• 21 de março de 2023
  • 4 minutos

Segurança nos dispositivos: como proteger computadores e celulares de invasões

4 minutos

Saiba como aumentar a segurança dos seus dispositivos e impeça que apps maliciosos invadam a sua privacidade.

Se você chegou a esse post, provavelmente a sua realidade é a mesma de muitas pessoas: seu celular e seu computador estão recheados com informações pessoais. A verdade é que hoje fazemos tantas coisas por meio destes dispositivos que a possibilidade de que eles sejam invadidos já é sinônimo de dor de cabeça.

A invasão de um smartphone ou computador envolve qualquer método em que alguém force ou convença você a dar acesso. Isso pode abranger desde violações de segurança – quando um hacker consegue “atravessar” as barreiras de proteção de uma conta –, até golpes como o da falsa central de atendimento, em que o fraudador faz uma ligação em nome da instituição e convence você a instalar um aplicativo de acesso remoto, para então espalhar um vírus no seu dispositivo e roubar seus dados.

Com ações cada vez mais criativas, improváveis e difíceis de detectar, é possível também que o seu celular ou computador sejam invadidos e você sequer perceba por muito tempo.

Mas como identificar uma invasão no celular ou computador?

Existem alguns sinais que podem ser observados e ajudam a identificar se um dispositivo foi invadido. Um deles é a bateria, que pode, de uma hora para a outra, perder rendimento, já que aplicativos fraudulentos muitas vezes usam códigos maliciosos que tendem a consumir mais energia do aparelho.

O telefone também pode passar a funcionar de forma lenta, já que a capacidade de processamento pode ser desviada para o funcionamento de aplicativos duvidosos. Alguns sinais podem ser congelamentos e reinicializações inesperadas, por exemplo.

Atividades estranhas em suas contas online, como solicitações de redefinição de senha em redes sociais ou contas de e-mail, também podem ser um indício de que algo não está certo. Locais de login em que você esteve ou verificações de inscrição em novas contas e mensagens enviadas para contatos pedindo informações pessoais, também devem acender um sinal amarelo para uma eventual invasão.

Acho interessante complementar nessa parte que uma das formas de invasão aos dispositivos também é a “engenharia social”. Onde sem utilizar muitas técnicas tecnológicas, o fraudador consegue invadir o dispositivo. Por exemplo, via golpe de falsa central de atendimento, convencendo o cooperado a instalar um aplicativo de acesso remoto e/ou encubar um malware na máquina durante o falso serviço de suporte técnico.

Como aumentar a segurança dos dispositivos e evitar invasões?

Para evitar uma invasão, é importante tomar algumas medidas, como não baixar aplicativos desconhecidos ou que já não sejam populares e utilizados por várias pessoas, por exemplo. Abaixo, compilamos algumas dicas que podem te ajudar a reforçar a segurança dos seus dispositivos e dificultar possíveis invasões. Vamos lá:

Mantenha o seu dispositivo atualizado

As atualizações de sistema – tanto no celular como no computador – também trazem importantes correções de falhas que podem deixar seus dados vulneráveis. Ter as versões mais recentes do sistema operacional  aumenta a proteção e segurança. Sistemas desatualizados ficam mais vulneráveis a invasões, sabia? Para conferir se você tem a versão mais recente do sistema do seu celular, basta acessar as configurações do aparelho. No computador, você também pode fazer essa checagem no Painel de Controle. 

Capriche na criatividade das senhas

Caracteres especiais nunca são demais! Lembre-se de nunca compartilhar suas senhas com outras pessoas. Também não anote suas senhas em papéis que ficarão expostos (na mesa de trabalho ou em um post-it na parede de casa, por exemplo). Lembre-se: sua senha é pessoal e confidencial. Nem mesmo a sua instituição financeira pode ter acesso a ela, ok?

Ative o bloqueio automático de tela

Não dê bobeira: poucos segundos de dispositivo desbloqueado são suficientes para um estrago. Ative o bloqueio automático de tela para evitar que outras pessoas acessem seus dados. Para fazer isso, basta dar uma olhadinha nas configurações do aparelho. Caso não consiga ajustar sozinho, vale pedir ajuda a um familiar ou amigo de confiança. 

Na dúvida, desconfie

Recebeu uma ligação de alguém que se identifica como colaborador da sua instituição financeira? Desconfie! Esse contato pode acontecer tanto por mensagem no WhatsApp como ligação telefônica, por isso é bom estar atento. Lembre-se: se a pessoa do outro lado pediu as credenciais de acesso à conta (número, senha, frase secreta, letras de segurança etc.), transação de “teste” (Pix, TED tec.) ou solicitou que você instale um aplicativo para acesso à distância: é golpe! Desligue o telefone ou interrompa as mensagens, bloqueie o número e faça uma denúncia ao SAC da sua instituição.

Seja especialista em autodefesa digital com Ailos

Visite a nossa página especial para aprender tudo sobre autodefesa digital e se tornar um mestre em golpear o golpe!

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (1)

Ocultar comentários