• 30 de janeiro de 2023
  • 16 minutos

Investimento para aposentadoria: aposte nos melhores!

16 minutos

O investimento para aposentadoria é algo essencial para quem quer uma vida tranquila quando se aposentar. Pois, muitas pessoas desejam ter renda suficiente para quando essa fase chegar.

Atualmente, muitas pessoas não querem depender somente do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) para manter o patamar de vida que tinham quando exerciam alguma profissão.

Por isso, é preciso começar a investir cedo para conseguir definir a renda mensal que será direcionada para a aposentadoria e realizar os seus objetivos para uma terceira idade confortável.

Além disso, conseguir elaborar um planejamento financeiro para controlar o orçamento e ter uma vida mais satisfatória com uma renda complementar.

Mas como fazer um investimento para aposentadoria? Qual é a sua importância? Quais são as melhores opções de investimentos? O que é preciso considerar?

Neste artigo, o Ailos responderá todas as suas perguntas e explicará sobre o investimento para aposentadoria.

Acompanhe o nosso artigo!

Ótima leitura!

Qual a importância de fazer um investimento para aposentadoria?

Um investimento para aposentadoria é muito importante para uma renda futura e para não depender apenas da Previdência Social. Pois, na maioria das vezes, o benefício costuma ser bem menor do que a renda atual de alguns trabalhadores. 

Por isso, é necessário começar a investir desde cedo, pois você diversifica sua aposentadoria e garante os recursos necessários para continuar mantendo a vida que leva hoje.

Além disso, os resultados a longo prazo serão maiores, pois a rentabilidade dos investimentos somados aos juros compostos, fará seu patrimônio multiplicar até chegar a aposentadoria. Isso possibilita uma renda confortável para aproveitar a terceira idade sem imprevistos.

Confira a seguir alguns tópicos importantes que você terá investindo para a aposentadoria:

Tranquilidade financeira

Com um investimento para aposentadoria, é possível ter mais tranquilidade financeira no momento da aposentadoria, pois você não precisa de uma renda extra para se manter.

Com isso, pode viver tranquilamente com o dinheiro que investiu justamente para a sua aposentadoria, além de aumentar as chances de alcançar os objetivos desejados.

Manutenção de padrão de vida

Tendo uma renda futura, além do benefício do INSS, o investidor saberá quanto dinheiro terá para os seus gastos e poderá manter o seu padrão de vida, o que resultará em mudanças no início de um nova etapa.

Isso afetará o seu padrão de vida quando não houver uma organização adequada, pois não receberá mais o salário do seu emprego.

Dessa maneira, o investimento para aposentadoria possibilita vivenciar a nova fase com mais segurança e com o recurso necessário para arcar com o custo de vida atual, sem precisar solicitar empréstimos ou se endividar.

Disciplina financeira

Quando o investidor foca em um investimento para aposentadoria, começa a traçar objetivos de vida e faz um controle do orçamento pessoal, o que ajuda a poupar e direcionar melhor a sua renda.

Isso proporciona uma disciplina financeira, no qual é possível identificar os consumos prejudiciais e investir melhor em outras áreas da sua vida, elaborando um planejamento financeiro.

Independência

O investimento para aposentadoria proporcionará que o investidor tenha uma renda extra, além do que será pago pelo INSS e não fique dependente somente do benefício.

Além disso, ele sabe como controlar todos os seus recursos com o seu planejamento financeiro, ficando ainda mais perto dos seus objetivos. 

Com isso, o investidor alcança um estágio de independência financeira, tendo autonomia para as decisões pessoais e profissionais e vivendo de renda passiva.

Qual o melhor investimento para aposentadoria?

A aposentadoria é um momento que todas as pessoas pensam e gera preocupações, principalmente quando sabemos que é importante ter uma outra renda, além do benefício do INSS.

Por isso, agora que você entendeu a importância do investimento para aposentadoria, é preciso saber quais os tipos para que comece a investir.

Leia também: Tipos de aposentadoria: escolha a sua modalidade com o Ailos

Confira a seguir:

Previdência Privada

A Previdência Privada é composta por fundos de investimentos que oferecem uma garantia adicional de renda mensal ou a possibilidade de resgate integral quando se aposentar.

Ela tem o objetivo de preservar o patrimônio dos investidores e atingir uma rentabilidade mais alta para o investidor durante a aposentadoria. Para isso, é possível investir tanto em ativos de renda fixa quanto de renda variável.

Ela se divide em duas modalidades:

  • Plano Garantidor de Benefício Livre (PGBL): o tributo é cobrado sobre o total investido e 12% da renda anual podem ser abatidos na Declaração de Imposto de Renda (IR).

Além disso, a tributação é cobrada de forma progressiva e é ideal para as pessoas que querem um período mais curto de aporte.

  • Vida Garantidor de Benefício Livre (VGBL): o Imposto de Renda (IR) é recolhido somente sobre os rendimentos do que foi aplicado, com cobrança regressiva. É ideal para as pessoas que querem contribuir por mais tempo antes de começarem a receber o benefício.

Tesouro Direto

O Tesouro Direto vende títulos públicos federais e emite títulos públicos que são ativos de renda fixa para a venda.

Assim, quando o investidor compra um título público, ele está emprestando dinheiro para o governo brasileiro em troca de uma remuneração que receberá quando vender o título.

Os títulos se classificam em duas opções:

  • Prefixados: que já vem com uma taxa que indica quanto ele renderá. Assim, ele está imune às movimentações do mercado, no qual o valor será exatamente aquele da compra.
  • Pós-fixado: que depende do desempenho de um indicador, que pode ser IPCA, IGP-M, entre outros. Ele tem uma rentabilidade positiva, o que permite a venda antecipada sem grandes perdas.

Além disso, o Tesouro tem alguns tipos e um deles indicado para aposentadoria é:

Tesouro IPCA+

O Tesouro IPCA+ é um investimento de renda fixa mais utilizado para aposentadoria, pois é possível conhecer a rentabilidade da aplicação.

Ele é um título do Tesouro Direto que garante a manutenção do poder de compra do investidor, porque o seu rendimento é atrelado à inflação acrescida de juros prefixados.

O Tesouro IPCA+ é emitido pelo governo federal e tem o menor risco do mercado. Assim, os aportes podem ser realizados com valores baixos, sendo o valor mínimo de R$ 100 e ele tem opções de vencimento a longo prazo, entre 5 anos e mais de 30 anos.

Além disso, a tabela de pagamento do Imposto de Renda (IR) sobre os rendimentos é regressiva.

Vale ressaltar que podem ser simulados cenários de investimento de acordo com o objetivo e perfil de cada investidor, no site do Tesouro Direto.

Além do Tesouro IPCA+, há um novo tipo de investimento do Tesouro Direto que foi pensado justamente para atender o público que deseja criar uma Previdência Privada utilizando os títulos públicos, o Tesouro Renda+. Ele é um novo título a longo prazo que também é atrelado ao IPCA.

O Tesouro Renda+ também é uma ótima opção de renda para a aposentadoria, pois o cliente não perde o poder de compra, já que os valores são corrigidos pela inflação mais o adicional de uma taxa predefinida no momento da contratação do título. Ou seja, o título mostra um ganho real acima da inflação.

LCI

A Letra de Crédito Imobiliário (LCI) é uma aplicação de renda fixa, no qual os papéis são emitidos por bancos para financiamento de atividades do setor imobiliário.

Ela é considerada de baixo risco dependendo do banco que a emite e é perfeita para quem investe a longo prazo, pois não são cobradas taxas ou impostos sobre os rendimentos.

Além disso, os ativos são garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), no qual o pagamento ao credor é garantido caso o fundo não consiga honrar com seus compromissos.

LCA

A Letra de Crédito Agropecuário (LCA) também é uma aplicação de renda fixa, de baixo risco, emitida pelos bancos para atividade do agropecuário. 

Ela é utilizada para captar recursos para todos que fazem parte do setor de agronegócio e também é garantida pelo FGC.

Tanto a LCI quanto a LCA são isentas de Imposto de Renda (IR) e têm três opções de rentabilidade. 

Confira:

  • Prefixada: a taxa é definida na compra dos títulos, assim é possível saber com antecedência qual o retorno do investimento.
  • Pós-fixada: a remuneração é vinculada a algum índice como o Certificado de Depósito Interbancário (CDI).

Ela pode ser corrigida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ou pela Taxa Selic.

  • Híbrida: combina uma taxa predefinida de juros a um índice inflacionário, sendo indicada para quem fez planos de aposentadoria com investimento de renda fixa.

Ações

As ações são uma parcela do capital social de uma empresa e você se torna sócio dela. Assim, o investidor precisa estar disposto a correr mais riscos, podendo ter chances de ganhos e perdas.

Elas são uma maneira indireta de investir na bolsa, podendo gerar bons resultados, mas a rentabilidade pode variar.

Por isso, o investidor precisa saber quais ações deseja comprar e acompanhar os resultados diariamente.

Fundos imobiliários

O Fundos Imobiliários tem o objetivo de reunir recursos para serem aplicados no mercado imobiliário e são isentos de Imposto de Renda (IR).

Eles reúnem pessoas interessadas em investir no mesmo fundo, que é administrado por uma gestora e investidos em outros produtos financeiros, que são os empreendimentos imobiliários ou aplicações financeiras ligadas ao mercado imobiliário.

Alguns tipos de Fundos de Imobiliários são: Fundos de Desenvolvimento, Fundos de Papel, Fundos de Tijolo, Fundos Híbridos, entre outros.

Fundos de Investimento

Os Fundos de Investimento de renda fixa garantem a diversificação e rentabilidade maiores que as outras aplicações e é ideal para a aposentadoria. 

A sua principal vantagem é que o investidor delega a escolha de onde investir ao gestor do fundo. Pois, nem todos têm habilidade e tempo para acompanhar os investimentos e tomar as melhores decisões.

Existem vários tipos de fundos de investimento no mercado financeiro e cada um possui as suas particularidades. Assim, quem quer aposentar pode escolher a opção que se encaixa melhor ao seu perfil.

É importante, antes de fazer as aplicações, comparar as taxas de administração que costumam variar para cada tipo de fundo. 

Além disso, a alíquota cobrada de Imposto de Renda (IR) é decrescente conforme o tempo que o ativo permanece no fundo. Com isso, após dois anos, a alíquota passa a ser 15%, e depois de 30 dias o investimento fica isento de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Os Fundos de Investimento não contam com o FGC para oferecer mais segurança para o investidor, mas tem fiscalização e regulamentação da Anbima e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Saiba a seguir um dos tipos de fundos indicado para o investimento para aposentadoria:

Fundos multimercados

Os Fundos Multimercados são compostos por diferentes ativos e têm liberdade de investimentos. Assim, o investidor pode mesclar ações, títulos públicos, CDBs, entre outros.

Com isso, é possível diversificar a carteira e atingir uma rentabilidade maior. Entretanto, o risco também é maior, já que está atrelado às oscilações do mercado.

ETFs

Exchange Traded Fund (ETF) é um fundo que busca replicar algum índice que representa os recursos destinados à aplicação em uma carteira de ações em conjunto.

Eles são negociados no pregão da Bolsa de Valores como se fossem ações e tem o objetivo de manter a carteira o mais próximo possível da composição do seu índice de referência.

O recolhimento do Imposto de Renda (IR) dos ETFs no caso de produtos de renda variável não acontece na fonte, sendo necessário que o investidor calcule o valor do tributo devido em caso de ganhos no momento da venda.

Nos ETFs de renda fixa, o imposto de 15% é retido na fonte, com recolhimento pela corretora intermediadora.

PGBL

O Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) é um tipo de plano de previdência privada, no qual só será pago o imposto no resgate do investimento.

O investidor que contrata um PGBL consegue deduzir as contribuições até o limite de 12% da renda bruta tributável ao ano da base de cálculo do Imposto de Renda, que precisa ser recolhido. Ele é ideal para quem opta pela declaração completa.

(Freepik)

Vale ressaltar que nos planos de previdência do tipo PGBL podem ser cobradas taxas de administração, carregamento e de performance.

VBGL

O plano de previdência privada Vida Gerador de Benefício Livre (VBGL) se assemelha com o PGBL no que diz respeito aos benefícios, aos custos e aos resgates.

Ele é ideal para quem opta pela declaração simplificada e para quem é isento do pagamento do tributo. Assim, no momento do resgate ou quando receber o benefício, o investidor só paga o Imposto de Renda (IR) sobre os rendimentos e não sobre o valor total.

Quer saber mais sobre investimentos seguros? Leia o artigo em nosso blog: ​​Investimentos seguros: confira os melhores e mais rentáveis produtos!

Como fazer o seu investimento para aposentadoria?

Separamos aqui algumas dicas que ajudarão você a começar o seu investimento para aposentadoria.

Confira:

Tenha consciência do seu perfil como investidor

Conhecer o seu perfil de investidor é o primeiro passo que deve ser feito antes de fazer um investimento para aposentadoria.

Pois, ele é o primeiro componente da sua estratégia de investimento e mostra qual a tolerância aos riscos, facilitando a seleção dos investimentos do mercado financeiro.

Confira a seguir os tipos de perfis de investidores:

  • Conservador: é o que tem mais baixa tolerância ao risco e seleciona os investimentos mais seguros;
  • Moderado: está entre o Conservador e o Arrojado, ou seja, o investidor quer se arriscar no investimento e quer algo mais seguro;
  • Arrojado: busca as melhores perspectivas de retorno e tem alta tolerância ao risco.

É importante destacar que o perfil de investidor pode ir mudando conforme o investidor adquire experiência no mercado financeiro e assume um novo estilo de vida.

Saiba mais sobre o perfil de investidor lendo o artigo em nosso blog: Perfil investidor: quais os melhores investimentos para o seu perfil?

Organize suas finanças

Para começar a investir, é preciso ter as finanças organizadas para identificar o seu custo de vida atual.

Assim, é possível saber quanto é gasto para lidar com as despesas fixas e variáveis do dia a dia e saber quanto precisa por mês.

Após isso, você conseguirá elaborar um planejamento financeiro para organizar as finanças e estabelecer os objetivos para a sua aposentadoria.

Ele será como um caminho para alcançar as suas metas, facilitando o acompanhamento dos resultados e os recursos que estão sendo acumulados ao longo do tempo.

Entretanto, é preciso sempre manter o planejamento atualizado em relação à realidade financeira que está vivendo.

Diversifique a carteira

A diversificação da carteira ajuda na alocação dos recursos em diferentes alternativas que o mercado financeiro oferece, reduzindo os riscos de perdas.

Isso porque as boas performances de determinados investimentos atenuam os impactos negativos de outros. Assim, consegue equilibrar a sua carteira de investimentos.

Além disso, diversificar a carteira também contribui pela busca de investimentos com melhores rentabilidades e que estejam alinhadas ao seu perfil.

Aposte em uma corretora

Para fazer um investimento para aposentadoria, você precisa abrir uma conta em uma corretora.

Para isso, faça uma pesquisa para verificar qual oferece as melhores taxas, analise a sua situação financeira e quais os investimentos disponíveis.

O que procurar na hora de escolher o seu investimento para aposentadoria?

O investimento para aposentadoria pode ajudar a alcançar a independência financeira e proporciona muitas outras vantagens.

Para escolher o melhor investimento, é preciso verificar o seu perfil de investidor e saber qual é a melhor opção: ações, Previdência Privada, Tesouro Direto e todas as outras opções que explicamos neste artigo.

Entretanto, leve em consideração os seguintes pontos:

Rentabilidade

A rentabilidade é o retorno sobre o investimento, ou seja, a taxa aplicada no dinheiro que você investiu e quanto ele está rendendo.

Por isso, ela deve ser analisada na hora de escolher um investimento, identificando quais são as melhores opções a longo prazo.

Segurança

O investimento para aposentadoria precisa ser seguro para garantir uma renda futura, focando na geração de rentabilidade a longo prazo.

Com isso, a segurança financeira do investidor quando aposentar estará garantida e ele poderá ter uma vida mais confortável e descansar.

Condições e vantagens

Procure verificar as condições e vantagens de cada investimento e saber quais as taxas, prazo para retirar o dinheiro, a rentabilidade, a liquidez e outros fatores que podem influenciar no seu investimento para aposentadoria.

Qual o momento para se aposentar?

É claro que para o INSS existem regras para a aposentadoria que podem demorar e o benefício mensal não ser tão satisfatório para algumas pessoas.

Entretanto, quando você é um investidor e sabe o valor da sua renda mensal e quanto ganhará com os investimentos, é possível se aposentar em qualquer momento.

Pois, a sua renda futura está garantida com os investimentos desde que continue fazendo o acompanhamento mensal. 

Assim, quando você cumprir os critérios para conseguir a aposentadoria pelo INSS, pode fazer isso normalmente e continuar com a sua renda complementar com o investimento para aposentadoria.

Ailos

O Ailos é uma cooperativa de crédito baseada no cooperativismo, onde é possível usufruir de serviços e produtos financeiros de maneira totalmente acessível e com foco no impacto socioeconômico na sociedade.

Temos um sistema repleto de soluções diversas para pessoas jurídicas e físicas, focadas nas suas necessidades, inclusive investimentos financeiros seguros para receber de volta a sua participação nos resultados da cooperativa.

Conheça o sistema de Cooperativas Ailos! Oferecemos todo o apoio necessário para você fazer o investimento para aposentadoria! 

Conclusão

Com o nosso artigo, você entendeu como fazer o investimento para aposentadoria, a sua importância e algumas opções para começar a investir e garantir a sua renda complementar.

Além disso, trouxemos algumas dicas para fazer o investimento e o que considerar na hora de escolher o que combina mais com o seu perfil de investidor.

Vale ressaltar que a aposentadoria no INSS, muitas vezes, é menor que a remuneração que o trabalhador obtinha quando exercia a profissão. Por isso, é preciso pensar em investir para garantir uma renda futura.

Agora que você sabe tudo isso, chegou a hora de conhecer o Ailos, a cooperativa de investimentos financeiros que te ajuda a ter uma renda, além do benefício do INSS.

Aproveite e confira outros artigos já disponíveis em nosso blog sobre investimentos, previdência privada, educação financeira e outros temas que podem ser do seu interesse:

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (2)

Ocultar comentários