• 14 de julho de 2023
  • 10 minutos

Cashback como funciona: entenda tudo com o Ailos!

10 minutos
Cashback como funciona

Imagine a possibilidade de receber uma porcentagem do seu dinheiro de volta assim que concluir uma compra? É exatamente isso o que propõe o cashback: mas como funciona?

Essa modalidade financeira tem se tornado cada vez mais popular no Brasil. E o motivo para isso é bastante simples: é eficiente, gera uma experiência positiva para os consumidores e permite novas formas de economia e de educação financeira.

Justamente por isso, pensamos em um post que vai te ajudar a entender o que é o cashback e como ele funciona. Assim, você só vai aproveitar os seus benefícios e ter ainda mais controle e equilíbrio na relação entre a sua renda e as suas despesas do dia a dia!

Qualifique ainda mais seus conhecimentos em educação financeira com o Ailos!

O que é cashback e como ele funciona?

Vamos começar pelo básico: o que significa cashback?

O termo vem do inglês e sua tradução é, literalmente, “dinheiro de volta”. Sua aplicação teve início no final da década de 1980, nos EUA, a partir do planejamento de empresas de cartão de crédito e de e-commerce. A ideia era fazer com que os consumidores fossem fidelizados com essas ações, comprando mais e obtendo um percentual do seu dinheiro de volta a cada transação.

Com o tempo, mais pessoas (e empresas) se interessaram pela proposta. Não à toa, hoje o cashback é uma tendência já consolidada e cujo conceito se diversificou em diferentes propostas — como vamos mostrar adiante, neste texto.

Quais são os principais tipos de cashback?

Para entender melhor como funciona o cashback, nada melhor do que explorar as formas de receber o dinheiro de volta em suas compras.

E como adiantamos no tópico acima, isso pode acontecer de diferentes maneiras. Confira as formas de participação nessas modalidades de cashbacks e entenda quais podem ter tudo a ver com os seus hábitos de consumo para, quem sabe, já planejar-se para receber um dinheirinho de volta com as suas despesas cotidianas!

Cashback em carteira digital

Carteiras digitais são contas em que você mantém seu dinheiro pronto para uso em compras online. E, assim, o cashback funciona como um meio de depósito nessas carteiras, permitindo que você utilize o valor recebido em compras futuras.

Cashback financeiro

Promovido por bancos e fintechs (startups do mercado), o cashback financeiro é uma forma de receber o dinheiro de volta, em suas compras, diretamente em sua conta bancária.

Com isso, o cashback realmente se torna um modelo de economia em suas compras, já que você pode usar esse valor como preferir — diferentemente do modelo anterior, já que o crédito pode ser aproveitado somente em novas compras.

Aprenda mais: descubra o que é e como funciona a poupança

Cashback social

Modalidade perfeita para quem deseja inserir mais ações sociais em seus hábitos, mas não sabe por onde começar. Com o cashback social, em que você usa esse percentual para doações em causas sociais da sua preferência.

Vale a pena ficar de olho, apenas, nas instituições que podem receber a causa. Cada empresa pode realizar as suas específicas parcerias e você deve escolher uma delas para que o seu cashback sirva de doação.

Cashback em lojas físicas

Aqui, a integração entre compras on-line e lojas físicas acontece com precisão. E tudo porque as suas compras são convertidas em créditos que podem ser usados, posteriormente, em lojas físicas.

Cashback em lojas físicas
Happy young woman holding bank credit card, smartphone, entering information in online store app, purchasing, making successful cashless payment for internet services, sitting on sofa at home.

Mas atenção, sempre, às regras e condições de uso. Isso porque, muitas empresas exigem um valor mínimo de cashback para que o crédito possa ser usado em compras presenciais.

Cashback: como funciona?

A partir disso tudo, já deve ter dado para entender o significado de cashback e como funciona essa modalidade financeira, certo? Mas podemos explicar de maneira ainda mais sucinta, prática e objetiva. Acompanhe a seguir:

  • inscreva-se nos programas de cashback — opte por aqueles que são parceiros das marcas que você já consome (ou pretende consumir) as soluções;
  • normalmente, você deve avaliar as ofertas que contam com a possibilidade de cashback;
  • após a conclusão da sua compra, você deve aguardar o período estipulado pelas empresas para que o cashback seja depositado na conta que você registrou-se no programa;
  • assim que o crédito for liberado, você pode usá-lo conforme as condições e regras do programa.

Simples assim. O ponto-chave, aqui, é encontrar os programas de cashback que mais têm a ver com você. Assim, você usufrui ao máximo de todas as vantagens de usá-lo.r 

Quais as principais vantagens de usar cashback para empresas?

Por falar em vantagens do cashback, podemos defini-las de duas maneiras: para as empresas e para os consumidores. A seguir, vamos mostrar o quanto as marcas têm a se beneficiar desse modelo ao oferecê-lo para os seus clientes e consumidores em potencial, confira!

Fidelização do cliente

Talvez, o grande benefício do cashback para empresas: uma forma de estimular mais compras e enriquecer o relacionamento com os clientes.

Afinal de contas, o crédito pode ser reutilizado dentro da própria empresa, permitindo que os consumidores acumulem economia nas compras seguintes.

Aumento de autoridade e competitividade

Ter opções de cashback, hoje em dia, demonstra que a marca está de olho nas tendências do mercado e que consegue apresentar diferenciais competitivos. Assim, distancia-se dos competidores por disponibilizar soluções relevantes e de valor para os seus clientes.

Coleta de dados

É inegável, também, que o cashback favorece as marcas por meio da coleta de dados. Afinal de contas, fica mais fácil identificar padrões de consumo, hábitos de compra e, inclusive, as necessidades e objetivos de cada perfil de consumidor. O que se traduz em soluções mais personalizadas e que vão impactar em cheio o público-alvo de cada marca.

Quais as principais vantagens de usar cashback para o consumidor?

Quando falamos em vantagens de usar cashback para o consumidor, os fatores mudam — mas permanecem relevantes. Confira, a seguir, alguns bons motivos para entender como o cashback funciona!

Quais as principais vantagens de usar cashback para o consumidor?

Economia

Imagine, por exemplo, que o programa de cashback que você se registrou ofereça 10% de dinheiro de volta a cada compra — percentual, inclusive, que pode variar de acordo com a categoria de produtos ou serviços que você adquirir.

Nesse caso, a cada compra, você recebe 10% de volta na sua conta. O que gera economia de modo constante caso você consiga sempre usar o cashback para suprir as suas necessidades do dia a dia.

Praticidade

Você nem precisa fazer muita coisa além de registrar-se no programa de cashback da sua preferência. Uma vez finalizado esse processo, basta ficar de olho nas ofertas que disponibilizam o cashback e, em seguida, aguardar o prazo para que o crédito seja debitado em sua própria conta do programa.

Transparência

Ao saber o que é cashback e como funciona essa modalidade, você percebe que consegue monitorar toda a atividade: da sua compra ao valor prometido, de cashback, e ao momento de depósito na sua conta e posterior uso.

Tudo isso é feito com transparência e facilidade na sua própria conta. O que confere segurança, confiabilidade e tranquilidade aos usuários de cada programa disponível.

Como funciona o resgate do cashback?

Como destacamos acima, isso pode acontecer de diferentes maneiras. A seguir, separamos as principais delas para que você entenda como (ou quando) o crédito pode ser usado em compras ou mesmo enviado para a sua conta.

Descontos em faturas

Economia na fatura do cartão de crédito é sempre bem-vinda, não é mesmo?

O mesmo vale para outras contas recorrentes. E, em algumas ocasiões, você tem a possibilidade de usar o crédito disponível em cashback para obter descontos em faturas.

Lembre-se, apenas, de conferir se os programas que você se registrar ofereçam esse tipo de recurso. Assim, você pode garantir que as compras do mês se convertam em créditos que vão ajudar a abater o valor final de algumas faturas.

