• 12 de janeiro de 2023
  • 12 minutos

Saiba tudo sobre como ser contemplado no consórcio!

12 minutos

Você sabe uma maneira prática e rápida de como ser contemplado no consórcio? O tempo de espera pode ser uma incerteza, mas existem maneiras mais rápidas de contemplação.

Um dos dramas que os consorciados passam no seu dia a dia é a incerteza de quando serão chamados para receberem sua carta de crédito

Por um lado, o consórcio é uma ótima oportunidade para quem deseja métodos de crédito que não possuem taxas abusivas. Porém, por outro lado, a espera pode gerar frustrações. 

A notícia que é contagiante é que existem estratégias que podem ser úteis para agilizar a sua contemplação. 

Para você saber como utilizar essas estratégias, o Ailos, neste artigo, explicará detalhadamente como ser contemplado no consórcio mais rápido. 

Continue lendo nosso artigo e conheça as melhores estratégias de contemplação! 

O que são os consórcios? 

Se você caiu neste artigo de “paraquedas”, é muito provável que você esteja se perguntando: “O que é consórcio?”. 

O consórcio é nada mais do que um grupo de pessoas com o mesmo objetivo que se juntam para adquirir o bem desejado. 

Por exemplo, imagine que você deseja comprar um carro, assim como o seu amigo, seu vizinho e outras pessoas. 

Se todas as pessoas se reunissem para poupar em conjunto, ficaria muito mais fácil de todos adquirem o bem desejado. 

No consórcio acontece o mesmo. Um grupo de pessoas com um objetivo de compra em comum se juntam para adquirirem um bem ou serviço. 

No caso, cada participante do consórcio receberá sua carta de crédito a cada mês. O período do consórcio pode variar de acordo com o bem desejado e as condições financeiras de cada participante. 

Existem consórcios de 36 a 180 meses. A escolha do tempo de duração da modalidade dependerá da decisão em conjunto do grupo. 

Quais são os diferentes tipos de consórcio? 

Além disso, ainda existem os diferentes tipos de consórcio. Quanto mais a modalidade foi ficando conhecida, mais classificação foram criadas. 

Os tipos de consórcio foram criados para facilitar o interesse dos participantes. Ou seja, se o seu interesse é comprar um carro ou moto, o recomendado é procurar um consórcio de veículos

Para entender melhor cada tipo de consórcio, o Ailos separou uma pequena explicação sobre os principais tipos de consórcio. Confira abaixo! 

Consórcio de bens imóveis 

Lembra que falamos que o consórcio é um conjunto de pessoas que têm o mesmo objetivo de compra? Então, essa linha de raciocínio serve para todos os tipos de consórcio. 

No caso do consórcio de bens imóveis, um grupo de pessoas que desejam adquirir suas moradias se juntam e acordam uma meta em comum. 

Geralmente, esse tipo de consórcio pode levar um pouco mais de tempo para finalizar. Isso porque os consórcios de bens imóveis sempre possuem grandes valores. 

Consórcio de veículos 

No consórcio de veículos, os consorciados têm o objetivo em comum de comprar um carro, moto, caminhão e outros tipos de automóveis. 

Diferente do consórcio de bens imóveis, o de veículos pode ter uma duração inferior — dependendo da meta acordada entre os consorciados.

Juntamente ao consórcio de bens imóveis, o  de veículos é uma das classificações mais procuradas pelos consorciados. 

Consórcio para contratação de serviços 

Apesar dos consórcios de imóveis e veículos serem os mais procurados, não podemos deixar de falar do consórcio de contratação de serviços. 

Isso mesmo, serviços! Esse tipo de consórcio é voltado para a contratação de diversos tipos de serviço — independentemente da área. 

Com o consórcio de serviço, o consorciado poderá investir em viagens, intercâmbios, festas e eventos, assessoria ou consultoria, reformas residenciais, entre outros. 

Como funciona um consórcio? 

Agora que você já conhece o consórcio e quais são seus tipos, antes de adquirir um você deve saber como a modalidade funciona. 

Qualquer grupo de pessoas pode fazer um consórcio, porém, para garantir sua segurança e cumprimento de metas, o recomendado é realizá-lo com uma instituição financeira. 

Atualmente, existem diversos tipos de instituições financeiras que oferecem essa modalidade. No entanto, cada uma possui suas próprias regras e características.

Por isso, é sempre importante optar por uma instituição financeira que se integre com seus objetivos e, principalmente, com sua realidade financeira. 

Além disso, opte por uma instituição financeira que ofereça o seu tipo de consórcio. Por exemplo, se seu objetivo é comprar um carro, escolha um lugar que ofereça um consórcio de veículos. 

Com o primeiro passo dado, está na hora de você entender como funciona o consórcio. Separamos as principais informações que você deve saber sobre a modalidade. Confira abaixo! 

Parcelas periódicas pagas em grupo 

Como dito anteriormente, o consórcio pode ter uma duração longa ou curta, dependendo do objetivo do grupo. 

Durante o consórcio, o grupo com objetivo em comum terá que pagar parcelas periódicas para que a meta seja atingida mensalmente. 

Essa parcela será negociada de acordo com o valor solicitado pelo grupo, taxa administrativa da instituição financeira e tipo de consórcio. 

Cada integrante recebe sua fração 

Esse é o momento mais esperado pelos consorciados, já que receberão a sua carta de crédito. 

Ao longo do consórcio, a cada mês, um consorciado será contemplado para receber sua carta de crédito. 

A contemplação da carta de crédito acontece através de um sorteio, realizado durante a Assembleia. Ou seja, a entrega do dinheiro é feita de maneira justa e igualitária. 

Sorteios mensais 

O valor que é pago pelo grupo mensalmente vai compor o saldo do grupo. A partir desse saldo é feita a compra do bem. 

Como dito anteriormente, a definição de qual consorciado será contemplado é feito em conjunto em uma Assembleia. 

Esses sorteios acontecem mensalmente e, durante todos os meses do consórcio, um participante é contemplado. 

Lances ou contemplação 

As contemplações são separadas de duas maneiras: por sorteio, do qual participam em iguais condições todas os consorciados que estão em dia no grupo.

E também por lance, sendo um percentual que o consorciado pode ofertar para aumentar suas chances de contemplação. 

Existem três tipos de lances, sendo o fixo, livre e embutido. Cada lance possui sua própria característica. Conheça um pouco mais sobre cada um abaixo: 

  • Lance fixo: como o próprio nome já sugere, esse consórcio tem um valor fixo, ou seja, pré-estabelecido. Quem define o valor do lance é a própria administradora do consórcio — geralmente ele representa 15% a 30% do valor da carta de crédito;
  • Lance livre: diferentemente do lance fixo, o livre você define quantas parcelas deseja adiantar do pagamento ou a porcentagem da carta de crédito que deseja antecipar. Além disso, qualquer valor pode ser oferecido por qualquer participante interessado;
  • Lance embutido: essa é uma modalidade interessante para os participantes que não possuem recursos financeiros para ofertar. Nela, o consorciado pode oferecer parte do valor da carta de crédito que receberia. 

Vale ressaltar que os participantes do consórcio não são obrigados a oferecerem lances. Essa é uma opção válida somente para aqueles que precisam ser contemplados rapidamente. 

Então, se você não estiver interessado em ser contemplado rapidamente, você pode optar por esperar ser contemplado através dos sorteios mensais

Como ser contemplado no consórcio? 

Antemão, já ressaltamos que para ser contemplado no consórcio rapidamente é necessário contar com boas estratégias, planejamento e organização. 

Apesar do consórcio ser uma modalidade mais tranquila e, muitas vezes, as pessoas só esperam ser contempladas. Para receber a carta de crédito rapidamente, é necessário contar com “cartas nas mangas”. 

Para você entender melhor como ser contemplado no consórcio rapidamente, o Ailos trouxe algumas dicas para você antecipar sua carta de crédito. Confira abaixo! 

Realize os pagamentos em dia 

Logicamente, a primeira dica para ser contemplado no consórcio mais rápido é manter suas cotas em dia. Dessa maneira, você consegue manter a saúde financeira do grupo e, consequentemente, gera mais contemplações. 

Além disso, você também poderá participar das Assembleias caso esteja em dia com suas parcelas. Caso contrário, você não poderá ser mais contemplado no mês que faltou com sua obrigação. 

Caso aconteça algum imprevisto durante o período do consórcio, contate imediatamente a administradora para negociar seus débitos e continuar acompanhando o seu grupo. 

Entre em um grupo já existente 

Uma maneira muito eficaz de adiantar a contemplação da carta de crédito é procurar um grupo de consórcio em andamento. 

