• 8 de dezembro de 2022
  • 12 minutos

Cartão virtual: o que é e quais as vantagens dessa tendência?

12 minutos

O cartão virtual é uma tendência que chegou para ficar e, a cada ano que passa, a função ganha mais popularidade. 

Isso porque ela promove mais facilidade e segurança na vida do consumidor que realiza compras online, sem a necessidade de ir a um estabelecimento físico. 

Diversas instituições financeiras já disponibilizaram essa função para o consumidor, mas ainda existem pessoas que têm dificuldade com a função. 

Uma das principais funções do cartão virtual é que, para utilizá-lo, você não precisa estar com o seu físico em mãos. 

Então, se você deseja realizar uma compra online, mas não está com o seu cartão físico em mãos, o virtual pode substituí-lo. 

Para você entender melhor sobre o cartão virtual, o Ailos, neste artigo, explicará detalhadamente o que é, suas vantagens e para que serve. Continue conosco para saber mais! 

Se você deseja adquirir o seu cartão virtual com uma instituição financeira de confiança, conheça os cartões de crédito do Ailos! 

O que é cartão virtual?

O cartão virtual é uma funcionalidade desenvolvida para deixar a vida financeira do consumidor mais simples e segura, em compras online. 

Ele pode ser utilizado tanto em compras em sites nacionais quanto internacionais. No entanto, isso dependerá se o seu cartão tiver essa função habilitada. 

Em prática, o cartão virtual é uma função que só pode ser utilizada em gastos realizados pela internet. 

Como o cartão físico, o virtual também possui uma sequência de números, um código verificado e uma senha. 

Ele pode ser gerado no aplicativo próprio da instituição financeira ou pode ser uma imagem já disponível de forma online para o cliente. 

Alguns bancos só permitem que o cartão virtual seja utilizado por algumas horas ou em apenas uma transação. No entanto, existem outras que disponibilizam a versão permanente. 

Outras, fazem com que o consumidor escolha um valor a ser gasto no cartão virtual, por quanto tempo o cartão ficará ativo e quantas operações serão feitas. 

Embora a utilização do cartão virtual não necessite do físico, para ter um cartão de crédito digital é necessário ter obrigatoriamente o físico. 

Quando surgiram os cartões virtuais? 

Como dito anteriormente, o cartão virtual foi criado para ser um aliado seguro e simples das compras online. 

Ele surgiu em 2017, quando uma certa fintech criou a função e, em seguida, diversos bancos também aderiram à novidade, como Itaú e Caixa Econômica Federal. 

Quais os principais benefícios de usar cartões virtuais? 

O cartão virtual foi criado para ser um facilitador de compras virtuais, por isso, ele promove diversos benefícios para o consumidor. 

Sabendo disso, o Ailos separou as principais vantagens de ter um cartão virtual em sua instituição financeira. Confira abaixo! 

Comodidade 

Com o cartão virtual, o consumidor tem mais comodidade para realizar suas compras online, sem precisar pegar seu cartão físico para ver sua sequência de números. 

Isso porque o cartão virtual estará sempre disponível para utilização, desde que o consumidor tenha o celular em mãos. 

Para facilitar mais ainda, alguns aplicativos de bancos permitem que os clientes copiem sua sequência de números automaticamente. 

Segurança 

Dependendo da instituição financeira, as informações do cartão virtual possuem um tempo disponibilidade limitado. 

Ou seja, após um período, o consumidor deverá gerar outro cartão virtual para realizar uma compra. 

Essa função permite que as transações sejam mais seguras e que as informações do cartão sejam alteradas regularmente. 

Flexibilidade 

Além de segurança, o cartão virtual também promove flexibilidade nas compras digitais. Isso porque o consumidor não precisa estar com o cartão físico para realizar suas compras. 

Ou seja, se o cliente tiver esquecido seu cartão físico em algum lugar e necessite realizar uma compra urgentemente, é só gerar o cartão virtual no aplicativo da instituição financeira. 

Aliás, para gerar um cartão virtual é muito simples, basta entrar na opção no app do banco e clicar em “Gerar cartão virtual”. 

Maior controle 

Com o cartão virtual, o consumidor também consegue ter mais controle dos seus gastos, já que a função limita os gastos. 

