• 2 de maio de 2023
  • 15 minutos

Como investir com pouco dinheiro: um guia completo para começar!

15 minutos
Como investir com pouco dinheiro: um guia completo para começar!

Você sabia que, hoje em dia, quase 6 milhões de pessoas investem na Bolsa de Valores do Brasil? Esse é um número expressivo, considerando que, só entre os anos de 2021 e 2022, houve um aumento de 17,5% nesse número. E sabe um dos motivos para isso? É possível aprender como investir com pouco dinheiro, atualmente.

E o melhor: existem opções rentáveis, seguras e fáceis de aplicar. Dá até para aprender como investir 100 reais por mês, de tanta opção diversificada que se encontra hoje.

Por isso, queremos que você também explore essas vantagens e construa um bom patrimônio financeiro, independentemente dos seus objetivos. Então, acompanhe as dicas deste artigo e veja como investir com pouco dinheiro!

Qual é a importância de investir?

Antes de entender como investir com pouco dinheiro, podemos falar sobre a importância desse hábito em si. Afinal, é a partir de sua compreensão que você pode definir os seus objetivos e avaliar as melhores opções do mercado financeiro.

Para te ajudar a tornar todas essas respostas mais fáceis de serem avaliadas, separamos, a seguir, os principais pontos associados à importância de investir, confira!

Segurança financeira

O primeiro ponto é fundamental para que você entenda como pode ter um patrimônio financeiro sólido. E é por meio dele que você consegue atingir objetivos de curto, médio e longo prazo. Por exemplo:

  • comprar um bem de grande valor sem muitas parcelas financiadas;
  • aposentar-se com tranquilidade;
  • valorizar ainda mais a sua renda.

Independentemente do seu objetivo, é possível aprender como investir com pouco dinheiro e fazer isso sem grandes aportes. O que torna a atividade ainda mais alinhada ao seu perfil (seus objetivos e necessidades).

Independência

Esse é outro termo comum para quem pensa em começar a investir em 2023: independência financeira. Por meio dela, você consegue usar a rentabilidade das suas aplicações para quitar suas despesas mensais, não tendo que usar o seu salário, por exemplo, para isso.

Esse objetivo, logicamente, é de longo prazo, mas você pode construir gradativamente esse processo. O importante, mesmo, é passar a direcionar parte da sua renda para gerar lucros e, com o tempo, conquistar objetivos financeiros cada vez maiores.

Reserva de emergência

Imprevistos acontecem. Ninguém está imune a eles, mas é possível preparar-se para que eles não sejam um grande inconveniente. E a reserva pode ajudar com isso.

Ao aprender como investir com pouco dinheiro, você pode reservar dinheiro para usar diante de emergências capazes de comprometer o orçamento. Alguns exemplos:

  • tratamentos de saúde;
  • consertos do automóvel;
  • instabilidade financeira diante de uma demissão.
Aumento de patrimônio

São diversos os motivos que podem impactar a renda mensal e a reserva de emergência atua, justamente, como uma camada de proteção e segurança da sua saúde financeira.

Saiba mais: confira aqui como começar a economizar dinheiro

Aumento de patrimônio

Você pode começar a investir com 100 reais e ter um planejamento de longo prazo, que é aumentar o seu patrimônio financeiro. Por meio disso, você gera mais renda e consegue ter um futuro mais planejado, preparado e financeiramente estável.

Existem, inclusive, diversos produtos no mercado que permitem esse crescimento gradual e com segurança para não perder o dinheiro investido em más decisões, por exemplo — mais à frente falaremos sobre eles.

Ter variadas fontes de renda

Outro ponto relevante sobre a importância de investir tem a ver com a geração de renda por outras fontes. Com seu dinheiro aplicado de modo planejado e seguro, você aumenta os rendimentos de maneira gradual e constante.

Com o tempo, isso vai servir para você usar como preferir o dinheiro e contar com um complemento interessante para somar às suas outras fontes de renda.

Como investir com pouco dinheiro: opções de investimento para 2023

O mercado financeiro de investimentos está dividido nas opções de renda fixa e de renda variável. E o que isso significa?

Basicamente, as opções de renda fixa são opções “mais seguras” porque você costuma saber, exatamente, o quanto vai receber ao final do período da aplicação.

E mais: existem produtos que contam com a proteção do FGC — Fundo Garantidor de Crédito. Com ele, aplicações de até R$ 150 mil são protegidas contra imprevistos, impedindo que você perca o dinheiro diante de um problema (como o banco no qual seu dinheiro está investindo falir).

Até por isso, as opções de renda fixa tendem a ser bastante consideradas por quem deseja aprender como investir com pouco dinheiro: são oportunidades acessíveis, consideradas mais seguras e que geram bons retornos financeiros também.

Por sua vez, os investimentos de renda variável são aqueles cujos valores oscilam constantemente. Por exemplo: as ações, que têm o valor individual, no papel, constantemente alterado e ainda podem render proventos periodicamente aos investidores (normalmente, em números superiores às opções de renda fixa). 

Tesouro Selic

Entretanto, seu valor geral pode sofrer depreciações e, consequentemente, prejuízos. Daí, a importância em ter um bom planejamento para não se iludir apenas com a possibilidade de ganhos maiores sem, antes, precisar os riscos.

Vamos conhecer algumas dessas opções de renda fixa e de renda variável?

Leia também: novos golpes financeiros: fique por dentro e previna-se

Tesouro Selic

O Tesouro Direto é uma modalidade de investimento na qual você “empresta” seu dinheiro ao governo federal para quitar as suas próprias contas. E, por meio disso, você recebe juros que vão gerar rendimentos mensais à sua aplicação até o término do prazo do investimento.

Esses rendimentos podem ser calculados de diferentes maneiras, mas, no caso do Tesouro Selic, a taxa básica da economia do país é usada como índice.

Ou seja: você pode encontrar um produto de Tesouro Selic com prazo de dois anos e atrelado ao índice. Assim, você sabe, exatamente, quanto de dinheiro vai ter ao final desse período.

IPCA+

Por sua vez, o Tesouro IPCA+ é determinado por outro fator: o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (ou, simplesmente, IPCA).

Aqui, também, você conhece o valor que vai ter ao final da aplicação previamente — desde que você mantenha o dinheiro investido até o seu vencimento. O que é uma ótima maneira de manter o seu investimento estável independentemente da oscilação do índice, já que ele é calculado mensalmente pelo IBGE.

Fundos de inflação

Existem, também, os fundos de inflação que podem ser uma alternativa para você que procura aprender como investir com pouco dinheiro.

Isso porque, a modalidade tende a se caracterizar por um fundo gerido por uma instituição que contempla diferentes títulos de emissão pública e privada na carteira, como:

  • Tesouro IPCA+
  • debêntures;
  • Letras Financeiras (LF);
  • Letras de Crédito Imobiliário;
  • Letras de Crédito Agrícola;
  • FIDCs.

Entre outros ativos. Com isso, cria-se um produto do qual você pode investir sem, necessariamente, diversificar os seus aportes em diferentes aplicações.

Ações

Ações

Ações, por sua vez, são produtos de renda variável que se constituem por papéis emitidos por empresas com capital aberto na Bolsa de Valores.

Isso significa que os investidores adquirem frações do valor geral da empresa e podem ser recompensados por isso de uma ou duas maneiras:

  • pela valorização do título (lembrando que a desvalorização se transforma em prejuízo);
  • proventos, que são remunerações periódicas e de acordo com a política de cada empresa.

CDBs

CDB — sigla para Certificado de Depósito Bancário — tem um papel similar ao do Tesouro. A diferença, aqui, é que os títulos emitidos não são “empréstimos” para o governo federal, mas para bancos financiarem suas atividades de crédito.

De resto, as formas de remuneração se assemelham ao Tesouro Direto, com estabilidade, valores pós-vencimento devidamente estabelecidos antes da aplicação e uma opção estável para conquistar seus objetivos de curto e médio prazo.

Leia também: previdência privada vale mesmo a pena? Confira aqui!

Fundos Imobiliários

Outra opção de renda variável e que tem se popularizado como alternativa para começar a investir com pouco dinheiro é esta aqui: os fundos imobiliários.

E como funciona? Basicamente, os fundos reúnem investidores para comprar títulos que vão servir para a captação de recursos para projetos no segmento imobiliário.

Só que, para isso, existem necessidades em diferentes áreas. E aí residem os diferentes tipos de fundos imobiliários, que são:

  • fundos de tijolo, que são os títulos usados para investimentos em ativos reais. Por exemplo: para a aquisição e/ou reforma de empreendimentos imobiliários;
  • fundos de papel, que são títulos ligados ao mercado imobiliário, e não de imóveis em si (como letras de crédito imobiliário (LCI) ou letras hipotecárias (LH), entre outros);
  • fundos híbridos, que contam com papéis e investimentos imobiliários na carteira.

O interessante é que, assim como as ações, que têm seus títulos valorizados constantemente, os fundos imobiliários geram rendimentos mensais. E essa pode ser uma boa maneira de gerar renda extra de modo contínuo.

LCAs

LCAs são letras de crédito do agronegócio — títulos que permitem às empresas do segmento contarem com o seu dinheiro ao solicitarem crédito para instituições financeiras.

E assim como o CDB e o Tesouro Direto, a LCA promove mais segurança ao investidor por meio do auxílio dado pelo FGC para aplicações de até R$ 150 mil. 

LCIs

As LCIs têm um processo de funcionamento muito parecido com o das LCAs. A grande diferença, aqui, é que as letras de crédito desta modalidade correspondem ao setor imobiliário.

Como investir com pouco dinheiro: 10 dicas práticas!

Assim, as suas aplicações podem servir para empresas do segmento terem crédito quando necessário, ao solicitarem às instituições financeiras. E você tem como recompensa a rentabilidade mensal do seu LCI como retorno — sabendo, antecipadamente, quanto você vai ter em conta ao final do prazo de vencimento do produto.

Como investir com pouco dinheiro: 10 dicas práticas!

Com base em tudo o que falamos até aqui, esperamos que tenha ficado clara a acessibilidade com a qual dá para aprender como investir com pouco dinheiro.

Mesmo assim, essa transição não se resume ao conhecimento das soluções disponíveis no mercado financeiro. Para ajudar a realizar essa mudança de hábito e alcançar seus objetivos, separamos algumas dicas práticas para que você aprenda, hoje mesmo, como investir com pouco dinheiro!

1. Organize o seu orçamento

Comece por analisar as suas contas: como vão as dívidas, se existirem, e como elas afetam o seu orçamento mensal? 

Leia também: quais dívidas pagar primeiro?

Caso não possua dívidas ativas, foque sua atenção nas despesas mensais e descubra como você pode reduzir pelo menos 10% desse total.

Assim, é possível destinar um pouco da sua renda, todos os meses, para aprender como investir com pouco dinheiro, mas constante e frequentemente.

Lembre-se que isso exige disciplina, dedicação e muita flexibilidade para se adaptar aos imprevistos e evitar que você feche o mês no vermelho. Contudo, é algo gratificante.

2. Conheça o seu perfil de investidor

Existem três perfis de investidor. São eles:

  • conservador;
  • moderado;
  • arrojado.

No geral, o primeiro está atrelado a um perfil que não pode ou deseja assumir riscos — prejuízos, portanto. Nesses casos, compensa mais focar seus investimentos em modalidades de renda fixa. Especialmente, aquelas protegidas pelo FGC.

No perfil moderado, o investidor já aceita certa perda, ao investir em ações e FIIs, por exemplo, desde que calculados e que não coloquem todo o seu patrimônio em risco.

E, por fim, tem o perfil arrojado. Esse tipo de investidor conhece os riscos e assume-os, direcionando seu dinheiro em alguns produtos que carregam mais rentabilidade, mas também mais riscos de prejuízos.

3. Estabeleça suas metas

Metas são os resultados que deseja-se alcançar. Para você que está aprendendo como investir com pouco dinheiro, isso significa ter em mente o que você deseja, ao começar a investir. Por exemplo:

  • montar uma reserva financeira — se sim, quanto você precisa, por mês, e quanto tempo de reserva você pretende poupar;
  • aposentar-se com tranquilidade. Com quantos anos pretende fazer isso? Qual é a renda mensal que deseja somar ao benefício?
  • Aumentar o patrimônio. Nesse caso, quais opções do mercado financeiro podem te atender?

4. Estude o mercado financeiro

Acima, destacamos a importância em aprender mais sobre o mercado financeiro. Pois, realmente, não adianta considerar as explicações acima sem, posteriormente, analisar melhor o funcionamento de cada um deles. 

Aí vão alguns fatores-chave que podem te ajudar a conhecer os melhores ativos do mercado para o seu perfil:

  • objetivo. O que o ativo é, qual é a sua aplicação e por que ele seria bom para você?
  • Rentabilidade. Quanto a aplicação rende ao mês e/ou ao ano?
  • Segurança. Os ativos são seguros? Qual é o grau de risco?
  • Liquidez. Diante da necessidade do dinheiro investido, em quanto tempo você pode solicitá-lo e reavê-lo?
Defina o quanto é possível investir mensalmente

5. Defina o quanto é possível investir mensalmente

A partir da análise que mencionamos nos tópicos anteriores, aproveite para calcular a quantia que você consegue investir mensalmente.

Não importa que pareça pouco: esse montante vai crescendo, lenta e gradativamente, e você vai saber precisar em quanto tempo seus objetivos serão alcançados.

6. Foque em desenvolver uma carteira diversificada

Em investimentos, focar em um só tipo de modalidade não é considerado sábio porque o mercado financeiro, no geral, oscila bastante. E cada produto pode reagir de maneiras distintas a essas mudanças econômicas, políticas e sociais que acontecem no país.

Como resultado, ao manter seus investimentos em um só lugar, se a oscilação for prejudicial a esse produto, você não vai ter nenhum ativo para valorizar, paralelamente, e equilibrar o prejuízo com esses ganhos.

Portanto, certifique-se de diversificar os seus ativos, aos poucos, para se proteger contra diferentes cenários adversos.

7. Pesquise uma instituição com credibilidade

Lembre-se de não correr às pressas para um produto de investimento só porque a rentabilidade parece promissora.

Afinal de contas, associada a ela existem:

  • a credibilidade da instituição;
  • os riscos do ativo;
  • a liquidez do produto;
  • o segmento de onde o ativo se encontra;
  • o alinhamento com o seu perfil.

Isso tudo vai ajudar o seu poder de decisão a filtrar opções até identificar as alternativas mais seguras. E sempre confira a idoneidade da empresa e o momento em que ela vive para evitar qualquer tipo de transtorno com os seus investimentos.

8. Mantenha métricas para avaliar seus resultados

Vai poupar 10% da sua renda todos os meses? Marque um dia, no calendário, para garantir que você tem essa quantia, ao final do mês, e que você alocou-a para o local certo.

Vai reinvestir todos os meses? Então, acompanhe as métricas de cada produto para saber onde investir. Por isso, o seu trabalho de aprender como investir com pouco dinheiro não acaba quando você encontra o produto ideal, já que o seu monitoramento é fundamental para esse processo permanecer estável, sólido e seguro.

9. Valorize a frequência de seus aportes

Como destacamos acima, a frequência é valiosa para o alcance das suas metas. Se você se comprometeu a investir R$ 100 todos os meses, por exemplo, esforce-se para que isso aconteça. Afinal, foi esse cálculo que levou você a ter um prazo para cumprir seus objetivos.

E é a partir disso que você vai chegar até eles: com paciência, disciplina e autocontrole.

10. Mantenha a disciplina e a constância

Por fim, vamos complementar o que destacamos no tópico acima: sua disciplina e constância tem papel relevante na busca dos seus objetivos.

Inclusive, o autocontrole que mencionamos anteriormente serve para destacar a importância de lembrar-se, constantemente, das suas metas.

Por exemplo:

  • que tal comer fora menos vezes, no mês, para garantir que a quantia desejada seja poupada mensalmente?
  • Que tal cortar outras despesas supérfluas para alcançar seus objetivos com mais rapidez?

Analise e avalie as suas prioridades. São elas que ajudam você a investir com pouco dinheiro todos os meses, sem desistir, para que a recompensa no final dessa jornada seja gratificante.

Como investir com pouco dinheiro: quais os principais erros ao investir?

Agora que falamos bastante, já, sobre como investir com pouco dinheiro, vamos entender alguns dos erros mais comuns que as pessoas cometem ao ingressar nesse mundo.

Confira, a seguir:

  • falta de um objetivo. Sem isso, como você sabe quanto deve poupar e por quanto tempo? Tenha uma meta, ao menos, e que seja de curto prazo — mas use-a como estímulo para cortar gastos e poupar mais;
  • diversificar a carteira. Lembre-se de não deixar todo o seu patrimônio em um só ativo. Uma eventual desvalorização pode aumentar os prejuízos;
  • atenção com a pressa. O processo de investir com pouco dinheiro traz, consequentemente, resultados de modo mais vagaroso. Mas mantenha-se no seu objetivo, lembrando-se, sempre, dos seus objetivos;
  • calcule todos os custos e taxas dos ativos para não ter surpresas ao fazer seus aportes;
  • falta de conhecimento. Estudar o mercado é fundamental para encontrar boas oportunidades e identificar as opções mais alinhadas ao seu perfil;
  • negligenciar as contas para investir. Poupar é importante, mas suas contas são essenciais. Nunca negligencie-as para investir a quantia desejada.  

Como investir com pouco dinheiro: conheça o Ailos!

Se, após tudo o que falamos aqui, você ainda tem interesse em aprender como investir com pouco dinheiro, nós podemos ajudar!

O Ailos tem uma série de opções para quem deseja construir um patrimônio em constante valorização. E somos verdadeiros parceiros dos seus objetivos, permitindo uma fácil identificação do seu perfil nas modalidades que temos para te oferecer.

Quer saber mais a respeito? Conheça, aqui, todas as aplicações financeiras do Ailos!

Conclusão

Viu como é possível aprender como investir com pouco dinheiro? Independentemente da renda inicial que você tenha, já existem opções do mercado que permitem essas pequenas — mas valiosas — quantias para que seu patrimônio cresça gradativamente.

Também vale reforçar o quanto podemos te ajudar nessa missão. O Ailos entende, exatamente, seus objetivos, necessidades e desafios para equilibrar as contas com a sua renda e, ainda, poupar dinheiro ao final do mês.

Confira nossas soluções e descubra como a mudança de hábito pode começar hoje mesmo!

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (0)

Ocultar comentários
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o blog. Veja alguns navegadores que você pode utilizar: