• 18 de agosto de 2023
  • 9 minutos

Consórcio vale a pena: tire todas suas dúvidas com o Ailos

9 minutos
Consórcio vale a pena: tire todas suas dúvidas com o Ailos

Muita gente ainda se pergunta se um consórcio vale a pena. Especialmente, diante de tanta oferta de crédito, hoje em dia.

E podemos adiantar que essa modalidade pode ser, sim, de grande vantagem para o seu planejamento financeiro. Entendendo como funciona o consórcio e sua aplicação dentro dos seus objetivos e necessidades, pode transformar a sua vida positivamente.

Por isso, convidamos você a seguir com a leitura deste post. Assim, vai ficar mais fácil compreender quando vale a pena fazer um consórcio e os benefícios dessa decisão!

Aproveite para conhecer todos os diferenciais do consórcio Ailos!

Consórcio vale a pena? Entenda como funciona a modalidade

Vamos começar entendendo como funciona o consórcio?

Bastante popular no país, a modalidade é baseada na divisão de um valor de bens ou serviços entre pessoas com o mesmo interesse. Dessa maneira, os participantes — que pagam por uma fração do valor total mês após mês — contribuem de maneira coletiva para o mesmo fundo monetário.

E, aí, todos os meses acontecem sorteios que contemplam cartas de crédito no valor desejado pelos participantes. Os sorteados podem usar o dinheiro tão logo recebem a carta de crédito, então, independentemente de quantas parcelas ainda tenham pela frente.

Existe, ainda, outra forma de obter essa carta de crédito: por meio de um lance. Funciona como uma espécie de leilão em que o participante que oferecer a maior quantia tem o direito de receber a carta de crédito.

E o valor do lance é abatido do total a ser quitado.

No geral, então, um consórcio tende a ser uma maneira interessante de adquirir o bem desejado. O que gera mais oções para o consumidor diante das outras ofertas de crédito.

Quais são os principais tipos de consórcio?

Como destacamos no tópico anterior, você pode usar o consórcio para adquirir um serviço ou um bem. Isso amplia as vantagens dessa modalidade de crédito, pois consegue se adaptar a diferentes necessidades e interesses. 

Confira algumas possibilidades, abaixo!

Consórcio de imóveis

O consórcio de imóveis é usado para a aquisição de casas e apartamentos, mas não só isso. Os participantes também podem buscar a carta de crédito para:

  • quitar um financiamento imobiliário;
  • comprar um terreno;
  • construir ou reformar o lar.

Entre outras possibilidades dentro do mercado.

Consórcio de motos

Motos estão entre os principais sonhos de consumo do brasileiro. E para quem não dispõe da quantia necessária para investir no popular meio de transporte, o consórcio pode ser uma boa alternativa.

Veja também: descubra como funciona um consórcio de motos

Consórcio de automóveis

Consórcio de automóveis

O mesmo vale para carros e outros tipos de veículos. A carta de crédito pode ser disponibilizada por meio de um consórcio e, assim, o sonho em ter o próprio automóvel pode ser realizado.

Consórcio de serviços

Consórcio de serviços é uma novidade para muita gente. E pode ser, também, um grande diferencial para a realização dos seus objetivos. Alguns exemplos que podem ser usados para justificar a entrada em uma modalidade dessas:

  • curso profissional;
  • tratamento ortodôntico;
  • cirurgias plásticas;
  • viagens;
  • eventos, como um casamento.

Essencialmente, tudo aquilo que demanda um grande investimento. E, assim, em vez de optar pelo empréstimo pessoal, por exemplo, você pode se planejar e analisar se o consórcio vale a pena para esse tipo de contratação.

Consórcio vale a pena? Conheça as vantagens em contratá-lo

Com base nos exemplos acima, muita gente pode acreditar que o consórcio vale a pena, sim. Mesmo assim, é importante considerar as vantagens em torno desse tipo de crédito. 

E, a seguir, listamos as principais delas para você conhecer, confira!

1. Não há valor de entrada

Se compararmos com o financiamento, o consórcio tem esse diferencial: não existe a necessidade de depositar um valor de entrada. No consórcio, sua primeira parcela vai ser o investimento inicial. 

E tem mais: a comprovação de crédito só acontece no momento de contemplação da carta de crédito — seja por sorteio ou lance. Isso torna o consórcio ainda menos burocrático e mais acessível à população em geral.

Leia também: como ser contemplado no consórcio?

2. Inexistência de juros

Juros são verdadeiros pesadelos para o brasileiro em busca de ofertas de crédito.

Então, muitos devem se animar e concordar que o consórcio vale a pena por esse motivo em particular: não existem juros nessa modalidade.

O que é cobrado, aqui, é a taxa de administração — que vem diluída nas parcelas — que ainda assim costuma ser mais vantajosa do que as taxas de juros praticadas pelo mercado.

3. Parcelas mais baixas

Uma consequência natural da inexistência de juros no consórcio é que o valor de cada parcela é menor. Um diferencial e tanto para que as prestações caibam no seu orçamento e para que o seu planejamento financeiro seja seguido à risca e sem imprevistos.

4. Flexibilidade de uso

Como destacamos no tópico anterior, o consórcio pode ser aplicado para a compra de diferentes produtos — mas também para a contratação de serviços diversos.

E mais: digamos que você esteja de olho em um carro de determinada marca e modelo. Mas, ao receber a carta de crédito, você muda de ideia.

E está tudo bem. A única questão, e definida pelo Banco Central, é que o veículo em questão seja da mesma categoria.

5. Diversidade de planos

Ao vermos como funciona o consórcio, deve ter ficado claro que a opção é bastante facilitada: há flexibilidade de escolha conforme as necessidades e objetivos de cada participante do grupo.

