Resgate antecipado do Tesouro Direto: guia completo Ailos

Resgate antecipado do Tesouro Direto: guia completo Ailos
Conteúdo
    Add a header to begin generating the table of contents
    Receba conteúdos exclusivos
    Compartilhar post:

    Investir é uma alternativa interessante para os mais variados objetivos financeiros. Pode ser de curto prazo, por exemplo, para construir uma reserva financeira. Ou de longo prazo, para ter um patrimônio sólido no momento da aposentadoria.

    Mas, seja lá por qual imprevisto que aconteça, pode ser necessário obter esse dinheiro de volta. E é aí que muita gente se pergunta se o resgate do Tesouro Direto é possível.

    E embora seja uma solução viável, sim, é importante certificar-se de que essa opção é realmente interessante para o seu objetivo.

    Ao longo deste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Confira!

    Quer conhecer as melhores opções de investimento? Explore as soluções Ailos!

    O que é o Tesouro Direto?

    Tesouro Nacional se uniu à Bolsa de Valores brasileira, no ano de 2002, e dessa produtiva conversa nasceu um dos títulos de investimento de renda fixa mais populares do mercado: o Tesouro Direto.

    Mais voltado para o investidor com perfil conservador, o Tesouro Direto oferece uma rentabilidade maior do que a poupança. Além disso, é um produto financeiro protegido pelo  FGC (Fundo Garantidor de Crédito) — recurso que protege até R$ 150 mil do investidor caso a instituição financeira entre em falência.

    Mas do que se trata o Tesouro Direto? Simplesmente, a possibilidade de fazer com que as pessoas físicas tenham acesso a títulos públicos, que nada mais são do que títulos emitidos pelo Tesouro Nacional.

    Resgate antecipado do Tesouro Direto: quais são os títulos do tesouro direto?

    Imagine, então, como essa modalidade ajudou a democratizar ainda mais o mundo dos investimentos? Trata-se de uma excelente oportunidade para diversificar os seus produtos, garantir uma rentabilidade mensal e, ainda, ter direito ao resgate antecipado do Tesouro Direto caso seja do seu interesse.

    Leia também: o que é a previdência privada?

    Resgate antecipado do Tesouro Direto: quais são os títulos do tesouro direto?

    Para entender se vale a pena solicitar o resgate antes do vencimento da aplicação, vale a pena entender um pouquinho melhor as opções de investimento que o mercado oferece.

    A seguir, vamos falar a respeito delas.

    Assim, a mecânica por trás do Tesouro Direto ficará mais fácil de ser compreendida. Especialmente, no que diz respeito à maneira com a qual a rentabilidade do título é calculada. Confira!

    Saiba mais: como funciona o Tesouro Direto

    Títulos prefixados

    Os títulos prefixados oferecem uma rentabilidade que segue o mesmo modelo: trata-se da maneira de saber, antecipadamente, qual é o valor final de lucros, no ato do vencimento da aplicação.

    O motivo para isso é rapidamente explicado: o cálculo do título leva em consideração uma taxa de juros fixa. Assim, ela será mantida até o fim, que é o que permite saber o valor final de lucros na data final do seu investimento.

    Títulos pós-fixados

    A rentabilidade pós-fixada (ou título pós-fixado) tem um funcionamento diferente ao que citamos acima: em vez de saber o valor final de ganhos antecipadamente, você só vai saber qual é o resultado final dos rendimentos (e lucros) no momento de resgate da aplicação.

    Isso acontece porque o indicador usado para o cálculo é a taxa Selic. Portanto, os lucros desse tipo de Tesouro Direto são pautados conforme a taxa básica de juros do país.

    Títulos indexados à inflação

    Existem, ainda, os títulos híbridos (ou títulos indexados à inflação). Eles são aqueles oferecidos com uma porcentagem fixa, mas também uma variável. Por exemplo: você pode encontrar a oferta de um Tesouro Direto conhecido como Tesouro IPCA+ — nele, a parte variável é o IPCA, que é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

    Quais são as principais características dos títulos públicos?

    Como estamos conhecendo um pouquinho mais a respeito desse tipo de título público, podemos apontar algumas das vantagens de investir no Tesouro Direto.

    Assim, você pode ter uma percepção mais clara sobre a questão central do artigo, e que abordaremos logo em seguida: vale a pena fazer o resgate antecipado do Tesouro Direto?

    Vamos explicar, então, os pontos positivos dessa aplicação.

    Liquidez diária

    Liquidez é o termo usado no mercado financeiro para traduzir o tempo em que uma aplicação demora para ser convertida novamente em dinheiro.

    Como o Tesouro Direto possui liquidez diária, isso significa que você pode solicitar o resgate da sua aplicação (ou de parte dela) e receber o valor devido em um dia.

    Liquidez diária

    Até por isso — e como já havíamos adiantado — deve ter ficado claro que é possível realizar o resgate antecipado do Tesouro Direto. E que você vai receber o valor resgatado em até 24 horas (em dias úteis, claro).

    Marcação a mercado

    Importante observar que os títulos públicos estão sujeitos a algo conhecido como marcação a mercado. E isso nada mais é do que as variações que o preço do seu investimento pode sofrer ao longo de todo o seu prazo de vencimento. 

    Isso pode causar um efeito impactante (e negativo) nos resgates antecipados porque é possível que, ao longo de todo esse período, o valor da aplicação seja inferior à aplicação inicial.

    Entenda que isso não vai influenciar a taxa de juros e os rendimentos cujo valor final você vai receber no vencimento (Selic) estiver em um momento de inferioridade à sua aplicação inicial, o valor a ser resgatado pode ser menor.

    Veja também: conheça boas opções seguras de investimento

    O que considerar para realizar o resgate antecipado do Tesouro Direto?

    Pois se falamos a respeito da marcação a mercado e da possibilidade de fazer o resgate antecipado do Tesouro Direto, hora de entender quais pontos você deve analisar, atentamente, antes de abrir a solicitação. Entenda mais, a seguir! 

    Vencimento

    Pense, primeiramente: qual é o prazo de vencimento da aplicação e, paralelamente: qual é a urgência e necessidade desse dinheiro?

    O motivo para ambas as perguntas é pensado na real necessidade de fazer o resgate antecipado do Tesouro Direto. Porque você vai deixar de ganhar todo o rendimento previsto para a aplicação e, como vimos, a marcação a mercado pode reduzir o valor do seu investimento inicial.

    Se você tiver alternativas para evitar o resgate antecipado, talvez seja mais interessante esperar pelo vencimento.

    Variações do mercado

    As variações do mercado influenciam aquilo que falamos anteriormente: se a taxa de juros estiver desfavorável com relação ao seu investimento inicial, o valor a ser recebido no resgate pode ser igualmente menor.

    Então, é importante conferir e checar novamente a necessidade de fazer esse resgate e, ainda, entender se você vai se beneficiar ou não ao fazer a solicitação com a instituição financeira.

    Sua carteira

    Antes de fazer o resgate antecipado do Tesouro Direto, pense um pouquinho pausadamente como um investidor: faz sentido essa solicitação?

    Se o motivo para o resgate é diversificar a carteira, por exemplo, lembre-se da possibilidade de ter um valor inferior ao primeiro aporte. Se é para pagar alguma dívida, como isso vai afetar os seus objetivos (pensando, é claro, que você pode procurar alternativas para limpar o débito).

    Seus objetivos como investidor

    Por fim, complementando o último tópico: seus objetivos importam, sejam eles de curto, médio ou longo prazo. Talvez, você não precise fazer o resgate de todo o investimento de uma só vez. 

    Também, você pode considerar um planejamento financeiro que considere a redução de custos por algum período estipulado e, assim, quitar o débito sem mexer no investimento.

    Ficar com o nome limpo e nenhuma pendência financeira são importantes, mas seu planejamento para o futuro também é. Tente não abrir mão completamente de um objetivo apenas para cuidar de outro, mas considere soluções que visem mais equilíbrio.

    Como fazer o resgate antecipado do Tesouro Direto?

    Pois se o resgate antecipado do Tesouro Direto faz sentido para o seu momento financeiro, como fazê-lo?

    E a verdade é que todo o processo é tão simples e rápido quanto a vantagem de liquidez diária desse tipo de título. Mas vamos por partes, já que o resgate pode acontecer de duas maneiras distintas, lembra-se? Vamos falar rapidamente sobre elas.

    Resgate antecipado

    Resgate antecipado

    Para fazer um investimento no Tesouro Direto, você pode realizá-lo com uma corretora de valores ou mesmo com uma instituição financeira.

    Independentemente, o processo para o resgate antecipado do Tesouro Direto é o mesmo: você deve entrar em sua carteira de investimentos (que pode ser feito, por exemplo, no site dessa instituição ou mesmo no aplicativo, caso exista a possibilidade).

    Procure pela sua aplicação no Tesouro Direto e selecione a opção de “Resgate”. Lá, basta seguir as instruções na tela, selecionar o valor desejado para o resgate e confirmar a operação.

    Depois, você só precisa esperar pelo prazo de um dia — lembrando que o Tesouro Direto tem liquidez diária — para que o valor seja devidamente depositado na conta bancária cadastrada em sua carteira de investimentos.

    Resgate no vencimento

    Esperar pelo vencimento do Tesouro Direto é ainda mais fácil para resgatar o valor: basta esperar pela data de resgate e, em seguida, o dinheiro vai ser depositado na conta bancária da sua carteira de investimentos automaticamente.

    Como é feito o pagamento de um resgate antecipado do Tesouro Direto?

    O valor líquido de um resgate de aplicação é aquele que você vai receber, efetivamente, na sua conta bancária. Nesses casos, portanto, você deve se atentar aos seguintes fatores que vão influenciar no valor final recebido:

    • o preço do mercado do título público;
    • as taxas e tributos cobrados nesse tipo de operação;
    • a taxa de rendimento estipulada para a venda do título.

    Calma, se você não entendeu muito pouco ou quase nada, a gente ajuda com um exemplo bem prático: digamos que o seu título tenha uma rentabilidade de 10% ao ano e você adquiriu esse mesmo título com R$ 1 mil, mas decidiu fazer o resgate antecipado do Tesouro Direto exatamente um ano após o aporte inicial.

    Acontece que existem algumas taxas em torno do Tesouro Direto:

    • IOF, que é cobrado se o resgate for feito nos primeiros 30 dias de investimento;
    • taxa de custódia;
    • Imposto de Renda.

    Nesse período, a taxa de custódia pode girar em torno de 0,15% dos rendimentos. Já o IR vai ser praticado em 17,5% sobre o retorno.

    Então, ao fazer o resgate antecipado do Tesouro Direto, a sua renda líquida vai ser influenciada por essas taxas, sendo que o IR é o que mais vai abocanhar o seu patrimônio.

    Pode acontecer, então, do seu resgate ser lucrativo, no fim das contas. Por isso que é sempre importante ficar de olho nesses cálculos para garantir que, ao fazer a solicitação, você não saia no prejuízo.

    Investimentos Ailos

    Investimentos Ailos

    Com o Ailos, você pode planejar o seu futuro com muito mais conforto, personalização e tranquilidade. Isso porque, a gente tem os produtos financeiros para promover a sua educação financeira e nortear os seus principais objetivos para o futuro.

    Conosco, você começa a investir com total facilidade. Confira alguns diferenciais dos investimentos Ailos:

    • toda a experiência de investimento em nosso site ou app é fácil e intuitiva — e 100% digital;
    • no Ailos, você tem o Retorno das Sobras: modalidade em que quanto mais você investe, mais dinheiro você recebe de volta como cashback (além dos juros do seu investimento);
    • o resgate antecipado pode ser feito quando precisar para cobrir alguma emergência;
    • temos aplicações diversificadas para todo tipo de perfil de investidor.

    Clique aqui e fique por dentro de todas as opções de investimento do Ailos!

    Conclusão

    Viu como o resgate antecipado do Tesouro Direto é possível, mas deve ser feito com muito cuidado, cálculo e total disciplina financeira?

    Conte com o Ailos para alcançar seus objetivos e para garantir que a sua trajetória no mundo dos investimentos seja rentável, segura e muito bem alinhada com o que você busca para o futuro!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Destaques Ailos

    Rolar para cima
    Pular para o conteúdo