É muito comum quando os consumidores desejam cancelar uma compra e solicitam o estorno no cartão de crédito.
O processo de estorno é simples, mas é necessário o auxílio do vendedor para realizar a solicitação para a administradora.
Geralmente, o estorno pode acontecer no mesmo dia ou na próxima fatura, tudo dependerá da maneira que o seu banco lida com o estorno de compras.
Para você estar preparado para quando essa situação acontecer, o Ailos, neste artigo, explicará detalhadamente o que é e como funciona o estorno do cartão de crédito.
O que é estorno de cartão de crédito?
O conceito de estorno de cartão de crédito nada mais é do que quando o consumidor pede o ressarcimento do valor de uma compra específica.
É recomendado que a solicitação do estorno seja feita no mesmo dia que a compra foi realizada, já que não houve usufruição do item.
Nesse caso, você pode contatar diretamente a empresa que você comprou o item ou sua própria instituição financeira.
No entanto, vale ressaltar que o ressarcimento não acontecerá na hora da solicitação, já que o banco deverá analisar a solicitação de estorno.
Como funciona o estorno no cartão de crédito?
Comparada a outros meios de pagamento, o cartão de crédito possui um método diferente para o estorno do pagamento.
Isso porque o cartão de crédito possui uma data definida para o fechamento da fatura, que varia de acordo com o consumidor.
Desta maneira, é muito provável que você não receba o estorno da sua compra no mesmo mês de cancelamento.
Tudo dependerá da data de solicitação de ressarcimento do vendedor para a administradora do cartão de crédito e do dia escolhido para o fechamento da sua fatura.
Além disso, a instituição financeira não consegue cancelar compras parceladas. Por isso, elas continuam sendo cobradas na fatura, sendo necessário a observação do valor devolvido.
Por exemplo, imagine que um cliente realizou uma compra no cartão de crédito no total de R$ 300, dividido em 3 parcelas de R$ 100.
Se a empresa só restituir o valor de R$ 100, está errado — já que é necessário devolver o valor integral da compra.
Então, em caso de cancelamento, a empresa deverá reembolsar todo o valor da compra, inclusive o frete.
Como pedir o estorno do cartão de crédito?
A solicitação de estorno do cartão de crédito deve ser feita diretamente na loja física ou website onde a compra foi realizada.
Isso porque quem deverá solicitar o estorno da transação será o próprio vendedor juntamente ao consumidor.
Geralmente, as lojas físicas e digitais disponibilizam serviços de atendimento caso aconteça algum problema do tipo.
No entanto, caso você tenha alguma dúvida específica sobre o estorno, a sua instituição financeira também poderá ser acionada.
Porém, existem algumas situações específicas que são válidas para a solicitação do ressarcimento no cartão de crédito.
Quando é possível solicitar o estorno no cartão de crédito?
Não é em toda situação que é possível solicitar o estorno no cartão de crédito, existem situações propícias para o processo.
Para você saber quando é seu direito de solicitar o ressarcimento, separamos algumas das situações principais que a solicitação é válida. Confira!
Valor errado em compra
Em caso de erro no valor da compra em estabelecimento presencial, é possível solicitar o estorno do valor no cartão de crédito e realizar uma nova cobrança.
Caso o estabelecimento se recuse a solicitar o estorno no cartão de crédito, você poderá solicitar diretamente à sua administradora do cartão.
Cancelamento da compra
É possível solicitar o ressarcimento da compra em caso de desistência. Porém, o lojista não será obrigado a estornar o dinheiro.
No entanto, caso ele permita o cancelamento da transação, o mesmo deverá solicitar o estorno com a administradora do cartão.
No cenário digital, existe um período de arrependimento de compra de até 7 dias após o recebimento do item.
Nesse caso, o consumidor deverá entrar em contato com a empresa online e eles ficarão responsáveis pela logística do reenvio do produto e também do estorno do valor.
Cobrança indevida
De vez em quando, é possível que aconteça uma cobrança indevida na fatura do cartão de crédito. Nesse caso, é necessário que o consumidor realize a solicitação de estorno.
Por exemplo, se um aplicativo oferece um plano de serviços para um usuário e o mesmo se recusa e, da mesma forma, a cobrança é realizada, a situação está sujeita a estorno.
