• 30 de setembro de 2022
  • 11 minutos

Descubra o que é conta PJ, sua importância, benefícios e como abrir uma

11 minutos
Conta PJ Santander

A dúvida sobre o que é conta PJ é muito comum entre empreendedores,  principalmente sobre a obrigatoriedade de abrir uma.

E nesse ponto, nós já adiantamos que não é obrigatório abrir uma conta PJ, caso você seja um empreendedor.

Porém, ter esse tipo de conta traz diversas vantagens para o seu negócio,  principalmente vantagens financeiras.

E para explicar a você o que é conta PJ e quais são essas vantagens que estamos falando, além de como ela funciona e o que você deve considerar antes de abrir uma, preparamos esse artigo completo sobre o tema.

Vem com a gente e bora ficar por dentro de tudo que envolve o que é conta PJ.

Conheça o Sistema Ailos: cooperativismo e produtos financeiros acessíveis para você!

O que é uma conta física

O que é conta PJ?

A conta PJ é uma conta corrente bancária especial para empresas, ou seja, ela é feita com o CNPJ do seu negócio e não com o seu CPF.

Então, para entender o que é conta PJ, é preciso ter em mente que para abri-la você precisa estar inscrito no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

E essa conta pode ser aberta por você, representante legal da empresa, ou por seus sócios.

No momento da abertura, vocês definem quem pode movimentar a conta e de quais formas cada um pode usá-la, tendo a liberdade de modificar qualquer definição com o passar do tempo.

No mais, o que difere a conta PJ de contas tradicionais é o fato dela ter funcionalidades diferentes e especiais para atender as necessidades de negócios,  como emitir boletos,  ter crédito mais fácil e até mesmo ter um cartão empresarial.

O que significa ser uma Pessoa jurídica? 

Agora você já sabe o que é conta PJ  e que ela é destinada a pessoas jurídicas.  Mas afinal, o que é ser uma pessoa jurídica?

Todos nós,  cidadãos,  somos considerados pessoas físicas e somos identificados pelo número do nosso CPF.

Tanto é que somente com o nosso CPF que nós conseguimos abrir contas pessoais no banco.

Mas quando você e mais pessoas decidem formar uma entidade e abrir um negócio,  vocês estão criando uma pessoa jurídica.

Assim,  para formalizar  a organização de vocês,  é necessário fazer um registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) - isso vale tanto para empresas privadas quanto para  partidos políticos,  igrejas,  fundações e associações sem fins lucrativos.

É por meio desse cadastro que você paga os tributos previstos em lei de acordo com a natureza do seu negócio. 

Como funciona uma conta de Pessoa Jurídica?

A conta de pessoa jurídica funciona estando atrelada ao CNPJ ao invés de um CPF,  como  geralmente acontece com as contas tradicionais.

Além disso, a conta PJ funciona em qualquer instituição financeira que disponibiliza essa modalidade, permitindo que ela seja aberta pelo representante legal da empresa ou por um de seus sócios.

Outra característica do funcionamento deste tipo de conta é que somente pessoas autorizadas podem fazer movimentações financeiras nela e que geralmente alguns serviços especiais são disponibilizados aos clientes desta modalidade, conforme falaremos mais adiante. 

O que é  conta PJ Itaú

Qual a importância de ter uma conta PJ?

Ao entender o que é conta PJ, fica mais claro a sua importância, afinal, ela possibilita que você organize as finanças do seu negócio de forma mais simples, visualizando em um só lugar as movimentações feitas.

Isso porque, de uma conta jurídica saem somente gastos com despesas da empresa,  como:

  • pagamento de impostos;
  • pró-labore;
  • tarifas e taxas bancárias;
  • entrada de pagamento de clientes;
  • pagamento de fornecedores;
  • pagamentos de serviços para a empresa;
  • pagamentos de contas fixas e variáveis do negócio.

Com isso, procedimentos como repassar dados financeiros para o seu contador e definir os seus patrimônios se tornam mais práticos e rápidos de serem feitos.

E assim todos os gastos de sua vida pessoal não se envolvem de forma alguma com o dinheiro de sua empresa.

Qual a diferença entre uma conta jurídica e uma pessoal?

Basicamente a diferença entre uma conta jurídica e uma conta pessoal é que a conta pessoal é aberta por meio do CPF de uma pessoa, enquanto a conta jurídica é aberta por meio do CNPJ.

Então, a conta pessoal diz respeito a todas as movimentações financeiras de uma pessoa física, enquanto a conta PJ está relacionada a todas as movimentações financeiras de uma pessoa jurídica, ou seja, de uma empresa.

E aí, já está ficando mais claro para você o que é conta PJ? Então, abaixo, confira mais sobre a obrigatoriedade desse tipo de conta.

É obrigatório ter uma conta PJ?

Não, não é obrigatório que as empresas tenham uma conta PJ. 

Fica a cargo das organizações decidirem se querem ou não abrir uma conta  bancária específica  para acompanhar as movimentações financeiras do negócio.

Deste modo, embora  não haja obrigatoriedade para abrir uma conta PJ, há a indicação para que isso seja feito, pois conforme mostraremos ao falar dos benefícios da conta PJ,  ela permite que você consiga organizar melhor as finanças do negócio, além de torná-lo mais profissional e permitir que você consiga crédito de forma mais fácil.

O que é conta PJ Inter

Qual a diferença de conta PJ e MEI?

A diferença entre a conta PJ e MEI, é que o MEI pode receber os seus pagamentos do contratante por sua conta bancária de pessoa física.

Isso porque o MEI não precisa ter uma conta PJ, pois como falamos acima, não existe nenhuma lei que determine que é obrigatório ter esse tipo de conta específica para o negócio.

Porém, é altamente recomendável que você opte por abrir essa conta para a sua empresa, pois com ela você consegue organizar melhor as suas finanças e torna mais fácil todo o controle de entradas e saídas de  seu empreendimento, além de não misturar o dinheiro dos negócios com o seu dinheiro pessoal.

Sabendo disso e tendo mais claro o que é conta PJ, na sequência falaremos sobre os seus benefícios. Confira!

Benefícios de ter uma conta PJ

Os benefícios de ter uma conta PJ vão desde conseguir separar o seu dinheiro pessoal do dinheiro do seu negócio, centralizar as operações financeiras e realizar pagamentos no cartão empresarial até conseguir emitir boletos, ter taxas diferenciadas  e chances de conseguir mais clientes para o seu negócio.

Abaixo, entraremos em mais detalhes sobre cada um desses benefícios,  completando a explicação de o que é conta PJ.

Conta PJ Santander

Separação do dinheiro em PJ e PF 

A base de uma boa gestão financeira de empresas é separar o que são gastos pessoais e o que são gastos do negócio.

Mas nem sempre é fácil fazer essa separação, principalmente se você usa a sua conta pessoal para recebimentos e gastos de sua empresa.

Assim, ao entender melhor o que é conta PJ e optar por abrir uma para o seu negócio, você consegue fazer essa divisão de forma mais simples, pois nesse tipo de conta entrarão e sairão apenas quantias relacionadas ao seu empreendimento.

Centralização das operações financeiras

Como falamos acima, a conta PJ permite que só entre e saia dinheiro relacionado ao seu negócio.

Dessa forma, você tem uma conta especial para controlar e visualizar de forma mais fácil todas as finanças do seu negócio, conseguindo centralizar todas as operações financeiras em um só local. 

Pagamentos no cartão empresarial

Ao entender o que é conta PJ e abrir a sua,  automaticamente você ganha um cartão corporativo que te permite fazer compras  para o seu negócio no crédito ou no débito.

Esse cartão fica vinculado ao seu CNPJ,  portanto,  qualquer gasto feito com ele cai diretamente na conta jurídica, mais uma vez facilitando que você controle todas as operações financeiras do seu negócio.

Ação judicial

Dependendo da categoria da sua empresa, a conta PJ garante que os bens pessoais dela não corram risco caso o seu negócio enfrente alguma ação judicial.

Facilidade

As contas jurídicas facilitam diversas questões burocráticas, tornando muitos processos bancários mais fáceis para empreendedores, otimizando o seu tempo e até mesmo reduzindo alguns custos.

Emissão de boletos

Para quem tem um negócio, emitir boletos é fundamental e a conta PJ garante isso em praticamente todas as instituições financeiras que permitem a abertura dessa modalidade.

Desta forma, você consegue aproveitar esse recurso e possibilitar aos seus clientes essa forma de pagamento.

Taxas diferenciadas

As taxas de manutenção de contas jurídicas são diferentes das de contas PJ, geralmente personalizando os valores de acordo com as suas necessidades e o tamanho do seu negócio.

Empréstimos facilitados

Ao entender o que é conta PJ, é importante ter em mente que com esse tipo de conta as condições para empréstimo são facilitadas.

Isso porque você tem um histórico mais detalhado das suas entradas e saídas, algo que é fundamental para solicitar um empréstimo aos bancos e comprovar que há uma sustentabilidade financeira de seu negócio.

Controle e documentação da conta PJ

Uma vez que seu controle de fluxo e movimentação financeira do negócio ficam mais fácéis por meio da conta PJ, você consegue fazer a gestão do seu fluxo de caixa de forma mais prática e eficaz.

Isso significa que você tem chances de gerenciar melhor toda a documentação da sua conta, como lucros, despesas e rentabilidade.

Possibilidade de ter mais clientes 

A compreensão de o que é conta PJ e abertura dela permite que você feche negócios com empresas de médio e grande porte, pois elas costumam exigir esse tipo de conta para realizar o pagamento de serviços prestados.

Além disso, determinados fornecedores também irão te pedir uma conta PJ. Fique de olho!

No mais, é importante ter esse tipo de conta para passar mais credibilidade tanto para clientes maiores, como para fornecedores, afinal, o seu negócio depende dos dois para se manter ativo.

Como escolher uma conta PJ?

O que é conta PJ

O primeiro passo para escolher uma conta PJ é saber quais são as necessidades do seu negócio quanto a uma conta bancária.

Vocês precisam receber pagamentos? Pagar contas e tributos? Ou precisam mais de uma conta que permita fazer transferências? O foco de vocês é conseguir emitir diversos boletos? Ou é dar mais liberdade financeira para os seus sócios?

Sabendo das suas principais necessidades, procure por instituições financeiras que as supram.

E nesta fase, faça uma pesquisa bem detalhada, considerando todos os serviços oferecidos pelos bancos e perguntando sobre os termos de uso, propósito, suporte e políticas de privacidade de cada empresa.

Além disso, ao fazer a sua pesquisa, verifique se as instituições oferecem a opção de conta PJ para todo tipo de CNPJ, pois algumas delas disponibilizam esse serviço apenas para MEI.

Então, informe sempre em qual categoria de CNPJ a sua empresa se encaixa e se há opções especiais de conta PJ para ela.

Num geral, os principais serviços de contas PJ são:

  • conta corrente digital sem anuidade e sem tarifas para manutenção;
  • transferências, como PIX, TED e PJ;
  • cartão de crédito e débito;
  • pagamentos de impostos e contas de consumo;
  • emissão e gestão de boletos.

Por fim, ao escolher uma conta PJ, atente-se às taxas cobradas, para ter certeza de que elas estão de acordo com as suas necessidades.

Conheça o Sistema Ailos: cooperativismo e produtos financeiros acessíveis para você!

Como funciona uma conta PJ

Conclusão

Com esse artigo, a nossa missão era explicar a você o que é conta PJ.

Portanto, explicamos que ela nada mais é do que uma conta corrente bancária especial para empresas, aberta com o CNPJ do seu negócio e não com o seu CPF, podendo ser iniciada por você, representante legal do negócio, ou por seus sócios.

Como você viu, não é obrigatório que empresas tenham uma conta PJ, porém, é importante considerar essa opção, pois através dela você consegue organizar melhor as finanças do seu negócio, além de torná-lo mais profissional aos olhos de clientes e fornecedores.

No mais, além de explicarmos o que é conta PJ, trouxemos alguns benefícios dessa modalidade, como:

  • conseguir separar o dinheiro pessoal do dinheiro do negócio;
  • centralizar as operações financeiras;
  • fazer pagamentos com cartão empresarial;
  • garantir a segurança de seus bens caso você enfrente alguma ação judicial;
  • facilidades em questões bancárias que geralmente são burocráticas;
  • chances de emitir boletos;
  • oportunidades de taxas diferenciadas;
  • empréstimos facilitados;
  • controle e documentação da conta PJ;
  • possibilidade de ter mais clientes.

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o blog. Veja alguns navegadores que você pode utilizar: