A quantidade de financiamentos cresce no país, mas nem todos conseguem manter o equilíbrio de suas contas com a renda mensal. E para evitar que isso prejudique a sua saúde financeira, soluções devem ser pensadas prontamente. Como é o caso da possibilidade de renegociar o financiamento.
Já tinha ouvido falar nessa alternativa? Por meio de renegociação de financiamento, você e a credora buscam um denominador comum para a realização de um novo acordo. E, assim, há como evitar a inadimplência e os riscos consequentes dela.
Vamos ver, então, como você renegociar seu financiamento e quais são os benefícios disso!
Está à procura da melhor opção de crédito para você? Conheça as soluções da Ailos
O que significa renegociar financiamento?
O nome já entrega tudo, mas podemos nos aprofundar na questão. Com a renegociação de financiamento, as pessoas (normalmente, com dificuldades para honrar acordo original) exploram alternativas mais em conta — como valores, prazos e parcelas — para garantir o pagamento em dia.
Dessa maneira, ainda que o valor de eventuais parcelas atrasadas se acumulem nas seguintes, aumentando o valor médio dessa despesa mensal, ao renegociar financiamento você não precisa se preocupar com o acúmulo do valor integral dessas prestações em aberto.
Quais os benefícios de renegociar financiamento?
Cada vez que alguém renegocia um financiamento, as condições variam. Afinal de contas, cada indivíduo possui as suas necessidades, objetivos e condições ideais de pagamento.
No entanto, os benefícios de renegociar o financiamento permanecem o mesmo independentemente do que você esteja à procura ao buscar um acordo com o seu credor.
Vamos ver, inclusive, quais são essas vantagens logo a seguir!
Aumento de prazo
Um dos grandes diferenciais em renegociar o financiamento é a flexibilidade para esticar os prazos. Assim, você dilui o valor das parcelas em mais meses, é verdade, mas com um preço mais em conta para acomodar-se melhor ao seu orçamento.
Lembre-se, apenas, de sempre conferir as condições da sua oferta de crédito antes de assinar o contrato porque você não vai conseguir estender o prazo se existirem cláusulas específicas para isso — por exemplo: se você já assumiu o prazo máximo no ato de contratação do financiamento.
Diminuição dos valores das parcelas
Existe, também, a possibilidade de reduzir o valor das parcelas — o que dá um excelente respiro financeiro durante os meses de aperto — e, no geral, isso acontece por meio do aumento de prazo para a quitação do débito.
Com um bom planejamento financeiro, você usa essa renegociação do financiamento para se organizar financeiramente e ajustar as contas para evitar a inadimplência.
Diminuição de risco de inadimplência
Esse é um grande problema para o brasileiro. Atualmente, mais de 70 milhões de pessoas têm alguma pendência com instituições financeiras e, por isso, é válido considerar a renegociação de financiamento para evitar marcar presença nessa estatística horrível.
E sabe por quê? Esse pode ser o caminho mais prático para que o seu nome seja negativado e, com isso, tenha mais dificuldade para acessar outras ofertas de crédito.
Acredite: com o tempo, isso tende a afunilar ainda mais, limitando suas alternativas para sair dessa situação.
Mais organização financeira
Tendo um bom controle financeiro pessoal, você entende melhor quais são as condições ideais de renegociação do seu financiamento. E, assim, dá para se planejar para que não ocorram novos riscos de atrasos no pagamento de cada prestação.
Você só tem a se beneficiar com isso, inclusive, pois garante que sua relação com a instituição permaneça boa — o que pode render melhores condições de crédito no futuro. Além disso, seu orçamento mensal também é protegido e é possível considerar novos objetivos financeiros sem que a parcela do financiamento se apresente como um obstáculo.
Quando renegociar financiamento?
No geral, as pessoas recorrem à renegociação do financiamento quando problemas financeiros ocorrem, dificultando o pagamento das parcelas.
O problema é que muita gente só avalia a possibilidade de renegociação quando os atrasos começam a acontecer — ou seja: de forma reativa —, o que é errado.
Por outro lado, se você se antecipar ao problema, evita ainda mais prejuízos. É claro que um cenário de dificuldades financeiras pode ser difícil de prever (como uma demissão que vai afetar a renda mensal dos meses seguintes), entendemos isso.
No entanto, você pode assumir uma postura mais ativa, sempre calculando novos cenários que vão tornar a sua relação com as despesas mensais ainda melhor.
Com isso, podemos dizer que qualquer hora pode ser uma boa hora para renegociar o financiamento — desde que você identifique algum benefício nisso.
Como renegociar suas dívidas?
Se você percebeu que renegociar as dívidas traz vantagens à sua saúde financeira, podemos ir adiante para entender o que considerar ao lidar com o credor.
Para te ajudar nesse processo, reunimos algumas dicas práticas para você chegar à etapa de renegociação já com todas as informações muito bem estruturadas, confira!
Conheça sua situação financeira atual
Essa parte demanda mais tempo, mas é a principal delas para renegociar suas dívidas: qual é a sua situação financeira, no momento?
Isso implica saber:
- total da sua renda mensal;
- despesas fixas (as que não mudam e são constantes, como aluguel, mensalidades etc.);
- despesas variáveis (como viagens, conserto do automóvel, comer fora etc.);
- prestações.
Saber disso tudo ajuda a compreender quanto você pode gastar, mensalmente, sem comprometer a sua renda. E essa é a parte elementar para renegociar o financiamento de maneira mais cômoda para a sua situação.
Entre em contato com a instituição e entenda as condições
Com as informações acima devidamente detalhadas, você pode entrar em contato com a instituição para chegar a um acordo.
Deu para entender, agora, porque é tão importante conhecer a sua situação financeira? Com isso, a empresa até pode renegociar, mas com prazos, valores e condições que não atendem ao seu caso, especificamente. E, aí, de nada adianta renegociar o financiamento.
Por outro lado, conhecer muito bem o seu momento permite que você apresente as condições ideais e, por consequência, já saiba antecipadamente quais são as propostas que podem — ou não — te atender naquele momento.
Pesquise as melhores opções
Ao ter uma proposta ou contraproposta na mesa, vá ao mercado e procure saber quais são as condições que a concorrência da instituição está oferecendo.
Isso é importante porque você tem o direito de solicitar a portabilidade de crédito. Ou seja: levar a sua dívida para outra instituição. E essa é uma alternativa funcional, já que ninguém deseja perder o seu cliente (especialmente, aqueles interessados em pagar em dia) e você pode identificar propostas ainda mais vantajosas em outras empresas.
Consequentemente, você ganha um trunfo em sua negociação e, se não houver acordo, pode solicitar a portabilidade a qualquer momento e encontrar melhores condições com outra instituição financeira.
Negocie seu acordo
É chegada a hora de tomar uma decisão: com a sua situação financeira detalhada, as condições colocadas sobre a mesa e a instituição ciente de que você pretende negociar, certamente você já vai saber se o acordo é, de fato, vantajoso ou não.
Por isso, certifique-se de fazer a sua escolha no momento certo, e não sob nenhum tipo de pressão. Daí, mais uma vez, vale lembrar da importância de conhecer os limites que você consegue chegar em uma proposta de renegociação de financiamento.
Do contrário, você pode aceitar um novo modelo de contrato que até pode te ajudar, por alguns meses, ou sequer oferecer alívio imediato nas contas. E isso só vai ter tomado o seu tempo e, possivelmente, causar o mesmo prejuízo.
Então, encare a situação como aquilo que se apresenta: uma negociação. E é fundamental saber tudo aquilo que vai — ou não — auxiliar você nessa barganha.
Como renegociar financiamento: opções de crédito Ailos
Para quem está à procura de alternativas de crédito muito bem alinhadas com o seu momento financeiro, nós sempre recomendamos que as opções de crédito Ailos sejam pesquisadas.
Afinal de contas, nossos produtos são pensados para contribuirem efetivamente com o equilíbrio financeiro da população. E, a seguir, vamos mostrar para você quais são eles para, quem sabe, você conseguir avaliar as melhores alternativas para a renegociação do seu financiamento e promover melhorias na sua saúde financeira.
Crédito rápido Ailos
O crédito rápido do Ailos é um modelo de empréstimo pré-aprovado que tem como principais diferenciais a possibilidade de oferecer o valor rápido (menos de 48h após a aprovação) e sem burocracias.
E você pode usar esse dinheiro como quiser — inclusive, para substituir a dívida do seu financiamento pelo crédito rápido Ailos se as condições forem mais favoráveis.
Mas já podemos adiantar: aqui, você encontra algumas das menores taxas de juros do mercado em geral.
Empréstimos e financiamentos pessoais
O Ailos também acumula uma série de soluções que focam no auxílio financeiro pessoal em diferentes frentes. Confira, a seguir, algumas delas:
- empréstimo pessoal com taxas de juros inferiores ao mercado;
- financiamento pessoal para bens novos ou seminovos, como imóveis, veículos (carros, motos e caminhões) e máquinas e equipamentos;
- financiamento direto na loja conveniada, promovendo ainda mais oportunidades de negócios para você.
Ailos Pag
O Ailos PAg é uma alternativa para dar uma merecida folga ao limite do seu cartão de crédito. Por meio de taxas mais convidativas, você experimenta compras mais ágeis, seguras e econômicas diretamente com a loja parceira Ailos Pag.
Crédito para MEI e crédito direto na loja
Microempreendedor Individual (ou apenas MEI) também pode lidar com desafios financeiros com excelentes oportunidades de crédito. Algo que o Ailos oferece por meio de soluções específicas para esse perfil profissional.
Como é o caso do Crédito Socioambiental — recursos para serem investidos diretamente em equipamentos sustentáveis, como painéis geradores de energia solar, lâmpadas de LED e geradores de energia eólica, entre outros.
E tem também o Microcrédito Empreendedor. Nele (que pode ser contratado por MEI e também por pessoas físicas), você tem acesso ao crédito para:
- abrir ou investir no seu negócio;
- construir ou reformar o seu empreendimento;
- obter -prima, máquinas e equipamentos;
- investir mais na capacitação e no treinamento dos seus colaboradores;
- formalizar sua empresa e constituir Pessoa Jurídica.
E como você deve imaginar: são ofertas de crédito muito mais simples do que renegociar financiamento com as instituições financeiras convencionais.
Regularização de dívidas
O Ailos também tem boas condições para a regularização de dívidas. Assim, fica ainda mais fácil devolver seu bem-estar financeiro (pessoal ou profissional) e colocar sua vida financeira de volta aos eixos do seu crescimento.
Lembre-se, então, de falar conosco para dar início ao seu processo de pesquisa sobre as melhores soluções financeiras do mercado.
Está à procura da melhor opção de crédito para você? Conheça as soluções da Ailos
Conclusão
Renegociar financiamento é uma modalidade popular e benéfica para evitar que a eventualidade de inadimplência se transforme em um grande problema.
Isso porque, ao conhecer as suas necessidades e objetivos e também a sua situação financeira atual, você entrar em contato com a instituição e apresenta as melhores condições para que todos saiam beneficiados daquela conversa: a empresa obtém seu dinheiro de volta, mas com novas condições, e você passa a arcar com parcelas mais alinhadas com o seu momento.
Lembre-se, também, que o Ailos está aqui para te ajudar tanto na realização de novas conquistas financeiras quanto para enfrentar as adversidades. Fique por dentro de todas as nossas linhas de crédito e descubra como podemos te ajudar com facilidade, rapidez e total alinhamento com as suas necessidades e objetivos!