• 12 de dezembro de 2022
  • 4 minutos

Tudo o que você precisa saber sobre ser um cooperado

4 minutos

Ser associado a alguma empresa é possuir um sentido de propriedade sobre aquele negócio. Ou seja, é se comprometer para contribuir com o melhor desempenho possível, já que o sentimento é de fazer parte de fato. É assim com o cooperativismo.  

Nesse conteúdo vamos falar um pouco sobre esse sentimento de dono que há no cooperativismo, que é bem diferente da sensação de ser apenas um cliente de uma instituição tradicional. 

Leia o artigo e entenda!

O que significa ser um cooperado  

Ser cooperado de forma objetiva é ser membro de uma cooperativa. Na prática, isso significa muito mais: é a união de forças em prol de um propósito maior. Essa é o pilar do cooperativismo, que se baseia no benefício comum como sustentação esse modelo de negócio.  

Ser associado/cooperado é ser mais do que um cliente. É fazer parte do negócio como um dos donos, com direito de participar das decisões da cooperativa por meio do voto.  

Diferente de ter ações de uma empresa, por exemplo, ao ser cooperado o direito ao voto não está condicionado a quanto cada cooperado “possui” na cooperativa, mas sim, é um direito igualitário, ou seja, um cooperado equivale a possibilidade de um voto. 

Porque ser um cooperado 

Já falamos acima que podemos definir o cooperativismo como um movimento pautado por uma proposta coletiva de sustentabilidade, otimizando resultados em prol do coletivo e não apenas no benefício de um pequeno grupo. 

Quando essas pessoas se unem em prol de um mesmo objetivo, alcançam resultados e benefícios que, provavelmente, não conquistam sozinhas. Essa é grande fortaleza do cooperativismo e uma das razões para aderir a esse movimento. 

O cooperativismo funciona como um instrumento de desenvolvimento econômico e social e, portanto, é uma maneira de diminuir as desigualdades.  

Leia também: História do Cooperativismo 

Números de cooperados no Brasil 

A força do cooperativismo está nas pessoas e esse é, sem dúvida, o maior diferencial desse modelo. Em 2021, de acordo com o relatório AnuárioCoop 2022, divulgado pela Organização das Cooperativas do Brasil - OCB no mês de agosto, os cooperados conectados às cooperativas filiadas ao órgão representavam 8% da população brasileira, totalizando 18,8 milhões de pessoas que cooperam para um mundo melhor.  

Esse número representa um índice 10% maior que no ano anterior, o que demonstra um crescimento contínuo das pessoas interessadas em fazer parte do cooperativismo em todo o país.  

Há sete ramos de atividades cooperativas no Brasil:  

-Agropecuária 

- Consumo 

- Infraestrutura 

- Saúde 

- Trabalho, Produção de Bens e Serviços 

- Transporte  

- Crédito 

Em relação às cooperativas de crédito, ainda segundo o relatório AnuárioCoop 2022 da OCB, o número de cooperados no país em 2021 era de 13,9 milhões nas 763 cooperativas filiadas à OCB no Brasil hoje. 

Conheça a história do Cooperativismo no Brasil

3 motivos para se associar a uma cooperativa de crédito 

O ramo de crédito reúne cooperativas destinadas à prestação de serviços financeiros a seus cooperados, exercendo um papel estratégico na inclusão e educação financeira de milhões de pessoas em todo o país. 

Assista aos vídeos disponíveis no nosso canal do Youtube sobre o tema: 

O que é cooperativa de crédito 

Qual a diferença entre cooperativas de crédito e bancos 

Veja abaixo 3 motivos pelos quais vale a pena fazer parte de uma cooperativa de crédito 

1 – Mais benefícios com taxas menores 

Enquanto o modelo tradicional visa o lucro, nas cooperativas de crédito o grande objetivo é alcançar benefícios coletivos. Com isso, os cooperados têm acesso a taxas menores quando comparado às instituições bancárias tradicionais.  

2 – Retorno das sobras 

Como a Cooperativa não objetiva o lucro, os valores que sobram anualmente são divididos entre os cooperados com base na movimentação realizada durante o período. Ou seja, quanto mais serviços e produtos da cooperativa você utilizar, maior será sua participação na distribuição desses valores. 

Saiba tudo sobre Retorno das Sobras 

3 – Comunidade como centro das ações 

Como já falamos, fazer parte de uma cooperativa é atuar em equipe. Então ao optar por ser um cooperado, você também passa a contribuir com a comunidade onde você vive. 

Além de ter acesso a todos os serviços financeiros de uma instituição tradicional, em uma cooperativa de crédito você ainda faz parte desse processo coletivo de construção de um mundo melhor.  

Seja um cooperado e faça parte da construção de um mundo melhor 

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (1)

Ocultar comentários