• 20 de setembro de 2022
  • 10 minutos

Cartão de crédito para empresa: entenda o que é e como funciona

10 minutos
Cartão de crédito para empresa entenda

Quem tem um cartão de crédito sabe que essa ferramenta proporciona inúmeras facilidades na gestão das finanças pessoais. Porém, esse benefício não é exclusivo de pessoas físicas. Também há o cartão de crédito para empresa, voltado para as necessidades do negócio.

Então, se você é um empreendedor, é mais do que essencial ter um cartão de crédito do tipo, para manter as finanças da empresa separadas das contas pessoais. 

Além disso, poderá usufruir de outras vantagens, como linhas de crédito para investimentos em sua companhia. Mais a seguir, encontrará informações sobre o cartão de crédito para CNPJ, como ele funciona, benefícios e meios de contratação. Acompanhe! 

Conheça as nossas soluções de crédito que cooperam com as pessoas, seus sonhos e negócios.

Como funciona um cartão de crédito para empresa?

Todos os cartões de crédito são emitidos por instituições financeiras, e funcionam como uma ferramenta de pagamento pós-pago; a compra é feita antes do pagamento. 

Com os cartões empresariais, a dinâmica é a mesma dos cartões para pessoas físicas. Há um limite de crédito, previamente negociado com o banco ou cooperativa de crédito, no qual é possível fazer compras à vista ou parceladas, até que esse limite seja atingido. 

Em seguida, os valores gastos precisam ser pagos por meio de uma fatura, que tem dia certo para vencer. Normalmente, pode-se pagar o valor integral ou parcial da fatura. 

Vale destacar que o cartão de crédito é um tipo de empréstimo concedido pela instituição financeira, que concede mais poder de compra para o cliente e confiam que as faturas serão pagas até a data de vencimento.

Caso o pagamento não aconteça até o vencimento, ou somente uma parte do montante seja pago, ocorre a cobrança de juros sobre o valor restante — crédito rotativo.

Um dos maiores benefícios de usar um cartão de crédito para sua empresa é ter a possibilidade de realizar compras para o negócio, sem gerar grandes impactos no caixa ao parcelar os pagamentos. 

Na prática, você não precisará gastar o capital da empresa de uma só vez sempre que precisar comprar materiais para o negócio.

Quais os tipos de cartão de crédito para empresa?

Cartão de crédito para empresa tipos

Existem diversos cartões de crédito para empresas no mercado. São modelos com bandeiras diferentes, versões mais simples até opções mais robustas, com inúmeros benefícios e programa de milhas.

Alguns cartões não cobram anuidade, outros aplicam taxas consideráveis. Além disso, existem aqueles voltados para grandes negócios e outros ideais para pequenos empreendimentos. 

Para escolher seu cartão de crédito, é importante analisar o porte da sua empresa, faturamento e perfil de gastos. Caso seu negócio tenha muitas despesas mensalmente, pode valer a pena adquirir um cartão mais completo, mesmo com as taxas.

Por outro lado, se ainda não gasta valores significativos e não possui um faturamento tão alto, prefira opções mais básicas e livres de anuidade.

De modo geral, existem os cartões de crédito para MEIs (Microempreendedor Individual) e microempresas, modelos pré-pagos — onde se paga antes de gastar — e cartões voltados para empresas de segmentos específicos (tecidos, agrícolas etc.).

Ainda, há instituições que oferecem cartões CNPJ com versão virtual, para  fazer as compras online com mais segurança. Veja outras opções abaixo.

Crédito e débito

Trata-se do cartão empresarial mais completo, já que não possui restrições de uso. Entretanto, é importante destacar que as faturas são pagas pela pessoa jurídica, então, os gastos precisam estar relacionados com o seu empreendimento. 

Alimentação

Esse tipo de cartão é usado por muitas empresas para conceder um benefício específico para seus colaboradores. Ele destina uma quantia fixa mensal para cada funcionário fazer suas compras no supermercado.

Refeição

Diferente do cartão empresarial de alimentação, o cartão refeição é destinado para o uso em restaurantes e lanchonetes. O intuito é auxiliar nas despesas dos colaboradores que precisam fazer refeições no intervalo do trabalho, como no horário de almoço. 

Vale-transporte

Esse cartão facilita o pagamento do VT aos funcionários. Ele realiza uma recarga automática para cada colaborador, que poderá usar o saldo em transportes coletivos, como ônibus e metrôs. 

Frota

Nesse tipo de cartão empresarial, o uso é exclusivo para arcar com as despesas de combustível e manutenção dos veículos da companhia. Podem ser usados pelos motoristas ou responsáveis pela gestão da frota. 

Convênio

Com o cartão convênio, é possível adiantar parte do salário para o colaborador. Nesse caso, o empregador estabelece um limite, que fica pré-aprovado caso o profissional necessite. 

Cartão de crédito para empresa X cartão corporativo: quais as diferenças?

Apesar de parecerem semelhantes, o cartão empresarial e corporativo não possuem a mesma função. A principal diferença está na sua finalidade.

Como explicamos inicialmente, o cartão de crédito empresarial é aquele usado para fazer compras para o empreendimento. Tem a mesma função de um cartão de crédito pessoal, mas destinado para o uso nos negócios. 

No caso do cartão corporativo, trata-se de um cartão disponibilizado para os colaboradores, com o intuito de custear despesas de trabalho, como cursos, viagens de negócios, passagens, hotéis, alimentação e outros.

Esse cartão pode ser do tipo pré-pago ou pós-pago, mas todos com limite de valor, da mesma forma que um cartão de crédito comum. 

Quais os benefícios do cartão de crédito para a empresa?

Cartão de crédito para empresa benefícios

Utilizar um cartão de crédito para empresa pode gerar inúmeras vantagens para seu negócio. Veja a seguir algumas delas. 

Parcelamento de compras

Cartões para empresas possibilitam fazer compras parceladas. Então, ao adquirir algum produto para sua empresa, ou assinar determinado serviço, você pode dividir o valor total em alguns meses. 

Quando realizadas com planejamento, as compras a prazo representam uma grande vantagem pois reduzem o impacto sobre o caixa do negócio.

Controle de gastos

Durante atividades corporativas externas, é normal que você e sua equipe tenham despesas. 

Nesse aspecto, o cartão empresarial consegue concentrar todos esses gastos em um só lugar, facilitando a prestação de contas para a organização financeira da companhia.

Separação entre pessoal e empresarial

Caso você seja MEI ou tenha um pequeno negócio, ter um cartão de crédito empresarial é a solução para separar as despesas pessoais do seu empreendimento. 

Além disso, gerir a companhia fica muito mais fácil, pois todas as transações ficam registradas eletronicamente, permitindo um planejamento mais eficiente do pagamento das contas no decorrer do tempo. 

Mais segurança

É imprudente andar com grandes quantidades de dinheiro na rua. Além de representar uma falha de segurança, significa problemas na gestão do negócio. 

Reunir as compras do negócio no cartão de crédito empresarial é benéfico, tanto para as compras presenciais, quanto para os gastos virtuais. Até porque, as instituições financeiras costumam notificar os clientes sempre que uma nova transação for realizada. 

Dessa forma, você ficará sabendo caso alguma atividade suspeita tenha ocorrido, e poderá tomar as devidas providências. 

Como escolher um cartão de crédito PJ?

Saber escolher o melhor cartão empresarial requer avaliar uma série de fatores. Como abordamos nos tópicos anteriores, existem diversas opções no mercado, cada uma com funções e características distintas.

Alguns critérios que você pode analisar são as anuidades cobradas, eficiência nas operações, taxas de juros, suporte ao cliente, benefícios oferecidos e mais. Veja mais detalhes a seguir. 

Veja a anuidade e tarifas

Um dos principais pontos a serem estudados é a respeito da mensalidade ou anuidade do cartão. Procure saber quais instituições oferecem as menores tarifas com os maiores benefícios para seu negócio.

Para facilitar sua pesquisa, o portal da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) disponibiliza uma relação com as tarifas e custos de serviços de todos os cartões de crédito do país. 

