• 20 de abril de 2023
  • 11 minutos

Como funciona um consórcio de moto: descubra com o Ailos!

11 minutos
Como funciona um consórcio de moto: descubra com o Ailos!

O consórcio de moto é um modelo de contribuição mensal coletiva em que os participantes pagam por parcelas do bem que desejam comprar. Neste caso, estamos falando especificamente desse tipo de veículo.

Mas como funciona um consórcio de moto? E, mais especificamente: vale a pena fazer um consórcio de moto?

A resposta certa para essa pergunta depende, exclusivamente, do seu perfil. Mas podemos te mostrar os pontos-chave desse modelo de negócios. Assim, você tem total conveniência para analisar de acordo com os seus objetivos e necessidades, especificamente. Confira!

Está em busca de crédito? Venha conhecer todas as opções do Ailos!

O que é e como funciona um consórcio de moto?

O consórcio, em geral, pode ser visto como uma forma de autofinanciamento, mas funciona de modo coletivo. Pois, como adiantamos, participantes se unem em um grupo e contribuem mensalmente com as suas respectivas parcelas. Esse valor, agregado, é usado para a formação de uma poupança em comum e usada para a aquisição dos bens.

Ou seja: a aquisição de uma moto. Mas um ponto diferenciado e interessante do consórcio é que sorteios ocorrem todos os meses. E quem for contemplado já pode solicitar a carta de crédito no valor desejado e comprar a sua moto à vista.

Não pense, entretanto, que trata-se de sorte: todos os participantes (ou cotistas) vão receber a carta de crédito, até a última pessoa do grupo comprar o seu bem ao final do prazo do consórcio.

Além disso, tudo isso é legal, uma vez que o gerenciamento dos grupos é feito por administradoras e a fiscalização do consórcio de motos — e de outros tipos — fica com a responsabilidade do Banco Central do Brasil.

Conheça também o Consórcio de carros da Ailos e adquire o seu automóvel novo ou seminovo com facilidade e ótimas condições de pagamento

Quais as vantagens em fazer um consórcio de moto?

Pagamentos em dia e um tantinho de sorte permitem aos cotistas a possibilidade de obter a carta de crédito em curto ou médio prazo. Existe, também, o modelo de lances — que falaremos adiante — para aumentar as chances de aumentar as chances de contemplação.

E, com isso, deve ter dado para perceber que o consórcio de moto tem algumas vantagens. Não à toa, a modalidade tem crescido tanto, no país.

Quer entender se vale a pena o consórcio de moto e se esses pontos positivos estão alinhados com o seu perfil? A seguir, vamos destacar alguns pontos positivos desse modelo de crédito, confira!

Ausência de juros

Ausência de juros

Juros: normalmente, os grandes vilões de toda oferta de crédito do mercado financeiro. Pois apenas a presença deles tende a aumentar significativamente o valor final do empréstimo.

E isso não existe em um consórcio. Mas calma, que o consórcio de moto (e em geral) não é inteiramente livre de cobranças extras, pois uma taxa de administração é cobrada e diluída nas prestações.

Ainda assim, é um valor inferior à média da taxa de juros cobrada no mercado para um empréstimo ou financiamento, por exemplo.

Portanto, pode ser uma boa alternativa para comparar as modalidades e, quem sabe, economizar para comprar o seu desejado veículo?

Segurança

Imagine, poder planejar-se financeiramente para arcar com as parcelas do seu consórcio? Isso é possível porque esse tipo de compromisso tende a ser firmado em longo prazo: não há motivo para acreditar que você será um dos primeiros a ser contemplado.

Portanto, o consórcio costuma ser uma alternativa usada para quem se planeja com calma e vai lidando com as parcelas do seu contrato enquanto se organiza financeiramente.

Outro ponto interessante em segurança para você é que o próprio contratante define:

  • o valor do crédito;
  • a quantia a ser paga em cada parcela;
  • o prazo de pagamento.

Saiba mais: aprenda a identificar os mais novos golpes financeiros

Mais um ponto positivo para quem busca uma oferta de crédito mais segura e alinhada aos seus próprios objetivos e necessidades.

Baixa burocracia

Burocracia mais parece um repelente de pessoas que buscam boas opções de crédito no mercado. Pois sejamos francos: quem é que quer lidar com termos técnicos e toneladas de papéis cheios de parágrafos jurídicos?

Com o consórcio de moto, a comunicação é mais objetiva, ágil, facilitada e objetiva. Especialmente, porque as administradoras não se apegam aos mesmos (e muitos) requisitos bancários e administrativos que as instituições financeiras normalmente exigem para a aprovação de crédito.

Liberdade de escolha

Você pode usar o crédito do seu consórcio de moto para comprar esse veículo, é verdade, mas sabe do melhor? O crédito pode ser usado para a aquisição de qualquer bem (pode ser um carro, por exemplo) desde que esteja dentro do valor recebido e estipulado no contrato.

Existe, até mesmo, a possibilidade de converter a carta de crédito do consórcio em dinheiro para o uso da forma que preferir. Isso, somente, após 180 dias de sua contemplação e também dentro das regras de acordo com o contrato elaborado pela administradora.

Como funciona um consórcio de moto: como escolher o seu?

Acima, vimos que um consórcio de motos pode ser acessível, livre de juros, desburocratizado e flexível. São pontos interessantíssimos na hora de buscar crédito, certo?

Mas nem por isso você deve se descuidar ao buscar pelo melhor consórcio. Afinal, cada administradora lida com os cotistas e grupos de maneiras distintas, e nem toda gestão pode ser do seu agrado.

Pesquise grupos e instituições

Para ajudar a trazer assertividade à sua decisão, reunimos alguns pontos que valem a pena ser considerados ao escolher o seu consórcio de moto!

Pesquise grupos e instituições

Viu como funciona o consórcio de moto de uma instituição e as condições parecem atraentes? Então, muita calma nessa hora: antes de assinar um contrato às pressas, anote essas condições diferenciadas e compare com outras instituições.

E mais: procure conversar com pessoas que já participaram de consórcios. Elas podem trazer dicas valiosíssimas para você escolher o seu sem arrependimentos.

Reúna a documentação necessária

Lembra-se que participar de um consórcio vale a pena, para muitos, porque não tem muitas burocracias em torno da sua contratação? Pois então: embora a documentação possa variar entre administradoras, a média não foge muito dos itens a seguir, que são:

  • uma cópia de documentos de identidade — RG e CPF e RG e do cônjuge, se casado;
  • uma cópia da certidão de nascimento e/ou de casamento (com averbação, se necessário);
  • uma cópia do comprovante de endereço atualizada;
  • um comprovante de renda.

Avalie, em seguida, qual é a administradora capaz de atender às suas necessidades e interesses. Com os documentos em mãos, você consegue agilizar ainda mais o processo e até mesmo antecipar a solução de imprevistos.

Aguarde a análise e a resposta da instituição

O processo de análise da solicitação costuma ser rápido — alguns dias úteis. Mas o consórcio é uma modalidade mais flexível, como havíamos mencionado, e os riscos de reprovação são menores do que os existentes em uma solicitação de empréstimo ou de financiamento em instituições financeiras tradicionais.

Como funciona um consórcio de moto: contemplação

A contemplação do consórcio de moto pode ocorrer por:

  • sorteio;
  • lance;
  • encerramento do grupo.

Abaixo, vamos explicar para você como essas situações podem ocorrer. Assim, você consegue se planejar para manter os pagamentos em dia e aumentar as chances de contemplação!

Sorteio

Ocorrem assembleias mensais, em um consórcio. Nelas, participam os cotistas que estão com os seus respectivos pagamentos em dia e, assim, têm chances de participar do sorteio.

E o sorteio é exatamente aquilo que sugere seu nome: números de cotas são sorteados e os felizardos podem voltar para casa, naquele dia, com a sua carta de crédito.

Lance

No sorteio, as chances são iguais para todos. Mas é possível jogar um pouco mais de peso da sorte em seu favor. Nesses casos, o lance é a alternativa usada por mutos cotistas.

E como funciona o lance no consórcio de motos? Trata-se de uma espécie de leilão em que os interessados apresentam lances de determinados valores para obter a carta de crédito.

Ganham aqueles com os maiores lances que correspondem à antecipação de parcelas do consórcio. É, portanto, uma medida que funciona para quem tem recursos sobrando e podem usá-los para antecipar algumas mensalidades do seu consórcio para agilizar a contemplação.

Encerramento

O encerramento também é autoexplicativo: quando todas as parcelas são quitadas, todos os sorteios foram realizados e os lances foram todos feitos, o grupo se encerra. 

E, aí, quem não contou com a sorte ou os maiores lances vai receber a sua carta de crédito nesse momento, apenas.

