• 24 de janeiro de 2023
  • 8 minutos

Pagar à vista ou parcelar: qual é a melhor forma?

8 minutos

Se você já se tornou um consumidor, certamente já deve ter se perguntado: “Eu devo pagar à vista ou parcelar?”. Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas. 

Indo direto ao ponto, o parcelamento e o pagamento à vista possuem suas vantagens. Enquanto um permite que o consumidor pague pequenos valores a longo prazo, o outro evita um compromisso de longa data. 

No entanto, não é todo mundo que consegue realizar pagamentos à vista, principalmente para compras muito caras, como computadores, smartphones, eletrodomésticos, entre outros. 

Por isso, nessas ocasiões, a melhor opção pode ser o parcelamento, considerando que a utilização do item a ser comprado é de urgência. Caso, dê para esperar mais alguns meses, use esse tempo para guardar dinheiro e efetuar a compra à vista. 

Para você saber qual é a melhor opção, pagar à vista ou parcelar, o Ailos, neste artigo, explicará onde cada modalidade de pagamento se integra melhor. 

Se você deseja ter um controle financeiro para comprar à vista ou parcelado, conte com os serviços do Ailos! Confira os benefícios que proporcionamos para sua vida financeira. 

Pagar à vista ou parcelar: quais as principais diferenças?

A diferença óbvia de pagar à vista ou parcelado está na hora do pagamento. Enquanto no primeiro o consumidor deverá pagar o produto por completo, no outro ele pagará parcelas do valor durante alguns meses. 

Muitas pessoas pensam que parcelar sempre é a melhor opção, mas não é bem por aí. É necessário avaliar o cenário por completo para realizar esse tipo de transação. 

Isso porque o parcelamento dá a falsa impressão de que o consumidor está pagando pouco, mas, na realidade, ele só está prolongando a dívida. Porém, essa modalidade de pagamento possui seus benefícios. 

Entenda abaixo quais são as principais diferenças entre pagar à vista e parcelado! 

Pagar à vista

A maneira mais comum de pagamento à vista é o dinheiro em espécie. Essa é uma maneira conhecida há séculos pelos seres humanos. 

Ou seja, se você tem o dinheiro em mãos, para o preço necessário ou completo de um produto ou serviço. 

Hoje, existem duas maneiras de realizar o pagamento à vista, com dinheiro ou cartão de débito — também muito popular entre os consumidores brasileiros. 

No entanto, nos últimos anos, o Banco Central (BC) desenvolveu outra forma de pagamento à vista, mais conhecida como PIX. Nele, a transferência ou transação acontece na mesma hora, sem precisar esperar alguns dias para ser debitada. 

Ou seja, o pagamento à vista ocorre quando o consumidor tem o dinheiro completo para arcar com a sua compra, sem a necessidade de realizar um parcelamento. 

Parcelar

O cartão de crédito foi implementado no Brasil nos anos 1950. Desde lá, o consumidor tomou gosto pela maneira fácil de lidar com as transações, sem ter que pagar na hora o valor completo. 

O parcelamento é muito utilizado por permitir o parcelamento de uma compra. Essa opção é muito benéfica para algumas situações, porém, ela pode se tornar uma “bola de neve”, onde o consumidor não consegue pagar as parcelas acordadas. 

Essa modalidade de pagamento é muito vantajosa para quando o produto é muito caro. Dessa maneira, o cliente conseguirá pagar parcelas mensais, sem precisar desembolsar de seus rendimentos uma quantia grande. 

Com o parcelamento no cartão de crédito, o consumidor brasileiro conseguiu realizar compras simultâneas, de médio e alto valor. O que pode ser benéfico para alguns e maléfico para outros. 

Vantagens de pagar à vista 

Cada modalidade de pagamento possui suas próprias vantagens, a melhor escolha é aquela que se integra totalmente no bolso do consumidor. 

Se você é uma pessoa que costuma guardar dinheiro e sabe que uma grande quantia do seu orçamento não fará falta, a melhor opção sempre será pagar à vista. 

Pagando à vista você proporciona inúmeros benefícios para sua vida financeira. Veja alguns deles abaixo! 

Zero riscos de endividamento 

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviço e Turismo (CNC), divulgado em dezembro de 2022, a parcela de famílias com dívidas, em atraso ou não, ficou em 78,9% em novembro do ano passado. 

Segundo o levantamento, a taxa é inferior aos 79,2% de outubro, mas superior aos 75,6% de novembro de 2021. Ou seja, a cada ano que se passa, o endividamento é um fator que vem crescendo. 

Podemos dizer que um dos principais causadores do endividamento é o parcelamento de compras no cartão de crédito. Para evitar situações como essa, o consumidor pode optar pelo pagamento à vista do seu item. 

