• 2 de janeiro de 2023
  • 5 minutos

Planejamento financeiro para viagem: como organizar?

5 minutos

Fazer uma viagem é sempre uma grande oportunidade para relaxar, se divertir, descobrir novos lugares e criar novas histórias. Mas, ao planejar uma viagem, é preciso muita organização e o alinhamento dos objetivos de todos que forem viajar com você. 

Viagens fazem parte dos sonhos das pessoas. Conhecer um determinado lugar ou fazer alguma atividade, às vezes, faz parte das metas de vida de alguém. E é por aí que você deve começar. O principal incentivo para começar uma economia deve ser esse: realizar um sonho. 

Você ainda não realizou aquela tão esperada viagem dos seus sonhos? Qual o motivo que te impede no momento de fazer isso? Se a resposta for por falta de organização, saiba que ainda dá tempo de se planejar financeiramente para conseguir viajar.

Se você quer saber como fazer um ótimo planejamento, confira a seguir algumas dicas para programar a sua aventura! Boa leitura!

O que é um planejamento financeiro? 

Antes de qualquer coisa, precisamos te explicar o que é um planejamento financeiro. Apesar do termo parecer um pouco sofisticado, o planejamento nada mais é do que uma planilha de gastos para controlar e organizar o orçamento. Com o uso contínuo de um planejamento, você pode definir estratégias e ações que vão possibilitar atingir as metas e objetivos que já foram estabelecidos.

No caso específico da viagem, você pode montá-la inicialmente para fazer uma estimativa de quanto precisará guardar para fazer a viagem e depois ir completando e modificando.

Como fazer um planejamento financeiro para viagem?

Agora que você já entende a importância de um bom planejamento financeiro para sua vida, está na hora de montar o seu pensando nos principais aspectos da sua viagem dos sonhos.

A sua viagem começa muito antes do embarque. Ao pesquisar sobre o seu destino, sinta como se já estivesse viajando. Isso torna o processo do planejamento e organização muito mais leve e vai te ajudar a otimizar tempo quando estiver lá também. 

Conte com as soluções do Ailos para planejar a sua viagem de Lua de Mel

Montando o seu planejamento financeiro

Reserve algumas horas do seu dia, ou do final de semana, para começar a pensar no seu próprio planejamento e já ir anotando suas ideias de como você quer fazer essa viagem. 

Não se preocupe em deixá-lo perfeito na primeira tentativa. Sempre vão surgir coisas que vão sair ou entrar no seu planejamento como, por exemplo, uma compra extra ou a mudança de algum passeio, por exemplo. Vamos as dicas!

Estude o seu destino 

Aproveite esse tempo de planejamento para pesquisar muito sobre os lugares que quer visitar. Anote dicas que podem ser pesquisadas em blogs e sites de viagem de quem já visitou e leia muito. Essa “escaneada” sobre o destino será fundamental para te ajudar a fazer economias inteligentes durante a sua viagem e montar o roteiro ideal para o seu tipo de orçamento. 

Faça uma estimativa dos gastos

O primeiro passo nessas pesquisas sempre será definir o seu período de viagem caso você tenha flexibilidade para viajar fora de temporada e fazer uma estimativa do preço das passagens. Feito isso, comece a pesquisar os outros gastos mais importantes: aluguel de carro ou transporte, hospedagem, passeios, gastos com alimentação e compras. A dica é seguir sempre a linha de raciocínio dos gastos maiores e mais essenciais pros mais supérfluos.

Escolha o período para viajar

Para planejar a viagem do jeito certo e ainda sair economizando, a escolha do período vai ser muito importante, já que isso pode influenciar diretamente no orçamento que você está montando.

Caso tenha disponibilidade, fuja das épocas de alta temporada. Só essa escolha de data já vai te fazer economizar muito e as chances de encontrar preços mais acessíveis são bem maiores. Outra vantagem de viajar em períodos como esse é que as atrações turísticas ficam mais vazias e você provavelmente vai conseguir aproveitar com muito mais tranquilidade.

Aproveite programas de pontos e milhas do cartão

Se você tem algum cartão de crédito que faz parte de um programa de fidelidade, a boa notícia é que você consegue usá-lo para trocar os seus pontos acumulados por milhas aéreas, benefícios exclusivos e prêmios, por exemplo.

Essa é uma boa saída para planejar a sua viagem e economizar com as despesas o máximo que der. Para isso, confira como funciona o acúmulo de pontos do seu cartão e verifique em quanto tempo eles expiram.

Depois disso, é hora de comprar a sua passagem. Faça pesquisa, conte com o auxílio de aplicativos que te alertam quando as passagens ficam mais baratas, como o Google Flights e o Skyscanner, por exemplo, e aproveite os melhores preços.

Como acumular milhas: confira algumas dicas de como fazer a sua viagem

Conheça o programa Ganhe Pontos Ailos: o programa de recompensas feito especialmente para você!

Tenha uma reserva de emergência e faça um seguro viagem

Por mais que você planeje sua viagem com muito cuidado e dedicação, você não pode se esquecer que sempre estamos sujeitos a imprevistos. 

O melhor caminho nesse sentido é ter sempre dinheiro extra para que você consiga lidar com os momentos de emergência. Se a viagem for em família, o controle dos gastos precisa ser ainda mais cuidadoso porque, com filhos, uma despesa ou outra sempre pode surgir.

Saiba mais: Tipos de seguro viagem: conheça os principais com o Ailos!

Seguro Viagem Ailos: Viaje com a proteção que você precisa e sem espaço para preocupações na bagagem!

Pesquise bastante sobre o câmbio 

O câmbio pode ser um dos grandes vilões financeiros de uma viagem internacional e buscar fazer a melhor transação pode ajudar a economizar até 10% dos gastos da sua viagem. Você pode fazer a troca do câmbio diretamente com a sua cooperativa, caso seja um cooperado Ailos.

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (6)

Ocultar comentários