• 24 de abril de 2023
  • 6 minutos

Saque FGTS na compra de imóvel: saiba como usá-lo com o Ailos!

6 minutos

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito do trabalhador brasileiro e pode ser utilizado em diversas situações, uma delas é para a compra de um imóvel próprio. 

No entanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre como utilizar o FGTS nessa situação e quais são os procedimentos necessários. 

É nesse contexto que as cooperativas de crédito Ailos, podem ser aliadas para ajudar a fazer uso desse benefício.  

Continue lendo para saber mais sobre o assunto e sobre as soluções Ailos! 

Mas, afinal, o que é FGTS?

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é um fundo criado pelo governo brasileiro para proteger os trabalhadores com carteira assinada. Ele funciona como uma poupança, na qual o empregador deposita mensalmente um valor correspondente a 8% do salário do funcionário. 

Esses recursos são destinados a proporcionar segurança financeira ao trabalhador em casos de demissão sem justa causa, doenças graves, aposentadoria, entre outros. Além disso, o FGTS pode ser utilizado para fins específicos, como a compra de um imóvel ou amortização de financiamentos habitacionais. 

Saque FGTS compra imóvel: o que é necessário para usar?

Para utilizar o FGTS na compra de um imóvel, é preciso atender a alguns requisitos importantes. Vamos abordar cada um deles a seguir:

Reunir a documentação necessária

Para utilizar o FGTS na compra de um imóvel, é fundamental apresentar documentos como identidade, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, extrato do FGTS e declaração de Imposto de Renda. 

Além disso, será necessário fornecer documentos referentes ao imóvel e ao vendedor.

Não ter pendências financeiras ou outro financiamento SFH

Para usar o FGTS na compra de um imóvel, é preciso estar em dia com suas obrigações financeiras e não possuir outro financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

Se você já possui um financiamento habitacional, será necessário quitá-lo antes de solicitar o saque do FGTS.

Conferir se o imóvel segue as regras do Fundo de Garantia

O imóvel desejado deve estar de acordo com as regras estabelecidas pelo FGTS.

Entre elas, estão a localização do imóvel (que deve ser no mesmo município onde o comprador trabalha ou reside), o valor máximo de avaliação (que varia de acordo com a localidade) e a destinação do imóvel (residencial urbano).

Saque FGTS compra imóvel: quem pode usar?

Basicamente, qualquer pessoa que esteja empregada com carteira assinada e possua saldo disponível no FGTS pode utilizar esse dinheiro para adquirir um imóvel próprio.

Mas, para isso, é necessário seguir algumas regras, como por exemplo:

  • O imóvel deve estar localizado na cidade em que o trabalhador exerce a sua atividade laboral, ou em municípios vizinhos;
  • O valor do imóvel não pode ultrapassar o valor limite de enquadramento no SFH que é de R$ 1.500.000,00; 
  • O trabalhador não pode ser proprietário de outro imóvel residencial no mesmo município em que pretende comprar o novo imóvel com recursos do FGTS.

Portanto, se você se enquadra nessas condições e deseja utilizar o seu saldo do FGTS para adquirir um imóvel, basta seguir as regras estabelecidas e procurar um banco ou instituição financeira para obter mais informações sobre o processo de solicitação do saque do FGTS para compra de imóvel.

Quais as principais vantagens em usar o FGTS para comprar um imóvel?

Ao utilizar o FGTS para comprar um imóvel, há diversas vantagens que podem tornar essa transação mais viável e benéfica para o trabalhador.

Algumas das principais vantagens incluem:

Viabilização da transação

Uma das principais vantagens em usar o FGTS para comprar um imóvel é a possibilidade de viabilizar a transação financeira.

Muitas vezes, o trabalhador pode não ter recursos financeiros suficientes para pagar a entrada ou a parcela inicial do imóvel, e é aí que o FGTS pode fazer a diferença.

Com o uso do FGTS, é possível reduzir o valor da entrada ou até mesmo quitá-la totalmente, tornando a compra do imóvel mais acessível.

Conquista de maior independência financeira

Ao comprar um imóvel próprio, o trabalhador conquista uma maior independência financeira, já que não precisará mais pagar aluguel e terá um patrimônio em seu nome e adquiriu um maior controle financeiro pessoal.

Além disso, o valor do imóvel tende a valorizar com o tempo, o que pode representar um investimento para o futuro.

Possibilidade em amortização

O tempo para sacar o FGTS para compra de um imóvel pode variar de acordo com cada situação. Isso acontece, pois o processo começa com a solicitação do saque pelo trabalhador, que deve apresentar os documentos necessários para comprovar o direito ao uso do FGTS. 

É importante ressaltar que essa operação pode ser agilizada se todos os documentos necessários forem apresentados corretamente e as informações estiverem em conformidade com as exigências. 

Portanto, se você está planejando usar o seu FGTS para comprar um imóvel, é recomendável buscar informações e orientações junto a sua Cooperativa para saber mais sobre o processo e os prazos envolvidos. 

Leia também: Vale a pena pegar empréstimo para pagar dívidas? Confira!

Quanto tempo leva para sacar o FGTS para compra de um imóvel?

O tempo para sacar o FGTS para compra de um imóvel pode variar de acordo com cada situação. Isso acontece, pois o processo começa com a solicitação do saque pelo trabalhador, que deve apresentar os documentos necessários para comprovar o direito ao uso do FGTS. 

É importante ressaltar que essa operação pode ser agilizada se todos os documentos necessários forem apresentados corretamente e as informações estiverem em conformidade com as exigências. 

Portanto, se você está planejando usar o seu FGTS para comprar um imóvel, é recomendável buscar informações e orientações junto a sua Cooperativa para saber mais sobre o processo e os prazos envolvidos. 

Realize o sonho da casa própria com as soluções de crédito do Ailos

O Ailos é um sistema de cooperativa de crédito que se preocupa em ajudar seus cooperados a desenvolver uma relação saudável e consciente com o dinheiro. Para isso, oferecemos soluções financeiras e temos uma seção em seu blog dedicada exclusivamente à educação financeira.

Além disso, promovemos eventos e cursos sobre educação financeira, que têm como objetivo capacitar seus cooperados para que tomem decisões financeiras conscientes e responsáveis.

Essas atividades são realizadas de forma prática e aplicada, com exemplos e casos reais que mostram como aplicar conceitos financeiros no dia a dia.

Para conhecer mais sobre a seção de educação financeira do Ailos, acesse o blog da cooperativa e confira todos os conteúdos disponíveis.

Leia mais sobre edução financeira no blog do Ailos!

Conclusão

A utilização do FGTS para a compra de um imóvel próprio pode ser uma excelente opção para quem deseja realizar esse sonho.

No entanto, é importante estar atento às regras e procedimentos necessários para que tudo seja feito de forma correta e sem problemas.

O Ailos oferece diversas soluções de crédito imobiliário para ajudar seus clientes a realizarem o sonho da casa própria, incluindo a possibilidade de utilizar o FGTS na compra do imóvel.

Com condições especiais e parcelas que cabem no planejamento financeiro, a cooperativa está pronta para oferecer todo o suporte necessário para tornar esse sonho em realidade.

Não perca a oportunidade de visitar um dos Postos de Atendimento do Ailos e descubra qual a melhor opção de financiamento imobiliário para você!

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (0)

Ocultar comentários
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o blog. Veja alguns navegadores que você pode utilizar: