• 24 de abril de 2023
  • 4 minutos

Link seguro: dicas para identificar a segurança dos links

Confira nossas dicas para identificar um link falso e verificar a veracidade dos sites. Boa leitura!

Confira nossas dicas para identificar um link falso e verificar a veracidade dos sites. Boa leitura!

Navegar na internet pode ser muito perigoso. O mundo digital anda cheio de armadilhas e desafios. Entre elas: os links. Quem nunca desconfiou da veracidade de um link recebido em um e-mail estranho ou SMS? Pois é!

É verdade que promessas mirabolantes já levantam suspeitas, mas como lidar quando o endereço de um site falso é praticamente idêntico ao original? Essa questão de não saber quais links são seguros e quais não são acontece frequentemente. E clicar em todos eles para descobrir certamente não é uma opção.

Para não ter seus dados vazados e usados por golpistas, é preciso saber como identificar algumas armadilhas. Neste texto, você vai conferir como saber se um link é falso e o que fazer se for vítima de um golpe. Boa leitura!

O que é um link falso?

Um link falso é o endereço que através de um clique, vai te levar para um site, um perfil de rede social ou até mesmo te redirecionar para outros aplicativos, como WhatsApp, por exemplo. O objetivo final é aplicar um golpe usando suas informações.

Existem diferentes formas de receber links perigosos, seja em anúncios nas redes sociais, e-mail, SMS e até após uma chamada telefônica. Por isso, entender como saber se um link é falso é fundamental para a sua segurança, dentro e fora da internet.

O processo que vai levar ao golpe geralmente começa com uma isca, ou seja, algo que chame a atenção da futura vítima. As iscas costumam ser:

- Uma oferta irresistível;

- Pedido urgente de atualização de cadastro;

- Alerta de cartão bloqueado e o procedimento para desbloquear;

- Notificação de nome negativado e como resolver.

É importante estar em alerta especialmente em períodos de datas comerciais muito importantes, como a Black Friday e o Natal. Nessas datas, é comum que as pessoas fiquem mais disponíveis para abrir links de ofertas e sentir pressa para garantir a “oportunidade”.

Como identificar um link falso?

Algumas ações podem facilitar a identificação de um link falso. A primeira delas é observar a gramática do link: geralmente, links falsos são construídos com letras trocadas, repetidas ou até mesmo têm palavras erradas.

Algo que também é muito utilizado pelos golpistas são os encurtadores de links, que dificultam a identificação do golpe. Por isso, quando receber algum link encurtado e ficar na dúvida da veracidade, não clique.

Confira algumas dicas que podem te ajudar a identificar um site duvidoso na internet:

  1. Digite o link nos sites de busca, ao invés de copiar e colar, e faça uma pesquisa para conferir onde o endereço te leva;
  2. Pesquise sobre a marca e reputação histórica na internet primeiro: se for um site falso, na pesquisa você já vai conseguir identificar qual é a página verdadeira;
  3. Preste atenção nos componentes do site: um site que possui “.com.br” se torna mais seguro, já que o “.com” serve para identificar o tipo de domínio registrado – que está relacionado ao comercial – e o br. indica o país de origem daquele site. Muitos sites falsos são registrados como se fossem outros países e isso pode indicar um link suspeito.
  4. Desconfie de ofertas “boas demais para serem verdade”: é isso mesmo, lojas com preços muito abaixo do praticado pelo mercado, por exemplo, têm sérias chances de serem golpe. O barato demais pode sair caro demais se os seus dados pessoais, inclusive os bancários, ficarem vulneráveis. Por isso, desconfie.
  5. Evite realizar buscas de urls em sites de pesquisa. Priorize digitar os links para evitar clicar em ciladas e acessar sites maliciosos.

Seja um mestre em autodefesa digital: aprenda todas as dicas de segurança com o Mestre Jo-Ho.

Como se proteger de links falsos?

Tão importante como saber se um link é falso é compreender quais soluções existem para você se proteger disso. Confira:

Cartão virtual

Para compras na internet, use um cartão virtual, que você pode gerar no aplicativo da sua instituição financeira. Você pode gerar cartão virtual temporário para uma única compra ou ter um permanente, que pode ficar bloqueado quando não utilizá-lo. Na dúvida de uma compra suspeita, verifique o extrato e exclua o cartão virtual.

Verifique a segurança do site

Use ferramentas que analisam se o site é confiável, se a URL foi verificada e até se já teve dados vazados. Duas opções são a página de navegação segura do próprio Google e outra da empresa de segurança Psafe.

Antivírus e seguro contra golpes

Utilize serviços pagos de antivírus e de proteção em casos de golpes virtuais. Existem opções que verificam links suspeitos em e-mail, SMS, Whatsapp e até bloqueiam chamadas de números suspeitos.

Outra opção é um seguro contra fraudes virtuais, como o seguro em caso de uso do cartão de crédito ou mesmo o seguro PIX, caso façam transações na sua conta em caso de ameaças ou roubo do celular.

Golpeie o golpe com Ailos

Aqui no Ailos, a gente se preocupa com a segurança dos nossos cooperados. Na nossa página especial sobre Segurança Digital, você encontra dicas diversas de como aumentar a sua segurança no ambiente digital. Seja um mestre em autodefesa digital.

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (0)

Ocultar comentários
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o blog. Veja alguns navegadores que você pode utilizar: