• 7 de outubro de 2022
  • 12 minutos

Antecipação de recebíveis: o que é e quando vale a pena?

12 minutos

Você já ouviu falar sobre a antecipação de recebíveis? Não? Entendê-la é muito importante, pois pode fazer toda a diferença para o seu empreendimento — principalmente se você estiver precisando de capital de giro

Optar por essa linha de crédito pode evitar que seu negócio acumule dívidas e tenha um planejamento financeiro maior para a expansão empresarial. 

No entanto, tudo que é associado a dinheiro, é necessário ter muito planejamento e cuidado. Isso porque a antecipação de recebíveis está totalmente atrelada ao fluxo de caixa de uma empresa. 

Portanto, se a sua empresa estiver carente de capital de giro, essa linha de crédito pode ser a solução mais simplificada para alavancar os resultados. 

Neste artigo, vamos explicar para você detalhadamente o que é a antecipação de recebíveis, para você aplicar em sua empresa e ter um retorno financeiro positivo. 

Vamos conhecer um pouco mais sobre os benefícios dessa linha de crédito? 

O que é antecipação de recebíveis? 

Embora essa linha de crédito tenha uma nomenclatura complicada, o significado da antecipação de recebíveis é bem simples de se entender. 

Ela é uma linha de crédito que permite que os empreendedores adiantem o recebimento de suas vendas. Assim, eles podem utilizar um dinheiro no presente que só iria cair no caixa no futuro. 

Vamos simplificar mais ainda o raciocínio da antecipação de recebíveis? Por exemplo, quando um cliente parcela uma compra em X vezes, o proprietário da loja pode levar até X dias para receber a totalidade do pagamento. 

Contratando a antecipação de recebíveis, o empreendedor pode receber esse dinheiro em poucos dias — que só estaria disponível muito depois. 

No entanto, embora seja benéfico por um lado, existe o outro lado da história. As instituições financeiras que oferecem essa linha de crédito, cobram taxas sobre o valor adiantado dos valores solicitados. 

Desta forma, as empresas conseguem assumir a responsabilidade pelo recebimento futuro dos títulos negociados. 

Por um lado, a antecipação de recebíveis é benéfico às empresas que estão precisando de capital de giro para alavancar seus resultados. Mas, por outro lado, o empreendedor deve ter um grande planejamento financeiro e tributário ao optar por essa linha de crédito. 

Como funciona a antecipação de recebíveis? 

A antecipação de recebíveis pode sofrer algumas alterações de uma instituição financeira para outra, mas, geralmente, as etapas são as mesmas. 

Primeiramente, o empreendedor interessado na modalidade de crédito deve entrar em contato com a instituição financeira que oferece essa linha com as melhores condições. 

Após isso, a instituição financeira escolhida deve passar ao empresário todas as taxas de juros que serão descontadas a cada valor antecipado e o prazo que o dinheiro estará disponível em sua conta bancária. 

Caso a antecipação de recebíveis seja realizada por intermediação de um banco, ou na própria plataforma da instituição financeira responsável pelo adiantamento, é necessário que o empresário cadastre as informações da maquininha de cartão de crédito do Internet Banking no banco comercial escolhido. 

Após realizar o cadastro das informações no Internet Banking, o empresário deve escolher quais notas deseja adiantar e solicitar a antecipação de recebíveis online. 

Dependendo da instituição financeira que você optar, ela pode até antecipar o recebimento de cheques pré-datados e duplicatas. 

No entanto, se não houver planejamento financeiro por parte do empresário, e acabar não sendo possível cumprir com as obrigações das taxas bancárias, o banco responsável pela antecipação de recebíveis pode aplicar restrições à empresa ou exigir o pagamento dos valores em aberto. 

Portanto, é muito importante que antes de solicitar a antecipação de recebíveis para sua empresa, faça uma análise de crédito para considerar o histórico de inadimplência dos seus clientes. 

Tipos de recebíveis

Nessa linha de crédito, existem alguns tipos de recebíveis que podem ser adiantados. No entanto, não é sempre que eles podem ser solicitados. 

Portanto, é muito importante você negociar com a instituição financeira escolhida para ela viabilizar as operações disponíveis para o seu negócio. 

Vamos conhecer os tipos recebíveis disponíveis no mercado? Confira! 

Boletos bancários emitidos 

Como muitas pessoas pensam, não é só possível antecipar os valores das operações com cartão de crédito

Também existe a opção de antecipar os valores de boletos emitidos pelos seus consumidores. 

Consideramos que este modelo é mais simplificado, pois essa forma de pagamento já é configurada para ser a curto prazo — o que o torna ideal para a antecipação. 

Recebíveis de cartão de crédito 

Esta é uma das modalidades de recebíveis mais utilizadas nos empreendimentos. Nela, os valores a curto e médio prazo podem ser antecipados. 

Para solicitá-la, basta você integrar o sistema para ter acesso às documentações necessárias e enviá-las para a instituição financeira escolhida. 

Depósitos em conta 

Também é possível adiantar pagamentos realizados em depósitos em conta. Para isso, basta saber quais são os tipos de comprovação necessários para realizar a solicitação. 

Essa modalidade é ideal para duplicatas, que são emitidas sem boletos. Ou seja, de consumidores que não realizam o pagamento via essa modalidade, apenas com depósito. 

Cheques pré-datados

Como dito anteriormente, os cheques pré-datados também podem ser antecipados com essa modalidade de crédito. 

Essa linha de recebíveis pode ser uma ótima alternativa para negócios que operam com cheques. 

Deste modo, elas podem antecipar pagamentos de cheques pré-datados que só iriam cair em conta em questão de meses. 

Diferença entre empréstimo e antecipação de recebíveis

Para aqueles que não conhecem muito sobre a antecipação de recebíveis, pode surgir a dúvida: “A antecipação de recebíveis não é um empréstimo?”. Mas não é bem por aí! 

Essa linha de crédito não é um empréstimo, ambos possuem conceitos distintos. 

No caso do empréstimo, o empresário solicitará a um banco ou instituição financeira uma quantia de dinheiro que não é pertencente a ela. 

Ou seja, o dinheiro é emprestado. Por isso, o empresário deverá devolvê-lo de alguma maneira, seja em pagamento único ou parcelado — inclusive, com taxas de juros. 

As taxas de juros de um empréstimo vão depender da nota de crédito da empresa. 

Dependendo dessa métrica, a instituição financeira pode facilitar o acesso ao valor, mas também pode dificultar, negando ou aumentando as taxas de juros. 

No final das contas, o empreendedor sempre pagará mais do que o valor solicitado. No entanto, com a antecipação de recebíveis é diferente. 

Apesar da sua empresa não ter o valor solicitado no momento, de qualquer maneira ele iria cair no caixa. Isso porque a compra já foi efetuada e o pagamento será feito conforme o combinado. 

Diferente do empréstimo, que possui riscos de taxas de juros abusivas, na antecipação de recebíveis, o empresário só tem que tomar cuidado com a inadimplência dos consumidores — algo que não é muito comum, na maioria das vezes.

Por isso, diferentemente do empréstimo, o antecipamento de recebíveis pode ser um grande recurso para uma manutenção financeira, já que representa menos riscos ao negócio. 

Vantagens da antecipação de recebíveis 

Embora também existam riscos nessa operação, ela ainda promove vantagens para alguns empreendedores. 

Para você não desacelerar o ritmo de crescimento da sua empresa com essa modalidade, você só deve ter muita cautela na hora de contratar o serviço. 

Vamos conhecer os principais benefícios da antecipação de recebíveis em um negócio? Confira abaixo! 

Obtenção de capital 

Com essa linha de crédito, será muito mais fácil obter lucro para se preparar com possíveis imprevistos ou até mesmo para a expansão no mercado. 

Além de que é um lucro que já está resguardado pela sua empresa, a única coisa que muda será que você o pegará antes do previsto. 

Sem contar que, após a aprovação pela instituição financeira, é bem mais fácil liberar as próximas antecipações. 

Isso é um ponto que faz a diferença, já que você está antecipando um valor que só iria cair em sua conta meses depois. 

Diferente de alguns tipos de empréstimos, a antecipação de recebíveis não demora tanto dias ou semanas para ser aprovada. 

Juros baixos 

Embora ainda exista uma taxa de juros a ser cobrada pelas antecipações, elas ainda são menores do que um empréstimo. 

É bem perceptível a diferença na cobrança de juros dessa modalidade de crédito. Isso porque a empresa não está pedindo dinheiro emprestado, mas sim utilizando recursos que já existem em seu caixa. 

Esse ponto faz com que a operação seja mais barata, diminuindo o comprometimento de receitas e a inadimplência da empresa. 

Liquidez de caixa 

Optando pela antecipação de recebíveis, o empreendedor consegue ter mais autonomia nas escolhas que envolvem o financeiro. 

Já que o dinheiro é do próprio empresário, ele pode utilizá-lo para expandir seu negócio, alavancar o capital de giro, negociar diretamente com seus fornecedores e, o melhor, substituir empréstimos em caso de emergência ou imprevisto. 

Podemos dizer que essa é uma das principais vantagens da antecipação de recebíveis, já que é uma maneira da empresa conseguir um dinheiro com urgência, de uma maneira prática e simples. 

Redução de riscos 

Infelizmente, a inadimplência empresarial é um problema que toda empresa está propícia a enfrentar. 

Em alguns casos, os empresários podem até tomar decisões de empréstimos erradas e desalavancar seu negócio de vez. 

No entanto, com o antecipamento de recebíveis isso não é tão recorrente. Optando por essa linha de crédito, você reduz os riscos de inadimplência, já que está optando por uma estratégia mais segura e que não possui taxas de juros abusivas. 

Quando usar antecipação de recebíveis? 

A antecipação de recebíveis não é só uma opção quando a empresa está passando por momentos de crise. 

Ela também pode ser utilizada quando o empresário deseja realizar a expansão do seu negócio de maneira prática e estratégica. 

No entanto, essa linha de crédito também pode ser usada em outras situações. Vamos conhecer algumas? Confira abaixo: 

Pagar despesas 

Um empresário sempre lida com o pagamento de despesas, mas pode chegar em algum ponto que o lucro daquele momento não seja suficiente. 

Uma solução nestes casos é a antecipação de recebíveis, que ajuda o empresário a pagar suas despesas sem optar por empréstimos. 

Ou, por exemplo, uma empresa que presta serviços para um empreendimento estipula um prazo X para receber de seus clientes. 

No entanto, o empresário ainda tem que pagar o aluguel, colaboradores, mercadorias e impostos. Nesse caso, ele pode optar pelo antecipamento de recebíveis para pagar a prestadora. 

Viu como essa modalidade de crédito pode auxiliar o empreendedor a se organizar financeiramente e cumprir com seus prazos? 

Caixa positivo 

O antecipamento de recebíveis é, na maioria das vezes, utilizado para manter o fluxo de caixa do negócio positivo. 

Isso permite que o empreendedor mantenha e deixe mais fundos para o capital de giro da sua empresa. 

Dessa maneira, o empreendedor consegue adiantar os valores de notas fiscais que só entrariam em um prazo maior e deixar seu caixa atual preparado para pagamentos e imprevistos. 

Aumento de estoque 

A antecipação de recebíveis também é utilizada para o aumento de estoque. No entanto, essa estratégia é mais utilizada em empresas de revenda de mercadorias. 

Eles utilizam o dinheiro antecipado para comprar mais produtos, mesmo que o pagamento das vendas só sejam realizados daqui algum tempo pelos consumidores. 

Essa é uma estratégia utilizada em momentos de picos de venda, quando é necessário um grande volume de produtos ou materiais para a comercialização. 

Como fazer a antecipação de recebíveis? 

Antes de você optar pela antecipação de recebíveis, você deve se atentar em alguns pontos para não cair em mãos erradas. 

Se você não faz a operação com calma e muito estudo, sua empresa pode acabar sofrendo com a inadimplência, e não é isso que queremos. 

Portanto, antes de fechar negócio com uma instituição financeira, sempre leia o contrato e fique atento à cobrança das taxas de juros. 

Quando optar por essa linha de crédito, é importante definir um objetivo claro para a utilização do dinheiro. Caso isso não ocorra, sua empresa pode ficar refém da antecipação de recebíveis por vários meses, ou até anos. 

Antes de tudo, você também deve ficar de olho nos clientes inadimplentes. Consumidores nessa situação podem atrapalhar o recebimento das antecipações. 

Isso porque quem ficará responsável pelo recebimento dos títulos é a instituição financeira que ofereceu o serviço. Caso esteja tendo problemas na operação devido à inadimplência de seus clientes, pode ser que ela passe a negar seus pedidos de antecipação. 

Por isso, é de extrema importância que você faça uma análise de crédito em seus consumidores para só antecipar os títulos de bons pagadores. 

Para não correr nenhum risco na operação, a solução ideal é optar por uma instituição financeira de confiança, como é o caso da Cooperativa Ailos. 

Aqui você tem todo o apoio necessário para realizar a sua antecipação de recebíveis. Nossa equipe especializada estará sempre disponível para qualquer dúvida. 

Conclusão 

A antecipação de recebíveis é a maneira mais simples para uma empresa conseguir alavancar seus resultados, arcar com as despesas e fugir da inadimplência. 

O objetivo principal dessa linha de crédito é que você tenha o seu dinheiro em mãos de uma maneira simples e rápida. 

No entanto, para desfrutar dos benefícios dessa modalidade de crédito, você precisa de uma instituição financeira de qualidade e confiança. 

Aqui no Ailos, você pode solicitar a sua antecipação de recebíveis online e sem burocracias. Entre em contato com nossa equipe especializada e, com certeza, eles vão te dar a melhor opção para o seu negócio!

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (1)

Ocultar comentários