• 9 de setembro de 2022
  • 8 minutos

Como aumentar o limite do cartão de crédito? Confira nossas dicas!

8 minutos
Aumentar limite de crédito

Ter um cartão de crédito pode representar mais autonomia financeira, além de ser um importante aliado nas despesas do dia a dia. Saber que possui uma ferramenta para cobrir determinados gastos, emergências ou mesmo realizar um sonho, traz tranquilidade. 

Contudo, o cartão deve ser usado com responsabilidade. Tendo isso em vista, muitas pessoas acreditam que o limite atual de seus cartões não é compatível com seus gastos. Consequentemente, surge a pergunta: como aumentar o limite do cartão?

Um limite consiste em um crédito pré-aprovado, que a instituição financeira libera para seus correntistas. Felizmente, existem algumas maneiras de aumentar esse limite. Acompanhe a seguir!

Conheça as nossas soluções de crédito que cooperam com as pessoas, seus sonhos e negócios!

Como saber o limite do cartão de crédito?

Antes de solicitar um aumento de limite à sua instituição financeira, é necessário avaliar se o seu limite de cartão atual é suficiente para suas despesas. Para fazer isso, consulte seu limite junto ao seu banco, fintech ou cooperativa de crédito.

Quem possui um cartão de crédito vinculado a uma conta corrente, o modo mais fácil de consultar o limite é acessando o internet banking. É possível entrar no sistema por meio de um computador ou aplicativo no smartphone. 

As informações costumam estar reunidas em um menu dedicado ao cartão de crédito. 

Também é possível verificar seu limite atual na fatura, que compila todos os dados sobre o cartão de crédito, inclusive as informações sobre o limite. Analise cada detalhe para ter um controle maior dos gastos.

A fatura deve apresentar tanto o limite total concedido, quanto o limite utilizado no mês e o limite restante disponível. 

Como aumentar o limite do cartão de crédito?

Entenda o limite de crédito

Antes de mostrarmos as dicas para aumentar o limite, precisamos te explicar como esse limite é definido pelas instituições, primeiramente. 

Você já entendeu que o limite consiste em um empréstimo pré-aprovado que as organizações financeiras concedem aos seus clientes, não é? Para isso, é necessário estabelecer uma relação de confiança entre a entidade e o consumidor. 

Tal relação é construída a partir da análise de risco. Antes de emprestar qualquer valor para um cliente, a instituição avalia se ele é um bom pagador e se terá a capacidade de pagar por esse empréstimo todos os meses. 

Quando o consumidor possui um histórico de pagamento e de crédito positivo, o banco, fintech ou cooperativa de crédito libera um limite que seja compatível com a realidade desse cliente. 

Entretanto, isso nem sempre acontece. Em alguns casos, o limite concedido é abaixo do esperado, pois a instituição não conseguiu reunir todas as informações necessárias para aprovar um valor maior. 

Veja a seguir as principais dicas para aumentar seu limite no cartão de crédito. 

Não atrase faturas

Pague todas as faturas integralmente antes do vencimento e evite deixar valores em aberto. Sabemos que imprevistos acontecem e as instituições oferecem alternativas de pagamento caso não seja possível arcar com os gastos totais no cartão. 

Pagar algum valor é sempre melhor do que não pagar nada. Caso você perceba que não vai conseguir pagar sua fatura completa, entre em contato com o atendimento do seu cartão para negociar melhores opções de pagamento, com menos juros aplicados

De todo modo, procure utilizar o cartão de crédito com responsabilidade para que consiga manter as faturas em dia sempre. Isso contribui para um histórico positivo. 

Deixe seu CPF “limpo”

Sempre que deixar de pagar por algum serviço ou produto adquirido, a empresa pode indicar seu CPF nos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa. Com isso, seu nome fica negativado, ou “sujo” como é conhecido popularmente. 

As consequências de ter o nome negativado são inúmeras. Porém, a principal delas é a dificuldade em conseguir meios de como aumentar o limite do cartão. 

Isso porque, conforme indicamos mais acima, antes de liberar crédito para alguém, as instituições consultam o CPF do cliente para analisar o risco que ele representaria. 

Então, caso o seu nome esteja “sujo” por qualquer motivo que seja, dificilmente conseguirá mais crédito, mesmo que esteja com os pagamentos em dia com a instituição na qual pediu o aumento de limite. 

Use seu cartão para tudo

Ainda sobre a análise do histórico do cliente, você já entendeu que as instituições precisam reunir informações sobre você. Então, cuide para manter um bom histórico no mercado. 

Caso utilize vários cartões de crédito, mas deseja aumentar um deles, centralize seus gastos no cartão prioritário para facilitar o aumento do limite pré-aprovado. Com isso, a organização entenderá que você tem explorado bem o limite concedido anteriormente.

Outra sugestão é a de usar o cartão de crédito mesmo para as compras pequenas do dia a dia, como a ida à padaria, a lojinha de 1,99, a banca de jornal e outros. Esses gastos menores que fazemos na rotina diária, quando somados, aumentam o gasto total no cartão.

Porém, é importante destacar a necessidade de guardar esses valores para pagar a fatura. Em vez de pagar as compras na hora com o débito, você pagaria com o cartão de crédito e, posteriormente, utilizaria a quantia guardada para pagar a fatura. 

Não parcele contas

Ainda não sabe como aumentar o limite do cartão? Mais uma dica que separamos é a de evitar o parcelamento das suas contas. Caso esteja precisando liberar mais limite em seu cartão, evite parcelar compras em muitas vezes, já que isso compromete seu uso.

Nesse sentido, prefira fazer parcelamentos em até 6 vezes. Para o caso de precisar comprar algo muito caro, planeje essa compra para não parcelar em muitas vezes. Assim, quando quiser aumentar o limite, as chances de conseguir o valor desejado serão maiores.

Mantenha sua renda e dados atualizados

Mantenha sua renda e seus dados sempre atualizados junto à instituição do seu cartão de crédito. Quando receber um aumento, somar renda com o cônjuge ou iniciar um novo negócio, comunique imediatamente. 

Comprovação de renda é um fator determinante para a liberação de mais limite de crédito. Para comprovar sua renda, são necessários alguns documentos:

  • holerite;
  • extrato de conta corrente;
  • declaração de IR;
  • carteira de trabalho e outros.

Receba seu salário na instituição do cartão

Construa uma boa relação com a instituição financeira do seu cartão. Quanto mais informações ela tiver sobre seus hábitos de consumo, mais rapidamente acontecerá o aumento do limite. 

Uma ótima maneira de acelerar esse processo é configurar o recebimento do seu salário na conta vinculada a seu cartão de crédito. Quando você abre uma conta em uma instituição e a indica para receber seu salário, um cartão de crédito é liberado automaticamente com um limite pré-aprovado. 

Com isso, basta usar o cartão, pagar suas faturas em dia para conseguir um aumento no limite. 

Solicite a transferência de limites

Muitas pessoas não sabem, mas algumas instituições permitem a transferência de limites, caso o consumidor tenha disponível outras linhas de crédito, como o cheque especial

Ao solicitar a transferência desse valor disponível no cheque especial ou outras linhas de crédito para seu cartão, poderá obter um aumento de limite mais rapidamente. 

Peça revisões no limite

Além de seguir todas as dicas acima, solicite a revisão do seu limite a cada 6 meses. 

Mesmo que a instituição negue a liberação do valor pedido, essas revisões servem para mostrar à organização que você tem interesse em obter mais crédito e continuar sendo seu cliente. 

Além disso, sempre que receber bônus ou aumento de salário, guarde os recibos e apresente à instituição para facilitar o processo. 

Quanto tempo demora para aumentar o limite de crédito?

Como aumentar limite de crédito

O tempo entre a solicitação de aumento e a liberação do crédito extra varia de acordo com as instituições. 

Atualmente, a etapa de pedir o limite acontece muito rapidamente; basta acessar o menu do cartão de crédito no seu internet banking e fazer o pedido de revisão no menu dedicado. 

A resposta das instituições não costuma demorar. Em alguns casos, o retorno negativo ou positivo é dado instantaneamente. De todo modo, a própria organização realiza análises de crédito automáticas para a aprovação de um novo limite.

Quando pedir para aumentar o limite do cartão de crédito?

Saiba sobre como aumentar o limite de crédito

Ter um cartão de crédito com limite alto é o desejo de muitas pessoas que utilizam essa ferramenta para organizar as finanças com mais facilidade. 

Porém, nem sempre o momento é adequado para pedir um aumento do limite. Nesse aspecto, prefira solicitar mais limite quando tiver um gasto não planejado, como despesas de saúde — exames, remédios, consultas etc.

Tais urgências não podem ser ignoradas, pois o aumento do limite nesses casos é uma real necessidade. Para evitar contratempos, deixe sempre uma quantia liberada no cartão de crédito por segurança. 

Conheça os Cartões Ailos que cooperam com os seus sonhos e negócios!

Conclusão

Neste conteúdo, você viu como aumentar o limite do cartão exige algumas boas práticas. Ter um cartão de crédito representa mais liberdade para organizar as finanças. Contudo, essa ferramenta precisa ser usada com responsabilidade para evitar endividamentos

Quer uma solução de crédito que facilite suas finanças? As cooperativas Ailos oferece empréstimo pessoal totalmente digital, rápido e com taxas reduzidas. Conheça!

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (1)

Ocultar comentários