Possíveis descontos

Além de evitar o endividamento, pagando à vista, na maioria das vezes, você recebe regalias, como descontos no valor final do produto — o que o parcelamento não dá direito. 

Isso porque, pagando à vista, o dono do comércio também será beneficiado, já que ele terá o valor completo direto em sua conta, sem precisar esperar o valor das parcelas ser debitado mensalmente. 

Com isso, a maioria dos empreendedores oferece um desconto maior quando o cliente paga à vista. Esse desconto pode fazer com que o item comprado abaixe até 50% do seu valor final. 

Maior controle da vida financeira 

Optando pelo pagamento à vista, você também tem o maior controle da sua vida financeira, já que você saberá exatamente quanto está saindo da sua conta bancária. 

Diferentemente do parcelamento, você não precisará separar um dinheiro mensal para pagar a sua dívida — ou seja, estará livre de débitos a longo prazo. 

Mesmo que você fique sem uma parte de seus rendimentos mensais, no outro mês após a compra do seu bem, você terá o seu dinheiro por completo. 

Vantagens do parcelamento

Apesar do parcelamento ter suas vantagens, é importante ressaltar que esse é um assunto delicado, já que ele também possui suas desvantagens. 

Portanto, você deve utilizar essa modalidade de pagamento com muita cautela para não acabar caindo em uma “bola de neve” de dívidas. 

Por isso, utilize o parcelamento quando for realizar compras grandes, como smartphones, computadores, eletrodomésticos e outros. Além disso, veja também se as parcelas estão de acordo com sua remuneração mensal. 

Conheça alguns benefícios do pagamento parcelado! 

Facilidade para grandes compras 

A maior vantagem do parcelamento é a possibilidade de poder comprar produtos caros de uma maneira facilitada, sem comprometer os recursos financeiros por completo. 

Por exemplo, não é da realidade de todos os brasileiros comprar um smartphone de R$ 4 mil à vista. Por isso, uma maneira de realizar essa compra é optando pelo parcelamento. 

Supomos que esse valor será dividido em 10x no cartão de crédito. O comprador deverá pagar R$ 400 por dez meses. 

Ou seja, ele não precisará desembolsar o valor completo para comprar seu item e poderá pagá-lo pouco a pouco. 

Juros baixos 

Além de facilitar a compra de bens com valores grandes, o parcelamento é uma modalidade de pagamento que não possui juros abusivos

Toda compra feita por pagamento parcelado possui uma pequena taxa de juros cobrada pela instituição financeira do consumidor. Porém, na maioria das vezes, são valores extremamente baixos. 

No entanto, existem comércios que podem cobrar juros do parcelamento na maquininha. Por isso, opte pela compra do seu produto em lojas que não cobrem juros abusivos ou até mesmo nem realizem essa cobrança. 

Vantagens como cashback 

Alguns comércios e instituições financeiras oferecem cashback para o cliente nas compras realizadas pelo cartão de crédito. 

O cashback é nada mais uma pequena quantia que o consumidor pode receber em cada transação feita no cartão de crédito, dependendo da instituição financeira. 

Vale ressaltar que não são todos os bancos ou comércios que oferecem a opção de cashback. Isso porque essa é uma modalidade nova no mercado, que está sendo implementada aos poucos. 

Se você está à procura de uma instituição financeira que tenha diversos benefícios e serviços para abrir sua conta, conte com o Ailos. Nossos serviços integram toda sua vida financeira em um só lugar. Venha conhecer! 

Conclusão 

Agora que você já conhece essas duas formas de pagamento, a decisão de escolher a melhor opção para suas compras está em suas mãos. 

No entanto, não se esqueça que o método de pagamento parcelado deve ser feito cautelosamente para não gerar endividamento. 

Por isso, quando realizar um pagamento parcelado, se possível, antecipe as parcelas. Dessa maneira, você conseguirá pagar o seu bem mais rapidamente, sem risco de inadimplência. 

Além disso, sempre avalie suas condições financeiras para realizar um parcelamento. Mesmo que a parcela seja pequena, talvez ela possa não se encaixar com seus compromissos financeiros mensais. 

Se boa parte da sua remuneração já estiver comprometida, opte por pequenas parcelas. No entanto, é válido ressaltar que pequenas parcelas têm um prazo de pagamento maior. 

Portanto, se possível, opte sempre por prazos de pagamento menores com valores pequenos. 

Dessa maneira, você não ficará meses pagando seu bem e ainda não compromete grande parte de seus rendimentos mensais. 

Podemos ver que é mais notório que o pagamento parcelado precisa de mais cuidado do que o à vista. Portanto, sempre que possível, opte pelo pagamento à vista. 

Dessa forma, você consegue evitar dívidas e não compromete sua remuneração por muitos meses. 

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (5)

Ocultar comentários