Depósitos em conta-corrente

O mesmo vale para quem deseja receber, de volta, o percentual ao qual tem direito — mas direto na sua conta-corrente. Alguns programas de cashback trazem essa possibilidade.

E, assim, você consegue reutilizar o crédito em dinheiro vivo da forma que preferir. Algo que pode ser um adianto e tanto para reduzir os gastos do mês, economizar mais e, quem sabe, montar um patrimônio para investir e pensar em um futuro financeiro mais tranquilo?

São diversas possibilidades e tudo o que você precisa pensar é na melhor forma de usar esses depósitos em conta-corrente.

Leia também: descubra o que é o Real Digital e como funcionará essa moeda digital

Carteiras virtuais

Ao mostrarmos o conceito de cashback e como funciona, mencionamos as carteiras virtuais. E essa é uma forma de resgate, também, já que você pode acumular o crédito nesse método e, em seguida, usá-lo como quiser em outras compras que permitam o débito diretamente de uma carteira virtual.

Aprenda também: entenda o que é o internet banking

Cashback como funciona: é seguro?

Resumidamente, o cashback é seguro. Afinal de contas, esse modelo vem sendo aplicado e aprimorado nos últimos 30 anos. Isso tornou o processo mais confiável, ágil, eficiente e seguro para todas as partes envolvidas.

Além disso, a popularização do cashback tem conferido ainda mais recurso e possibilidade de utilização do crédito. E todos têm a se beneficiar disso, já que é uma maneira de nos fazer pensar e repensar a maneira com a qual lidamos com as contas, nossas compras e despesas e com o próprio patrimônio financeiro.

É claro que, dentro de todo esse contexto, é fundamental que você faça a sua parte como consumidor atento às novidades. Primeiro:

  • procure por empresas confiáveis no setor de cashback;
  • registre-se e use somente as soluções que apresentarem benefícios para você;
  • analise os diferenciais de cada programa antes de inscrever-se;
  • descubra quais outros benefícios podem existir além do percentual de volta a cada compra.
Cashback como funciona: é seguro?

Com isso, você obtém ainda mais segurança para lidar com as suas despesas mensais. E aprendendo o que é cashback e como funciona, passa a lidar com o seu dinheiro de maneira mais planejada, estratégica e disciplinada.

Conclusão

Aprender sobre cashback e como funciona esse modelo que, literalmente, oferece parte do dinheiro de volta a cada compra, é uma forma de aprender a ter mais controle sobre o seu dinheiro.

Para tanto, é necessário adquirir conhecimento sobre o assunto. Isso faz com que as suas decisões sejam mais alinhadas às suas necessidades e objetivos, promovendo também os benefícios que cada programa de cashback pode trazer à sua rotina.

É por isso que o Ailos pode te ajudar a usufruir ainda melhor dessa relação qualitativa com a sua renda e também com as suas despesas. Nossos conteúdos educativos estão aí justamente para trazer mais recursos para as suas escolhas financeiras.

Com o Ailos, você pode aprender de diferentes maneiras. Por exemplo:

  • conteúdos de ensino a distância para que você aprenda a qualquer hora e de qualquer lugar;
  • cursos e palestras para você aprender ao vivo com especialistas em diferentes áreas de conhecimento;
  • Agenda Infância, um meio de educação lúdico e divertido para crianças, jovens, famílias e educadores também.
  • Ailogs Empreendedor, um projeto de capacitação para empreendedores.

Além, é claro, do nosso blog, que traz constantemente uma série de conteúdos exclusivos sobre cooperativismo, educação financeira, economia colaborativa, empreendedorismo e muito mais!

Clique aqui para conhecer todas soluções e os conteúdos de educação financeira do Ailos!

ailos_blog_admin

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

Faça um comentário

Últimos comentários (0)

Ocultar comentários
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o blog. Veja alguns navegadores que você pode utilizar: