Estorno cartão de crédito: o que é e como funciona?

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    É muito comum quando os consumidores desejam cancelar uma compra e solicitam o estorno no cartão de crédito. 

    O processo de estorno é simples, mas é necessário o auxílio do vendedor para realizar a solicitação para a administradora. 

    Geralmente, o estorno pode acontecer no mesmo dia ou na próxima fatura, tudo dependerá da maneira que o seu banco lida com o estorno de compras. 

    Para você estar preparado para quando essa situação acontecer, o Ailos, neste artigo, explicará detalhadamente o que é e como funciona o estorno do cartão de crédito. 

    Se você deseja contar com uma empresa de confiança e que ofereça todo o suporte necessário nessa situações, conte com os cartões Ailos!

    O que é estorno de cartão de crédito? 

    O conceito de estorno de cartão de crédito nada mais é do que quando o consumidor pede o ressarcimento do valor de uma compra específica. 

    É recomendado que a solicitação do estorno seja feita no mesmo dia que a compra foi realizada, já que não houve usufruição do item. 

    Nesse caso, você pode contatar diretamente a empresa que você comprou o item ou sua própria instituição financeira. 

    No entanto, vale ressaltar que o ressarcimento não acontecerá na hora da solicitação, já que o banco deverá analisar a solicitação de estorno

    Como funciona o estorno no cartão de crédito? 

    Comparada a outros meios de pagamento, o cartão de crédito possui um método diferente para o estorno do pagamento. 

    Isso porque o cartão de crédito possui uma data definida para o fechamento da fatura, que varia de acordo com o consumidor. 

    Desta maneira, é muito provável que você não receba o estorno da sua compra no mesmo mês de cancelamento. 

    Tudo dependerá da data de solicitação de ressarcimento do vendedor para a administradora do cartão de crédito e do dia escolhido para o fechamento da sua fatura. 

    Além disso, a instituição financeira não consegue cancelar compras parceladas. Por isso, elas continuam sendo cobradas na fatura, sendo necessário a observação do valor devolvido. 

    Por exemplo, imagine que um cliente realizou uma compra no cartão de crédito no total de R$ 300, dividido em 3 parcelas de R$ 100. 

    Se a empresa só restituir o valor de R$ 100, está errado — já que é necessário devolver o valor integral da compra. 

    Então, em caso de cancelamento, a empresa deverá reembolsar todo o valor da compra, inclusive o frete. 

    Como pedir o estorno do cartão de crédito?

    A solicitação de estorno do cartão de crédito deve ser feita diretamente na loja física ou website onde a compra foi realizada.

    Isso porque quem deverá solicitar o estorno da transação será o próprio vendedor juntamente ao consumidor. 

    Geralmente, as lojas físicas e digitais disponibilizam serviços de atendimento caso aconteça algum problema do tipo. 

    No entanto, caso você tenha alguma dúvida específica sobre o estorno, a sua instituição financeira também poderá ser acionada. 

    Porém, existem algumas situações específicas que são válidas para a solicitação do ressarcimento no cartão de crédito. 

    Quando é possível solicitar o estorno no cartão de crédito?

    Não é em toda situação que é possível solicitar o estorno no cartão de crédito, existem situações propícias para o processo. 

    Para você saber quando é seu direito de solicitar o ressarcimento, separamos algumas das situações principais que a solicitação é válida. Confira! 

    Valor errado em compra

    Em caso de erro no valor da compra em estabelecimento presencial, é possível solicitar o estorno do valor no cartão de crédito e realizar uma nova cobrança. 

    Caso o estabelecimento se recuse a solicitar o estorno no cartão de crédito, você poderá solicitar diretamente à sua administradora do cartão. 

    Cancelamento da compra 

    É possível solicitar o ressarcimento da compra em caso de desistência. Porém, o lojista não será obrigado a estornar o dinheiro. 

    No entanto, caso ele permita o cancelamento da transação, o mesmo deverá solicitar o estorno com a administradora do cartão. 

    No cenário digital, existe um período de arrependimento de compra de até 7 dias após o recebimento do item.

    Nesse caso, o consumidor deverá entrar em contato com a empresa online e eles ficarão responsáveis pela logística do reenvio do produto e também do estorno do valor.

    Cobrança indevida

    De vez em quando, é possível que aconteça uma cobrança indevida na fatura do cartão de crédito. Nesse caso, é necessário que o consumidor realize a solicitação de estorno. 

    Por exemplo, se um aplicativo oferece um plano de serviços para um usuário e o mesmo se recusa e, da mesma forma, a cobrança é realizada, a situação está sujeita a estorno. 