Em casos como esse, recomendamos que você entre em contato diretamente com a sua administradora, para cancelar qualquer assinatura que esteja no cartão de crédito.
Defeito no produto ou serviço
Essa é uma das situações mais comuns no estorno no cartão de crédito, já que pode ocorrer a qualquer momento e com qualquer pessoa.
Se o produto ou serviço que você contratou estiver danificado, é um direito do consumidor pedir o reembolso do valor pago.
Nesse caso, entre em contato com a empresa do produto e serviço, reporte o problema e solicite o estorno no cartão de crédito.
Não cumprimento da oferta
Não é comum, mas pode acontecer de uma compra não ser cobrada com o valor da oferta. Nesse cenário, o consumidor tem o total direito de solicitar o reembolso da compra.
A situação pode acontecer tanto em âmbito físico quanto digital. Se a compra for feita presencialmente, entre em contato diretamente com a loja física.
Caso a compra seja realizada em lojas digitais, entre em contato com o suporte do site ou diretamente com a sua administradora.
Como saber se o valor foi estornado
Para saber se o seu estorno foi aprovado, existem duas maneiras de fazer isso: entrando em contato com a administradora ou verificando o aplicativo/Internet Banking do seu banco.
Em instituições financeiras com aplicativo, é mais simples verificar se o valor foi estornado. O banco poderá dar o valor integral da compra ou somente cancelá-la.
Caso o estorno não aconteça na próxima fatura, recomendamos que você entre em contato diretamente com a sua instituição financeira para saber o status da sua solicitação.
No aplicativo, entre na sua fatura virtual e veja se a compra realizada foi cancelada, ou então, se o banco estornou em recursos.
Caso o banco reembolse em dinheiro e não cancelando a compra, significa que você deverá utilizar esse dinheiro para pagar o que foi cobrado erroneamente.
Seu banco nunca te deixará na mão. Portanto, qualquer dúvida sobre o estorno no cartão de crédito será respondida.
Quem é responsável pelo estorno no cartão de crédito?
Sempre quem será responsável pelo estorno do cartão de crédito é o estabelecimento comercial no qual você realizou sua compra.
No entanto, caso a loja não colaborar ou recusar a devolução, você deverá entrar em contato diretamente com a sua operadora de crédito.
Porém, é importante ressaltar que as operadoras de crédito não serão responsáveis pelo estorno do valor — ela somente poderá ajudar a intermediar a solicitação.
Se o estorno no cartão de crédito for aprovado, é responsabilidade do consumidor monitorar se o dinheiro foi reembolsado ou a compra foi cancelada.
Caso a compra não for cancelada até a próxima fatura, entre em contato com a administradora e solicite uma posição sobre o assunto.
E se o meu estorno for negado?
O primeiro passo em situações de estorno de compra, é procurar o estabelecimento comercial onde o produto foi comprado e entrar em um acordo.
Caso o estorno no cartão não for negado pelo estabelecimento, entre em contato com sua operadora de crédito para que a intermediação seja feita.
Se mesmo assim o estorno for negado, entre em contato com o PROCON da sua cidade e solicite auxílio jurídico para resolver o problema.
A intervenção da sua operadora de crédito é muito importante para que o estorno seja feito da melhor maneira possível.
Então, caso você passe por uma situação de estorno no cartão de crédito, conte com uma instituição financeira que auxilie em todo o processo de reembolso.
Na Cooperativa Ailos, você tem todo o apoio necessário para qualquer decisão financeira. Nossa equipe está 24h por dia disponível para auxiliar nossos clientes em qualquer situação.
Conclusão
O estorno no cartão de crédito pode ser solicitado sempre quando existir algo de errado com a sua compra, desde que se encaixe nas situações citadas ao longo do texto.
Caso você tenha algum problema com o seu produto ou serviço, entre em contato com o estabelecimento comercial onde o item foi adquirido e solicite o reembolso.
Se o estabelecimento não aceitar o retorno, entre em contato com sua operadora de crédito para intermediar o processo de reembolso.
Caso todos os procedimentos não forem suficientes para ter o devido reembolso, opte por um auxílio jurídico.
No entanto, se o reembolso for aceito pelo vendedor, acompanhe o processo de reembolso no aplicativo da sua instituição financeira ou entre em contato com o suporte.
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