• 1 de fevereiro de 2023
  • 9 minutos

Finanças casal: como lidar a dois com a vida financeira?

9 minutos

Lidar com a vida a dois, realmente, não é uma tarefa fácil; inclusive quando o assunto envolve finanças casal.

Porém, para que um relacionamento seja saudável e duradouro, é importante que essa pauta seja desenvolvida.

Isso porque, conhecer a realidade do parceiro é essencial para projetar um futuro e, assim, criar metas que sejam, de fato, alcançáveis. 

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue lendo sobre finanças casal e aprenda a lidar com a vida financeira.

Qual a importância sobre conversar de finanças em casal?

Uma coisa é certa: cada casal possui um estilo de vida diferente. No entanto, existem alguns aspectos que devem ser comuns a todos, como a honestidade e o diálogo.

Afinal, esses são fatores essenciais para todos os casais que querem nutrir um relacionamento saudável. 

Assim, conversas sobre questões como finanças é extremamente importante para que ambos sejam capazes de elencar suas limitações e objetivos sobre finanças casal.

Logo, quando há essa comunicação ainda no início do relacionamento, vários obstáculos e discussões desnecessárias são evitadas.

Isso porque, ambos saberão a realidade de cada um e, certamente, estarão mais aptos a controlar os gastos e planejar como irão lidar com suas finanças casal.

Descubra como a Ailos pode te ajudar nas finanças casal

Quais são os possíveis modelos para finanças a dois?

Quando o assunto são finanças casal, há uma necessidade em desenvolver um excelente planejamento financeiro para que ambos saibam exatamente a real situação da casa.

Por conta disso, existem alguns modelos que podem ser aplicados; alguns irão visar o aumento da renda, outros irão controlar os gastos e, outros, cuidarão para gastar o mínimo possível.

No entanto, é importante que esse planejamento esteja de acordo com o objetivo de ambos, justamente para que nenhum problema decorra desse planejamento financeiro.

Para ajudar você e seu parceiro, elencamos alguns modelos que podem fazer a diferença na hora de planejar as finanças casal. Confira!

  • Procure aplicar uma parte do dinheiro do casal em investimentos lucrativos;
  • Monte uma reserva financeira emergencial para possíveis imprevistos;
  • Espere o momento certo para comprar certas coisas;
  • Não sabotem o planejamento financeiro que vocês montaram.

Leia também: Livros sobre finanças: recomendações para você cuidar do seu dinheiro!

Como dividir as contas do casal: 8 dicas 

Um casal unido consegue sobreviver diante de vários imprevistos e obstáculos. Afinal, momentos difíceis podem surgir a qualquer hora.

Porém, quando um casal está conectado, nenhum problema, por maior que seja, pode abalar as estruturas desse relacionamento.

Inclusive, dividir as contas pode parecer um assunto que virou tabu no meio de tantos casais “modernos”. 

Porém, ele é extremamente relevante para que as finanças do casal não fiquem no vermelho e os objetivos estruturais e as perspectivas do futuro sejam alcançados. 

Por conta disso, preparamos uma lista com as melhores dicas para você aprender como dividir as contas do casal e, assim, manter um relacionamento duradouro.

Conversem sobre dinheiro

Não conversar sobre dinheiro é um erro que muitos casais cometem. A intenção não é falar o salário e nem as dívidas que possui no primeiro encontro.

Mas é fundamental que, com o amadurecimento do relacionamento, conversas desse tipo sejam colocadas em pauta, justamente para não assustar nenhuma das partes no futuro.

Vale mencionar que uma pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em conjunto com o Banco Central, mostrou que dos 89% dos brasileiros que falam o quanto ganham por mês ao parceiro, 95% abrem contas para um planejamento de finanças casal.

Dessa forma, conversar sobre o dinheiro que recebem é fundamental para que um relacionamento seja saudável e, acima disso, tenha confiança de ambas as partes.

Conheçam seus gastos e renda

Após entender que conversar sobre finanças não é um bicho de sete cabeças, chegou a hora de conhecer, de fato, os seus gastos e a sua respectiva renda.

Isso porque, não é muito cultural do brasileiro ter um controle preciso das suas finanças. Inclusive, esse fato pode ser notado com as altas taxas de inadimplência apresentadas.

Por conta disso, a primeira coisa é colocar na ponta do lápis (ou em alguma planilha eletrônica) a renda que recebe e os possíveis gastos, contando com os imprevistos, aliás.

Assim, será possível ter uma projeção mais assertiva do futuro e dos objetivos traçados para a vida a dois.

Invistam juntos

Outra maneira de dividir as contas do casal é promover ações que tenham como objetivo o aumento da renda: como o investimento em conjunto.

Afinal, quando o casal investe junto, o dinheiro proveniente dos lucros acaba sendo destinado ou para realizar algum sonho do casal ou para investir em algo que seja relevante para os dois.

Por isso, planeje e pesquise bem onde vocês podem investir. Pode ser que, no início, seja necessário contratar uma pessoa especializada em investimentos.

Assim, ela poderá nortear as suas escolhas e respectivas ações para não investir em algo que, certamente, não dará nenhuma lucratividade.

Mantenha um controle financeiro 

Se você está iniciando um relacionamento agora, sair atrás de liquidações não é a melhor opção. Isso porque, esse momento é ideal para que haja um controle financeiro.