Isso significa, também, que você encontra personalização na hora de escolher:

  • o valor da carta de crédito; 
  • o valor das parcelas conforme a quantidade de prestações;
  • prazo de quitação.

Total alinhamento ao seu perfil, portanto, minimizando os riscos de assumir uma dívida que não caiba no seu planejamento financeiro.

6. Valor do bem atualizado

O consórcio vale a pena mesmo para quem não teve a grande sorte de contemplação por meio dos sorteios mensais. Isso porque, nesses casos, a carta de crédito é oferecida com os seus respectivos valores atualizados.

Ou seja: levando em consideração tanto a variação monetária do período quanto a inflação.

Assim, não corre-se o risco de perder o valor de todo o investimento ao longo desse período.

7. Planejamento financeiro

7. Planejamento financeiro

Você pode se planejar melhor com um consórcio. Afinal, você não precisa ter pressa, necessariamente, para obter a carta de crédito.

Com isso, você consegue se organizar financeiramente para cumprir os pagamentos enquanto também se planeja para obter a carta de crédito — que pode acontecer em médio ou longo prazo.

8. Possibilidade de utilização do FGTS

Você sabia que pode usar o seu FGTS em um consórcio? E, assim, é possível:

  • amortizar a dívida total;
  • liquidar o saldo devedor;
  • fazer um lance;
  • cumprir com o pagamento das parcelas do consórcio.

Leia também: o que é FGTS?

Se o seu benefício trabalhista está disponível, portanto, você tem muita flexibilidade para avaliar a melhor opção de uso do FGTS de acordo com as suas necessidades e objetivos.

9. Possibilidade de lances

Como já destacamos, os lances podem ser feitos quando você tem um capital extra e pretende adquirir a carta de crédito com rapidez.

Para isso, é necessário que o seu lance (o valor dado para esse leilão) seja superior aos lances de outros participantes interessados. 

Vale a pena, contudo, analisar todas as regras do lance, que variam de acordo com cada administradora do consórcio.

10. Possibilidade de comprar à vista

Os participantes contemplados (seja por lance ou sorteio) recebem a carta de crédito no valor desejado. E, com isso, o pagamento pelo bem ou serviço desejado pode ocorrer à vista, e imediatamente após a contemplação.

Consórcio x financiamento: qual é o mais indicado?

A partir das vantagens acima mencionadas, há de se concordar que o consórcio vale a pena. Tudo, é claro, desde que esses pontos-chave estejam em alinhamento com o seu perfil.

Até por isso, é importante comparar o consórcio com outras modalidades de crédito. Como é o caso do financiamento. Porque o segundo tem, sim, aplicação de juros, o que pode encarecer o valor de cada prestação.

Saiba mais: consórcio x financiamento: qual escolher?

Por sua vez, a obtenção do crédito é imediata após a aprovação do financiamento. Enquanto o consórcio só disponibiliza a carta de crédito aos contemplados (ou àqueles que derem o maior lance). 

Também falamos da ausência de valor de entrada do consórcio. Enquanto, no financiamento, essa tende a ser uma constante. Só que o próprio financiamento se diferencia, aqui, porque costuma oferecer prazos mais extensos de pagamento.

Para muitos, isso faz a diferença na hora de tomar uma decisão.

Então, o consórcio vale a pena. Mas o financiamento também vale, desde que você entenda as características de cada um deles e consiga alinhá-las ao seu próprio perfil.

Aprenda como contratar um consórcio

Se o consórcio vale a pena, dentro dos seus objetivos, aprenda como contratá-lo.

E o processo para isso é mais simples do que você pode imaginar. Primeiro, encontre uma administradora confiável, responsável e que ofereça boas condições de contratação.

Em seguida, avalie as contas: prestações, prazos, taxas… Isso tudo deve ser comparado com o seu próprio orçamento e planejamento para não comprometer a sua renda.

quando-vale-a-pena-fazer-um-consorcio

Na sequência, você deve reunir a documentação necessária para contratar o consórcio. Em geral, não é nada complicado, permitindo que o processo seja encaminhado com rapidez.

Com isso tudo em perspectiva, a administradora vai adicionar você a um grupo. E, a partir daí, sua obrigação principal será manter os pagamentos em dia.

É o que vai garantir o seu direito de participação e contemplação dos sorteios, e também de dar eventuais lances para tentar obter a carta de crédito imediatamente (se for do seu interesse).

Consórcio Ailos: confira as vantagens das opções Ailos

E aí, descobriu que o consórcio vale a pena e está dentro dos seus objetivos?

Então, simule seu consórcio e comece a sonhar agora mesmo com a ajuda do Ailos!

Nós entendemos as suas necessidades, especificamente, e levamos a sério a administração do fundo dos participantes de nossos consórcios. 

Sem falar que oferecemos variedade nas modalidades de consórcios. E tudo o que você precisa fazer é encontrar a opção mais adequada para você.

Confira, aqui, como explorar os diferenciais dessa modalidade com o consórcio Ailos!

Conclusão

Resumidamente, dá para dizer que o consórcio vale a pena. A modalidade de crédito está em alta e tem muitos diferenciais que podem se adaptar facilmente a diversos perfis.

Mas, assim como acontece com qualquer serviço ou produto financeiro, tenha a certeza de que o consórcio está em alinhamento com o que você procura.

Dessa maneira, fica ainda mais fácil desfrutar dos seus diferenciais e benefícios. 

Para que você encontre a melhor opção, conte conosco! Basta entrar em contato com a nossa equipe de atendimento, e assim podemos te ajudar a avaliar as melhores opções de acordo com os seus objetivos e necessidades!

neil-amanda.alves@ailos.coop.br

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (0)

Ocultar comentários
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o blog. Veja alguns navegadores que você pode utilizar: