• 31 de janeiro de 2023
  • 12 minutos

Crédito ou débito: qual escolher e principais vantagens?

12 minutos

Desde que as modalidades de pagamento crédito ou débito foram criadas, existe uma grande dúvida entre os consumidores de qual os benefícios de ambos. 

Cada modalidade de crédito possui suas próprias características e devem ser utilizadas em momentos específicos, principalmente o crédito. 

Muitas pessoas, por falta de educação financeira, acabam entrando em dívidas por gastarem desenfreadamente e não saberem a hora certa de utilizar o cartão de crédito. 

Por esse motivo, grande parcela da sociedade acaba tendo receio de utilizar essa modalide de pagamento. 

Por isso, neste artigo, o Ailos explicará detalhadamente qual é a melhor modalidade de pagamento e em quais situações utilizá-las! 

Se você está em busca de um cartão de crédito com diversos benefícios e diferenciais para a sua vida financeira, conte com o Ailos!

Crédito ou débito: quais as principais diferenças 

Uma das principais diferenças entre crédito e débito é o período de pagamento. Ou seja, uma é a prazo e a outra é à vista. 

Somente sabendo quais são as principais diferenças entre crédito e débito, um consumidor conseguirá ter uma vida financeira saudável. 

Veja abaixo as principais diferenças entre crédito e débito abaixo!

Crédito 

No caso do crédito, sua principal diferença entre o débito é a modalidade de pagamento a prazo. Ou seja, o consumidor não precisa pagar sua compra na hora. 

Então, é possível comprar um produto hoje e pagar depois, seja em apenas um único pagamento ou em várias parcelas. 

Essa modalidade de pagamento é recomendada para compras com valores muito altos, como eletrodomésticos, computadores, smartphones e tablets. 

No entanto, para o usuário ter acesso ao cartão de crédito, é necessário passar por uma análise de crédito, realizada pela instituição financeira. 

Por meio dessa análise, efetuada com base no score do consumidor, o cliente recebe uma determinada quantia de crédito, podendo ser utilizada por cartão de crédito, empréstimo e cheque especial.

Débito 

Por outro lado, o débito para ser utilizado não precisa passar por nenhum tipo de análise de crédito. Isso porque esse é o próprio dinheiro do consumidor. 

Portanto, o consumidor só pode comprar de acordo com o dinheiro disponível em sua conta corrente. Ele é um dos meios de pagamentos mais utilizados entre os brasileiros. 

Essa modalidade acaba substituindo o dinheiro em espécie e os cheques, em compras presenciais e digitais. 

Então, essa modalidade de pagamento só pode ser utilizada para pagamentos à vista, desde que a conta corrente tenha dinheiro suficiente para a transação ser efetuada. 

No entanto, existe uma exceção, chamada cheque especial — porém, ela está ligada ao crédito. Mas, sua utilização é feita pelo cartão de débito. 

Dessa maneira, quando o saldo do consumidor acaba, ele poderá utilizar o cheque especial, um crédito oferecido pelo banco convertido em débito — disponível até um determinado limite. 

Porém, é muito importante se atentar aos valores das taxas cobradas nessa modalidade de pagamento, pois, geralmente, são muito altas. 

Quais as principais vantagens de usar cartões de crédito?

Apesar de muitas pessoas não saberem utilizar o cartão de crédito, ele pode proporcionar inúmeros benefícios para a vida financeira organizada. 

Muitas vezes, é até mais vantajoso comprar no cartão de crédito do que no de débito, dependendo da situação. 

Por exemplo, se você comprar passagens de avião com o seu cartão de crédito é possível ganhar pontos de milhas e ter desconto em próximas compras. 

Veja abaixo alguns exemplos de vantagens do cartão de crédito! 

Poder de compra 

O cartão de crédito proporciona um poder de compra que, muitas vezes, o cartão de débito não consegue oferecer. Às vezes, pelo motivo da remuneração do usuário não ser muito alta. 

No entanto, para se ter um bom crédito no cartão não é necessário ter uma remuneração alta. Você só precisa pagar suas contas em dia e não se tornar inadimplente. 

Com um crédito alto, você tem mais poder de compra. Ou seja, se a sua remuneração mensal não permite comprar um produto, com o auxílio do cartão de crédito é possível. 

Praticidade 

Além do poder de compra, o cartão de crédito, em algumas situações, é bem mais prático do que um cartão de débito. 

Por exemplo, imagine que você não tem dinheiro para comprar um produto ou serviço e não pode esperar para juntar recursos. Com o cartão de crédito, você pode adiantar sua compra. 

Ou seja, ao invés de passar meses juntando dinheiro para comprar um produto, com o cartão de crédito será bem mais fácil de adquiri-lo. A única diferença é que você deverá arcar com as parcelas da compra. 

Possibilidade de acúmulo de pontos ou benefícios 

Como dito anteriormente, às vezes, é bem melhor realizar compras no cartão de crédito do que no cartão de débito. Isso porque, muitas instituições financeiras oferecem benefícios para o uso do crédito. 

Por exemplo, na compra de passagens aéreas, o usuário poderá acumular milhas e ganhar ótimos descontos nas próximas compras. 

No entanto, os benefícios não se resumem a passagens aéreas. Existem instituições financeiras que oferecem vantagens como cashback, acúmulo de pontos, entre outros. 

Prazo 

Com o cartão de crédito, você ganha prazo de pagamento. Ou seja, você não precisa pagar suas compras na hora de adquiri-los. Por um lado, isso é bastante vantajoso. 

Imagine que você precise muito de um produto, mas não pode gastar todo o seu dinheiro para comprá-lo. Com o cartão de crédito, você pode adiantar o pagamento dessa compra. 

No entanto, é muito importante se atentar a fatura mensal para não virar uma grande “bola de neve”. Por isso, utilize o cartão de crédito com consciência e moderação. 

Quais as principais vantagens de usar cartão de débito?

Agora que já falamos sobre as vantagens do cartão de crédito, está na hora de você conhecer o “poder” dos benefícios do cartão de débito. 

Apesar do cartão de crédito promover uma sensação de poder de compra, nem sempre esse sentimento é benéfico para o consumidor. 

Isso porque ele não está lidando diretamente com o seu dinheiro e, sim, com dinheiro do banco — o que pode gerar uma autossabotagem. 

Por isso, antes de iniciar a utilização do cartão de crédito, veja os benefícios que o cartão de débito pode oferecer. Confira abaixo! 

Alta aceitação 

O cartão de débito possui uma alta aceitação entre os comércios. Portanto, o consumidor não precisará se preocupar se o seu cartão será válido ou não. 

Diferente do cartão de crédito, apesar de também possuir uma alta aceitação em estabelecimentos comerciais, alguns não disponibilizam essa modalidade de pagamento. 

Além disso, alguns estabelecimentos podem cobrar uma taxa de serviço pelo parcelamento de uma compra, o que não acontece com o débito — já que o usuário estará pagando à vista. 

Organização financeira 

Com o cartão de crédito também é possível ter uma boa organização financeira, porém, com o débito é bem mais fácil controlar os seus gastos. 

Isso porque será possível ver o quanto está sendo gasto da sua remuneração. Já com o crédito, na maioria das vezes, o usuário não sabe controlar o uso do crédito. 

Com o cartão de débito, você consegue delimitar o quanto poderá ser gasto do total dos seus recursos. 

Menor possibilidade de dívidas 

O dinheiro gasto com o cartão de crédito não é do consumidor, é do banco. Ele só está emprestando um valor para ser pago depois, na fatura do cartão. 

Com o cartão de débito, o consumidor estará gastando seus próprios recursos. Ou seja, não estará fazendo nenhum tipo de dívida com o seu banco. 

Então, o consumidor que utiliza o cartão de débito tem menos chances de adquirir dívidas do que um usuário de crédito. 

Acesso mais simples 

Diferentemente do cartão de crédito, a funcionalidade de débito não precisa ser analisada pela instituição financeira. 

Portanto, fica mais fácil para qualquer pessoa adquirir o seu próprio cartão de débito. Já a função de crédito não é oferecida para todo consumidor. 

Isso porque a liberação de crédito depende de inúmeros fatores, como histórico de pagamento, score, Cadastro Positivo e outros. 

Crédito ou débito: qual a melhor opção em cada situação?

Agora de conhecer as vantagens das duas modalidades, você deve estar se perguntando: “Crédito ou débito?”. Para responder essa dúvida, é necessário analisar algumas situações. 

Isso porque, como dito anteriormente, o cartão de crédito e débito possuem suas próprias características. Então, cada um serve para um tipo de situação diferente. 

Para você se situar um pouco quando for utilizar essas modalidades de pagamento, o Ailos separou a seguir algumas situações para o uso de ambos.

Compras diárias 

Possivelmente, todos os dias você precisa comprar alguma mercadoria, seja alimento, serviços ou produtos. 

Na maioria das vezes, a melhor maneira de se realizar compras diárias é com o cartão de débito, já que você poderá ter um controle maior do dinheiro que está sendo gasto. 

Agora, com o cartão de crédito, geralmente, os consumidores vão realizando pequenas compras até que um grande valor é acumulado na fatura. 

Compras mais caras 

Nem sempre é possível comprar um produto muito caro com o cartão de débito, pelo simples fato dos recursos financeiros estarem limitados. 

Por isso, uma maneira de resolver essa situação é com o cartão de crédito. Com ele, o consumidor consegue, dependendo do seu limite de crédito, realizar compras mais caras. 

Por exemplo, ao invés de comprar um smartphone à vista, o consumidor pode parcelar o valor total em até 12x no cartão de crédito — facilitando a compra do produto. 

Para acumular pontos

Se você está em busca de maneiras para acumular pontos e milhas, certamente o cartão de crédito é a melhor alternativa. 

Isso porque, na maioria das vezes, grande parte das instituições financeiras oferecem inúmeros benefícios pela realização de compras no cartão de crédito. 

A maior exemplificação disso são as milhas. Dependendo do seu tipo de cartão de crédito, é possível acumular milhas e aproveitar bons descontos nas próximas compras. 

Baixe o nosso E-book disponível nesta página para aprender tudo sobre pontos e milhas!

Quando endividado 

Grande parte do endividamento de famílias no Brasil acontece pelo acúmulo de dívidas no cartão de crédito. Nessas ocasiões, o limite de crédito acaba sendo cortado do cliente. 

Caso a dívida ainda esteja pendente, não opte por realizar outro cartão de crédito. Utilize o seu débito enquanto a situação não é regularizada. 

Essa é uma maneira de evitar mais endividamento e também ter um maior controle das finanças. Dessa forma, também será possível quitar a dívida ativa na instituição financeira.

Ailos e a importância da educação financeira 

Segundo o levantamento da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), o endividamento das famílias brasileiras bateu o recorde em 2022, com parcela de 77,9% declarando o endividamento. 

Com certeza, se boa parte dessas famílias tivessem recebido uma orientação de educação financeira, o endividamento seria reduzido. 

Felizmente, com o avanço tecnológico, já é possível ver as instituições financeiras desenvolvendo orientações e ferramentas de educação financeira para seus clientes. 

A orientação de educação financeira deve ser aplicada em famílias desde cedo, especialmente na infância. Dessa maneira, o indivíduo poderá se tornar um adulto responsável com seus recursos financeiros. 

Quando falamos sobre educação financeira, não estamos nos referindo à ideia de economizar. O conceito é bem mais aprofundado e envolve a maneira que o ser humano se relaciona com o dinheiro. 

Ou seja, quando uma pessoa tem educação financeira em seu cotidiano, significa que ela será capaz de tomar decisões inteligentes e estratégicas com o seu dinheiro. 

O principal objetivo da educação financeira é transformar o indivíduo em um ser consciente, em decisões que envolvam seus recursos financeiros. 

Além disso, esse tipo de conhecimento serve também para uma pessoa utilizar seu dinheiro da maneira correta para alcançar seus objetivos. 

Está em busca de uma instituição financeira que te ajude a escolher os melhores caminhos financeiros? Conte com o Ailos e conheça os benefícios dos nossos serviços em sua vida financeira! 

Conclusão 

O cartão de crédito e débito podem ser utilizados em diferentes situações. Apesar de ambos terem benefícios, o crédito é uma modalidade que necessita de cuidados especiais. 

Isso porque, como dito ao longo do texto, você não estará lidando com o seu dinheiro, mas sim, com os recursos do banco. 

Por isso, antes de realizar compras no cartão de crédito, faça uma análise profunda em seus gastos mensais e veja se seus recursos financeiros são suficientes para arcar com a compra. 

Caso não seja, organize sua vida financeira e veja qual é o melhor momento para gastar com o seu cartão de crédito. 

Se estiver precisando de ajuda para lidar com a sua vida financeira, conte com os conteúdos do Blog do Ailos. Temos diversos materiais que te auxiliarão a tomar as decisões corretas! 

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (2)

Ocultar comentários