As movimentações financeiras feitas no Brasil através de cartões de crédito e débito vem crescendo ano a ano. Hoje é muito comum que as pessoas optem muito mais pelos pagamentos através dos cartões do que dinheiro vivo, por exemplo. Por conta isso, é importante manter alguns cuidados para evitar transtornos e garantir a segurança das transações.
Neste artigo vamos listar seis dos principais golpes realizados no Brasil hoje nos cartões e também vamos dar algumas dicas importantes para que você possa se proteger dessas fraudes.
Movimentação financeira com cartões de crédito e débito
De acordo com um balanço divulgado pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), os pagamentos com cartões de crédito e débito cresceram 36,5% a mais no primeiro semestre de 2022 na comparação com o mesmo período do ano passado. No período foi registrada uma movimentação de R$1,6 trilhão com cartões.
O cartão de crédito teve um crescimento mais expressivo. Nessa modalidade de pagamento, foi registrado R$ 1 trilhão em movimentações no primeiro semestre. Isso corresponde a 42,2% a mais do que o mesmo período em 2021.
Já o cartão de débito foi responsável por R$ 488 bilhões em pagamentos, o que equivale a um aumento de 16,6% na comparação com o ano anterior. Os cartões pré-pagos registraram R$ 99,4 bilhões em movimentações no período.
No primeiro semestre de 2022, os pagamentos por aproximação com cartões de crédito e débito tiveram um aumento de 344,5%, somando R$ 235,5 bilhões nos primeiros seis meses do ano.
Uma pesquisa realizada pelo Serasa aponta que no Brasil, 29% das pessoas afirmam possuir cinco cartões de crédito ou mais. No recorte regional, o índice apontado pelo levantamento destaca que 26% dos respondentes afirmaram possuir cinco cartões de crédito ou mais.
Veja também: o que é o cadastro positivo e como funciona
Conheça 6 tipos de golpes com cartões de crédito e débito
Clonagem de cartão
Essa é a forma mais comum de golpe. Acontece tanto nas compras com cartão físico como nas compras digitais. Nas compras presenciais, as máquinas leitoras de cartão podem ter uma ferramenta capaz de copiar os dados do usuário. Com isso, os golpistas conseguem fazer uma cópia do cartão e fazer transações como se fossem a pessoa. Nas compras online, isso acontece quando alguém mal-intencionado consegue os dados do seu cartão. Ou quando você compra em um site não seguro, por exemplo. Por isso é tão importante buscar sites confiáveis e sempre fazer uma pesquisa antes de preencher qualquer formulário de compra ou realizar qualquer cadastro.
Troca de máquina
Esse golpe costuma ocorrer em razão da participação de uma pessoa envolvida internamente na operação do negócio, que possui acesso direto aos equipamentos. Com essa facilidade, a pessoa consegue trocar as máquinas para desviar a movimentação de venda de cartão para uma conta corrente que não é a da empresa na qual se está fazendo a compra.
Gerador de números falsos
Com a tecnologia cada vez mais desenvolvida, golpistas utilizam recursos específicos para gerar diversas combinações numéricas e testar várias formas de descobrir um número de cartão de crédito ativo. Com isso em mãos eles passam a comprar produtos e serviços com esse número de cartão roubado.
Compra repetida
Nesse caso, a pessoa que está manipulando a máquina de cartão informa que a transação não foi realizada, mas a informação é falsa. Na boa intenção de concretizar o pagamento, o usuário passa o cartão novamente em outra máquina e acaba pagando duas vezes pelo mesmo produto ou serviço. No ambiente virtual, essa situação pode acontecer ao preencher os dados do cartão e posteriormente ser informado de um erro. Ao preencher novamente, acaba pagando pela segunda vez, configurando a compra repetida.
Chargeback
O chargeback nada mais é do que o cancelamento do pagamento da compra feito via cartões de crédito ou débito. Por si só isso não configura uma fraude, mas pessoas mal-intencionadas podem se aproveitar da possibilidade de solicitar o estorno e realizar tal ato para comprar um produto sem pagar por ele.
Roubo de dados
Esse tipo de golpe acontece com bastante frequência. Um dos mais comuns atualmente é o phishing, uma técnica que busca conseguir dados de usuários por meio do acesso a links e sites desenvolvidos com esse intuito.
Como se proteger de golpes no cartão?
Como você viu, há uma série de mecanismos utilizados pelos golpistas para cometerem fraudes em cartões de crédito ou débito. Estar atento contribui na sua segurança, evitando problemas e prejuízos financeiros.
Veja algumas dicas que podem fazer a diferença para manter suas operações financeiras mais seguras.
Use o cartão virtual
Nas compras online, prefira usar o cartão virtual. No App Ailos por exemplo, você pode criar um cartão virtual para diversos serviços e categorias. Dessa forma você utiliza números específicos para cada uma das suas compras, evitando utilizar o número do seu cartão físico.
Tenha atenção na hora de usar seu cartão de crédito
Alguns fraudadores aproveitam um momento de distração para pegar dados do seu cartão. Já em máquinas de cartão ou caixas eletrônicos fique atento e se tiver qualquer dificuldade em inserir seu cartão procure outro caixa ou peça para usar outra máquina para o pagamento.
Cuidado com as compras online
Na hora de comprar pela internet, certifique-se que a loja em que você efetuará a compra é confiável, especialmente em compras via links de promoções que aparecem nas suas redes sociais. Outro ponto importante é observar se o sistema de e-commerce é protegido por segurança da informação e se outras pessoas já compraram nessa loja. Se tiver qualquer dúvida, não faça a compra.
Atenção aos links e e-mails suspeitos
Tenha cuidado com os links que você recebe, tanto por e-mail quanto por Whatsapp. Pesquise um pouco mais sobre a pessoa ou empresa que enviou o link antes de clicar, por exemplo. Se o link foi encaminhado por alguma pessoa conhecida e você tem dúvidas, pergunte do que se trata antes de sair clicando.
Revise sua fatura
É importante checar todas as compras quando a fatura for fechada. Esse hábito ajuda a detectar compras que não tenham sido realizadas por você, evitando dessa forma que novas compras sejam realizadas pelo fraudador que está em posse dos seus dados.
Ative as notificações no seu App
Dessa forma você recebe notificação sempre que realizar qualquer movimentação. Isso dará o alerta quando alguma compra indevida for realizada e você conseguirá agir de forma mais rápida.
Bloqueie a função aproximação quando for necessário
Em viagens ou situações que você tem algum receio de roubo do cartão, desabilite essa função no seu aplicativo. Quando em uso, adote o comportamento de conferir o valor que está pagando. Evite dores de cabeça.
Preste atenção aos pagamentos por aproximação
Quando usamos a senha para efetuar uma compra, costumamos conferir o valor que estamos pagando. Na opção por aproximação às vezes não fazemos essa conferência. Importante sempre verificar o valor pago para evitar dor de cabeça.
Cuide das suas senhas
Você já sabe mas não custa reforçar: não use sequências fáceis em suas senhas e não as compartilhe com ninguém. E, se for o caso, também solicite a confirmação das transações via SMS, e-mail e notificações em aplicativos.
Bloqueie seu cartão em caso de perda ou roubo
No caso de perda ou roubo faça o bloqueio do seu cartão o quanto antes.
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Faça um seguro para eventualidades com o seu cartão
Ter um seguro contra perda ou roubo do cartão pode evitar muita dor de cabeça.
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Se precisar de qualquer orientação, entre em contato com seu Posto de Atendimento para manter seu dinheiro sempre bem protegido!
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