Analise as taxas de juros

Para selecionar seu cartão de crédito para empresa, verifique as taxas de juros aplicadas. Atrasos no pagamento de faturas implicam na cobrança de altos juros. Portanto, é fundamental que você pesquise quais instituições praticam as menores taxas.

Bom controle de gastos

Todas as transações ficam registradas na conta do cartão de crédito. Isso facilita o controle do fluxo de caixa empresarial, bem como a organização do histórico de pagamentos. 

Assim, as contas vão para uma única fatura, evitando esquecimentos na hora de pagar. Sendo assim, dê prioridade para um cartão que possua um aplicativo organizado e descomplicado de utilizar. 

Rapidez do atendimento

Mais um critério indispensável para adquirir um cartão de crédito empresarial das instituições financeiras. 

O serviço de atendimento ao cliente eficiente, rápido e empático fará toda a diferença na hora de resolver problemas e esclarecer dúvidas que possa vir a ter com seu cartão ou uso do aplicativo. 

Vantagens oferecidas

Além da eficiência nos serviços e atendimento, também é essencial analisar os possíveis benefícios que o cartão oferece para sua empresa. Entre eles, podemos destacar o desconto na antecipação de parcelas, cartão virtual para compras online e cashback.

Como não extrapolar os gastos no cartão de crédito empresarial?

Cartão de crédito para empresa gastos

Da mesma forma que o cartão de crédito pessoal, é necessário planejamento e organização para não se perder nos gastos. Algumas boas práticas podem ajudar nessa tarefa. Confira abaixo.

Ajustar o limite de crédito

Evite consumir mais limite do que o seu negócio realmente precisa. Caso a empresa ainda tenha um faturamento baixo e ainda não precise fazer compras caras, opte por um limite de crédito menor. 

Limites altos podem alterar sua percepção sobre a quantia de dinheiro disponível, facilitando o descontrole. 

Escolher datas de compra

Compras empresariais são necessárias, mas também exigem planejamento. Caso precise comprar um novo computador, por exemplo, analise em qual período do ano esse produto aparece com o melhor preço e as melhores condições de pagamento. 

Também considere os meses de maior e menor faturamento, para encaixar as compras nos meses em que for mais fácil pagar a fatura do cartão. 

Seguir o plano financeiro

Toda empresa de sucesso tem um excelente controle de gastos. É essa organização que permite o desenvolvimento e expansão do negócio no mercado. 

Sendo assim, programe suas compras para a melhor data, revise o orçamento sempre que necessário, prepare-se financeiramente para arcar com os pagamentos, categorize as contas para facilitar o controle. 

Com essas estratégias, você consegue perceber rapidamente caso algo fuja do planejado e, assim, poderá se recuperar sem tantas dificuldades. 

Como solicitar cartão de crédito para CNPJ?

São diversas instituições financeiras ativas no mercado brasileiro. Portanto, cada uma possui diferentes critérios quanto à solicitação de um cartão de crédito para empresa. Normalmente, os requisitos mais comuns são:

  • ter um CNPJ ativo;
  • informar a categoria da empresa — negócios de grande porte têm acesso a cartões premium;
  • tempo de empresa — alguns cartões só aceitam empresas com mais de 2 anos de atividade;
  • histórico de crédito positivo;
  • conta PJ, já que boa parte dos cartões de crédito empresariais são vinculados a uma conta CNPJ do banco.

Algumas soluções exigem somente que você tenha um CNPJ ativo e que já possua uma conta de pessoa física na instituição. Essas versões são ideais para MEIs e empreendedores menores, pois costumam não cobrar anuidade. 

Conheça as nossas soluções de crédito que cooperam com as pessoas, seus sonhos e negócios.

Conclusão

Viu como ter um cartão de crédito para empresa pode significar mais controle financeiro para seu negócio? Para escolher a melhor opção, analise os critérios que citamos por aqui e, para não perder o controle nos gastos, faça um bom planejamento de gastos. 

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o blog. Veja alguns navegadores que você pode utilizar: