Você pode estar à procura de crédito para reformar, construir ou comprar a casa própria. Talvez, até para quitar as despesas do casamento. E, justamente por isso, existem diferentes tipos de empréstimos que se adaptam às necessidades de cada pessoa.
Entender quais são essas modalidades de crédito também pode facilitar a sua vida. Afinal de contas, é um meio de identificar as melhores condições de contratação e, assim, evitar problemas no equilíbrio da sua renda e das suas despesas.
Por isso, preparamos este artigo que vai te explicar quais são os tipos de empréstimos mais praticados no mercado e, especialmente, qual é a melhor forma de conseguir um empréstimo. Siga com esta leitura e aprenda conosco!
Fique por dentro de todas as soluções de crédito do Ailos para você!
Tipos de empréstimo: quais as principais vantagens?
Por existirem diferentes tipos de empréstimos, você tem que entender o seu momento financeiro e, paralelamente, os seus objetivos.
São fatores assim, muito bem relacionados, que ajudam você a identificar a melhor opção.
Especialmente, porque ainda que os juros e as longas parcelas sejam vistos como vilões, um empréstimo tem, sim, as suas vantagens. E a mais evidente delas é a obtenção de crédito para a realização de sonhos financeiros, como a compra de um imóvel.
Só que existem outros pontos positivos que também podem ser mencionados. Confira quais são, abaixo!
Acessibilidade
Hoje em dia, muitas ofertas de crédito foram pensadas para diferentes perfis, objetivos e necessidades. Com isso, mais pessoas passam a ter acesso ao crédito no mercado financeiro.
E mais: menos burocracia para a contratação desse tipo de serviço. Existem, inclusive, diversas empresas que oferecem opções de empréstimo pessoal 100% online, tornando o processo mais ágil e menos burocrático. O que também reduz os riscos de reprovação, já que o atendimento é mais dinâmico, transparente e personalizado. Há, inclusive, boas opções no mercado para conseguir empréstimo mesmo negativado, sabia?
Liberação rápida
Não apenas no empréstimo pessoal, mas existem outros tipos de empréstimos que oferecem liberação rápida do crédito aprovado.
Até mesmo o financiamento, muitas vezes, tende a ser uma opção ágil uma vez que a aprovação foi concedida sem imprevistos.
Mas é inegável que os outros empréstimos que falaremos ao longo deste artigo oferecem esse tipo de agilidade. Portanto, é ideal para quem tem certa urgência na realização do crédito disponibilizado pelas instituições financeiras.
Possibilidade de parcelamento de dívidas
Por falar em urgências, você pode usar um ou mais tipos de empréstimos para quitar dívidas. É claro que isso deve ser feito com muito planejamento e disciplina financeira — e você pode aprender como dar os primeiros passos nessa direção conferindo nosso artigo que explica se vale a pena pegar empréstimo para pagar dívidas!
Quais são os principais tipos de empréstimo?
Talvez, tenha ficado claro que existem vantagens em solicitar empréstimos. Mesmo assim, falta conhecer quais são as modalidades mais praticadas do mercado.
Confira, a seguir, nossas indicações sobre os principais tipos de empréstimos, atualmente!
Crédito pessoal
Crédito pessoal (ou empréstimo pessoal) é uma modalidade focada na oferta de crédito para pessoa física. É, também, a modalidade mais comum para o brasileiro em busca de dinheiro rápido, sem burocracia e com boas condições de juros e pagamentos.
Inclusive, diferentemente do financiamento ou do empréstimo empresarial, o crédito pessoal não exige que você use o dinheiro para um propósito específico: você pode, por exemplo, usá-lo para quitar outras dívidas — se as condições do empréstimo pessoal for mais acessível para isso, é claro.
Lembre-se, apenas, que independentemente do crédito oferecido, só entre em um parcelamento de longo prazo assim se estiver de acordo com os seus objetivos.
Empréstimo consignado
Está cada vez mais comum ouvir falar no consignado ao listar os principais tipos de empréstimos do mercado. E isso porque ele tem um mecanismo próprio que ajuda a evitar “loucuras” na contratação de uma oferta de crédito dessas.
A gente explica como funciona: o crédito consignado é uma modalidade de empréstimo exclusiva para quem é:
- aposentado pelo INSS;
- pensionista;
- profissionais em regime CLT;
- profissionais das forças armadas;
- funcionários públicos.
E para garantir que os pagamentos sejam cumpridos, a forma de pagamento ocorre automaticamente pela folha de pagamento desse profissional.
Assim, a parcela não pode exceder 30% do total da renda e a prestação já vem descontada, mensalmente, de maneira automática.
Ainda assim, é um tipo de crédito que exige planejamento e disciplina para permitir-se esse valor a menos descontado da folha de pagamento.
Empréstimo com garantia
O empréstimo com garantia ainda está crescendo no conhecimento popular, mas já está mostrando a que veio e, facilmente, já é um dos principais tipos de empréstimos do país.
E o motivo para isso é facilmente explicado: ao solicitar crédito, o indivíduo deve deixar um bem (como seu imóvel ou automóvel) como garantia de pagamento no caso de inadimplência.
Isso é benéfico porque as instituições financeiras percebem menos riscos em conceder o crédito. Afinal de contas, a chance de receber o dinheiro de volta é certa, praticamente. Assim, surgem possibilidades múltiplas de oferecer melhores preços e condições.
E vale lembrar: o bem não é transferido para a instituição. Você vai seguir usando o veículo ou a propriedade normalmente à medida que liquida as prestações do empréstimo.
Crédito estudantil
Aqui, já estamos falando de um tipo de empréstimo específico: focado, exclusivamente, de uma linha de crédito para auxiliar os estudantes que não conseguem arcar com as mensalidades dos seus respectivos cursos.
Isso pode acontecer por meio de instituições financeiras privadas, como bancos, e também por meio de programas públicos. É o caso, por exemplo, do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).
Crédito habitacional
Créditos habitacionais são focados na realização do sonho da casa própria. Por meio dessa linha de empréstimo, os solicitantes podem, inclusive, arcar com a reforma do imóvel, e não apenas com a compra ou a construção da propriedade.
Interessante observar, aqui, que o saldo do FGTS pode ser aplicado para compor a entrada de pagamento. E, assim, reduzem-se as parcelas e também as taxas de juros.
Crédito consolidado
Com o crédito consolidado (ou consolidação de crédito), você pode optar por concentrar todos os créditos em uma só fatura. Assim, suas prestações podem ter melhores valores, individualmente, do que se comparássemos ao somar cada uma delas com suas respectivas taxas.
Pode ser uma interessante maneira, inclusive, de reduzir a quantidade de contas a serem pagas, aumentando a sua organização financeira.
Empréstimo por penhor
O empréstimo com penhor não é bem uma novidade no mercado, mas já vem perdendo a sua popularidade há um tempo. Especialmente, por ser uma versão mais simplificada do empréstimo com garantia: você deixa algo de valor como garantia de pagamento.
Mas as atuais regras do empréstimo como garantia ajudaram a trazer mais segurança e praticidade para os solicitantes. Especialmente, por ser algo fácil, ágil e com a possibilidade de ser 100% online, até.
Antecipação do 13º ou da restituição do imposto de renda
Você sabia que pode usar a restituição do Imposto de Renda (IR) ou mesmo do seu 13º salário para usá-los mesmo antes de recebê-los?
Nesses casos, as instituições cobram uma taxa pela antecipação desses valores pendentes. Mas é uma forma de obter dinheiro em curtíssimo prazo para liquidar o valor posteriormente.
Mas atenção: antecipar valores exige muito planejamento, já que você não vai poder contar com esses valores quando a Receita Federal ou o benefício trabalhista popularmente são pagos às pessoas.
Cheque especial
Esse está, sem dúvidas, entre os mais perigosos tipos de empréstimos. E tudo porque as taxas de juros são historicamente enormes.
Não à toa, as taxas do cheque especial costumam figurar entre as mais altas do país.
Acontece que, paralelamente, essa linha de crédito é muito fácil de usar. Isso porque, trata-se de um valor pré-aprovado e que está sempre ao redor da sua conta corrente. Muitas vezes, ele é usado automaticamente assim que a conta chega ao vermelho.
E aí mora o problema. Afinal, as taxas são altas, e uma simples dívida pode assumir grandes proporções sem a devida atenção e pressa para liquidar o débito.
Empréstimo empresarial
Por fim, podemos falar da linha de crédito que é pensada, exclusivamente, para a pessoa jurídica. Por meio dessa linha de crédito, o uso permanece sendo necessário e limitado para a própria organização, e nunca para fins pessoais.
Tipos de empréstimo: quando é o momento de pedir um empréstimo?
Você pode imaginar que existem diversos motivos para solicitar um empréstimo. E a verdade é que existem, mesmo. Pois nunca se sabe quando uma quantia alta de dinheiro pode ser necessária — e nem sempre conseguimos esse capital por conta própria e/ou rapidamente. Por exemplo:
- uma reforma no seu imóvel;
- uma expansão para a empresa;
- despesas médicas de urgência;
- trocar uma dívida maior por outra com melhores taxas — como o crédito rotativo do cartão de crédito ou o cheque especial.
Essas e muitas outras situações são exemplos viáveis de motivos para considerar um empréstimo. Mas, ainda assim, vale lembrar que você deve se perguntar se essa é a solução para o seu caso, especificamente.
Ou seja: é realmente necessário ingressar nesse compromisso de lidar com prestações em longo prazo? O seu momento permite esse tipo de compromisso?
E, especialmente, o custo final está de acordo com o que você pode lidar mensalmente?
Se a resposta for “sim” para essas questões, fica a dica: recorra a uma análise detalhada do mercado e, posteriormente, aos melhores tipos de empréstimos que podem se adaptar às suas necessidades e aos seus objetivos.
Tipos de empréstimo: quais cuidados tomar antes da contratação?
Ainda que já tenhamos apontado alguns cuidados necessários antes de considerar a contratação de um empréstimo, vale a pena acompanhar nossas últimas dicas sobre o assunto.
Confira, e aprenda conosco como certificar-se de que um empréstimo é, de fato, a melhor ideia para a realização de um objetivo financeiro!
Ter consciência de sua atual condição financeira
Comece com uma autoavaliação: sua condição financeira atual permite que as prestações de um empréstimo sejam somadas às suas despesas mensais?
E reforce, para si, a importância da contratação de um empréstimo. É algo que precisa ser feito imediatamente ou pode esperar mais tempo — quem sabe, para juntar dinheiro re reduzir o número de prestações e o peso dos juros?
Às vezes, você consegue transformar a sua própria condição financeira e dar uma valorizada em sua renda, evitando o uso de linhas de crédito.
Quer saber como fazer isso? Temos algumas boas ideias para você aplicar em sua rotina, basta dar uma conferida em nosso artigo que aponta sugestões para começar a economizar dinheiro!
Analise taxas, juros e CET
Nem sempre, o valor de um empréstimo reflete o valor final que você vai ter que pagar.
Afinal de contas, somam-se a ele:
- taxas das instituições;
- juros;
- multas e outros valores.
Isso faz com que o custo final da operação seja superior. E você tem que estar ciente disso porque eles vão refletir, diretamente, no valor de cada prestação por meses à frente. E acredite: esse tende a ser um dos principais problemas que levam à inadimplência e à negativação do nome do brasileiro pelos birôs de crédito.
Por isso, faça questão de analisar os números. Cheque o valor final, compare as taxas de cada instituição e, também, as condições de pagamento oferecidas.
Quanto melhor for o seu nome na praça, inclusive, melhores podem ser as oportunidades recebidas pelas instituições. Então, cuide para que a sua decisão seja a mais assertiva possível de acordo com a sua realidade e os seus objetivos e necessidades.
Prazos de pagamento
Quais são os prazos de quitação da parcela? E em quais dias do mês? Quais são as condições? Qual é a flexibilidade de negociação?
Embarque em conversas que favoreçam o seu lado, da proposta, e sempre tenha em mente quais são as condições que realmente valorizam o seu pedido.
Do contrário, você se adapta tanto à proposta da instituição financeira, e o poder de barganha fica todo com ela.
Então, tenha os números devidamente avaliados. Além disso, tenha mais de uma instituição favorita em sua lista para a concessão de crédito. Isso vai ajudar a entender quais delas têm as melhores propostas — seja individual ou coletivamente.
É isso que pode ajudar você a escolher não apenas o melhor entre os diferentes tipos de empréstimos, mas a instituição de sua preferência também.
Valor das parcelas
Por fim, atente-se ao valor de cada parcela. É isso que vai influenciar, diretamente, a sua renda e o valor disponível para lidar com as suas despesas fixas (aquelas constantes, mês após mês) e as variáveis (aquelas que não são tão frequentes ou periódicas).
Mais uma vez é importante reforçar: escolha os tipos de empréstimos que favoreçam os seus objetivos, mas que também não prejudiquem as suas receitas para lidar com as despesas do dia a dia, combinado?
Como escolher a instituição financeira correta para o seu empréstimo?
Agora que você já entendeu muita coisa para escolher o seu favorito entre os diferentes tipos de empréstimos, vamos analisar as condições para identificar a instituição ideal para isso. Confira, a seguir!
Pesquise a credibilidade da empresa
Analise o site, as redes sociais da instituição e até mesmo a credibilidade da empresa em sites como o Reclame Aqui.
Isso vai ajudar a entender se a empresa é confiável, se presta um bom atendimento ao consumir, se é flexível em negociações e até mesmo se pratica taxas aceitáveis ou consideradas abusivas no mercado financeiro.
Você logo vai perceber que esse exercício é um excelente filtro para listar as organizações que realmente se preocupam com os seus consumidores (reduzindo, assim, os riscos de cair em uma cilada).
Pesquise e realize simulações
Simule nos sites dessas empresas as condições do seu empréstimo. Essas ferramentas são ótimas porque mostram, exatamente, o que está sendo cobrado e qual é o preço final a ser pago em suas prestações.
Dessa maneira, dá para saber quais são as instituições que cobram a mais (ou de menos) das pessoas. E você também pode riscar ou adicionar nomes à sua lista de empresas favoritas para oferecer os mais populares tipos de empréstimos do mercado.
Confira condições de renegociação e adiantamento de parcelas
Com o adiantamento de parcelas, você tem a possibilidade de usar uma fonte de renda complementar para quitar algumas (ou todas as) prestações restantes do seu débito.
O que também ajuda a tirar a dívida da frente mais rapidamente. E o mesmo vale para as condições de renegociação se, em determinado momento, sua renda está mais enxuta.
Empresas que ouvem e se prestam dispostas a negociar — em ambas as situações — podem oferecer mais atenção ao seu caso, especificamente.
E, quem sabe, oferecer uma solução agradável a ambas as partes. Então, sempre pesquise a respeito disso também antes de assinar o seu contrato de empréstimo.
Verifique seu score
Quer boas condições de negociação? Então, tenha uma boa pontuação de score de crédito. Esse é um ranking que vai de 0 a 1.000 e reflete a sua reputação de bom pagador.
Quanto maior a pontuação, maior é a chance de que a instituição ofereça melhores condições. Afinal, por ser um bom pagador, historicamente, os riscos de inadimplência são estatisticamente menores.
Aproveite, então, para aprender tudo sobre o score de crédito e como aumentá-lo!
Apresente a documentação necessária
Essa é uma dica valiosa para agilizar ainda mais a aprovação da sua solicitação de crédito: conte com a documentação e evite reprovações (ou atrasos) pela falta de algum material solicitado pela instituição.
Daí, a importância também de entender quais são os melhores tipos de empréstimos. Ao conhecer os principais, você já se antecipa em organizar toda a documentação necessária para ter seu pedido aprovado e colocado em processamento o mais rápido possível.
Tipos de empréstimo na Ailos: facilidade e segurança na contratação!
Que tal ficar por dentro de uma solução de crédito oferecida por quem realmente entende o seu perfil e deseja fazer parte das suas conquistas?
O Ailos conta com uma linha de crédito diversificada e que atende às mais variadas necessidades e objetivos! Para isso, convidamos você a conhecer algumas das linhas de crédito mais populares do Ailos:
- crédito rápido com agilidade e sem burocracia para driblar imprevistos financeiros;
- empréstimos e financiamentos pessoais para alcançar seus objetivos com facilidade;
- Ailos Pag, uma solução de pagamento para quem busca ainda mais facilidade no seu dia a dia;
- crédito para MEI, com algumas condições especiais para o Microempreendedor Individual;
- soluções de regularização de dívidas;
- crédito direto na loja, com opções exclusivas em redes que são parceiras Ailos.
E não se preocupe se você conhece um pouco, apenas, ou quase nada das soluções que citamos acima. Temos diferentes tipos de empréstimos para que você encontre, conosco, as soluções mais alinhadas ao seu perfil.
Mas também temos uma equipe dedicada em te auxiliar em todas as etapas desse processo. Assim, você pode assegurar que a decisão final está totalmente de encontro com o que você buscava.
Faça uma pesquisa inicial e entre em contato, caso tenha alguma dúvida. Comece avaliando todos os tipos de empréstimos disponíveis no site do Ailos!
Conclusão
Discutimos, ao longo deste artigo, quais são os principais tipos de empréstimos. E, paralelamente, apontamos algumas das características de cada um deles.
Isso deve ajudar você a entender o que cada um desses produtos financeiros tem para oferecer de melhor. E, consequentemente, você consegue identificar as soluções ideais para os seus objetivos e necessidades.
Vale, também, reforçar o nosso convite: fale com a nossa equipe caso tenha questões e dúvidas para identificar o melhor tipo de empréstimo para o seu perfil!