Geração Alpha: como será a relação com o dinheiro nos próximos anos?

Exemplo de orçamento familiar
Conteúdo
    Add a header to begin generating the table of contents
    Receba conteúdos exclusivos
    Compartilhar post:

    Cada geração é única e nasce num contexto social diferente. A geração atual de jovens caminha para mudanças significativas na forma de lidar com bens materiais e com o sucesso. É a transformação da sociedade com foco apenas no que o capitalismo tem a oferecer para uma sociedade que busca também um propósito.

    As crianças alpha

    As crianças nascidas a partir de 2010 e que irão nascer até 2025 fazem parte da Geração Alpha, e sua principal característica é que já nasceram conectadas ao mundo digital. Além dessa característica, outros aspectos se destacam e diferenciam os pequenos da Geração Alpha das demais gerações: suas famílias são mais diversas, as crianças têm maior facilidade em se relacionar com igualdade, aprendem fazendo e têm acesso a uma grande quantidade de informações e estímulos.

    De acordo com o idealizador do Congresso Internacional de Felicidade e professor da Universidade Positivo, Gustavo Arns, os jovens da atualidade procuram a auto realização profissional e pessoal. Isso significa que essas crianças estão mais propensas a trilharem caminhos que as proporcionem felicidade fazendo o que amam e recebendo para isso.

    Isso não significa que essa geração é menos interessada em dinheiro. Apenas demonstra que a situação financeira não é o principal fator decisivo na hora da escolha da profissão, por exemplo, como acontecia com as gerações anteriores. O dinheiro é um fator importante, porém outros quesitos como realização pessoal também são levados em conta.

    Como estimular a educação financeira?

    Em um mundo com tantos avanços tecnológicos e constantes mudanças, ensinar sobre consumo consciente e trazer a importância de construir uma relação saudável com o dinheiro desde de a infância contribui para que os pequenos se tornem adultos responsáveis no futuro e tenham atitudes no presente para uma vida mais sustentável.

    Existem muitas formas de apresentar a Educação Financeira para as crianças, seja através de atividades lúdicas como criar um cofrinho, acompanhar os pais nas compras do mercado, definir um valor para a mesada, entre outras.

    Neste post elencamos algumas dicas de jogos para cada idade e orientações especiais para que os pais tragam esse assunto para a rotina dos pequenos de uma forma leve e divertida.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Destaques Ailos

    Rolar para cima

    Receba conteúdos exclusivos

    Fique sempre atualizado com as principais novidades do universo financeiro e do cooperativismo!
    Pular para o conteúdo