Então, se o você estiver em busca de uma função que você consiga ter mais controle da sua vida financeira, o cartão virtual pode ser uma opção. 

Essa opção permite que o consumidor não extrapole seus gastos, mantendo o equilíbrio da sua vida financeira. 

Quais os tipos de cartão virtual? 

Os cartões virtuais podem mudar de acordo com a instituição financeira. Então, existem bancos que oferecem mais funcionalidades que outros. 

Por exemplo, existem bancos que só permitem que o cartão de crédito seja ativado temporariamente, para preservar a segurança do cliente

No entanto, existem outros bancos que permitem que o mesmo cartão virtual seja utilizado inúmeras vezes, sendo desativado somente quando cliente solicitar. 

Cartão virtual 

O cartão de crédito virtual pode ser gerado diretamente no aplicativo do banco e pode ser utilizado para compras virtuais. 

Diferentemente do cartão virtual temporário, esse tipo pode ser utilizado em inúmeras transações virtuais. 

Além disso, essa função também respeita o limite de crédito estipulado pelo banco, igualmente ao cartão de crédito físico. 

Cartão virtual temporário 

Como já diz o nome, o cartão virtual temporário não foi feito para ser utilizado em compras recorrentes, pois tem um tempo de vida limitado. 

Então, não é recomendado utilizá-lo para compras que renovam ou em função de débito automático, já que as informações devem ser geradas a cada compra realizada. 

Essa função permite que o consumidor renove as informações do cartão virtual a cada compra realizada. 

Como escolher o melhor cartão virtual?

Para você escolher cartão virtual, é necessário entender suas necessidades financeiras. Dessa forma, você poderá utilizar a funcionalidade ao seu favor. 

Além disso, o mais importante é saber os benefícios do cartão virtual de cada instituição financeira, já que cada uma possui suas próprias características e regras. 

Por exemplo, existem instituições financeiras que disponibilizam cartões virtuais recorrentes, enquanto outras só oferecem a função temporária. 

Veja abaixo outros pontos a serem considerados quando for escolher o melhor cartão virtual! 

Entenda as suas necessidades 

O primeiro ponto a se considerar para escolher o melhor cartão virtual é entender suas necessidades. 

Sem defini-las, é bem provável que você acabe contratando qualquer instituição financeira sem os benefícios ideais para sua vida financeira. 

Então, após entender o que necessariamente você precisa em um cartão virtual, escolha um banco que se integre perfeitamente com seus ideais financeiros. 

Desta maneira, você conseguirá alavancar sua vida financeira e ainda poderá contar com uma instituição financeira de qualidade. 

Conheça as opções disponíveis

Atualmente, existem inúmeras opções de cartão virtual no mercado, já que é uma funcionalidade quase imprescindível em um cartão de crédito. 

Por esse motivo, é muito importante você conhecer, estudar e analisar as opções que estão sendo disponibilizadas para o consumidor. 

Veja qual será a mais favorável para a sua vida financeira e os benefícios oferecidos na função e analise se a proposta do banco é realmente benéfica para você. 

Após estudar e analisar as opções disponíveis no mercado, escolha a que mais se integre com sua realidade financeira. 

Confira as taxas de cada opção 

Cada instituição financeira possui suas próprias taxas, algumas mais altas e outras mais baixas. 

Então, antes de adquirir o melhor cartão virtual para você, analise as taxas do banco escolhido. 

Você pode analisar a tabela de taxas de uma instituição financeira diretamente no site oficial, ou então, entrando em contato com o atendimento do banco. 

Opte por uma instituição financeira que não tenha taxas abusivas e que ofereça benefícios para a sua vida financeira. 

Compare vantagens 

Como existem inúmeras instituições financeiras no Brasil, é imprescindível que você compare as vantagens de cada uma. 

Então, além de estudar o banco escolhido, analise as vantagens e desvantagens que a instituição promove com a função. 

Veja, primeiramente, o tipo de cartão virtual que a instituição financeira oferece, se é recorrente ou temporário. 

Desta maneira, você saberá como poderá utilizar o seu cartão virtual. Se é possível utilizá-lo em débitos automáticos ou somente temporariamente. 

A decisão dependerá da sua necessidade. Caso prefira utilizar o cartão virtual de vez em quando, a melhor opção é o tipo temporário. 

No entanto, se você for utilizá-lo para compras recorrentes, a melhor opção é o cartão virtual permanente, que não possui tempo de validade para ser cancelado. 

Como funcionam os cartões virtuais? 

Como ressaltado anteriormente, o cartão de crédito virtual foi desenvolvido para facilitar a realização de compras online do consumidor. 

Então, essa funcionalidade pode ser ativada rapidamente diretamente no aplicativo do banco do usuário. 

Dependendo da instituição financeira, o cartão de crédito virtual pode ser temporário ou recorrente. Geralmente, é raro um banco oferecer os dois tipos. 

Com o cartão virtual, o consumidor consegue realizar compras na internet sem precisar estar com o cartão físico em mãos. 

O que é necessário para ter um cartão virtual é uma conta em uma instituição financeira e ativar a funcionalidade no aplicativo. 

Após ativada, o usuário terá um cartão virtual com informações temporárias ou permanentes, onde podem ser utilizadas em compras online. 

Essas informações podem substituir os dados do cartão físico e podem ser alteradas a qualquer momento. Basta cancelar o cartão virtual velho e gerar outro. 

Veja também: como funciona o estorno no cartão de crédito

Onde é possível usar cartões virtuais?

É possível utilizar o cartão virtual em qualquer loja online que tenha a opção de pagamento com o cartão de crédito ou débito

Para isso, você precisa entrar no aplicativo da sua instituição financeira e gerar o seu cartão virtual. 

Após isso, copie as informações do cartão virtual e cole no espaço para pagamento na loja online. Por fim, clique em “Finalizar compra” e pronto! Você terá que utilizou seu cartão. 

Como pedir um cartão virtual?

A maneira de solicitar um cartão virtual pode mudar de acordo com a instituição financeira. Primeiramente, é necessário ter o cartão físico em mãos. 

Isso porque somente com as informações do cartão físico é possível liberar a funcionalidade virtual. 

Com o cartão de crédito físico em mãos, vá na opção de “Cartão virtual” e selecione para gerar o seu cartão de crédito virtual. 

Após isso, veja se a funcionalidade é temporária ou recorrente, para ter uma ideia de quando será possível utilizar o cartão virtual. 

No caso, se o cartão virtual for temporário, será necessário realizar o mesmo procedimento sempre quando utilizá-lo. 

Se você não conseguir gerar o seu cartão virtual, entre em contato com o atendimento da sua instituição financeira para ter um apoio durante a solicitação. 

Para você ter o melhor cartão virtual, você precisa da melhor instituição financeira, como a Cooperativa Ailos! 

Nosso objetivo é trazer mais resultados na vida financeira do consumidor, seja Pessoa Jurídica ou Física. Por isso, oferecemos inúmeras soluções para nossos clientes. 

Somos uma instituição financeira cooperativista, então promovemos a união entre pessoas com um interesse em comum: usufruir de serviços e produtos financeiros de modo acessível. 

Então, se você está em busca de uma instituição financeira que promova facilidade e rendimento na sua vida financeira, os Cartões Ailos são a resposta! 

Conclusão 

O cartão virtual é uma funcionalidade que foi desenvolvida principalmente para facilitar as compras online. 

Qualquer consumidor pode ter o seu cartão virtual, no entanto, é necessário saber se a instituição financeira disponibiliza a função. 

Com ele, você poderá realizar compras de maneira mais eficaz e segura, sem se preocupar se suas informações serão roubadas online, já as informações podem ser alteradas sempre quando uma compra for realizada. 

No entanto, isso não é o que acontece com todos os cartões virtuais, também existem os tipos que não precisam ser renovados a cada compra. 

Ou seja, o consumidor solicita somente uma vez, pode usar os dados do cartão para diversas transações online. 

O que diferencia o cartão virtual do físico é seu número, validade e o código de segurança. Então, suas informações são completamente diferentes da versão física. 

Além disso, os dados do cartão virtual só podem ser acessados pelo próprio usuário, já que ficam retidas no aplicativo com senha. 

Isso torna sua utilização mais segura, já que o cartão físico qualquer pessoa pode ter acesso às informações do titular, como sequência de números, validade CVV. 

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (1)

Ocultar comentários