas de juros e tarifas. Esses itens variam conforme a instituição e perfil do cliente. Vale destacar que não é possível negociar as taxas envolvidas. 

O que você pode fazer para conseguir taxas menores é comparar diferentes ofertas de instituições distintas e solicitar o crédito naquela que apresentarem juros mais baixos

Quais os tipos de crédito pré-aprovado?

O que é crédito pré aprovado tipos

Agora que você já sabe o que é crédito pré-aprovado, vamos detalhar melhor as diferentes linhas de crédito que você pode solicitar. Confira mais abaixo. 

Empréstimos

Nessa categoria, o cliente possui um crédito pré-aprovado, conforme citamos mais acima, e terá facilidade em contratá-lo. Isso porque, ao se tratar de um limite pré-aprovado, a instituição financeira tem a garantia de que receberá esse valor de volta. 

Cheque especial

Outra modalidade de empréstimo é o cheque-especial, que também é de fácil contratação. A quantia fica disponível na conta do cliente e, em grande parte das vezes, não precisa solicitar a liberação do crédito para utilizá-lo. 

O problema desse tipo de empréstimo é que, justamente por conta de sua facilidade, pode ser prejudicial para a saúde financeira do consumidor. O cheque-especial possui uma das maiores taxas de juros do mercado financeiro brasileiro. 

Cartão de crédito

Para utilizar o limite pré-aprovado na forma de cartão de crédito, é importante ficar atento. Apesar das facilidades do cartão de crédito, há o risco de cair no rotativo, que é quando o cliente não paga a fatura integral e opta pelo pagamento mínimo. 

Assim, as taxas de juros aplicadas aumentam consideravelmente a cada mês, elevando o valor da dívida. 

O que é o limite do crédito pré-aprovado?

O limite de crédito pré-aprovado é o valor máximo que o banco ou cooperativa de crédito disponibiliza para o cliente. Esse limite muda conforme inúmeros fatores, como o perfil do consumidor, as políticas de juros da própria instituição e outros. 

Nesse aspecto, o cliente é analisado quanto ao pagamento de dívidas, pois é essencial que o consumidor tenha suas contas em dia. Para o banco, isso representa uma confiança de que o dinheiro será devolvido de forma responsável. 

O valor é definido a partir do salário ou do somatório dos ganhos do cliente. Quanto maior for esse somatório, maior será o crédito que a instituição disponibilizará. 

Como é definido o limite de crédito?

No tópico acima, explicamos que o limite de crédito é definido a partir de alguns fatores, como o histórico de pagamentos do cliente, seus rendimentos e as políticas da instituição. 

Os dados sobre a renda mensal é indispensável, pois é a partir disso que é feito a estimativa do valor que não prejudicará a saúde financeira do consumidor. Também é feito um cálculo para saber quantas parcelas cabem no orçamento do cliente.

A definição desse valor é feita de forma distinta por cada banco ou cooperativa, sendo que não há um valor fixo a ser fornecido. 

Por exemplo, é possível que uma única instituição libere R$3 mil para certo cliente, negue o pedido de outro ou libere um valor maior para um terceiro. 

Além disso, a instituição não possui qualquer obrigação em liberar o crédito, mesmo que o consumidor não esteja negativado. 

Quais as vantagens do crédito pré-aprovado?

O que é crédito pré aprovado vantagens

Depois de entender o que é crédito pré-aprovado, como ele funciona e como ele é fornecido, vamos falar sobre as vantagens de contratá-lo. O principal atrativo desse modelo de empréstimo é sua rapidez e facilidade de contratação. 

Afinal, basta alguns cliques no aplicativo ou internet banking da instituição para ter o dinheiro em conta. É uma excelente solução para quem precisa fazer uma compra única, ou deseja resolver pendências financeiras não muito elevadas. 

Caso você precise antecipar o pagamento de uma dívida, como o cheque-especial, adquirir um empréstimo pré-aprovado é uma boa opção. 

A instituição financeira corre menor risco ao oferecer esse tipo de empréstimo. Para o cliente, ele troca uma dívida com juros mais altos por outros com taxas menores. Para quem possui uma renda estável e é bom pagador, esse cenário é ainda mais atrativo. 

Quais as desvantagens do crédito pré-aprovado?

Como em qualquer operação financeira, também existem desvantagens em contratar um crédito pré-aprovado. A primeira delas é que, como não existe negociação direta com o gerente, o consumidor não pode negociar a dívida ou as taxas aplicadas. 

Por se tratar de um empréstimo quase que instantâneo, os juros embutidos são efetivados. Dessa forma, é crucial analisar todas as informações do contrato antes de aceitar a oferta de empréstimo, e garantir que poderá arcar com seu custo final. 

Caso o cliente não se planeje, as chances de inadimplência são altas. Como resultado, o consumidor acabará com o nome negativado, independentemente do bom relacionamento que mantém com a instituição. 

Na prática, poderá acabar na mesma situação caso começasse a utilizar um cartão de crédito com limite alto desenfreadamente. 

O que fazer se não tiver crédito pré-aprovado?

Se o cliente não tiver um limite de crédito pré-aprovado liberado, isso não significa que ele não pode solicitar um empréstimo ou que esteja com o nome negativado. Caso esteja com as finanças em dia, pode significar apenas que o score de crédito está baixo. 

Por outro lado, se houver alguma dívida pendente, a situação é mais complexa. Para obter o crédito pré-aprovado, é importante controlar o débito e organizar as finanças pessoais. 

Quais os cuidados na hora de utilizar o crédito pré-aprovado?

O que é crédito pré aprovado cuidados

Para realizar qualquer operação financeira, é necessário tomar certas precauções para evitar prejuízos financeiros. 

Algumas pessoas acreditam que o limite pré-aprovado não precisa ser pago, mas ele se trata de um empréstimo. O valor foi liberado para ajudar o consumidor em caso de necessidade, mas ele deverá ser devolvido.  

Se o cliente possui uma dívida com altas taxas de juros, talvez valha a pena trocá-la, como substituir um débito no cheque especial pelo empréstimo pessoal. Contudo, é importante verificar que as taxas do empréstimo são menores que as do cheque-especial.

Por falar em juros, vale destacar que todo tipo de empréstimo financeiro está sujeito à cobrança de taxas, especialmente o empréstimo. Portanto, verifique quais as taxas extras aplicadas além dos juros.

O CET (Custo Efetivo Total), é composto por diversos fatores e, por isso, existe variação dessa taxa entre instituições. Ela envolve os custos de análise de crédito, seguro, e os custos operacionais da própria entidade. 

Algumas instituições oferecem empréstimos com taxas especiais para negativados, a fim de reduzir o risco de inadimplência.  

Conheça as soluções de crédito da Ailos e encontre a ideal para você!

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu o que é crédito pré-aprovado, suas vantagens, como ele é definido e quando vale a pena contratá-lo. É importante ressaltar que você deve analisar todos os aspectos envolvidos nessa modalidade de empréstimo antes de aceitá-la.

Isso porque, o valor oferecido pode representar uma ajuda em situações difíceis, mas precisará ser devolvido posteriormente. Então, cuide para não tomar uma quantia alta demais e que não consiga pagar posteriormente. 

Caso esteja em busca de uma instituição financeira para solicitar seu empréstimo, conheça a Ailos: a cooperativa de crédito que oferece soluções financeiras para você com as melhores taxas do mercado!

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o blog. Veja alguns navegadores que você pode utilizar: