• 9 de outubro de 2023
  • 10 minutos

Investir na poupança: saiba como apostar nesse investimento

10 minutos
Investir na poupança: saiba como apostar nesse investimento

Você pensa em investir na poupança?Já avaliou os prós e contras dessa aplicação que faz parte da vida de muita gente — sendo, inclusive, ainda a principal fonte de investimento do brasileiro?

Saiba que já existe um movimento amplo de investidores que têm avaliado outras formas de investimentos. Isso se deve à facilidade e acessibilidade de mais produtos financeiros, atualmente. Ainda assim, a poupança pode ser uma porta de entrada nesse universo.

Quer saber mais a respeito? Neste post, vamos explicar como investir na poupança e esclarecer qualquer tipo de dúvida que você possa ter sobre o assunto. Confira!

Aproveite para conhecer os principais produtos de investimentos do Ailos

O que é e como funciona a poupança?

A poupança — ou caderneta de poupança — é uma aplicação financeira com muita tradição no mercado. Como destacamos acima, ainda é a favorita dos brasileiros e, certamente, é o cartão de visitas de quem pensa em poupar tendo metas e objetivos financeiros em vista.

Isso porque, investir na poupança é fácil e seguro. E não é considerada uma modalidade arriscada, o que previne o patrimônio dos investidores contra perdas e prejuízos.

Não sabe ainda como funciona a poupança? A gente explica. Qualquer pessoa pode abrir uma conta poupança na instituição financeira de sua preferência e já se organizar para fazer depósitos. Inclusive, essa pode ser uma modalidade de investimento interessante para crianças, pensando em educação financeira desde cedo.

Afinal, ainda que a poupança não tenha um rendimento interessante, quando comparada com outras aplicações, essa ainda é uma solução mais interessante do que deixar o dinheiro “parado” na conta corrente, sem gerar nenhum tipo de retorno.

Quais são as 5 vantagens de investir na poupança?

Agora que você já sabe como funciona a poupança, podemos explorar melhor os motivos que fazem com que tantos brasileiros ainda prefiram esse tipo de aplicação. Confira, a seguir, 5 das principais vantagens de investir na poupança!

1. Segurança

A poupança é uma aplicação segura porque não tem riscos atrelados ao patrimônio dos investidores. É acessivel (você pode investir o quanto quiser e quando quiser), prática e não oscila conforme as alterações dos índices do mercado financeiro.

Com isso, torna-se uma alternativa atrativa para quem já deseja fazer o seu dinheiro trabalhar para você. Especialmente, para quem ainda não conhece o mercado, outras aplicações e teme perder o seu patrimônio em decorrência de escolhas equivocadas.

2. Isenção de taxas e IR

Outro ponto alto de investir na poupança é que você não paga taxas ou Imposto de Renda no momento do resgate do seu dinheiro. Dessa maneira, você colhe não apenas o dinheiro investido, mas tudo aquilo que rendeu ao longo do período, sem pagar nada por isso.

Isenção de taxas e IR

3. Simplicidade

O processo de abertura de uma caderneta de poupança é bastante simples. Basta conversar com a instituição financeira do seu interesse para abri-la. Todo o processo é simples, ágil e com baixíssima burocracia. 

Em seguida, você mesmo pode fazer os depósitos de acordo com os seus interesses, objetivos e necessidades. E daí você pode acompanhar o crescimento do seu patrimônio com base nos rendimentos mensais, que ocorrem sempre no aniversário da conta — nos dias em que você realiza as aplicações.

4. Liquidez imediata

Você sabe o que significa liquidez nos investimentos? Basicamente, é o tempo necessário para que o dinheiro aplicado volte à sua conta bancária após a sua solicitação.

Isso é especialmente importante, por exemplo, diante de uma emergência financeira e você precisa do dinheiro para cobrir essas despesas imprevistas. Sabendo a liquidez das suas aplicações, é possível se planejar para tê-lo à mão justamente quando necessário.

E o mais interessante na poupança é o imediatismo da transação: tão logo você solicita o saque, o dinheiro já vai direto para a sua conta corrente.

5. Praticidade de movimentação

Saques e depósitos são simplificados ao investir na poupança — motivo que faz com que tanta gente ainda economize e invista por meio da caderneta.

Tudo é prático, rápido e sem burocracia. É um meio de ingresso ao universo dos investimentos para que você já tome gosto pelo hábito de poupar, guardar o dinheiro, traçar metas e, ainda, construir o seu perfil de investidor.

Quais são as 5 principais desvantagens de investir na poupança?

Só que existem motivos pelos quais a poupança deixa de ser um atrativo à parte quando comparamos com outras aplicações. Mesmo outros investimentos de renda fixa, como CDB ou o Tesouro Direto, têm melhores características no geral.

Então, vale a pena conhecer os pontos de atenção que a poupança possui para já se planejar e compreender se vale, ou não, a pena investir na tradicional caderneta.

1. Baixa rentabilidade

A rentabilidade da poupança é constantemente alvo de críticas. Afinal, o rendimento do ativo é inferior ao de diversos outros tipos de investimentos. Só para você ter uma ideia como funciona: o cálculo é baseado na taxa de 6,17% ao ano + Taxa Referencial.

Considerando que a TR está em 11% para outubro de 2023, esse rendimento seria de 0,60%. Um tanto baixo quando comparamos com ativos de renda fixa que também são simples e práticos, e ainda rendem mais mensalmente.

2. Relação com inflação

A inflação desenfreada pode ficar acima do rendimento da poupança. E o que acontece nesses casos? O valor acumulado mensalmente não supera a inflação, fazendo com que o seu dinheiro não consiga acompanhar as transformações do mercado, podendo até mesmo desvalorizar o dinheiro acumulado ao longo desse período.

3. Baixa diversificação

A diversificação de investimentos é fundamental para qualquer investidor. Contudo, a poupança não apresenta nada para diversificar nem mesmo dentro do seu produto.

Com isso, pode não ser uma alternativa para expandir os seus conhecimentos em investimentos. Mas, ainda assim, é uma aplicação muito bem-vinda para quem está começando a investir e tem dúvidas por onde dar os primeiros passos.

4. Resultado a longo prazo

4. Resultado a longo prazo

A poupança sempre foi vista como uma opção para longo (às vezes, muito longo) prazo. Pois o rendimento baixo faz com que o gradual crescimento do patrimônio só seja percebido após alguns anos de completa disciplina para seguir investindo, inclusive.

5. Apenas para pessoas físicas

Justamente por não ser uma alternativa para curto e médio prazo é que investir na poupança não seja uma atração para a pessoa jurídica. Afinal, existem outras opções para quem está em busca de objetivos mais rápidos ou mesmo para expor-se a mais riscos.

Como investir na poupança?

O passo a passo é muito simples: tudo o que você precisa fazer é entrar em contato com a instituição financeira e manifestar o seu interesse em abrir uma caderneta de poupança.

Ela vai ser atrelada à sua conta corrente e, assim, tudo o que você precisa fazer é acessá-la para definir quanto vai investir.

Mas a nossa dica é: por menor que seja o valor, foque em investir periodicamente. É a sua consistência e disciplina que vão ajudar na busca pelas suas metas e objetivos financeiros.

Também vale a pena entender melhor outros aspectos da poupança. Veja abaixo!

Rentabilidade da poupança

Desde que foi criada, lá no século 19, a poupança oferecia uma rentabilidade de 6% ao ano. Mas, desde 2012, algumas regras foram modificadas e todos os bancos seguem as mesmas condições. Até por isso, escolher a melhor caderneta de poupança é indiferente à instituição — você pode escolher justamente a que mais te agrada.

Agora, ficou da seguinte maneira:

  • quando a Selic estiver acima de 8,5% ao ano, a poupança vai render 0,5% ao mês e a variação da TR;
  • quando a Selic estiver abaixo de 8,5% ao ano, a poupança vai render 70% e a variação da TR.

Data-base de poupança

Os rendimentos da aplicação são calculados todos os meses e baseados nas datas em que você fez as aplicações. Até por isso, é sempre recomendado que você faça as aplicações periodicamente nos mesmos dias de cada mês.

Essa data também é conhecida como aniversário da aplicação.

Outros investimento para quem preza pela segurança

Investir na poupança, como vimos, é uma opção segura para o patrimônio. Contudo, pontos de atenção fazem com que ela não seja a melhor alternativa para quem deseja investir cada vez mais e já está traçando metas financeiras mais ambiciosas.

Como uma porta de entrada, a poupança é, sem dúvidas, uma interessante forma de desenvolver a educação financeira. Mas já existem outros produtos que são também seguros, práticos, acessíveis. E melhor: com um rendimento acima da poupança.

Conhecer todos os tipos de investimentos — sejam eles de renda fixa ou de renda variável — ajuda a valorizar alguns pontos-chave. É o caso do seu perfil de investidor, conseguindo definir os ativos que melhor se adaptam às suas necessidades e objetivos.

Além disso, você consegue avaliar quais riscos podem ser assumidos de modo gradual e, assim, equilibrar a sua carteira para mantê-la em constante crescimento.

Mas o foco inicial aqui é a segurança dos seus investimentos. Por isso, selecionamos algumas opções que reúnem especialmente essa característica e, ainda, oferecem rendimentos melhores do que a poupança:

  • CDB — ou Certificado de Depósito Bancário — é um título emitido pelos bancos para seguirem realizando suas operações de crédito. E você, como investidor, recebe os juros por “emprestar” esse dinheiro às instituições;
  • LCI ou LCA, que são as letras de crédito Imobiliário (LCI) e de Agronegócio (LCA). A ideia é similar à anterior, mas o seu dinheiro é direcionado aos respectivos segmentos das letras de crédito. Um diferencial, aqui, é que esses títulos são isentos de Imposto de Renda (IR);
  • Título público, um ativo que é emitido pelo governo federal para equilibrar as contas do cofre público. É o caso do Tesouro Selic, IPCA e pré-fixados do sistema Tesouro Direto. 
  • Fundo de Renda Fixa, uma carteira formulada por aplicações de renda fixa e geridas por especialistas do mercado financeiro.

Com isso, é possível equilibrar uma carteira de investimentos segura e com bom potencial de valorização contínuo.

Opções de investimento Ailos: conheça o que nós oferecemos!

Opções de investimento Ailos: conheça o que nós oferecemos!

E se você está à procura de maneiras de investir na poupança e, com o tempo, migrar para novos ativos, o Ailos pode te ajudar em qualquer um dos seus objetivos como investidor.

E tudo porque temos uma série de elementos para garantir que o seu planejamento esteja sempre sendo alcançado. Conosco, você pode:

avaliar as melhores oportunidades de investimentos:

  • aplicações financeiras pós-fixada e pré-fixada (CDI e IPCA);
  • poupança;
  • aplicação programada;
  • cotas capital dos cooperados Ailos, sendo que, aqui, você determina o valor que será investido mensalmente no seu capital social.

No Ailos, temos o hábito de dizer que investir não precisa ser difícil e nem arriscado. Mas é, sim, essencial para a composição de uma educação financeira sólida, e da qual você vai colher muitos frutos (e rendimentos) gradativamente.

Dê o primeiro passo! Conheça todos os produtos de investimentos do Ailos!

Conclusão

Investir na poupança ainda é algo bastante popular no Brasil. É o ativo favorito dos brasileiros e serve como uma excelente forma de ingressar no mundo dos investimentos.

Mas como vimos ao longo deste texto, essa aplicação que foi criada lá no século 19, já não é a melhor alternativa com relação a rendimentos.

Para isso, quem prioriza segurança e deseja ver seu patrimônio aumentando consideravelmente, existem muitas outras opções. E o Ailos pode te ajudar, tanto com dicas de educação financeira quanto com as aplicações disponíveis em nossa cooperativa. Conte conosco!

neil-amanda.alves@ailos.coop.br

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (0)

Ocultar comentários
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o blog. Veja alguns navegadores que você pode utilizar: