Neste post te contamos como a responsabilidade social das cooperativas reflete através da educação na vida dos cooperados
Já parou para pensar como a educação e o cooperativismo estão conectados? A educação é o mais importante elemento de formação para qualquer pessoa, principalmente considerando que é uma parte fundamental para futuras possibilidades. O mesmo acontece com a educação no cooperativismo, que, através de suas práticas, pode proporcionar um mais conhecimento aos cooperados.
A responsabilidade social das cooperativas
A responsabilidade social é um dos mais importantes pilares do movimento cooperativista. Apesar do conceito de responsabilidade social ser relativamente novo para a maioria das empresas, com surgimento apenas na década de 80 com a introdução da globalização, para as cooperativas, este conceito já faz parte dos próprios princípios e valores do cooperativismo desde o início.
Para cumprir a sua função social e econômica no contexto regional e nacional, as cooperativas precisam estabelecer processos que garantam o desenvolvimento educacional dos cooperados, adaptando esses processos às particularidades das comunidades em que estão inseridas.
Seguindo o 5º princípio cooperativista, é através desse pilar de responsabilidade social que as cooperativas atuam ativamente na educação, formação e informação das comunidades e incentivam o conhecimento dos seus cooperados.
A educação e o cooperativismo
As cooperativas são grupos de pessoas, sejam físicas ou jurídicas, que reúne interesses em comum. Os cooperados têm atuação direta nas decisões dentro das cooperativas e por isso, quanto mais conscientes e responsáveis forem as suas participações, mais eficientes serão as atuações das cooperativas dentro da comunidade.
Para que essa participação seja consciente e responsável, só existe uma alternativa: um processo permanente de incentivo ao conhecimento e obviamente, à educação. Assim, a educação e a capacitação são tidos como pilares fundamentais do movimento, não só por garantir o bom desenvolvimento da cooperativa mas também porque no movimento cooperativista as pessoas são as protagonistas.
Um dos princípios do cooperativismo inclusive é ser comprometido com o futuro dos cooperados e da comunidade onde está inserido. Por isso, as cooperativas devem promover a educação e a formação dos seus membros, para que eles possam ter o preparo necessário para o desenvolvimento dos negócios e, consequentemente, desenvolvendo os lugares onde estão presentes. Além disso, oferece informações para o público em geral sobre a natureza e benefícios do cooperativismo.
PROGRID: Conhecimento que transforma
Nossa trajetória é marcada pela transformação de milhões de vidas através da educação, de informação e conhecimento. Já fizemos muito, mas ainda temos um grande caminho para percorrer. Afinal, sabemos que hoje educação é sinônimo de privilégio para muitos.
Por meio do PROGRID, desde 2002 temos a oportunidade de oferecer a possibilidade de novas portas se abrindo para cooperados e assim criamos uma onda de transformação que ressoa por todos os lugares. Por isso, nosso único desejo para os próximos vinte anos é que a gente continue alcançando cada vez mais pessoas e lugares.
Últimos comentários (0)
Ocultar comentários