Gestão de crédito e cobrança em empresas: entenda!

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    A gestão de crédito e cobrança auxilia na avaliação do histórico financeiro dos clientes para que possa ser concedido o crédito. 

    Ela ajuda na prevenção de inadimplência e traz um maior controle da situação econômica da empresa, mantendo o caixa com um fluxo adequado.

    Para isso, a gestão de crédito e cobrança deve ser eficiente para reduzir ao máximo as chances da empresa ficar sem receber o pagamento.

    Quer saber como implementar a gestão de crédito e cobrança na sua empresa? Continue lendo o nosso artigo que vamos tirar todas as suas dúvidas e responder às seguintes questões:

    • O que é gestão de crédito e cobrança?
    • Como funciona a gestão de crédito?
    • Qual a sua importância?
    • Como implementar a gestão de crédito e cobrança na sua empresa?

    Neste artigo, o Ailos responderá todas essas perguntas com as informações mais importantes sobre gestão de crédito e cobrança e você saberá tudo sobre o assunto.

    Boa leitura!

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    O que é gestão de crédito e cobrança?

    A gestão de crédito e cobrança é um recurso que une os setores comerciais e fiscais, que filtra os dados dos clientes antes de aprovar ou rejeitar a concessão de crédito, ou fazer cobranças.

    Assim, a gestão de crédito se dá pelo controle de risco em relação aos clientes da empresa. Dessa forma, tem o foco de reduzir a inadimplência por meio de um sistema que reúne informações dos clientes.

    Em relação à gestão de cobrança, é responsável pelo monitoramento de pagamentos pendentes, ajudando no recebimento das dívidas. Isso evita danos financeiros e auxilia no fluxo de caixa. 

    Todas as empresas podem oferecer crédito aos seus clientes, que se comprometem a ressarcir a empresa, o que envolve a cobrança de juros e acesso a serviços e produtos quando recebe o crédito.

    Entretanto, quando o cliente atrasa o pagamento ou se torna inadimplente é acionado o setor de cobrança, no qual a empresa aborda o cliente de várias maneiras, sendo a última alternativa um processo judicial.

    Vale ressaltar que o profissional que cuida da gestão de crédito é o responsável em avaliar o histórico e o relacionamento dos clientes com o mercado. Assim, ele cuida da negociação e recebimento de dívidas.

    Como funciona a gestão de crédito em empresas?

    A gestão de crédito em empresas é feita a partir de uma análise preliminar em um sistema que verifica os dados dos clientes e a confiabilidade em cada um deles.

    Para isso, é utilizado o Serasa e Serviços de Proteção ao Crédito (SPC) que é uma ferramenta de checagem muito usada para verificar a situação de perfil dos clientes.

    Análise de crédito e riscos

    A análise de crédito e riscos é o primeiro passo antes de conceder o crédito para o cliente.

    Durante o processo, é necessário avaliar a capacidade de plano de pagamento do cliente e sua estabilidade financeira.

    Para isso, a empresa precisará coletar diversas informações sobre o cliente para entender o seu comportamento junto ao mercado e traçar o seu perfil.

    É importante levar em consideração os seguintes dados:

    • Dados cadastrais;
    • Comprovante de renda ou faturamento;
    • Histórico e comportamento de pagamento;
    • Pendências e restrições em seu nome.

    Depois que fizer toda a coleta dos dados, é preciso analisar as informações, levando em consideração o valor requisitado pelo cliente, o prazo de pagamento e o destino do crédito.

    Pois, quanto maior o valor, mais aprofundada deve ser a análise, e quanto maior o prazo, maior é o risco de inadimplência.

    Vale ressaltar que para uma análise de crédito mais aprofundada é importante utilizar os 5 Cs, que se referem a características que ajudam a definir o perfil de cada cliente.

    Os 5 Cs são:

    • Capital: o valor das dívidas pendentes que o cliente possui;
    • Capacidade: quais as condições que ele possui para pagar o crédito;
    • Caráter: vontade do cliente em pagar as dívidas e que mostra se ele é uma pessoa ética.
    • Condições: os fatores externos que podem afetar a capacidade de pagamento do cliente;
    • Colateral: são as garantias que o cliente oferece para arcar com o pagamento do crédito.

    Ações de resguardo de crédito

    Todas as empresas que oferecem qualquer tipo de crédito podem executar ações de resguardar o crédito, com garantias suficientes que fazem com que consigam receber tudo o que foi emprestado.

    Para isso, as ações que podem ser feitas são:

    • enviar comunicados com prazo extra para que o cliente faça o pagamento;
    • utilizar meios de comunicação que possam ser registrados, como e-mails, por exemplo;
    • interromper o fornecimento de outros serviços, caso o cliente possua;
    • executar as garantias do contrato de cessão de crédito na Justiça;
    • incluir o devedor em uma lista de exclusão dentro do sistema de gestão de crédito.

    Oferta de crédito personalizada

    Com uma gestão de crédito eficiente é possível oferecer aos clientes opções de créditos personalizadas, que atenderão às suas necessidades e evitarão risco de inadimplência.

    Qual a importância de fazer a gestão de crédito e cobrança?

    A gestão de crédito e cobrança auxilia no controle da situação econômica da empresa e melhora o fluxo de caixa, pois os pagamentos são recebidos.

    Isso porque os inadimplentes são devidamente identificados e a empresa sabe o valor que está por vir, além de poder mandar comunicado específico para cada um deles sobre a cobrança.

    Confira a seguir alguns principais tópicos sobre a importância da gestão de crédito e cobrança:

    Diminuição de inadimplência

    Os clientes com histórico negativo não recebem as mesmas condições dos bons pagadores. 

    Por isso, para diminuir a inadimplência, são oferecidas menos opções de parcelamento ou taxas de juros mais elevadas.

    Previsibilidade

    A gestão de crédito e de cobrança auxilia na previsibilidade das ações. Pois, mesmo que a análise de crédito seja feita de acordo com todos os critérios selecionados pela empresa, ainda podem ocorrer inadimplências.

    Dessa maneira, a gestão de cobranças auxilia a gestão de crédito de maneira complementar, fazendo com que os clientes paguem as suas dívidas sem a necessidade de recorrer ao sistema judicial. 

    Isso porque as instituições financeiras têm práticas bem definidas e previsíveis.

    Organização financeira

    Quando a empresa tem uma gestão de crédito e cobrança eficaz, é possível melhorar a organização financeira da mesma.

    Ou seja, o fluxo de caixa fica adequado com os pagamentos que são feitos pelos inadimplentes identificados, que pagam as suas dívidas por causa das ações que a empresa utilizou para que eles conseguissem fazer o pagamento.

    Agilidade nos processos

    A gestão de crédito e cobrança agiliza os processos, além de preservar o relacionamento com o cliente, fidelizando cada um deles.

    Quer saber como ter a sua independência financeira e como ter um planejamento para alcançar todos os seus objetivos? Leia o artigo em nosso blog: Independência financeira: o que é como alcançá-la? Aprenda agora!

    Como implementar a gestão de crédito e cobrança na sua empresa?

    A implementação da gestão de crédito e cobrança da sua empresa pode ser feita adotando algumas práticas que ajudam na segurança e eliminam os riscos de inadimplência.

    Confira a seguir algumas etapas para implementar a gestão de crédito e cobrança:

    Tenha uma estratégia sólida

    A empresa precisa ter uma estratégia sólida, focada na missão e valores da mesma. Assim, a gestão de crédito e cobrança deve seguir as metas e objetivos que foram definidos pela instituição financeira.

    Para que gere os melhores resultados, é preciso que todo o plano de ação dos processos seja definido e siga o perfil de cada cliente.

    Conheça a fundo seus clientes

    Todas as empresas de crédito precisam conhecer a fundo seus clientes e avaliar o histórico de cada um deles.

    Dessa maneira, um cliente que tem um histórico positivo pode parcelar em mais vezes e ter juros menores. Enquanto, o que tem histórico negativo terá menos opções de parcelamento ou poderá parcelar com taxas de juros mais altas. 

    Assim, a empresa consegue se proteger contra o risco de inadimplência, podendo utilizar também ferramentas, como Serasa Experian, que tem a nota do cliente, score, e sabe quantas dívidas não foram pagas por ele.

    Além disso, é importante sempre manter o cadastro do cliente atualizado para que a equipe de cobrança consiga contatá-lo, caso seja necessário.

    Defina seus limites de crédito

    Definir os limites de crédito para cada cliente é essencial. Pois, um cliente que já atrasou com os pagamentos, não pode ter os mesmos limites na próxima vez e nem ter as mesmas condições que foram oferecidas anteriormente.

    Por isso, é preciso considerar o crédito, diminuir o limite e oferecer juros mais altos, pois ele já apresentou um comportamento de inadimplente. Isso deve ser feito para controlar os riscos e manter o fluxo de caixa da empresa saudável.

    Use ferramentas de automação

    Utilizar ferramentas de automação para a gestão de crédito e cobrança pode auxiliar em todos os processos do dia a dia e otimizar o tempo.

    Alguns exemplos de ferramentas que podem ser utilizadas são:

    • ERPs (Enterprise Resource Planning);
    • CRMs (Customer Relationship Management);
    • Sistemas inteligentes para gestão de crédito e cobrança.

    Utilizando ferramentas como as mencionadas acima, é possível a verificação rápida e precisa do perfil de novos clientes e elaborar um estudo completo do cliente como pagador. 

    Integre seu time de cobrança

    Ter um time de cobrança eficiente e bem treinado para lidar com pessoas é essencial para incentivar e ajudar os clientes inadimplentes para que possam pagar as suas dívidas. 

    Assim, é possível receber o pagamento sem a necessidade de recorrer aos meios judiciais.

    Com isso, a empresa consegue buscar bons resultados e preservar o relacionamento com o cliente que, na maioria das vezes, está inadimplente por causa de imprevisto e pode quitar a dívida e se tornar muito mais fidelizado.

    Priorize seus processos

    É importante saber quais são os processos de crédito e cobranças mais importantes e mais urgentes. Pois, algumas trazem mais impacto para as finanças do que outras.

    Por exemplo: se um cliente está devendo um valor de R$ 20.000 e o outro está devendo R$ 2.000, o primeiro torna-se mais urgente. 

    Entretanto, também é necessário verificar quanto tempo a dívida está aberta, o que pode influenciar na priorização.

    Mantenha o olhar em suas métricas e resultados

    Verificar as métricas e resultados é fundamental para saber como estão os processos. Por isso, periodicamente, é recomendado verificar os resultados obtidos com a gestão de crédito e cobrança.

    Confira se o nível de inadimplência baixou e quais foram os processos que deram certo e foram quitados.

    Faça isso para saber o que precisa ser melhorado na gestão de crédito e cobrança e quais as mudanças que precisam ser implementadas.

    Conheça o sistema de Cooperativas Ailos para a sua empresa e alcance todos os seus objetivos.

    Conclusão

    Já deu para perceber que a gestão de crédito e cobrança é fundamental para qualquer empresa, pois a inadimplência pode ter reflexo direto na saúde da instituição.

    Por isso, neste artigo, mostramos como implementá-la no seu negócio e como a gestão de crédito e cobrança é importante. Pois, quando ela é eficiente e proativa, a cobrança é feita da melhor forma e ainda preserva o relacionamento com o cliente.

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