Dessa maneira, você terá mais chances de receber sua carta de crédito rapidamente. Isso porque uma parte do grupo já terá sido contemplada, reduzindo a concorrência do sorteio. 

Além disso, essa é uma maneira de analisar o histórico dos lances ofertados anteriormente para saber o montante necessário e otimizar seus lances, caso preciso. 

Entrando em um grupo já existente, você também não precisará aguardar o prazo para o agrupamento de cotas e reunião de saldo suficiente para iniciar as contemplações. 

Faça lances estratégicos 

Realizar lances é uma das maneiras mais certas de ser contemplado rapidamente. No entanto, existem épocas estratégicas para ofertar o lance. 

Após analisar a possibilidade de realizar lances, você deve procurar a época mais favorável para realizar a oferta. Para isso, você pode estudar um pouco do histórico dos antigos lances.

Caso não tenha dados para analisar, considere algumas datas importantes ao longo ano. Por exemplo, entre novembro e dezembro os profissionais CLT costumam receber o 13º salário. Ou seja, a tendência é que aconteçam mais lances de grandes valores. 

Faça um lance embutido 

Se você não quer tirar os seus próprios recursos financeiros, uma maneira de adiantar a sua carta de crédito é optar pelo lance embutido

Como explicado anteriormente, o lance embutido é uma modalidade do consórcio que permite o consorciado oferecer parte de sua carta de crédito como lance. 

Ou seja, você pode pegar parte da sua carta de crédito e oferecer como lance e garantir mais agilidade na sua contemplação. 

Porém, o lance embutido é uma oferta que deve ser feita com muito cuidado. Isso porque você estará retirando parte dos recursos que você receberá em sua contemplação; 

Portanto, antes de optar pelo lance embutido, veja se essa é a melhor opção para agilizar a sua contemplação. 

Use seu FGTS no lance

Você sabia que existe uma maneira de antecipar a sua carta de crédito com o seu FGTS? No entanto, não são todos os tipos de consórcios que aceitam essa oferta, somente os consórcios de imóveis

Nele, você pode utilizar até mesmo todo o seu dinheiro do Fundo de Garantia para realizar o lance. Porém, é necessário avisar a administradora do consórcio com antecedência e apresentar o extrato mais recente do seu FGTS. 

É importante também ressaltar que cada grupo de consórcio funciona de uma maneira diferente. Portanto, fique atento às regras dadas pelo seu contrato, além de qual a regulamentação governamental vigente. 

Vale ressaltar que o lance com o Fundo de Garantia e o lance embutido não são a mesma coisa. 

Desenvolva uma estratégia durante os leilões 

Por fim, uma dica valiosa para ser contemplado rapidamente nos consórcios é elaborar uma ótima estratégia durante os leilões de lance livre. 

Então, quando acontecer a Assembleia de contemplação, sempre observe o lance vencedor. 

Com base nessa informação, economize seus recursos financeiros até você atingir um valor semelhante ao que venceu nos últimos leilões. 

Além disso, não se esqueça de dar o seu lance somente em meses em que a concorrência estiver menor. Essa é uma ótima estratégia para aplicar durante os meses do consórcio.

No entanto, mesmo com uma boa estratégia e recursos financeiros ao seu favor, a chave de ter uma contemplação rápida é contar com uma administradora de consórcio confiável. 

Opte por uma administradora de consórcio que oferecerá todo o apoio necessário quando for preciso e que facilite sua contemplação, como o Consórcio Ailos. 

Se deseja contar com uma instituição financeira completa em todos os sentidos, escolha o Ailos. Temos o consórcio certo para você alcançar seus objetivos. Venha conhecer! 

Conclusão 

O consórcio é uma ótima opção para aqueles que não gostam de juros abusivos e também desejam economizar na compra de seus bens e serviços. 

Apesar de ser uma modalidade que necessita de um pouco de paciência por parte do consorciado, existem maneiras de agilizar a contemplação. 

Seguindo as dicas que foram apresentadas ao longo do artigo, com certeza, você conseguirá ser contemplado para receber sua carta de crédito. 

No entanto, é válido ressaltar que não são todos os consorciados que devem seguir essas dicas. Se você quiser e puder, também é possível somente esperar sua contemplação pagando suas cotas mensalmente. 

Agora que você já sabe como ser contemplado no consórcio rapidamente, conte com uma administradora que ofereça todo o apoio necessário na sua jornada financeira, como o Ailos! 

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (2)

Ocultar comentários