Datas comemorativas são uma ótima oportunidade para dar visibilidade para o seu negócio e vender mais. É nesse período que você pode conseguir uma grande parte da sua receita anual. Para isso, é necessário planejamento para se destacar e obter bons resultados. Se você quer saber como vender mais em datas comemorativas, esse post é para você.
Continue lendo esse post e confira as 5 dicas que separamos para você vender mais em datas comemorativas!
Dicas para vender mais em datas comemorativas
Use as datas comemorativas a seu favor
Quem não gosta de participar de datas especiais? Dia das Mães, dos Pais, Dia da Mulher, Dia do Consumidor, Dia dos Namorados e tantas outras são uma oportunidade de homenagear pessoas especiais. Esses momentos são emocionantes e culturais, incentivando as pessoas a celebrar e consumir produtos e serviços relacionados à data.
Se você ainda não tem a prática de aproveitar as datas comemorativas para vender, chegou a hora. Para ter sucesso, é necessário criar uma estratégia com base no público-alvo. É importante planejar com antecedência e personalizar ofertas.
É essencial criar conteúdo temático e utilizar embalagens adequadas ao período. A seguir, vamos te explicar detalhadamente como aplicar essas estratégias nas principais datas comemorativas:
1. Conheça Seu Público-Alvo:
Conhecer o seu segmento é importante, certo? Mas conhecer seu público-alvo também é essencial para uma boa estratégia de venda.
Em datas especiais, observe como seu público consome e ajuste seus objetivos de acordo com suas necessidades. Aproveite a oportunidade.
Oferecer descontos para pagamento à vista ou no Pix é uma estratégia. Oferecer frete grátis a partir de certo valor é outra estratégia. Aceitar pagamento no crediário também é uma estratégia. Isso pode fazer toda a diferença na hora de decisão de compra!
2. Planeje com antecedência:
Datas comemorativas costumam ser bem movimentadas para os negócios e a procura por alguns produtos e serviços pode aumentar bastante.
Para que você tenha um estoque abastecido e os seus atendentes capacitados para esse período, um planejamento antecipado é crucial. Entre as ações que envolvem esse processo, estão:
– Negociação com fornecedores;
– Levantamento de pessoas que serão necessárias para dar suporte nesse período;
– Estudar as datas comemorativas dos anos passados para avaliar quais os produtos mais procurados e vendidos;
– Entender quais datas fazem sentido com o seu negócio;
– Planejamento logístico para garantir entregas nas datas comemorativas.
Essas e muitas outras ações fazem parte do planejamento. O ideal mesmo, é que ele seja bem detalhado para garantir organização e diminuir os imprevistos.
3. Personalize suas ofertas:
Datas comemorativas, pedem oportunidades especiais. O seu consumidor já está acostumado a esperar promoções e ofertas, essa pode ser sua oportunidade de surpreendê-lo com algo totalmente personalizado. Como por exemplo, descontos exclusivos e pacotes de produtos com brindes.
A personalização na hora de vender é extremamente importante para fidelizar o seu cliente, afinal, a experiência faz parte do processo de vendas.
E não esqueça de equilibrar as promoções, muitas vezes, você pode acabar vendendo mais e lucrar menos.
4. Crie conteúdo temático:
Hoje, as redes sociais possuem um papel fundamental para chamar a atenção e aumentar a visibilidade das marcas. Para investir nisso, procure primeiro identificar qual rede social combina mais com o seu negócio e onde o seu público está mais ativo.
Feito isso, analise as tendências desse canal: são vídeos, posts ou e-books? Você pode criar conteúdos especiais para a ocasião, como um vídeo dos seus produtos em um lugar temático. Também é possível fazer um livro digital com sugestões de presentes. Além disso, é uma boa ideia criar posts com descontos.
Use as redes sociais como um complemento do atendimento presencial. As hashtags, por exemplo, podem te ajudar alcançar ainda mais pessoas que fazem sentido com a sua geolocalização.
5. Embalagens Temáticas:
Essa dica é muito importante: é nesse momento que você pode conquistar seu cliente com uma experiência de qualidade. É a cereja do bolo.
Que tal oferecer sacolas e pacotes temáticos? Ou talvez, investir em cartões para acompanhar o pedido ou até personalizar com o nome da pessoa que será presenteada. Com certeza isso fará a diferença na hora de escolher onde comprar.
É hora de colocar a mão na massa!
Aproveitar bem as datas comemorativas para aumentar as suas vendas é uma ótima estratégia para impulsionar as vendas do seu negócio. É preciso conhecer bem o seu público-alvo e como ele se comporta em determinadas datas comemorativas para saber como se preparar.
E por falar em preparo, o planejamento antecipado é crucial. Afinal, é ele que irá garantir um processo organizado e possíveis ações de contenção em caso de imprevistos.
Confira as principais datas comemorativas do calendário para você se planejar:
Feveiro – Carnaval
Março/Abril – Páscoa
Maio – Dia das Mães, Dia do Orgulho Nerd e Dia Mundial do Hambúrguer
Junho – Dia dos Namorados
Julho – Dia da Pizza, Dia do Amigo e Dia dos Avós
Agosto – Dia dos Pais e Dia dos Solteiros
Setembro – Dia do Cliente
Outubro – Dia dos Animais, Dia das Crianças, Dia dos Professores e Halloween
Novembro – Black Friday e Cyber Monday
Dezembro – Natal e Réveillon
Não perca tempo, crie sua estratégia e comece a aplicar as nossas 5 dicas para impulsionar suas vendas nas próximas ocasiões especiais.
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