• 16 de dezembro de 2022
  • 7 minutos

O que é SCR: entenda de uma vez por todas como funciona e para que serve!

7 minutos

Você sabe o que é SCR? Nem todo mundo conhece o Sistema de Informações de Crédito ou entende o que ele faz, mas é importante não confundi-lo com um órgão de proteção ao crédito. 

Se você possui cartão de crédito, por exemplo, e fez um parcelamento, muito provavelmente as informações sobre o seu pagamento estarão no SCR. Mas, não precisa se preocupar; isso não significa que haja algo pendente em seu nome.

Para tirar todas as suas dúvidas e dominar o SCR, continue lendo. Compilamos as principais informações sobre o assunto para ajudá-lo. Acompanhe!

Conheça o Ailos: a cooperativa de crédito  com soluções que cooperam com as pessoas, seus sonhos e negócios!

O que é SCR?

O SCR trata das informações mensais enviadas pelos provedores de crédito ao Banco Central do Brasil e os dados de seus clientes. 

Essas informações incluem faturas vencidas, compras a prazo, financiamentos, valores vencidos e empréstimos. 

Esse tipo de registro permite que os bancos centrais monitorem as operações de crédito no sistema financeiro. 

Além disso, esta é também uma forma de outras instituições analisarem as informações de crédito pessoal e entenderem o risco de crédito pessoal.

Algumas pessoas confundem SCRs com agências de proteção ao crédito. É importante lembrar que o SCR não é uma lista de restrições. 

Ou seja, cadastrar seus dados neste sistema não causará nenhuma dificuldade na obtenção de crédito. 

No entanto, as informações do SCR podem ser positivas ou negativas, dependendo de suas ações e da pontualidade dos pagamentos em relação ao produto de crédito. 

Assim, se você ficar em dia com os pagamentos, seu histórico de SCR pode aumentar suas chances de conseguir crédito e outros produtos de instituições com as quais você ainda não possui relacionamento.

Como ele funciona?

Mensalmente, os provedores de crédito devem enviar ao SCR informações contábeis atualizadas sobre suas operações de crédito aos clientes. 

Essas informações podem abranger desde faturas vencidas, compras a prazo, empréstimos ou financiamentos até valores vencidos. 

Quaisquer dados antigos não podem ser excluídos ou alterados, mas as informações podem ser atualizadas quando novos pagamentos forem feitos. 

O SCR registra todas as operações de crédito realizadas no sistema financeiro pelo Banco Central. 

Além disso, o SCR pode ser usado por outras instituições para acessar as informações de crédito de uma pessoa e determinar seu risco de conceder crédito a ela.

Qual a função do SCR?

Qual a função do SCR?

Agora que você já entende o que é SCR, vamos listar suas principais funcionalidades. O sistema existe por diversos motivos, sendo alguns deles:

  • Mais transparência nas informações operacionais de crédito: possibilita que os clientes das empresas fintech ou instituições financeiras acompanhem suas informações comerciais de crédito registradas no SCR, o que garante maior transparência sem interferir no sigilo bancário;
  • Mais precisão para o Banco Central do Brasil no controle de operações: garante que as instituições financeiras realizem uma análise mais segura da capacidade de pagamento de seus clientes para aprovação mais precisa;
  • Análise individual e personalizada do crédito do cliente: concede ao Banco Central do Brasil a permissão para obter informações mais precisas, a fim de controlar as operações de crédito realizadas por instituições financeiras ou fintechs autorizadas. Dessa forma, há maior credibilidade e segurança aos associados aos serviços dessas empresas.

O que é registrado no SCR?

Veja abaixo quais são as principais informações registradas pelo Sistema de Informações de Crédito. Conhecer o que é SCR e quais dados ele armazena é importante para compreender sua saúde financeira:

  • Empréstimos; 
  • Financiamentos;
  • Compromissos de crédito;
  • Adiantamentos;
  • Operações de arrendamento mercantil;
  • Coobrigações e garantias prestadas;
  • Operações baixadas como prejuízo e créditos contratados com recursos a liberar;
  • Demais operações que impliquem risco de crédito;
  • Operações de crédito que tenham sido objeto de negociação com retenção substancial de riscos e de benefícios ou de controle;
  • Operações com instrumentos de pagamento pós-pagos;
  • ​Outras operações ou contratos com características de crédito reconhecidas pelo BC.

Como consultar o SCR?

Viu como ter uma noção do que é SCR é importante? Como mencionamos mais acima, não são apenas as instituições que conseguem acessar os dados do Sistema. 

Pessoas físicas também podem verificar suas informações de crédito em poucos passos, de forma gratuita. Veja como fazer isso abaixo:

  • Entre no site do Banco Central;
  • Selecione uma das opções "Pessoa Física" ou "Pessoa Jurídica";
  • Selecione uma das opções de credenciamento, neste caso, utilizamos o Internet Banking;
  • Clique em "Obtenha frase de segurança";
  • Preencha seus dados pessoais e a instituição financeira;
  • Copie a frase de segurança (a sua frase é válida por 48 horas. Caso você não a valide nesse período, deverá gerar uma nova);
  • Acesse o Internet Banking da sua instituição financeira;
  • Procure a opção "Registrato" e clique em "Validar";
  • Cole a frase de segurança e valide a frase de segurança;
  • Pronto! Agora você já pode consultar as informações que o banco registrou de você.

Outra maneira de consultar o SCR é por meio da Central de Atendimento ao Público do Banco Central pessoalmente ou por correio, seguindo as instruções do site. 

Vale ressaltar que através do SCR é possível visualizar o status de todas as operações existentes, sejam elas expiradas ou não.

Em quanto tempo as informações do sistema são atualizadas?

As instituições encaminham as informações dos clientes ao Banco Central até o 9º dia útil de cada mês. 

Esta informação refere-se ao local de funcionamento no último dia do mês anterior e é processada no prazo de 2 a 3 dias úteis após o envio.

Com o tempo entre o envio das informações e o processamento das mesmas, os dados do relatório SCR costumam ter um atraso de pelo menos 20 dias desde o último envio das informações. 

Portanto, se o seu pagamento ainda não foi registrado, aguarde até o próximo mês para verificar as informações mais recentes.

Por outro lado, se você verificar que seus dados estão incorretos, o melhor é entrar em contato com sua instituição financeira ou de pagamento pelo canal de atendimento.

Por meio desses canais, a agência poderá esclarecer divergências de informações e até fazer alterações, se necessário.

Como proceder caso haja algum erro no seu SCR?

Se você encontrar algum erro em suas informações, recomendamos que entre em contato com sua instituição financeira para explicar a discrepância. 

Caso discorde de qualquer ação relatada em seu nome no SCR, poderá registrar uma Declaração de Discordância. 

O banco central fornece 5 representações para os seguintes pontos:

  1. existência da operação;
  2. prazo da operação;
  3. valor da operação;
  4. taxa de juros e outros custos da operação;
  5. estado inadimplente da operação.

É possível remover o nome do SCR?

É possível remover o nome do SCR?

Ao contrário do Serasa, não é possível retirar o nome do SCR. Afinal, o sistema não é um órgão de proteção ao crédito apontando dados sobre inadimplentes. 

O SCR envolve apenas bancos de dados que armazenam informações sobre suas operações de crédito. 

Se você devia dinheiro recentemente, mas depois pagou, essa informação aparecerá no SCR. O mesmo vale para quem nunca teve dívidas, pois isso também aparece no sistema.

Conheça o Ailos: a cooperativa de crédito  com soluções que cooperam com as pessoas, seus sonhos e negócios!

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu o que é SCR. O Sistema de Informação de Crédito é uma ferramenta que nos ajuda a tomar melhores decisões financeiras. 

Saber como consultar suas informações e entender sua importância é a chave para manter um bom relacionamento com as instituições financeiras. 

No Ailos, nós queremos ajudá-lo a alcançar seus sonhos e objetivos. É por isso que nós oferecemos produtos e serviços que se ajustam às suas necessidades. Conheça!

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (0)

Ocultar comentários
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o blog. Veja alguns navegadores que você pode utilizar: