• 25 de abril de 2023
  • 11 minutos

Empréstimo para casamento: saiba tudo sobre a modalidade!

11 minutos

Formal, casual, para dezenas ou milhares de convidados… Independentemente do tipo ou porte do evento, o matrimônio envolve duas pessoas que buscam construir as melhores memórias juntos. E, para ajudar, o empréstimo para casamento tem se tornado uma modalidade cada vez mais popular.

Especialmente, porque o investimento para esse tipo de festa demanda boa dose de planejamento financeiro. E os custos podem ser alcançados por meio de uma oferta de crédito alinhada com as suas expectativas, necessidades e objetivos.

E vamos falar tudo a respeito ao longo deste artigo! Acompanhe os tópicos a seguir e aprenda, conosco, tudo o que você precisa saber para pagar seu casamento parcelado com segurança!

Em busca de crédito? O Ailos pode te ajudar! Conheça nossas soluções, aqui!

Quanto pode custar um casamento?

A ideia de solicitar um empréstimo para casamento pode ter os seus motivos, viu? Afinal de contas, olha só algumas coisinhas que tendem a figurar na lista de desejos de casais em busca da ocasião mágica:

  • escolha do local;
  • buffet;
  • número de convidados;
  • convites;
  • lembrancinhas para os convidados;
  • fotografias e/ou vídeos;
  • burocracia (como igreja, cartório etc.);
  • decoração;
  • trajes;
  • viagem de lua de mel.

Entre outros detalhes que varia conforme os interesses e preferências de cada casal. E como você deve imaginar, isso tudo, somado em um orçamento, pode assustar. Inclusive, a média de gastos pode girar em torno de R$ 40 mil em uma festa para 100 pessoas.

Mas, como adiantamos, isso varia do estado de realização da festa, quantidade de convidados, escolhas de cada casal para a cerimônia etc.

Assista no Youtube Ailos a websérie completa para você organizar seu casamento

O que é e como funciona um empréstimo para casamento?

Já temos que adiantar e desmistificar um assunto em particular: não existe um empréstimo para casamento, especificamente. Como veremos adiante, existem modalidades de crédito que podem ser usadas para a realização da festa dos seus sonhos, mas nada de bater à porta das instituições financeiras procurando por um produto específico para casamento, porque isso não vai dar muito certo, tá?

O que fazer, então, e como funciona um empréstimo para casamento?

Bom, tudo tem início com o planejamento do evento. Nele, você vai montar uma lista e precificar todos os serviços e produtos que vão fazer parte do investimento.

Quer uma dica? Acrescente de 10 a 15% do valor final para lidar com mudanças de última hora. Com esse valor final, a solução consiste em consultar as ofertas de crédito que ofereçam as melhores condições de pagamento. Em seguida, é hora de contratar a modalidade mais adequada.

Lembre-se, apenas, que o empréstimo para o casal funciona como qualquer outro empréstimo: juros e taxas estão atrelados ao preço final. Da mesma maneira, a solicitação pode ser recusada pelas instituições caso o solicitante tenha um score de crédito baixo.

Por isso, faça apenas um investimento desses com muito planejamento e com grande dose de disciplina financeira. Pois esse vai ser um pagamento de longo prazo e que vai impactar, diretamente, os primeiros anos da vida a dois.

Saiba mais: O que é crédito pré-aprovado: entenda tudo sobre o assunto agora mesmo!

Leia também: Livros sobre finanças: recomendações para você cuidar do seu dinheiro!

Quais são as vantagens de fazer um empréstimo para o casamento?

Existem, hoje em dia, diversos serviços e produtos financeiros que permitem compor a quantia desejada para realizar um casamento.

E o melhor: muitas delas, não vêm acompanhadas de burocracias e o crédito pode ser usado para uma série de objetivos — como para um casamento.

Confira, então, quais são todas as vantagens de optar por essa modalidade na hora de planejar todo o evento de celebração do matrimônio!

Juros mais baixos

Empréstimos pessoais online ou empréstimo com garantia, entre outros serviços, têm taxas de juros, é verdade. Mas é bom lembrar que ainda são muito mais em conta do que as taxas praticadas pelo crédito rotativo do cartão de crédito ou mesmo do cheque especial.

Empréstimos com juros baixos são uma realidade, hoje em dia. E você pode encontrar essas opções com pesquisas aprofundadas na internet e sempre buscando soluções alinhadas com as suas necessidades e objetivos.

Saiba também: o que é crédito pré-aprovado?

Quitação integral

Quitar todas as despesas do casamento de uma vez pode render alguns descontos em determinados produtos e serviços. E, assim, o valor adquirido com o empréstimo para o casamento pode ser usado da maneira que você preferir — inclusive, usando parte dos recursos poupados para planejar-se em pagar as primeiras prestações.

E por falar em prestação, você vai substituir diversas parcelas de diferentes valores por uma só, obtida com o crédito solicitado. Ou seja: é uma maneira mais simplificada de analisar seus débitos e lidar com sua educação financeira nos meses seguintes.

Facilidade de acesso

Muitas instituições financeiras, hoje em dia, oferecem empréstimos com menos burocracia, mais agilidade e taxas de juros menores. O empréstimo pessoal, por exemplo, é um deles.

Mas vale a dica: explore os diferenciais de empresas de todos os portes. Não foque, apenas, nas tradicionais, e aprofunde-se na pesquisa para avaliar a reputação delas.

Você, certamente, vai conseguir reunir algumas opções interessantes para realizar o casamento dos sonhos.

Possibilidade de ter descontos

O adiantamento de parcelas é uma prática que tende a oferecer descontos. E, usando isso estrategicamente, você consegue reduzir os custos da realização do casamento e, ainda, tem à sua disposição todos os recursos para quitar as despesas.

Ou seja: o empréstimo para casamento pode valer a pena, dependendo das circunstâncias, sim. Só que demanda planejamento, foco e objetivos claros. Sem falar na necessária disciplina e planejamento para garantir que nenhum imprevisto vai interpelar o caminho do casal após realizada a festa.

Quais são os principais riscos ao fazer um empréstimo?

Por outro lado, é importante reforçar que o empréstimo para o casamento é uma oferta de crédito como outra qualquer. E isso implica na cobrança de juros (por menores que sejam) e outras cobranças comuns a esse tipo de produto.

Vale destacar que, considerando a média de custo de um casamento que mencionamos anteriormente, isso pode acarretar em prestações por bons meses à frente e deixar o casal em situação financeira delicada, se não houver um bom planejamento e alinhamento para ambos.

Saiba mais: entenda o que é o crédito rotativo

Por isso, é sempre importante avaliar o quanto a alternativa vai ser, de fato, um benefício. Pois existem outros custos que começam a aparecer no início da vida a dois, como a compra de eletrodomésticos e móveis. Por mais que a oferta de crédito seja atraente — e tem, sim, as suas vantagens, como vimos —, certifique-se de o planejamento vai estar alinhado com a realidade financeira do casal.

E mais: foque em realizar o empréstimo para o casamento com empresas idôneas no mercado. Taxas baixas, bom atendimento e flexibilidade para alinhar-se também às suas necessidades. Isso faz toda a diferença na hora de contratar uma oferta de crédito.

Quais são os tipos de empréstimo para casamento?

Entenda, agora, quais modalidades podem ser usadas para a realização do seu casamento. Quem sabe, uma dessas opções pode ter tudo a ver com aquilo que vocês estão à procura?

Empréstimo pessoal

Empréstimo pessoal — ou crédito pessoal — pode ser uma alternativa para custear todo o casamento. Lembrando, em primeiro lugar, que esse processo se inicia com o cálculo de tudo o que gerar de despesa, para o planejamento do evento, e se estende à análise detalhada das instituições que podem proporcionar as melhores condições.

Os juros e taxas em torno do empréstimo pessoal também não costumam ser os mais baixos do mercado. Acontece que, como havíamos destacado, é ainda algo relativamente melhor se compararmos com o cheque especial e o rotativo do cartão de crédito.

Ainda assim, vale a pena contar com uma análise de opções de empréstimo pessoal online. Com menos burocracia e facilidades de acesso ao crédito, pode trazer boas oportunidades de negociação para vocês.

Empréstimo com garantia

O empréstimo com garantia é outra opção com juros reduzidos e isso porque o casal em que deixar um bem como garantia à instituição. Pode ser um veículo, por exemplo, ou até mesmo um imóvel.

Mas não se preocupe, porque o bem vai continuar em sua posse. Seu valor, apenas, é dado como garantia enquanto vocês têm que lidar com prestações cujas taxas de juros costumam ser baixas. E isso acontece porque, em casos graves de inadimplência e da recusa de negociação, da parte do cliente, a instituição pode tomar esse bem.

Para as instituições financeiras, é um risco menor de nunca reaver o dinheiro. Por isso, tende a oferecer melhores condições aos clientes.

Atenção, apenas, para analisar sempre o CET (Custo Efetivo Total) da operação. Esse é o valor real que vai ser pago pelo empréstimo para o casamento e que vai ser diluído no total de parcelas.

Consórcio para casamento

Existe, também, a possibilidade de contratar um consórcio para casamento, sabia?

Só que, mais uma vez, a modalidade não é específica para casais em busca de crédito especificamente para isso. O que acontece é que um consórcio de serviços permite a você o acesso à quantia desejada. E esse valor pode ser usado para o fim que você quiser.

Como no consórcio as formas de contemplação acontecem por lances e sorteios, pode ser uma alternativa interessante em longo prazo. Assim, você vai quitando as parcelas enquanto ainda planeja o seu casamento, minimizando o tempo de quitação para depois, quando as novas despesas pós-casamento começarem a surgir no dia a dia.

Como pedir seu empréstimo para casamento?

E aí? Conseguimos te dar algumas boas ideias para considerar o empréstimo para o casamento? Outra boa notícia é que você pode fazer simulações, com diferentes empresas, para descobrir as melhores formas e condições (parcelas e prazos) para quitar o crédito.

Nós recomendamos que você sempre se atente ao custo final (o CET mencionado no tópico anterior). Além disso, foque em contratar empréstimos com empresas que são flexíveis e que entendem as suas necessidades. 

Isso tudo facilita — e muito — na hora de contratar e lidar com as prestações do empréstimo.

E tem mais! A seguir, vamos apontar algumas orientações importantíssimas para não errar na hora de se planejar e solicitar um empréstimo para o seu casamento!

Tenha um planejamento claro dos gastos do evento

Como falamos, as finanças do casal vão ficar parcialmente comprometidas com as parcelas do empréstimo. Daí, a necessidade em planejar em ainda mais detalhes o casamento para que todos os custos estejam devidamente precisos e informados.

Sem falar na importância em falar com os fornecedores de produtos e serviços para a ocasião, e ter o orçamento em mãos. Isso ajuda a compor a melhor média de preços e comparar a melhor alternativa entre as empresas consultadas.

Pesquise pela melhor instituição financeira

No que diz respeito ao empréstimo para casamento, atenção: instituições financeiras de boa reputação no mercado, serviços diferenciados e boas taxas de negociação devem estar entre os pilares da sua escolha.

Não se guie somente pelo preço porque você pode se deparar com um atendimento ineficiente, por exemplo. Faça questão de analisar todos os pontos em torno do serviço prestado pelas empresas e, assim, sua decisão vai ser muito mais assertiva,

Reúna a documentação necessária

Cada instituição tem a sua lista de documentos para a aprovação do pedido de empréstimo, mas no geral se concentra em:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de renda;
  • Comprovante de residência.

Outros documentos também podem ser solicitados, e tudo depende do tipo de empréstimo e também da própria instituição.

Leia atentamente seu contrato e assine!

Atente-se aos fatores-chave do empréstimo, como os prazos de liberação do dinheiro e informações contratuais que costumam pegar os clientes de surpresa, como juros, taxas etc..

Ao informar-se sobre os detalhes do contrato, você evita que imprevistos interpelem o seu caminho. É a mesma coisa ao organizar o casamento: você faz questão de se envolver em todas as partes do planejamento (ou deixa o serviço nas mãos de especialistas) para evitar riscos e problemas ao longo do processo.

Opções de empréstimo e financiamento do Ailos: seu casamento do jeito que você sonhou!

O Ailos tem opções para todos os perfis, inclusive, para quem está à procura de um empréstimo para casamento.

Nossa modalidade de empréstimos, consórcios e financiamentos atendem a um perfil amplo  de clientes! E convidamos você a conhecê-la para encontrar, aqui, um verdadeiro parceiro para celebrar o início da sua vida a dois!

Conclusão

Pode não existir um empréstimo para casamento, nas listas de serviços financeiros, mas você pode usar o crédito desejado para esse fim.

Para isso, basta selecionar o serviço de sua preferência e prestado pela empresa de sua confiança. O Ailos pode ser a instituição mais alinhada com as suas necessidades e objetivos. Por isso, fale conosco caso esteja à procura de uma oferta de crédito diferenciada para a realização do seu casamento dos sonhos!

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (0)

Ocultar comentários
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o blog. Veja alguns navegadores que você pode utilizar: