• 24 de novembro de 2022
  • 8 minutos

Pagamento por aproximação no celular: vantagens e como fazer?

8 minutos

Ao passar dos anos, com o avanço tecnológico, as formas de pagamentos foram otimizadas para se adequar com o cotidiano do usuário. 

Um exemplo disso é o pagamento por aproximação no celular, que promove agilidade e praticidade no cotidiano do ser humano. 

Como a rotina de um indivíduo está ficando cada vez mais difícil, é necessário que ferramentas tecnológicas sejam desenvolvidas para otimizar o tempo. 

Com o pagamento por aproximação no celular você pode fazer isso de uma maneira prática. Basta encostar o celular perto da máquina de cartão e o pagamento é feito. 

No entanto, apesar dessa funcionalidade já estar sendo popularizada, ela não está disponível para todos os usuários. 

Para você conhecer melhor como funciona a tecnologia, o Ailos trouxe, neste artigo, as vantagens dessa funcionalidade e como acioná-la em seu celular. Continue a leitura para saber mais detalhes sobre a função! 

Pagamento por aproximação no celular: o que é a carteira digital? 

De uns anos para cá, a tecnologia NFC, criada em 2002 pela Sony e Philips, está sendo implementada nos smartphones para funcionalidades como o pagamento por aproximação. 

Apesar de estar no mercado dos eletrônicos há algum tempo, essa tecnologia só foi popularizada recentemente pelo pagamento por aproximação. 

Isso porque só é possível realizar o pagamento por aproximação no celular com a tecnologia NFC. Caso contrário, não é possível. 

Para utilizá-la, você deve estar com o seu cartão de crédito ou débito cadastrado na sua carteira digital. 

A carteira digital funciona como uma carteira normal, ela guarda as informações dos seus cartões e pode ser utilizada digitalmente e fisicamente. 

Todos os sistemas que são voltados para smartphones estão vindo com a carteira digital, seja iOS ou Android. No entanto, celulares mais antigos não possuem essa funcionalidade. 

Google Pay 

Em geral, o Google Pay é uma carteira digital que permite que os usuários de Android façam seus pagamentos pela aproximação do celular da maquininha.

O serviço funciona através do seu banco ou instituição financeira, vinculado ao app do Google Pay. Para utilizá-lo, basta ter um celular com a tecnologia NFC e adicionar seus cartões de crédito ou débito. 

No entanto, é importante saber se a sua instituição financeira permite a habilitação do serviço de aproximação. Caso contrário, não será possível utilizar a função. 

Além disso, verifique também se a tecnologia NFC está habilitada para pagamentos por aproximação. Se não estiver, vá em suas configurações e ative-a. 

Função NFC

Depois de falar tanto sobre NFC (Near Field Communication), está na hora de explicar o que é essa tecnologia. Apesar de ter sido criada em 2002, somente há alguns anos ela foi popularizada. 

Essa tecnologia está presente em diversos smartphones. Ao contrário do que muitos pensam, seu funcionamento é bem diferente do Bluetooth e do Wi-fi. 

Na especificação oficial, a tecnologia pode ser utilizada em uma distância de 10 cm, no entanto, na prática, o recurso é configurado para funcionar em menores raios.

No celular, essa função se estabelece através de um componente que é responsável pela emissão e recepção de informações. 

O iPhone 6 é um exemplo de smartphone que é consideravelmente antigo e possui a função NFC, assim como vários outros celulares Android. 

Essa tecnologia é considerada uma versão mais atualizada do RFID, uma função de radiofrequência usada em crachás e chaves de hotel. 

Pagamento por aproximação no celular: vantagens 

Apesar de muitas pessoas pensarem que o pagamento por aproximação no celular não tenha nenhum tipo de vantagem, é muito pelo contrário. 

Esse tipo de pagamento é muito mais prático e seguro do que o físico, em alguns casos. Para desmistificar alguns pontos, trouxemos algumas vantagens da função. Confira abaixo! 

Praticidade 

Uma das principais vantagens do pagamento por aproximação no celular é a praticidade que ele pode proporcionar ao usuário. 

Você não precisa de muito para utilizar a funcionalidade, somente o seu smartphone e uma maquininha. Com isso, é só aproximar e o seu pagamento estará feito! 

Viu como é prático? Desta maneira, você não precisará ficar andando com a sua carteira ao ponto de perder o seus cartões, já que eles estarão virtualmente cadastrados no seu smartphone. 

Segurança 

Diferente de uma carteira física, a digital promove mais segurança para o usuário, já que suas informações estarão protegidas e criptografadas. 

No pagamento por aproximação no celular o usuário necessita colocar sua senha para utilizar a função. Ou seja, somente o proprietário do celular poderá usá-la. 

Isso não acontece na aproximação do cartão físico, já que qualquer pessoa pode fazer a aproximação. 

Agilidade 

O pagamento por aproximação no celular foi desenvolvido para promover mais praticidade no cotidiano do ser humano. 

Por isso, utilizá-la é muito simples e rápido. Tudo o que você necessitará é aproximar o seu celular perto de uma maquininha. 

Desta maneira, você terá mais agilidade nos seus pagamentos, não precisando se preocupar com as senhas dos seus cartões ou onde eles estão. 

Com a carteira digital, você terá o seus cartões prontos para uso a qualquer momento, sem a preocupação de perdê-los. 

Facilidade de uso 

O pagamento por aproximação no celular não foi desenvolvido para ser algo difícil de mexer. Por isso, qualquer pessoa de qualquer idade pode utilizar a tecnologia

Portanto, se você for uma pessoa que não é tão acostumada com tecnologia, essa função não exige tanto conhecimento. 

Então, basicamente você deverá cadastrar os seus cartões na carteira digital e habilitar a função NFC e começar a realizar seus pagamentos por aproximação. 

Comodidade 

Se você é uma pessoa que gosta de promover comodidade em seu cotidiano, o pagamento por aproximação no celular é a função perfeita para você. 

Em alguns passos, você consegue promover mais comodidade nos seus pagamentos, deixando de lado as senhas e os cartões físicos. 

Após o cadastro dos seus cartões de crédito e débito, a única coisa que você precisará fazer é aproximar seu celular nos pagamentos da maquininha. 

Como habilitar o pagamento por aproximação no celular?

Embora a funcionalidade seja fácil de utilizar, é necessário realizar alguns procedimentos para ativá-la. 

Primeiramente, você deve saber se o seu smartphone é compatível com a tecnologia NFC. Se ele for, só é necessário habilitá-la nas configurações. 

Para ficar mais fácil para você, nós separamos o passo-a-passo de como habilitar a função em um celular. Veja abaixo: 

Abra a aba de configurações 

Para começar a usar o pagamento por aproximação você deve ativar a função nas configurações do seu celular. 

Para isso, você deve procurar na tela inicial do seu smartphone o ícone “Configurações” ou “Ajustes”. 

Após isso, você deverá procurar a aba “Rede sem Fios” ou “Conectividade” — a nomenclatura pode variar de acordo com o modelo do celular. 

Acesse conexões (Redes sem Fios ou Conectividade) 

Na aba de Conectividade ou Rede sem Fios, você deverá procurar a opção de ativar a tecnologia NFC. 

É importante ressaltar que não são todos os smartphones que possuem essa funcionalidade. Então, verifique se seu celular possui a tecnologia NFC. 

Somente os smartphones que possuem essa tecnologia podem desfrutar do pagamento por aproximação. No entanto, geralmente, todos os celulares de entrada e intermediários possuem a funcionalidade. 

Ative o NFC 

Por fim, para você conseguir aproveitar o pagamento por aproximação no celular, você deve ativar a função NFC. 

Após entrar em Redes sem Fios ou Conectividade, você deve clicar para ativar a função “NFC”. Assim, o seu celular estará pronto para utilizar o pagamento por aproximação. 

Depois de ativada, entre no aplicativo da sua carteira digital e adicione os cartões de crédito e débito que você utilizará no seu cotidiano. 

É válido ressaltar que não são todos os bancos e instituições financeiras que disponibilizam essa função. Portanto, entre em contato com o seu banco para saber se o seu cartão possui pagamento por aproximação.

No entanto, se você está em busca de uma instituição financeira que promova praticidade e agilidade na sua vida financeira, a Cooperativa Ailos é a escolha certa! 

Todos os nossos cartões, tanto de crédito quanto débito, possuem a funcionalidade de pagamento por aproximação no celular. 

Desta forma, você poderá realizar seus pagamentos de maneira otimizada e com uma instituição financeira que possui diversos serviços prontos para uso. 

Então, se você deseja ter uma instituição financeira de confiança e com soluções que sejam integradas e personalizadas de acordo com o seu bolso e estilo de vida, o Ailos é perfeito para você! Venha conhecer nossos serviços e tenha mais qualidade financeira! 

Conclusão 

Realmente o pagamento por aproximação no celular veio para ficar e a tendência é que ele seja mais utilizado do que o cartão físico. 

Por isso, se você já quer se adequar com os avanços tecnológicos, ativar o pagamento por aproximação é o primeiro passo a se dar. 

A funcionalidade foi desenvolvida para ser um aliado de pessoas de qualquer idade, até aqueles que não se dão muito bem com tecnologia. 

Portanto, se você deseja mais conforto, agilidade, praticidade, segurança e privacidade nas suas compras, essa função é a ideal para isso. 

Embora não seja o que todos os usuários pensam, a carteira digital é bem mais segura do que os pagamentos físicos. 

Esses benefícios integrados com uma instituição de qualidade, como a Cooperativa Ailos, são a chave para uma vida financeira saudável.

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o blog. Veja alguns navegadores que você pode utilizar: