• 17 de novembro de 2022
  • 9 minutos

Cadastro positivo: o que é e como ele funciona?

9 minutos

Alguma vez na vida você já deve ter se perguntando ou se perguntará o que é cadastro positivo. Em geral, ele é um banco de dados que possui um histórico do seu crédito. 

O cadastro positivo é um sistema que reúna informações de como os cidadãos estão quitando suas dívidas e também sobre inadimplência, prazos de pagamentos e outros. 

Portanto, o cadastro positivo funciona como um armazenamento de todas suas informações financeiras para que o governo e as instituições financeiras possam ter acesso.

Apesar de não ser tão conhecido, o cadastro positivo é muito importante para a aprovação de operações financeiras, como empréstimos e financiamentos, cartão de crédito e outros. 

Por isso, a Cooperativa Ailos, neste artigo, explicará para você o que é o cadastro positivo e como ele funciona. 

Se você está em busca de uma instituição financeira que ofereça as melhores condições de crédito, a Cooperativa Ailos é ideal para você. Venha conhecer nossos serviços exclusivos! 

O que é cadastro positivo? 

O cadastro positivo é um banco de dados que está ativo desde 2013, mas foi criado em 2011. Ele funciona como um banco de dados que contém o histórico financeiro de cada cidadão. 

Com ele, o governo e as instituições financeiras sabem como está a vida financeira dos consumidores, inclusive quem está em estado de inadimplência. 

O cadastro também auxilia os consumidores a começarem um novo relacionamento com novas instituições financeiras e ainda conseguir taxas mais baixas. 

Quando o cadastro positivo foi criado no Brasil? 

Como dito anteriormente, o cadastro positivo foi criado em 2011. No entanto, somente as informações financeiras negativas que eram registradas no banco de dados. 

Ou seja, quando a pessoa tinha pendências financeiras, automaticamente, ela já estava registrada no cadastro positivo. 

Segundo a Lei 12.414, o próprio consumidor que devia colocar o seu CPF na lista de bons pagadores. Porém, em abril de 2019, a legislação foi alterada. 

Agora, com o destaque na lei aprovada, todo consumidor que possui CPF ou CNPJ está na lista de bons pagadores. 

Entretanto, quem não quiser fazer parte desta lista, precisa realizar a solicitação de maneira gratuita. 

Principais vantagens do cadastro positivo 

Uma das principais vantagens do cadastro positivo é o aumento de chances de ser aprovado em solicitações de crédito pessoal ou até mesmo financiar um imóvel

Além disso, se o seu nome estiver registrado no cadastro positivo, significa que também pode ser uma chance de receber juros mais baixos nos serviços das instituições financeiras. 

Separamos algumas das principais vantagens de ter um bom histórico no cadastro positivo. Confira todas abaixo! 

Crédito facilitado 

Como dito anteriormente, a principal vantagem de ter uma boa reputação no cadastro positivo é a facilidade de conseguir crédito das instituições financeiras. 

Quando uma pessoa não é considerada um bom pagador, conseguir serviços de crédito pode ser difícil para ela. 

O crédito é uma das principais formas de adquirir bens atualmente. Portanto, se você estiver na inadimplência, corra para quitar as suas dívidas e melhorar seu histórico no cadastro positivo. 

Menores taxas de juros 

Todo serviço financeiro possui taxas de juros. No entanto, alguns cobram mais e outros menos. Porém, isso pode variar de acordo com o consumidor. 

Quando um cidadão possui nome no cadastro único, significa que ele é um pagador e as instituições financeiras podem oferecer mais benefícios — como a uma taxa menor de juros. 

Dependendo do histórico do consumidor no cadastro positivo, as instituições financeiras podem abaixar os juros de qualquer operação de crédito. 

Menor inadimplência 

Apesar de o cadastro único ser mais benéfico para os bons pagadores, ele também ajuda pessoas que estão inadimplentes. 

Como o sistema funciona como um histórico financeiro de um consumidor, mesmo que seu nome esteja negativado, as instituições financeiras podem ver a situação antes da inadimplência. 

Caso a inadimplência tenha acontecido por um breve deslize, é possível que o banco faça uma exceção e libera crédito para o negativado. No entanto, isso só é possível por conta do cadastro positivo. 

Melhores condições de negociação e financiamento 

Com um bom histórico no cadastro positivo, você consegue as melhores condições em negociações e financiamentos. 

Portanto, se você precisar fazer uma solicitação de crédito no banco, com um bom nome no cadastro positivo, é possível receber taxas de juros mais baixas do que o esperado. 

Além disso, as instituições financeiras também podem oferecer uma margem a mais de solicitação de crédito. 

Aumento de score de crédito 

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o cadastro positivo não é o mesmo que o score de crédito. No entanto, ambos podem se relacionar. 

Se você tiver um bom histórico de crédito no cadastro positivo, consequentemente terá um ótimo score de crédito. 

O score é uma das principais informações que são analisadas para a aprovação de crédito nas instituições financeiras. Por isso, é muito importante mantê-lo sempre estável e, se possível, alto. 

Como funciona o cadastro positivo? 

O cadastro positivo funciona como um banco de dados. Portanto, todo pagamento, transação ou pendência é registrado no sistema. 

O principal objetivo do cadastro positivo é facilitar a aprovação de crédito e diminuir as taxas de juros para os consumidores e empresas. 

No entanto, isso só é possível se o consumidor honrar com seus compromissos financeiros. Caso contrário, o cadastro positivo não se torna útil para a aprovação de crédito

Como dito anteriormente, para um consumidor ser aprovado para o crédito, a principal informação consultada é o score. 

Porém, com o histórico do cadastro positivo, agora as empresas e instituições financeiras podem conhecer um pouco mais sobre a vida financeira de seus clientes. 

Entretanto, o cadastro positivo não é só voltado para o consumidor individual, também é benéfico para os empreendedores. 

Com ele, é possível ser mais assertivo nos processos de análise e concessão de empréstimos, financiamentos e compras a prazo. 

De acordo com a assessoria do SPC Brasil, as informações contidas no cadastro positivo são protegidas conforme as exigências no Código de Defesa do Consumidor. 

Empresas podem ter cadastro positivo? 

Como dito anteriormente, o cadastro positivo não é voltado somente para os consumidores individuais, a sua empresa também faz parte. 

Segundo a Lei 12.4141 o cadastro positivo também engloba as empresas. Portanto, se seu negócio estiver com o financeiro em dia, você também pode desfrutar dos benefícios do cadastro positivo. 

Como saber se meu nome está no cadastro positivo? 

Para saber se você está cadastrado no cadastro positivo, é muito simples. Primeiramente, você deve entrar no site de umas das seguintes empresas: SPC Brasil, Serasa Experian, Boa Vista SCPC e Quod. 

Cada birô de crédito desenvolveu o seu próprio sistema de pontos para classificar os consumidores. Em geral, se você paga em dia, ganha pontos, mas se não pagar, perde. 

O primeiro acesso do cadastro positivo pode ser um pouco burocrático, já que será necessário o realizar cadastros e confirmações sobre sua pessoa. 

Logo quando entrar no site do birô responsável pelo seu nome, procure a opção “cadastro positivo”. Após isso, faça seu cadastro informando nome completo, CPF, data de nascimento e nome completo da mãe. 

É obrigatório? 

Não é obrigatório estar registrado no cadastro positivo, no entanto, se você cancelar seu cadastro, seus pagamentos não serão mais acompanhados pelos birôs. 

Apesar de ainda continuarem recebendo suas informações financeiras, eles não podem repassá-las aos consulentes e às empresas que utilizam esses dados. 

Por quanto tempo as informações ficam no Cadastro Positivo?

Se sua preocupação é o registro dos seus dados negativos no Cadastro Positivo, isso não é um problema. 

As informações registradas no cadastro positivo só ficam disponíveis pelo prazo máximo de 15 anos, conforme previsto em lei. 

Após esse período, as informações registradas, tanto negativas quanto positivas, serão automaticamente excluídas. 

O cadastro positivo expõe as informações financeiras para empresas?

Provavelmente, você deve estar achando que o cadastro positivo é uma maneira de expor todos os detalhes da sua vida financeira, já que no sistema é registrado tudo. 

Mas, não é bem por aí! Pode ficar tranquilo. As entidades que utilizam dessas informações não têm acesso às informações detalhadas sobre suas transações financeiras. 

A única informação que eles vão saber através do cadastro positivo sobre seu histórico financeiro é transmitida por pontuação. 

Ou seja, o que as empresas e instituições financeiras têm acesso é apenas o número de 0 a 1000 que define o risco da oferta de crédito. 

Portanto, essas empresas não saberão quais contas você pagou ou deixou de pagar — somente se você autorizar esse tipo de consulta no seu currículo financeiro. 

Se você está em busca de uma instituição financeira que promova segurança dos seus dados e ofereça mais oportunidades de crédito, a Cooperativa Ailos será uma ótima opção. 

Um dos nossos objetivos é auxiliar no crescimento da vida financeira de todos os nossos cooperados, por isso, oferecemos as melhores condições e taxas do mercado. Venha conhecer os serviços financeiros Ailos! 

Conclusão 

Agora que você já conhece a fundo o cadastro positivo, não precisa ficar com medo de estar registrado no banco de dados. 

No entanto, é válido lembrar que você não é obrigado a estar registrado no cadastro positivo. Para cancelar sua inscrição, entre no birô responsável pelos seus dados financeiros. 

Porém, se você quer conseguir mais espaço na aprovação de crédito, o cadastro positivo é uma ótima maneira de mostrar às instituições financeiras que você é um bom pagador. 

Por isso, se quiser manter um bom histórico financeiro no cadastro positivo, mantenha o pagamento de seus compromissos em dia. 

No entanto, caso você tenha dado um deslize em suas finanças, corra atrás de negociações para quitar suas dívidas e manter um bom histórico no cadastro positivo. 

Se você precisar de ajuda para conseguir colocar sua vida financeira novamente nos trilhos, conte com a Cooperativa Ailos. Estamos aqui para oferecer as melhores soluções financeiras para aqueles que precisam. 

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (5)

Ocultar comentários