• 11 de janeiro de 2023
  • 9 minutos

Seguro viagem: entenda o que é e como essa proteção funciona

9 minutos

Gosta de viajar com frequência? Então, é fundamental que você entenda o que é um seguro viagem e todas as vantagens desse serviço. 

Isso porque, investir nesse suporte evitará que você se depare com grandes problemas durante a viagem, mantendo-o seguro e informado. 

Viver novas experiências em lugares e culturas diferentes, assim como reservar um tempo para relaxar, deve fazer parte do nosso planejamento anual. 

Mas para que isso funcione, também há a parte estratégica a se considerar. Nesse sentido, há necessidade de proteção em qualquer adversidade. É aqui que entra o seguro viagem.

Continue acompanhando o conteúdo a seguir e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto. Boa leitura!

Conheça os Seguros Ailos: tenha mais confiança e qualidade de vida para você e sua família com os seguros da cooperativa!

Seguro viagem: o que é?

O seguro viagem é um serviço criado para apoiar os viajantes e ajudá-los com diversos problemas durante a viagem. 

Fazer um seguro é sempre recomendado e, para alguns destinos, pode até ser obrigatório. No geral, é uma ótima forma de evitar dores de cabeça e economizar muito dinheiro.

Nunca saberemos quando algo vai dar errado e quando não vai, não é? Imagine gastar semanas, meses ou até anos planejando e se preparando para aquela viagem dos sonhos, mas quando finalmente chega a hora, algo sai muito além do esperado.

É justamente para esses casos que é contratado um seguro viagem; garantir a segurança e tranquilidade dos viajantes durante seus passeios. 

Em algumas situações, pode ser fornecida assistência ou compensação para mitigar os efeitos desses eventos imprevistos.

Saiba mais: Tipos de seguro viagem: conheça os principais com o Ailos!

Qual a diferença entre seguro viagem e assistência de viagem?

A assistência em viagem é uma forma de assistência incluída no seu seguro de viagem. Basicamente, a função do seguro é reembolsar o valor que você gasta conforme estipulado em seu plano contratado. 

Em caso de emergência, você paga a conta do hospital como de costume e pode solicitar o reembolso à sua seguradora. 

Com a opção de assistência em viagem, ao ligar para a sua seguradora, você será encaminhado para o serviço sem nenhum custo e também receberá assistência do serviço para solucionar suas dúvidas.

Quais as principais coberturas de um serviço viagem?

Quais as principais coberturas de um serviço viagem?

Uma resolução da SUSEP de 2014, determinou a obrigatoriedade de cobertura dos seguintes itens em todos os seguros de viagem do Brasil. 

Invalidez por acidente

Na cobertura de invalidez por acidente do seguro viagem, é prevista uma indenização em caso de acidente de viagem, mas que resulte em invalidez permanente parcial ou total. 

É definida como a perda, redução ou incapacidade funcional permanente de membro ou órgão definido na apólice

Vale destacar a importância de verificar as condições estipuladas no contrato para realizar esta assistência sem problemas.

Despesas e translado médico

A cobertura de despesas médicas é a mais comum nos seguros de viagem nacionais e internacionais.  

Caso seja necessário algum atendimento médico, hospitalar ou odontológico durante a viagem, os gastos serão pagos ou reembolsados — desde que os gastos não excedam o valor segurado. 

Além disso, há também a cobertura de translado médico. Envolve o reembolso de custos de transporte, mas também despesas de cuidados médicos ou hospitalares. 

Isso inclui a remoção e transporte do segurado até a clínica ou hospital mais próximo que possa atendê-lo. 

Esta cobertura sempre vem com reembolso de DMH ou DMHO — Despesas Médicas, Hospitalares e/ou Odontológicas.

Óbito em viagem

Em caso de falecimento durante a viagem, esta cobertura do seguro viagem garante o pagamento a um ou mais beneficiários indicados na apólice. 

Esta compensação pode ser na forma de um único ou renda. A cobertura pode cobrir apenas a morte acidental durante a viagem, mas também pode cobrir a morte por causas naturais. 

Então, confira as condições e valores no seu contrato com a seguradora. A compensação também pode ser fornecida pelo transporte necessário para realizar o funeral, incluindo todos os itens necessários para a cerimônia. 

Regresso sanitário

Esta cobertura cobre a indenização, também dentro dos limites estipulados no contrato, pelo retorno do segurado ao país de origem. 

Isso cobre todos os custos necessários para garantir um retorno tranquilo para você. Caso seja necessária a devolução, a seguradora poderá ser contactada, mas não é possível através dos meios normais. 

Por exemplo, se o cliente sofrer um acidente pessoal ou doença — desde que o contrato o preveja — isso resultaria nessa situação.

Quais são os eventos que o seguro viagem não cobre?

Você já entendeu que o seguro pode te cobrir em caso de acidentes, emergências, emergências e grandes contratempos. Mas quando não se pode contar com o serviço? 

Como vimos, alguns itens são obrigatórios, mas existem vários itens opcionais durante o recrutamento. Tudo o que não estiver coberto pela sua apólice não poderá acionar a seguradora

Isso pode incluir despesas médicas e hospitalares para atividades de alto risco, como esportes radicais, a menos que seja contratado um plano específico para esse fim. 

Fique atento porque nem todas as seguradoras oferecem essas opções. O mesmo acontece com alguns fenômenos naturais, como furacões ou tsunamis.

Quais as principais vantagens de contratar um seguro de viagem?

Logicamente, sai mais barato simplesmente não pagar pelo seguro. Contudo, as cobertura, indenizações e assistências oferecidas compensam facilmente esse gasto. Veja a seguir os principais benefícios de contratar um seguro viagem!

Economia

A maior vantagem de ter um seguro viagem é a economia. Caso você precise de atendimento médico em uma viagem no exterior, por exemplo, a apólice cobrirá suas despesas médicas ou gastos com o tratamento de acidentes mais sérios. 

O serviço também garante que o segurado receba uma indenização — a título de reembolso — por despesas incorridas em situações de risco previamente identificadas na apólice.

Ressarcimento

Se imprevistos o impedirem de viajar, o cancelamento da viagem o ajudará e seu investimento estará protegido. 

Dessa forma, você receberá taxas de reembolso ou multas por passagens aéreas, acomodações e viagens compradas após a emissão da apólice. 

As seguradoras têm regras diferentes. Portanto, verifique as condições gerais do plano antes de fechar as negociações.

Assessoria jurídica

Este é um dos tipos de cobertura complementar que muitas pessoas não conhecem do seguro viagem. 

De acordo com as condições gerais do seguro de viagem contratado, a cobertura inclui o reembolso de despesas ou compensação por prestação de serviços similares, limitada ao valor do capital segurado. 

A finalidade da garantia é cobrir os honorários advocatícios que o segurado necessite de assistência judiciária para os problemas que possam ocorrer durante a viagem que exijam assistência judiciária. 

A maioria dos planos que oferecem assistência jurídica de seguro de viagem cobre pagamentos a advogados devido a acidentes de carro. 

Mesmo que não haja vítima no acidente e o passageiro faça uma reclamação, ele precisa de apoio jurídico para solucionar o problema.

Preços acessíveis

Seja o seu destino uma cidade brasileira ou o exterior, é altamente recomendável que você adquira um seguro viagem para garantir que você e seus acompanhantes estejam bem protegidos caso ocorram imprevistos. 

Os seguros internacionais custam a partir de R$9,00 por passageiro por dia. Já para o seguro nacional, esse valor é de R$6,00.

Como funciona um seguro de viagem?

Como funciona um seguro de viagem?

A partir do momento em que começa a sua viagem, o seu seguro viagem está em vigor e pode ser ativado de acordo com os termos do contrato. 

Então, basta seguir o plano. Se algum dos eventos descritos no seu seguro de viagem ocorrer, você pode entrar em contato com a companhia de seguros. 

Mesmo se você estiver viajando para o exterior, não se preocupe porque falamos português em qualquer lugar do mundo. 

Em seguida, serão tomadas medidas para garantir que seu problema seja resolvido da melhor maneira possível. 

Dependendo das circunstâncias estabelecidas antes da viagem, seja um acidente de bagagem, cancelamento de voo ou acidente grave.

Leia mais: Franquia de seguro: o que é e como funciona esse sistema?

Quando e por quanto tempo contratar um seguro de viagem?

Seus planos devem ser assinados antes do início da viagem. Muitas seguradoras podem não concordar em fazer isso para viagens em andamento. Idealmente, o planejamento deve começar com semanas ou até meses de antecedência. 

Afinal, é bom reservar um tempo para pesquisar preços e condições de cada seguradora e ler o contrato com atenção. Mas o prazo para contratação costuma ser de 48 horas, 24 horas ou até a separação.

O seguro deve estar em vigor durante todo o período de sua viagem. Porém, se você decidiu ficar mais tempo fora, não se esqueça de solicitar também uma extensão do seu seguro. Alguns podem até permitir que você faça essa alteração sem nenhum custo extra.

Como contratar um seguro de viagem?

Como contratar um seguro de viagem?

Comece decidindo para onde você está indo e quando. Em seguida, veja se as condições são atendidas. Por exemplo, em vários países europeus, o seguro DMHO custa pelo menos 30.000 euros.

Em seguida, considere as atividades que você fará na viagem e se é uma boa ideia contratar serviços adicionais. 

Depois é só pesquisar na Internet; compare os serviços de até 4 seguradoras e selecione o seguro viagem que melhor atender suas necessidades. 

Seguro Viagem no App Ailos: embarque sem espaço para preocupações na bagagem.

Conclusão

O seguro de viagem é um tipo de serviço que ajuda a protegê-lo de certos riscos durante sua viagem, tais como cancelamento de voos ou hotéis, perda ou danos a pertences pessoais, entre outros. 

Esta proteção pode ser contratada por diferentes períodos de tempo, dependendo da duração da sua viagem. 

Em geral, é recomendado contratar um seguro de viagem para viagens ao exterior ou dentro do Brasil com um período de mais de 10 dias. 

Os Seguros Ailos fornecem serviços de qualidade há anos. Conheça nossos produtos e serviços e tenha mais confiança e qualidade de vida!

Leia também - Planejamento financeiro para viagem: como organizar?

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (3)

Ocultar comentários