Afinal, o casal ainda está se conhecendo e aprendendo um pouco mais sobre a realidade um do outro. Por isso, pode ser um equívoco realizar compras sem um bom planejamento.

Dessa forma, mantenha um controle financeiro focado ou no aumento da renda do casal ou nos gastos equilibrados. 

Ou seja, fique firme nos objetivos traçados. E essa dica serve para os recém-casados e para quem já está completando bodas.

Criem metas em conjunto

Criar metas em conjunto, sem dúvida, fortalece o casal. Isso porque, a confiança gerada nesse momento renova os laços entre ambos.

Dessa forma, sentem-se no sofá, ou em qualquer lugar que os deixe mais confortáveis, e comecem a criar metas em conjunto.

Porém, saibam que as metas precisam ser estabelecidas de forma que sejam alcançadas. Afinal, muitas pessoas erram nesse quesito e querem elaborar metas que estão além da sua capacidade na atual conjuntura.

Por isso, entenda a realidade do seu parceiro e estipule prazos para o cumprimento dessas metas. 

Isso fará com que você enxergue de forma mais macro a situação e identifique pontos que precisam ser melhorados ou, até mesmo, eliminados.

Tenham uma reserva de emergência

Atualmente, com tanta estabilidade financeira e tantas oscilações no mercado, é quase loucura não ter uma reserva financeira de emergência.

Isso porque, a gente nunca sabe quando um imprevisto vai acontecer, não é mesmo? Por conta disso, ter um fundo de reserva para eventuais contratempos é essencial.

Uma dica é criar uma conta bancária para esse objetivo ou fazer do modo tradicional e guardar o dinheiro debaixo do colchão (risos). 

O importante é ficar atento para que esse dinheiro só seja utilizado em casos de emergência, ok? 

Emergência médica, emergência com o carro ou quaisquer outros tipos de emergência que influenciam na rotina do casal.

Dividam os gastos levando em conta as necessidades de cada um

Embora sejam um casal, cada pessoa possui necessidades próprias, concorda? Por conta disso, esse aspecto deve, sim, ser levado em consideração na hora de dividir os gastos.

Logo, ao dividir os gastos, leve em conta aspectos como: salário, necessidades etc. Dessa forma, a divisão será justa e ambos poderão aproveitar os benefícios de um bom planejamento.

Mas para que isso dê certo, é fundamental ser sincero um com o outro. Inclusive, as necessidades de um não devem estar acima das necessidades do outro.

É importante que haja um respeito mútuo e que todas as necessidades sejam atendidas ao máximo possível. Afinal, ambos têm o direito!

Apostem em ferramentas de gestão financeira

Se mesmo com as dicas acima você sentiu certa dificuldade para controlar os gastos e planejar as finanças casal, uma opção pode ser apostar em ferramentas de gestão financeira.

Com elas, você garante uma série de benefícios que facilitarão a criação de um planejamento financeiro mais assertivo. 

Afinal, hoje em dia, a tecnologia vem auxiliando diversos casais a se livrarem de dívidas e a controlarem de forma mais adequada suas finanças.

Por isso, apostar em um sistema que entrega soluções de gestão financeira é um diferencial em qualquer relacionamento saudável.

Quando é o momento de conversar sobre finanças em casal?

Muitas pessoas acham que conversar sobre finanças casal é uma ação voltada a casais de longa estrada.

Na verdade, essa conversa deve iniciar antes mesmo do casamento. É, você não leu errado. Antes do casamento essa pauta já deve estar na mesa sendo discutida.

Claro que você não irá assustar o parceiro logo no primeiro encontro. 

Porém, como mencionado anteriormente, com o amadurecimento do relacionamento, esse assunto já deve começar a se desenvolver.

Afinal, como planejar um futuro a dois se ambos não sabem nada da vida financeira um do outro? 

Vida financeira à dois: conte com Ailos

Momentos especiais e que marcam a nossa trajetória, geralmente, exigem planejamento. E quando falamos de casamento não é diferente. Seja para comemorar em grande estilo em uma festa dos sonhos, viajar à dois para um destino incrível ou conquistar a casa própria. O sonho do casamento, seja ele qual for, tem um preço. E nós podemos te ajudar nisso! Visite nossa página especial e conheça nossas soluções

De forma digital ou presencial, sempre tem uma Cooperativa Ailos perto de você! E ela pode ajudar as finanças casal por meio da educação financeira.

Conclusão

No conteúdo de hoje você aprendeu que finanças casal é um assunto bastante polêmico entre as pessoas, mas que deve ser, sim, incentivado.

Isso porque, ele dará condições para que o casal se programe para o futuro e construa uma vida a dois baseada em evidências.

Importante comentar que, sim, imprevistos acontecem. Porém, quando o casal investe no diálogo, todas as barreiras são derrubadas.

Assim, para te ajudar nessa aventura que é a vida a dois, a Ailos preparou soluções de educação financeira e desenvolvimento pensando no casal do século XXI.

Quer conhecer mais sobre essas soluções e nutrir um relacionamento saudável entre você e seu parceiro?

Então, acesse o nosso site e descubra como a Ailos pode te ajudar nas finanças casal.

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (1)

Ocultar comentários