    Em casos como esse, recomendamos que você entre em contato diretamente com a sua administradora, para cancelar qualquer assinatura que esteja no cartão de crédito. 

    Defeito no produto ou serviço

    Essa é uma das situações mais comuns no estorno no cartão de crédito, já que pode ocorrer a qualquer momento e com qualquer pessoa. 

    Se o produto ou serviço que você contratou estiver danificado, é um direito do consumidor pedir o reembolso do valor pago. 

    Nesse caso, entre em contato com a empresa do produto e serviço, reporte o problema e solicite o estorno no cartão de crédito. 

    Não cumprimento da oferta

    Não é comum, mas pode acontecer de uma compra não ser cobrada com o valor da oferta. Nesse cenário, o consumidor tem o total direito de solicitar o reembolso da compra. 

    A situação pode acontecer tanto em âmbito físico quanto digital. Se a compra for feita presencialmente, entre em contato diretamente com a loja física. 

    Caso a compra seja realizada em lojas digitais, entre em contato com o suporte do site ou diretamente com a sua administradora. 

    Como saber se o valor foi estornado

    Para saber se o seu estorno foi aprovado, existem duas maneiras de fazer isso: entrando em contato com a administradora ou verificando o aplicativo/Internet Banking do seu banco. 

    Em instituições financeiras com aplicativo, é mais simples verificar se o valor foi estornado. O banco poderá dar o valor integral da compra ou somente cancelá-la. 

    Caso o estorno não aconteça na próxima fatura, recomendamos que você entre em contato diretamente com a sua instituição financeira para saber o status da sua solicitação. 

    No aplicativo, entre na sua fatura virtual e veja se a compra realizada foi cancelada, ou então, se o banco estornou em recursos. 

    Caso o banco reembolse em dinheiro e não cancelando a compra, significa que você deverá utilizar esse dinheiro para pagar o que foi cobrado erroneamente.

    Seu banco nunca te deixará na mão. Portanto, qualquer dúvida sobre o estorno no cartão de crédito será respondida.

    Quem é responsável pelo estorno no cartão de crédito?

    Sempre quem será responsável pelo estorno do cartão de crédito é o estabelecimento comercial no qual você realizou sua compra. 

    No entanto, caso a loja não colaborar ou recusar a devolução, você deverá entrar em contato diretamente com a sua operadora de crédito. 

    Porém, é importante ressaltar que as operadoras de crédito não serão responsáveis pelo estorno do valor — ela somente poderá ajudar a intermediar a solicitação. 

    Se o estorno no cartão de crédito for aprovado, é responsabilidade do consumidor monitorar se o dinheiro foi reembolsado ou a compra foi cancelada.

    Caso a compra não for cancelada até a próxima fatura, entre em contato com a administradora e solicite uma posição sobre o assunto. 

    E se o meu estorno for negado?

    O primeiro passo em situações de estorno de compra, é procurar o estabelecimento comercial onde o produto foi comprado e entrar em um acordo.

    Caso o estorno no cartão não for negado pelo estabelecimento, entre em contato com sua operadora de crédito para que a intermediação seja feita. 

    Se mesmo assim o estorno for negado, entre em contato com o PROCON da sua cidade e solicite auxílio jurídico para resolver o problema. 

    A intervenção da sua operadora de crédito é muito importante para que o estorno seja feito da melhor maneira possível. 

    Então, caso você passe por uma situação de estorno no cartão de crédito, conte com uma instituição financeira que auxilie em todo o processo de reembolso. 

    Na Cooperativa Ailos, você tem todo o apoio necessário para qualquer decisão financeira. Nossa equipe está 24h por dia disponível para auxiliar nossos clientes em qualquer situação. 

    Portanto, se você deseja uma instituição financeira com as melhores condições e com um atendimento especializado, conte com a Cooperativa Ailos. Veja nossas soluções! 

    Conclusão 

    O estorno no cartão de crédito pode ser solicitado sempre quando existir algo de errado com a sua compra, desde que se encaixe nas situações citadas ao longo do texto. 

    Caso você tenha algum problema com o seu produto ou serviço, entre em contato com o estabelecimento comercial onde o item foi adquirido e solicite o reembolso. 

    Se o estabelecimento não aceitar o retorno, entre em contato com sua operadora de crédito para intermediar o processo de reembolso. 

    Caso todos os procedimentos não forem suficientes para ter o devido reembolso, opte por um auxílio jurídico. 

    No entanto, se o reembolso for aceito pelo vendedor, acompanhe o processo de reembolso no aplicativo da sua instituição financeira ou entre em contato com o suporte. 

    1 comentário em “Estorno cartão de crédito: o que é e como funciona?”

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