• 21 de dezembro de 2022
  • 10 minutos

Seguro empresarial: como funciona a cobertura e principais tipos

10 minutos

Você conhece com propriedade o seguro empresarial, como funciona, tipos e as vantagens de contratar um para sua empresa?

Se você é dono ou gestor de um negócio, então deveria se preocupar em conhecer mais detalhes sobre essa questão. Afinal, o seguro para empresas traz muitas garantias e tranquilidade para o empresário e para os seus funcionários.

Portanto, como forma de elucidar algumas questões sobre o seguro empresarial, como funciona e como realizar a sua contratação, preparamos este conteúdo.

Continue a leitura para conferir este guia completo e elevar o nível do seu negócio!

Priorize a segurança da sua empresa com o Ailos. Conheça todos os tipos de seguros empresariais que oferecemos e faça a sua adesão hoje mesmo!

O que é seguro empresarial?

O seguro empresarial é uma categoria de seguro que tem como principal finalidade resguardar o patrimônio e as operações de uma empresa.

Nesse sentido, um seguro empresarial pode proteger tanto os bens materiais de um negócio, como dinheiro e estrutura física, quanto os recursos humanos, como funcionários e estagiários.

Convém destacar que, dependendo da atuação da empresa, o seguro empresarial é obrigatório. Em outros casos, ele é facultativo. No entanto, é sempre recomendado a sua contratação para a prevenção de quaisquer danos e riscos.

Seguro empresarial: como funciona na prática?

Como veremos adiante, o seguro empresarial pode ser de variados tipos, como de vida, saúde, patrimonial ou odontológico, por exemplo. No entanto, independentemente da modalidade escolhida, saiba que o funcionamento costuma ser o mesmo.

Isso significa que, a partir da contratação de uma cobertura, a sua empresa passa a ser segurada pela seguradora, seguindo sempre o que é contemplado na apólice.

Para quem não sabe, a apólice é um documento essencial nesse trâmite, que contém todas as informações sobre a contratação do seguro, como: objeto contratado, cláusulas, coberturas, condições para acioná-las, valores de indenização, entre outras.

Nesse sentido, a partir do momento em que o seguro entra em vigor, o seu negócio automaticamente fica resguardado de diversos acontecimentos.

Ou seja, diante do sinistro (ocorrência de um dos riscos cobertos na apólice), o responsável pela empresa pode (e deve!) acionar a seguradora para que essa repare os danos sofridos e contribua para que o seu negócio continue operando.  

Quais são os tipos de seguro empresarial?

Agora que você sabe o que é seguro empresarial e como funciona, é hora de conhecer as modalidades de seguro existentes para uma empresa. Vamos a eles?

Seguro de vida empresarial

Esse é um dos seguros empresariais mais conhecidos e importantes. Afinal, sua finalidade é dar garantias aos funcionários, uma vez que ele cobre acidentes que possam resultar em morte ou invalidez.

Dependendo da ocupação do colaborador dentro da sua empresa, esse pode ser um seguro obrigatório. Porém, mesmo quando ele é facultativo, é sempre importante oferecê-lo para mostrar a sua preocupação com os seus colaboradores.

Seguro saúde

O seguro saúde também visa beneficiar o colaborador. Isso porque ele permite que o funcionário tenha um bom suporte para cuidar da sua saúde em caso de doenças graves e diante da necessidade de receber assistência médica e hospitalar.

Convém destacar que o seguro saúde costuma conceder reembolso para casos em que o segurado tenha despesas com atendimentos fora da rede oferecida pela seguradora.

Essa é mais uma forma de mostrar que a sua empresa valoriza todos os colaboradores e, consequentemente, motivá-los a prestar um serviço de qualidade.

Seguro para transportes de cargas

Esse seguro é voltado especificamente para cobrir riscos, como perdas, roubos, extravios ou danos físicos, a mercadorias transportadas, seja esse transporte realizado via correio, aeronave, trem, estrada, embarcação, entre outras modalidades.

Vale dizer que o seguro para transportes de cargas é essencial para empresas que transportam mercadorias diariamente como forma de evitar futuras dores de cabeça.

Seguro para estagiários

Já esse seguro, como o próprio nome sugere, é voltado para cobrir acidentes pessoais do estagiário, que podem ocorrer tanto dentro como fora do ambiente de trabalho.

Saiba que todo empregador tem por obrigação oferecer esse seguro ao seu estagiário, conforme estabelecido pela Lei nº 11.788/2008, conhecida como Lei do Estágio.

Geralmente, o seguro para estagiários cobre morte e invalidez por acidente, bem como gastos médicos e hospitalares do estagiário em decorrência de um acidente pessoal.

Seguro patrimonial

O seguro patrimonial é o mais importante para uma empresa. Isso porque, obviamente, ele protege os patrimônios dessa, evitando, assim, os prejuízos materiais.

Convém destacar que, dentro dessa categoria de seguro, existem diversas coberturas, sendo as principais:

  • Cobertura contra incêndio
  • Cobertura contra furto e roubo
  • Cobertura contra desastres naturais
  • Reembolso de despesas emergenciais

Apesar de o gestor da empresa poder escolher quais coberturas deseja ter em seu seguro patrimonial, o ideal é contemplar a maior quantidade possível.

Seguro odontológico

O seguro odontológico cobre os cuidados bucais dos colaboradores, como exames, consultas e internações para tratamento odontológico.

Apesar de parecer indispensável, pode ser interessante tê-lo para que a sua empresa se diferencie das demais no quesito de cuidado e valorização profissional.

Seguro empresarial de responsabilidade civil

Por fim, temos o seguro empresarial de responsabilidade civil. Sua finalidade é preservar os recursos financeiros da empresa caso essa venha a sofrer ações judiciais e reclamações de terceiros, como funcionários, clientes e prestadores de serviço. 

Essa é uma modalidade de seguro que não apenas resguarda financeiramente a empresa, como permite que ela tenha mais segurança e tranquilidade para realizar suas atividades.

Vale dizer que as coberturas desse tipo de seguro podem ser customizadas conforme as necessidades de cada empresa.

Quem tem direito ao seguro empresarial?

Toda empresa pode ter direito ao seguro empresarial, desde que ela contrate uma seguradora para realizar esse serviço. Já o seu acionamento e recebimento vai depender das cláusulas que foram estabelecidas na apólice.

Já com relação ao seguro de vida, saúde e odontológico oferecidos pelas empresas aos seus funcionários, esses são facultativos em alguns casos, como já mencionamos. Ou seja, nem sempre as organizações oferecerão aos seus colaboradores.

No entanto, o seguro de vida passa a ser obrigatório caso a empresa esteja enquadrada em alguns dos segmentos abaixo:

  • Indústria (diversos ramos)
  • Bar, padaria, buffet, churrascaria, pizzaria e restaurante
  • Postos de combustíveis
  • Construção civil
  • Motoboy
  • Entregador de jornais e revistas
  • Hospedagem, hotelaria e motel
  • Condomínios
  • Comércio de alimentos no varejo
  • Instalação e manutenção de redes de telecomunicação

Além desses, o seguro também pode ser obrigatório em outros segmentos a depender do estado. Portanto, é importante se atentar para a legislação estadual.

Como funciona a cobertura do seguro empresarial?

Considerando que existem diversas modalidades do seguro empresarial, cada uma terá uma cobertura específica e, consequentemente, uma forma de ser acionada.

Nesse sentido, para saber sobre cada seguro empresarial, como funciona a sua cobertura e como acioná-lo, é preciso ler atentamente a apólice.

Esse é o ponto chave para entender em quais situações você pode ou não entrar em contato com a seguradora para acioná-lo.

No entanto, para ilustrar o funcionamento da cobertura, vamos trazer os casos mais comuns em que alguns dos seguros empresariais podem ser acionados:

  • Seguro patrimonial: acionado pela empresa em caso de incêndio, explosão, roubo, furto, dano elétrico e quebra de máquina.
  • Seguro de vida: acionado pelo colaborador ou beneficiário em caso de acidente que provoque invalidez ou morte.
  • Seguro estagiário: acionado pelo estagiário, seu beneficiário ou pela empresa em caso de invalidez ou morte por acidente pessoal.
  • Seguro saúde e odontológico: acionado pelo colaborador diante da necessidade de tratamentos de saúde e odontológico.
  • Seguro para transporte de cargas: acionado pela empresa em caso de roubo, extravio, perda ou danos físicos à mercadoria.

Com relação ao valor da indenização que será pago pela seguradora em cada uma dessas situações e se a cobertura será parcial ou total, isso dependerá do que estiver estipulado na apólice.

Quais as vantagens de ter um seguro empresarial?

Sabendo o que é seguro empresarial, como funciona e suas peculiaridades, chegou o momento de entender por que vale a pena contratar algumas das diversas modalidades que esse oferece e quais os riscos sua empresa corre ao não ter essa proteção.

Nesse sentido, a principal vantagem de ter um seguro empresarial é resguardar o seu negócio de quaisquer contratempos. Afinal, apesar de sabermos que eventualidades acontecem, nem sempre estamos preparados para elas.

Isso significa que, ao ter um seguro, você consegue proteger a sua empresa de diversos prejuízos financeiros, seja por ter sido furtado ou porque o seu negócio não consegue funcionar devido a um maquinário quebrado ou por um dano elétrico, por exemplo.

Assim, desde que coberto pela apólice, quaisquer riscos que você vier a ter terão um impacto mínimo na sua contabilidade e na produtividade da sua empresa.

Mas do contrário, isto é, se você não tiver um seguro empresarial, além de ter que arcar com o prejuízo direto provocado por determinada ocorrência, você ainda terá alguns custos para corrigir a falha. Portanto, o dano pode ser muito mais elevado.   

Também vale destacar que, com um seguro, a sua empresa se torna mais competitiva no mercado, pois consegue otimizar o tempo e os recursos destinados às operações. Afinal, tudo pode ser resolvido com um simples telefonema para a seguradora.

Por fim, mas não menos importante, se pensarmos nos seguros voltados para os colaboradores, também conseguimos visualizar diversos benefícios, como:

  • Sua empresa se torna mais valorizada no mercado por mostrar o cuidado e a valorização dos colaboradores;
  • Os funcionários se sentem mais motivados para trabalhar e entregar uma qualidade maior no serviço;
  • É possível conseguir uma retenção maior de talentos ao oferecer benefícios, como seguro, ao trabalhador.

Como contratar seguro de empresa?

Para contratar um seguro de empresa, o primeiro passo é realizar uma cotação com diversas seguradoras para descobrir aquela que melhor atende às suas necessidades.

No entanto, para simplificar o processo, o ideal é você entrar em contato diretamente com a sua cooperativa, como o Sistema Ailos, que pode fornecer várias cotações de uma só vez. Assim, você otimiza seu tempo.

Além disso, ao realizar o contato e a contratação de um seguro por meio de uma cooperativa, você consegue pagamentos mais facilitados e por meio da sua conta.

Bem, é preciso saber também que, para contratar um seguro empresarial, é necessário ter um CNPJ e estar com a documentação da sua empresa em dia.

Já depois de definida a seguradora, o próximo passo é lembrar de conferir detalhadamente as coberturas, atuações em caso de sinistro, valores das indenizações e todas as demais cláusulas da proposta. 

E o mais importante: esclareça todas as suas dúvidas com a seguradora para evitar quaisquer contratempos futuros ou mal-entendidos.

Por fim, a última etapa da contratação é assinar a apólice e pagar o prêmio dessa, que pode ser parcelado em Cooperativas Ailos.

Assim que o pagamento for identificado, o seu seguro entra automaticamente em vigor e deve ser renovado periodicamente, a depender do prazo de vencimento estipulado na apólice.

Fique de olho em todos esses detalhes para não ficar sem cobertura!

Os seguros empresariais oferecidos pelo Sistema Ailos são desenvolvidos em parceria com grandes seguradoras. Conheça todas as modalidades que oferecemos e tenha mais tranquilidade para gerir a sua empresa!

Conclusão

Agora que você já sabe o que é seguro empresarial, como funciona e as vantagens de obtê-lo em seu negócio, é hora de realizar a sua adesão o quanto antes.

Lembre-se sempre dos riscos que você e o seu negócio correm ao ficarem desprotegidos e os benefícios que um seguro pode trazer para dentro da sua empresa e para o posicionamento desta diante da concorrência.

Para isso, conte com o Ailos! Nós estamos sempre preocupados em oferecer soluções para o seu negócio e, portanto, não poderíamos deixar de contar com a proteção!

Dessa forma, entre em contato conosco para saber com quais seguradoras temos parcerias e descobrir como é prático e rápido proteger e cuidar da sua empresa!

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (3)

Ocultar comentários