• 25 de novembro de 2022
  • 16 minutos

Como acumular milhas: confira algumas dicas para fazer sua viagem

16 minutos

Aprender como acumular milhas é uma excelente estratégia para economizar na compra de produtos e serviços. 

Participar de um programa de pontos te garante bons descontos, especialmente em passagens aéreas.

Quem gosta de viajar frequentemente, tem muito a ganhar com o acúmulo de milhas e pontos. Diversas companhias aéreas oferecem programas de fidelidade aos seus clientes. 

Dependendo da quantidade de milhas acumulada, é possível adquirir passagens sem gastar mais nada. Para aproveitar ao máximo esse recurso, confira o guia a seguir!

Conheça os programas de pontos dos Cartões Ailos: programas de recompensas feito especialmente para você!

Como acumular milhas: o que são milhas?

Milhas aéreas são uma espécie de recompensa dada aos clientes que utilizam os serviços e produtos de determinada companhia, a exemplo das passagens.

Essa bonificação é feita com o objetivo de fidelizar os consumidores e incentivar o uso contínuo dos serviços da empresa. 

As milhas são liberadas para aqueles que participam de programa de milhas, com base em critérios como o valor das tarifas, trecho percorrido e serviços contratados. 

Em suma, quanto mais o cliente utiliza os produtos da organização, mais ele acumula milhas e mais descontos recebe na compra de passagens e outros itens. 

Grande parte desses programas são gratuitos e não exigem nenhuma compra prévia. A adesão acontece de forma digital, por sites ou aplicativos das empresas, ou mesmo pelos canais de atendimento.

Milhas ou pontos: qual a diferença?

Quando falamos em milhas, é normal que as pessoas a confundam com o programa de pontos — que possui suas próprias particularidades. 

Você também pode utilizar os pontos acumulados para comprar passagens aéreas, mas existem algumas diferenças nesse processo. 

As milhas são oferecidas exclusivamente pelas companhias aéreas com um tipo de moeda virtual, que pode ser usada na própria empresa para trocar por passagens ou descontos.

Já os programas de pontos são fornecidos por instituições financeiras, que possibilitam o acúmulo por meio do uso de cartão de crédito

Então, sempre que o cliente faz compras no crédito, acumula pontos que podem ser trocados por produtos e serviços diversos. 

Tais itens podem incluir as milhas, caso a instituição tenha uma parceria com alguma companhia aérea. 

Como acumular milhas: vantagens

São diversas vantagens de utilizar os programas de milhas, principalmente se você viaja bastante. Confira outras vantagens de acumular milhas abaixo!

Desconto no resgate de passagens

Conforme te mostramos acima, as milhas possibilitam que você obtenha descontos em passagens aéreas e outros produtos e serviços. 

Sempre que comprar uma passagem e tiver milhas acumuladas, poderá usar o saldo para reduzir o valor da compra.

Também pode conseguir a passagem sem pagar mais nada, caso tenha milhas suficientes. 

Viaje com a proteção que você precisa e sem espaço para preocupações na bagagem com o Seguro Viagem Ailos!

Reservas em hotéis

Da mesma forma que é possível conseguir descontos em passagens, saber como acumular milhas pode te ajudar a reservar hospedagem em hotéis a preços mais baixos. 

Esse processo funciona da mesma forma que as milhas; tudo o que foi acumulado no programa pode ser trocado pela hospedagem ou por descontos na hora de fazer a reserva.

Basta que a companhia aérea tenha parceria com redes de hotéis para possibilitar o uso do benefício. Assim, você poderá se acomodar em locais bem avaliados sem pagar caro. 

Upgrades

Além de conseguir pagar menos para viajar de classe econômica, você também pode usar suas milhas para obter descontos nas cabines premium da companhia aérea.

Na hora de comprar suas passagens, a empresa oferecerá a possibilidade de fazer um upgrade de cabine. Com as milhas, isso poderá ser feito sem precisar gastar muito. 

Assim, terá a oportunidade de viajar com mais conforto, gastando menos se resolvesse comprar as passagens com o próprio dinheiro.

Economia na rotina

Também citamos logo acima que as milhas funcionam como um tipo de moeda virtual. Por isso, é interessante aprender como acumular milhas.

Elas podem substituir o dinheiro convencional na compra de produtos e serviços diversos. Então, quem participa de programas de fidelidade, ganha benefícios em dobro. 

Afinal, todos querem economizar no pagamento das compras. 

Renda extra

Acumular milhas também pode gerar renda extra. Com o tempo, os programas de fidelidade foram se aperfeiçoando, a ponto de se tornar um produto comercializável. 

Desse modo, quem usufrui desse benefício pode trocar as milhas por produtos, serviços, passagens aéreas, além de vendê-las para outra pessoa.

As milhas acumuladas possuem uma data de expiração, que muda conforme o programa de fidelidade. 

Então, se você perceber que não poderá utilizar suas milhas a tempo, vale a pena vendê-las para outra pessoa. 

Risco na venda de milhas

Para concluir a transação, você precisará fornecer seu login e senha do programa de fidelidade para a empresa que comprou suas milhas. 

Com seus dados em mãos, a empresa emitirá a passagem aérea ao beneficiário de suas milhas e, posteriormente, efetuará o pagamento a você.

O mercado de milhas não é regulamentado no Brasil. Embora a maioria dos programas de milhagem já reconheça essa prática, sempre existem alguns obstáculos.

Alguns deles são as altas taxas para transferência de pontos e a limitação por CPF, que determina o número máximo de passagens que podem ser emitidas para terceiros.

Por outro lado, as empresas que trocam milhas confiam que não há proibição explícita de transações. Eles ainda argumentam que os consumidores têm o direito de decidir o que fazer com seus pontos.

A verdade é que essas empresas têm acesso total aos dados confidenciais dos clientes. Por isso, é muito importante pesquisar a sua idoneidade antes de entrar em qualquer acordo. 

Ao consultar o Reclame Aqui, é possível notar que, mesmo as maiores empresas do ramo,  têm muitas reclamações sobre atrasos no pagamento ou falta de cobrança, muitas das quais não retornam ou respondem com muita demora. 

Portanto, vender milhas é um processo arriscado. Você fica por sua conta e risco caso escolha seguir com essa transação.

Como acumular milhas na prática

Usar o cartão de crédito — pagamentos e compras — e comprar passagens aéreas são os meios mais tradicionais de acumular milhas. 

No caso das passagens aéreas, vale destacar que a pontuação não é creditada automaticamente. Você precisa solicitar o uso do benefício no momento do check-in.

Caso esqueça de pedir os pontos no momento do embarque, poderá solicitar à companhia posteriormente. 

Para isso, é necessário acessar o site da companhia, preencher a solicitação da pontuação e enviar uma cópia da passagem e do cartão de embarque. 

Vale destacar que há um prazo para realizar esse procedimento — entre seis meses a um ano, dependendo da companhia aérea. 

Confira outras estratégias que ajudam a acelerar o acúmulo de milhas e pontos a serem trocados por benefício!

Faça cadastros nas companhias aéreas

Primeiramente, é indispensável fazer o cadastro nos programas de pontos das companhias aéreas que você mais utiliza.

Isso porque, quem não tiver o cadastro ativo no programa de recompensas, não poderá acumular milhas. 

Então, acesse o site da companhia aérea escolhida e finalize o processo de cadastro nos respectivos programas. 

Feito isso, compre suas passagens nos sites cadastrados e aproveite o benefício do acúmulo de milhas. 

Aproveite promoções de transferência de milhas 

Saber como acumular milhas também envolve aproveitar as diferentes oportunidades. Outra excelente forma de juntar milhas é por meio da transferência de pontos do cartão de crédito.

Muitas companhias aéreas possuem parcerias com inúmeras instituições financeiras. Em geral, elas oferecem alguma bonificação na transferência dos pontos. 

Uma companhia aérea pode oferecer 80% de bônus para quem transferir 50 mil pontos para seu programa de fidelidade. Assim, o cliente terá 90 mil pontos para converter em milhas. 

Contudo, para que essa transferência valha a pena, é importante verificar o prazo de validade das milhas promocionais. 

Em geral, o vencimento dessas milhas costuma ser menor do que as acumuladas pelo cartão ou com parceiros.

Normalmente, os prazos variam entre 24 meses até 48 meses. Porém, no caso das milhas promocionais, essa validade pode reduzir para 12 meses ou mesmo 6 meses. 

Postos de combustível

Muitos programas de fidelidade das companhias aéreas possuem parcerias com postos de combustíveis, que aceleram o acúmulo de milhas. Alguns deles são:

  • Km de Vantagens: programa de fidelidade do posto Ipiranga para quem é cadastrado no LATAM Pass da LATAM. Para aproveitá-lo, basta trocar o óleo, abastecer e comprar nos postos Ipiranga ou seus parceiros;
  • Premmia: programa de fidelidade do posto BR para quem é cadastrado no TudoAzul da Azul. Para acumular pontos conversíveis em milhas, basta consumir nos postos BR distribuídos pelo Brasil;
  • App Shell Box: programa de fidelidade do posto Shell para quem é cadastrado no Smiles da Gol. Basta abastecer o carro por meio do aplicativo da Shell, ou consumir a partir de R$70 em combustível para concorrer a 25 mil milhas diárias.

Comprar em lojas parceiras

Outra forma de como acumular milhas é comprando nas empresas parceiras dos programas de fidelidade. São companhias de e-commerce, hospedagem, locação de veículos e outros.

Ao comprar nesses estabelecimentos parceiros, você pontua em dobro; ao utilizar o cartão de crédito e ao consumir na loja parceira. 

Um bom exemplo é o programa de pontos da Livelo, que possui parceria com a LATAM Pass e alguns varejistas. 

Frequentemente, esses parceiros divulgam promoções rápidas que multiplicam os pontos em seus respectivos programas de benefícios.

Se o comum é pagar 1 ponto por real gasto, por exemplo, a promoção poderá conceder 10 pontos por real gasto por um curto período de tempo. Vale a pena acompanhar. 

Programas de fidelidade

Não se esqueça de se cadastrar em programas de fidelidade das companhias aéreas do Brasil. As principais são o Smiles da GOL, o LATAM Pass da LATAM e o TudoAzul da Azul.

Além disso, cada programa possui parcerias com outras companhias aéreas internacionais. Na GOL, os parceiros são American Airlines, Aerolineas, Copa, Avianca, KLM e Air France.

No caso da LATAM, os parceiros internacionais são as companhias British, Cathai Pacific, Delta, Finnair, Malaysia, Qatar e outras.

Já a Azul possui parcerias com a Copa, TAP, United, Turkish e Air Canada. Isso significa que você também acumula milhas ao voar com essas empresas. 

Compras em marketplaces

Ao comprar em lojas virtuais parceiras dos programas de fidelidade, você também tem como acumular milhas.

Para isso, é importante acessar o site do programa e verificar os estabelecimentos parceiros que oferecem pontos por cada real gasto. 

Vale destacar que, para validar os pontos, você deve comprar exclusivamente por meio do link fornecido pela página. 

Hospedagem

Também é possível acumular milhas ao fazer reservas de hospedagem em qualquer estabelecimento parceiro do programa de milhas. 

Na hora de fazer sua reserva, entre em contato com a Central de Atendimento do hotel, verifique as regras para o acúmulo de milhas e informe que é cliente de um programa de fidelidade.

Os principais hotéis parceiros do programa Smiles da GOL são o Marriot, Intercontinental, Costa do Sauípe, Golden Tulip, Sheraton, Oton e outros.

Já o Le Club da Rede Accor (Sofitel, Pullman, MGallery, Novotel, Mercure, Suite Novotel, Ibis, Ibis Styles, All Seasons, Adagio e Thalassa) servem para o LATAM Pass e Smiles.

Compras em casas de câmbio

Quer mais dicas de como acumular milhas? Ao comprar moeda estrangeira em casas de câmbio, você também consegue juntar milhas. 

Na hora de planejar sua viagem para o exterior, saiba que a Cotação — casa de câmbio mais conhecida do Brasil — tem parceria com o Smiles da GOL.

A cada US$1.000 adquiridos, ou o equivalente em qualquer moeda, você ganha 100 milhas Smiles. Basta informar seu código Smiles na hora da compra. 

Outra casa de câmbio parceira da Smiles e da LATAM Pass é a Carol DTVM. Aqui, o cliente recebe 250 pontos Smiles ou 500 pontos LATAM Pass a cada US$1.000 adquiridos.

Aluguel de carros

Se você viaja com frequência e gosta de explorar os locais com um carro alugado, saiba que também pode acumular milhas com as empresas parceiras. 

Com a Localiza, por exemplo, você aproveita um programa de recompensas sempre que alugar um carro. 

No momento da adesão, um cartão virtual é emitido para o participante, disponível para consulta no site ou aplicativo da empresa. 

Em suma, esse programa concede 1 ponto a cada real gasto com a locação do carro. Quanto mais o cliente utilizar os serviços da Localiza, mais bônus ele recebe.

Além disso, a empresa também concede benefícios para quem for cadastrado na Smiles. São 5 mil milhas para cada real gasto com o aluguel de carros. 

Se você for assinante do Clube Smiles (acelerador de milhas), são 7 mil milhas a cada real gasto.

Fazendo exercícios

Quer saber como acumular milhas ao se exercitar? Com o programa Nova Mais você consegue. 

Esse serviço incentiva as pessoas a se exercitarem em troca de pontos conversíveis em milhas em diversos programas de fidelidade. 

Para trocar pelos pontos da LATAM Pass, é necessário acumular, ao menos, 3 mil pontos no Nova Mais — 10 pontos Nova Mais = 1 ponto LATAM Pass. 

Os pontos são acumulados diariamente, sempre que você bater uma meta de exercício, para incentivar o hábito saudável de fazer atividades físicas frequentemente. 

Usando Uber

Se você costuma utilizar o Uber frequentemente, pode acumular pontos no Smiles da GOL. Para isso, é necessário comprar crédito diretamente no site da Smiles.

Isso funciona como uma espécie de cartão pré-pago. Então, você recebe um código para utilizar em suas corridas com a Uber. 

São 2 milhas acumuladas a cada real gasto para Clientes Smiles, 3 milhas para cada real gasto para quem tem o Clube Smiles ou Diamante.

Quem assina o Uber Pass também pode pontuar. São 3 milhas por real gasto para Clientes Smiles e 4 milhas por real gasto para assinantes do Clube Smiles ou Diamante.  

Clubes de milhas

Todos os programas de fidelidade citados por aqui tem seus próprios clubes de milhas, que servem para acelerar o acúmulo dos pontos. 

A partir do pagamento de uma mensalidade, os clientes recebem uma quantidade fixa de milhas todos os meses de bônus. 

No Clube Smiles, são 6 planos diferentes com assinaturas mensais entre R$39,90 a R$778,00. 

No LATAM Pass, as mensalidades são entre R$42,90 a R$369,90, com 3 categorias de associados. Já na TudoAzul, são 5 planos diferentes, custando entre R$ 39,00 a R$ 699,00.

Além das bonificações no acúmulo de milhas, os assinantes também recebem outras vantagens, como valores diferenciados na transferência de pontos do cartão de crédito.

Os clubes também oferecem comodidades nos aeroportos, como acesso a salas VIP, embarque preferencial e outras vantagens em cada companhia. 

Se você viaja com frequência, assinar um dos clubes representa um ótimo complemento no acúmulo de milhas. 

Como escolher o seu plano de acúmulo de milhas

Agora que você já sabe que são milhas e como acumular para trocar por passagens, produtos e serviços, é importante saber como escolher o melhor programa. Confira!

Verifique os parceiros e benefícios

Descubra qual programa de fidelidade das companhias aéreas oferecem serviços e parcerias com estabelecimentos que mais se encaixam e suas necessidades. 

Afinal, cada programa possui diferenciais, mas é você quem determinará quais deles representam mais benefícios para seu estilo de vida. 

Quem viaja com frequência, é mais vantajoso ter regalias nos aeroportos e descontos maiores em passagens. 

Já quem costuma comprar bastante em marketplaces, deve se interessar pelo programa com o maior número de parceiros. 

Analise as características do plano

Depois de aprender como acumular milhas, pesquise as características do plano escolhido em seu programa de fidelidade. 

Primeiramente, saiba quantos pontos são necessários para trocar por passagens. Se a quantidade for muito alta, essa não é uma vantagem para quem viaja pouco. 

Também verifique a proporcionalidade ofertada para a transferência de pontos. Veja se existem carências, vantagens exclusivas ou bônus para incentivar o processo.

Confira as vantagens

Conforme dissemos logo acima, cada programa de fidelidade apresenta vantagens específicas. 

Compare os benefícios ofertados e escolha o plano que mais atende às suas necessidades. Repita o processo sempre que identificar que o programa atual não é mais benéfico. 

Coloque sua rotina de viagens como prioridade

Entender como acumular milhas é só o primeiro passo para acumular milhas com eficiência. Você deve colocar sua rotina de viagens como prioridade no momento da seleção. 

De nada adianta escolher um programa de milhas com inúmeros benefícios de viagens, se você só costuma viajar esporadicamente das férias, por exemplo. 

Analise a frequência das suas viagens e se será possível aproveitar os pontos acumulados dentro do prazo de validade.

Verifique a validade das milhas

Por falar no prazo de validade das milhas, tenha sempre em mente que cada programa estabelece um período de vencimento das milhas acumuladas.

Caso você não troque as milhas por passagens ou outros serviços dentro do prazo, perderá tudo o que foi acumulado. 

Grande parte dos programas de milhas possuem validade de 24 meses para as milhas e não permite reembolsos dos valores usados na compra de milhas. 

Também não há reembolsos de passagens aéreas compradas com milhas e não utilizadas. 

Conheça os Cartões Ailos e conte com cartões de crédito que te aproximam dos seus sonhos e objetivos.

Conclusão

Neste guia, você aprendeu como acumular milhas. Qualquer um pode começar a ganhar milhas, desde que entenda alguns passos básicos. 

Primeiro, escolha um cartão de fidelidade e um cartão de crédito que dê pontos. Em seguida, pesquise os parceiros da plataforma — incluindo seus bônus de boas-vindas — para ganhar milhas adicionais. 

E não se esqueça de transferir promoções para aumentar seus ganhos. Por fim, tenha o cadastro em uma instituição que facilite o acúmulo de milhas, como o Ailos!

Leia também - Planejamento financeiro para viagem: como organizar?

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (1)

Ocultar comentários