A Black Friday se tornou um fenômeno mundial, impulsionando as vendas no comércio físico e eletrônico. Comemorada no Brasil desde 2010, a data é marcada por ofertas e promoções que atraem consumidores em busca dos melhores preços.
Em 2023, segundo dados da Neotrust Confi, a Black Friday faturou R$ 8,52 bilhões entre quinta e domingo, em todas as categorias de produtos. Em 2024, a data será comemorada em 29 de novembro, com uma expectativa de crescimento de 9% em relação ao ano anterior.
Mas como realizar uma campanha de sucesso? Quais estratégias utilizar para atrair clientes e garantir a satisfação deles?
Confira os cinco passos essenciais:
1. Crie um planejamento estratégico
Todo lojista quer vender mais na Black Friday, mas essa data oferece oportunidades além das vendas. Se você tem uma loja de roupas com estoque limitado, por exemplo, pode ser interessante focar na queima das peças de inverno para abrir espaço para a coleção de verão.
Portanto, é importante ir além do simples “quero vender mais”. Pense em objetivos específicos, como esgotar o estoque de inverno e atrair novos clientes para a sua loja. Com isso em mente, fica mais fácil definir estratégias: descontos progressivos, programas de indicação, entre outros.
De acordo com informações divulgadas no Evento Google Black Friday, há três principais perfis de compradores durante a Black Friday:
- Os que começam as pesquisas na sexta anterior à data, mas esperam o dia oficial para realizar a compra, garantindo o melhor preço;
- Os que engajam nas compras antes mesmo da Black Friday e podem estender o período, incluindo a Cyber Monday – a segunda feira após a Black Friday, que também tem ganhado popularidade;
- Os que possuem interesse constante por determinados tipos de produtos ou serviços, mas que demonstram um aumento de 10% nas compras durante o período.
Veja também: PJ: 5 dicas para vender mais em datas comemorativas
2. Invista na divulgação da sua campanha
Destacar-se na Black Friday exige conhecer bem o perfil dos seus consumidores. Eles consomem conteúdo no Instagram ou via e-mail? Ou preferem marketing offline?
Além de anunciar promoções, crie conteúdos que agreguem valor, como um guia de presentes. Uma pesquisa da Opinion Box em parceria com a Wake mostrou que 20% dos consumidores na Black Friday planejam usar as promoções para comprar presentes de Natal, então inspire-os a pensar além da data.
Considere também os custos de aquisição de cliente (CAC) para definir o orçamento de marketing:
Fórmula do CAC:
CAC = Custo Total de Aquisição / Número de Novos Clientes
Exemplo: Com R$ 10.000 investidos e 50 novos clientes, o CAC é R$ 200 por cliente.
3. Atente para o estoque
Com base em dados de vendas anteriores e tendências de mercado, estime a demanda e mantenha um estoque de segurança para produtos populares, especialmente no e-commerce, onde trocas podem ser frequentes.
Tenha uma política clara de devoluções e trocas, pois ela pode influenciar na satisfação dos clientes e no controle do estoque.
4. Garanta uma ótima experiência de pagamentos
Ofereça variedade de métodos de pagamento, como cartão de crédito e Pix, para dar aos clientes mais opções. Um desconto para pagamentos via Pix pode estimular vendas, já que os custos de processamento são menores.
Para pagamentos em cartão de crédito, escolha uma maquininha que atenda às necessidades do seu negócio:
- Avalie o volume de transações e ticket médio.
- Compare taxas de transação e aluguel.
- Considere a conectividade (Wi-Fi, Bluetooth ou chip).
- Verifique prazos e condições para antecipação de recebíveis.
- Analise funções extras, como gestão de pagamentos ou envio de SMS para confirmação.
As cooperativas Ailos oferecem maquininhas com condições especiais para o seu negócio. Consulte um posto de atendimento para saber mais.
Veja também: Como escolher a maquininha de cartão: 6 dicas para acertar na escolha
5. Dê atenção especial ao pós-venda
A fidelização é essencial. Esteja disponível para responder dúvidas sobre entrega e devoluções, especialmente se tiver e-commerce.
Pequenos gestos podem encantar seus clientes, como um aroma especial na caixa ou um bilhete de agradecimento pela compra. Essas iniciativas são inesperadas, mas fazem uma diferença significativa na experiência do cliente.
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