Portanto, mesmo que demore todo o prazo do grupo, todos vão receber o crédito desejado para a aquisição da sua moto. O que vai diferir entre os participantes é o tempo de contemplação, essencialmente.

Como aumentar suas chances de contemplação?

A gente já deu algumas dicas de como você pode ter um pouquinho mais de chances, com relação aos outros cotistas, e receber o crédito rapidamente no seu consórcio de moto.

Mas vamos reforçar esses fatores de modo detalhado, aqui, assim fica mais fácil entender se você consegue jogar as estatísticas para favorecer a sua contemplação antes do encerramento do seu grupo.

Mantenha o pagamento de suas parcelas em dia 

Dica simples e importantíssima, mas nem sempre tão simples assim, já que imprevistos podem acontecer, dificultando o cumprimento das parcelas. 

Como funciona um consórcio de moto

Acontece que essa é uma condição para participar dos sorteios: estar em dia com o pagamento. Portanto, é o grande ponto de atenção para que você tenha chances de obter a sua carta de crédito.

Entre em um grupo já iniciado

Essa possibilidade pode acelerar as suas chances de contemplação porque alguns sorteios e lances já terão ocorrido. Só que, para participar de um já ativo e em operação, você deve ficar de olho na aquisição de dois tipos de cotas: 

cota vaga, que é a cota que não foi comprada por ninguém e segue disponibilizada pela administradora;

cota de transferência, que acontece quando um cotista já participante do grupo desiste do consórcio, negociando-a com quem tiver interesse. Assim, o comprador assume todas as obrigações que pertenciam ao cotista anterior.

Estude o padrão de lances e propostas feitas pelo grupo

Ao acompanhar as assembleias, você consegue precisar a metodologia de lances do seu grupo. Assim, se você tiver interesse e disponibilidade, pode se planejar estrategicamente para reunir os recursos que costumam gerar lances vencedores.

Esteja atento às melhores épocas para dar o seu lance

Como anda o comportamento do grupo? Em alguns momentos, os lances podem estar escassos e, se é uma boa estratégia para você, pode ser a situação ideal para dar um lance mais baixo e, mesmo assim, agilizar a contemplação.

Portanto, acompanhar as assembleias tende a trazer boas oportunidades para os cotistas interessados em agilizar o recebimento da sua carta de crédito.

Consórcio x financiamento: qual a melhor opção para você?

Consórcio e financiamento tendem a ser modalidades de longo prazo. Inclusive, é comum que um consórcio de moto leve de 12 a 80 meses — mais de seis anos, portanto.

Nem todos têm essa flexibilidade. Muitas pessoas têm mais pressa para a aquisição do bem e, aí, o financiamento pode ser uma solução mais alinhada a esse perfil. Ainda que as parcelas se estendam por mais meses, ao menos o crédito aparece rapidamente uma vez que foi aprovado pela instituição.

Ainda assim, não recorra ao financiamento ou ao consórcio de moto sem, antes, avaliar todas as propostas, condições, preços, taxas, regras e alinhamento ao seu perfil. Se o melhor para você, especificamente, for quitar um financiamento, analise o melhor produto do mercado; caso seja o consórcio de moto, siga pelo mesmo caminho de análise.

Saiba quais as principais vantagens em refinanciar o seu veículo e quando essa oportunidade pode ser viável. Clique!

Empréstimos e financiamentos do Ailos

O Ailos tem o produto certo para quem pretende viajar, estudar, comprar um veículo ou mesmo adquirir a tão sonhada casa própria. Independentemente do seu sonho que dependa de crédito para alcançá-lo, nós temos algo planejado sob medida para te ajudar.

Você encontra, por exemplo, soluções de crédito pessoal sem burocracias; modalidades de financiamento diferenciadas no mercado financeiro e até mesmo opções de consórcio.

Como resultado, você consegue comparar cada produto para entender quais deles podem atender às suas necessidades.

Está em busca de crédito? Venha conhecer todas as opções do Ailos!

Conclusão

Vimos o quanto o consórcio de moto pode ser diferenciado, mas que as suas vantagens estão alinhadas a perfis específicos. Por exemplo: quem não tem imediatismo para receber a carta de crédito — especialmente, se o seu número não for contemplado em sorteios e você não quiser participar dos lances.

Conte conosco para te ajudar a definir o melhor produto financeiro e, assim, alcançar os seus sonhos com planejamento, segurança e muita eficiência!

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (0)

Ocultar comentários
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o blog. Veja alguns navegadores que você pode utilizar: