• 31 de janeiro de 2023
  • 8 minutos

Consórcio para viagem: saiba tudo com o Ailos!

8 minutos

A maioria das pessoas tem um sonho de conhecer um lugar diferente, fazer um intercâmbio ou descansar nas férias. 

Para isso, o consórcio para viagem pode auxiliar a organizar os gastos financeiros, além de ser a opção ideal para quem não tem recursos para viajar.

O consórcio também pode ser de serviços e não somente para compra de bens, como para viagens, que é sobre o que explicaremos neste artigo.

Responderemos as seguintes perguntas sobre consórcio para viagens:

  • O que é consórcio para viagens?
  • Como ele funciona?
  • Quais são as vantagens de um consórcio para viagens?
  • Como entrar em um consórcio?
  • Como escolher o melhor consórcio para viagem?

Continue lendo e tire todas as suas dúvidas com o nosso artigo sobre consórcio para viagem!

Conheça as modalidades de consórcio Ailos! Faça uma simulação agora mesmo para ter o seu consórcio para viagem!

O que é consórcio para viagem?

O consórcio é um grupo de pessoas que têm os mesmos interesses, ou seja, comprar um pacote de viagem, um automóvel, uma casa, entre outros. Assim, elas se comprometem a pagar um valor mensal para adquirir o bem futuramente.

Ele serve para conseguir crédito sem o pagamento de juros, que é feito por meio de depósitos mensais e precisa ser organizado por uma administradora autorizada e fiscalizada pelo Banco Central. Também é ela que define o valor das cotas a serem pagas todos os meses.

Assim, você recebe um boleto para pagar as parcelas com uma taxa para a administradora. Além disso, podem ocorrer alguns ajustes anuais como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Como funciona um consórcio para viagem?

No consórcio para viagem, você escolhe o valor da carta de crédito, com o total do dinheiro que precisa para viajar, destino e agência de viagens.

Assim, a administradora do consórcio abre um grupo com os interessados em viagem e eles começam a pagar parcelas durante o período determinado em contrato, que pode ser de um a quatro anos.

Dessa maneira, a administradora faz a gestão do dinheiro e dos sorteios e quando alguém é sorteado, recebe a carta de crédito e continua pagando as parcelas mensalmente.

Quando as pessoas acham que o tempo é muito longo para esperar e fazer a viagem, elas podem dar um lance e tentar conseguir a carta de crédito antes.

Caso o pacote de viagem tenha um valor menor do que a carta de crédito, você poderá usar a diferença para quitar as outras parcelas. Mas se a viagem tiver um valor maior que a carta de crédito, você terá que pagar a diferença.

Vale ressaltar que todos os meses o consórcio sorteia um dos participantes do grupo para receber a carta de crédito, que permite a compra do bem à vista.

Saiba mais: Tipos de seguro viagem: conheça os principais com o Ailos!

O que é carta de crédito?

A carta de crédito é um documento gerado pela administradora do consórcio de viagem que possibilita aquisição à vista do serviço ou do bem. Ou seja, ela é o valor total da soma de todas as parcelas que foram pagas.

Para um melhor entendimento, explicaremos com um exemplo: Fábio entrou em um consórcio em que o custo de uma viagem é R$ 80 mil mais as taxas administrativas. 

Assim, a carta de crédito terá o valor de R$ 80 mil e quando Fábio estiver com ela pode pagar as férias à vista e continuar pagando o restante das parcelas para o consórcio.

Quer saber mais sobre o funcionamento do consórcio? Leia o artigo completo em nosso blog: Você sabe como funciona o consórcio?

Quais as vantagens de fazer um consórcio para viagem?

Agora que você já sabe o que é o consórcio para viagem e como ele funciona, é hora de saber quais são as suas vantagens.

Confira:

Planejamento financeiro

O consórcio para viagem auxilia no planejamento financeiro, principalmente para as pessoas que têm dificuldade para cortar os gastos extras e economizar o dinheiro para a viagem.

Pois, ele será um gasto mensal que você precisa honrar para garantir a sua viagem, mas que tem isenção de taxa de juros e a possibilidade de lances e contemplação.

Além disso, o consórcio para viagem estrutura o seu orçamento e você sabe quanto consegue poupar e gastar com outras despesas.

Flexibilidade

O consórcio proporciona flexibilidade de pagamento e no uso de crédito quando for contemplado. Pois, você pode escolher quando e o que comprar, dentro da categoria que foi escolhida.

Pagamento facilitado

O pagamento do consórcio é totalmente facilitado, pois ele tem prazos mais longos e o parcelamento integral. Ou seja, o valor será dividido integralmente na quantidade de parcelas que serão pagas mensalmente.

Assim, não é preciso pagar a entrada que muitas vezes dificulta contratar o serviço de viagem ou adquirir um bem.

Possibilidade de ser usado como investimento

O consórcio ainda tem a vantagem de ser usado como investimento, no qual é feito por meio da aplicação automática da administradora.

Assim, quando você possui uma cota contemplada, a administradora da sua cota realiza a transferência do valor do crédito para que se torne um investimento.

Ausência de juros

Como mencionado anteriormente, o consórcio de viagem não tem juros, porque os recursos vêm da união de todos que fazem parte do grupo e têm os mesmos interesses.

Assim, o dinheiro que é gerado mensalmente serve para pagar a carta de crédito ao sorteado para que ele possa comprar o bem à vista.

Vale ressaltar que mesmo que o consórcio não tenha juros, ele tem taxas para custear o fundo de reserva, o seguro da modalidade e a administração. Entretanto, são mais baratas do que os juros de um financiamento tradicional.

Como entrar em um consórcio de viagem?

Para entrar em um consórcio de viagem, é preciso escolher uma administradora de consórcios e optar pelo serviço que você tem interesse, de acordo com a sua situação financeira.

Providencie os seus documentos pessoais, como CPF, RG e Comprovante de residência, que serão usados para verificar a sua situação fiscal e facilitarão a análise de crédito.

Assim, você compra a cota do consórcio e se compromete a realizar o pagamento até o final do período estabelecido, mesmo depois de ter sido sorteado e contemplado com a carta de crédito.

Como escolher o melhor consórcio de viagem?

Confira algumas dicas para escolher o melhor consórcio para viagem:

Estude opções

Antes de escolher a melhor opção de consórcio de viagem é necessário estudar todas as opções e ver qual delas atende às suas necessidades. 

Verifique a credibilidade da administradora

Após escolher uma das administradoras entre as opções estudadas, é preciso verificar se ela é autorizada pelo Banco Central para atuar nesse mercado. Para isso, a consulta pode ser feita no site do Bacen.

É importante também pesquisar sobre a reputação da empresa e os depoimentos dos clientes que entraram no consórcio, como em sites de defesa do consumidor e nas redes sociais.

Faça uma projeção dos valores

Faça a projeção dos valores que serão gastos com a viagem, como passagem, alimentação, hospedagem, passeios, entre outros. 

Pois, ao entrar em um consórcio você irá considerar a carta de crédito e não o lugar que deseja conhecer. Por isso, é importante fazer a projeção.

Entenda como funciona o processo de contemplação

Após fazer a escolha do consórcio para viagem e da administradora, você precisa entender como funciona o processo de contemplação. Pois, ele é a atribuição do crédito para aquisição do serviço de viagem.

Entenda o seu funcionamento, assim como os sorteios e os lances. Com isso, você saberá tudo sobre o consórcio.

Qual é o momento certo para dar o lance no seu consórcio de viagem?

O lance no consórcio de viagem pode ser dado no mês em que a concorrência está baixa em relação aos outros participantes do grupo.

Entretanto, é preciso fazer um planejamento e pesquisa, além de verificar nas assembleias quais os meses que possuem lances menos competitivos. Com isso, é possível ter mais chances de ser contemplado com o seu lance.

O Ailos é uma cooperativa de crédito com diversas opções de consórcio, inclusive para viagem.

Entrando em um consórcio Ailos você terá taxas de administração inferiores à média do mercado e prazo de pagamento de 36 a 180 meses.

Para verificar todas as informações sobre o consórcio, é possível fazer uma simulação sem compromisso e depois entrar em contato para fazer o seu cadastro.

Faça uma simulação agora mesmo para ter o seu consórcio para viagem! Conheça as modalidades de consórcio Ailos!

Conclusão

Neste artigo, você entendeu sobre o consórcio para viagem, quais as suas vantagens e como entrar em um.

Agora que você já sabe tudo isso, chegou a hora de conhecer o Ailos, a cooperativa que tem várias modalidades de consórcio e pode ajudar você com a sua viagem.

Aproveite e confira outros artigos já disponíveis em nosso blog sobre consórcios, seguros, educação financeira e outros temas que podem ser do seu interesse:

Leia também - Planejamento financeiro para viagem: como organizar?

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (0)

Ocultar comentários
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o blog. Veja alguns navegadores que você pode utilizar: