• 9 de novembro de 2022
  • 7 minutos

Como receber pelo Pix: entenda

7 minutos

Você já precisou receber algum dinheiro com urgência, de forma que não poderia ficar para depois, mas não conseguiu obtê-lo? Nessas ocasiões, é inevitável sentir certa frustração. 

Por isso, é importante aprender como receber pelo Pix. O Pagamento Instantâneo chegou para transformar as transações bancárias, fazendo com que elas possam acontecer a qualquer dia da semana, 24h, sem cobrar taxas.

Porém, algumas pessoas ainda não sabem utilizar essa ferramenta completamente. Nesse sentido, resolvemos criar um pequeno guia sobre envios e recebimentos via Pix. Confira!

Conheça a Conta Corrente da Ailos e tenha acesso ao Pix 24h para facilitar suas transações financeiras!

O que é o Pix?

Conforme mencionamos anteriormente, o Pix é um sistema de Pagamentos Instantâneo. 

Desenvolvido pelo Banco Central, o objetivo foi criar um meio de pagamento rápido, seguro e competitivo para a população. 

Entre suas inúmeras funcionalidades, ele possibilita realizar transferências e pagamentos em até 10 segundos. 

Além disso, essas transações podem ocorrer 24 horas por dia, todos os dias do ano, incluindo finais de semana e feriados.

Com o Pix, as pessoas podem enviar e receber dinheiro sem precisar digitar todos os dados da conta de um terceiro — somente usando o número de celular, CPF ou e-mail. 

Também é possível fazer pagamentos em tempo real em lojas, restaurantes e outros estabelecimentos, bem como pagar contas e recolher impostos.

Como funciona o pagamento via Pix?

Todas as transações via Pix são realizadas por meio de uma chave cadastrada ou de leitura de um QR Code com a câmera do smartphone. 

O pagamento é realizado instantaneamente, e cai direto na conta do recebedor. 

As chaves Pix são uma forma de identificar o usuário no momento da transferência de valores. 

Essas chaves podem ser o CPF/CNPJ, celular, e-mail ou uma chave aleatória alfanumérica, gerada pelo sistema. 

Como receber pelo Pix? Confira as chaves

Você pode enviar e receber valores pelo Pix de 3 formas:

  1. gerar um QR Code a ser compartilhado com o pagador;
  2. informar uma das chaves Pix ao pagador;
  3. informar dados da conta, assim como em um TED ou DOC.

Confira mais detalhes sobre as principais formas de enviar e receber dinheiro com o Pix a seguir!

Chave copia e cola

Com o Pix Copia e Cola, o usuário consegue converter um QR Code em um código único. Isso gera mais praticidade para quem não consegue escanear o QR Code. 

A partir disso, basta copiar e colar o código, da mesma forma que é feito com códigos de barras na seção de pagamentos. 

Chave aleatória

Você sabe como receber pelo Pix com chave aleatória? Essa é mais uma das opções utilizadas na hora de enviar ou receber dinheiro via Pix.

Ela é composta de uma combinação de letras e números aleatórios, totalizando 32 caracteres. 

Trata-se de uma ótima opção para quem não deseja usar seus dados pessoais como chave Pix. É possível usar a mesma chave aleatória para inúmeras transações, além de excluir e gerar outra. 

Chave e-mail

Usar o e-mail como chave Pix é algo bastante recorrente. Normalmente, o e-mail é o mesmo cadastrado na conta bancária. 

Grande parte da população prefere utilizar o e-mail, a fim de evitar passar o CPF ou o número do celular para desconhecidos. 

Chave CPF

Também há como receber pelo Pix com o CPF. Nesse caso, basta ativar o número do documento como chave e enviar aos contatos para receber os valores. 

Chave CNPJ

Funciona da mesma forma que a chave com CPF. A diferença é que o CNPJ é de uso exclusivo de empresas. 

Chave celular

Outra forma de como receber pelo Pix é usando o número do celular. Trata-se de uma chave de fácil compartilhamento e que não expõe dados sensíveis a terceiros. 

Qr Code estático

Mais uma modalidade de pagamento Pix. No QR Code estático, o código não muda, por isso recebe esse nome. 

Com ele, o cobrador pode inserir o valor a ser recebido, bem como o pagador pode informar a quantia a ser enviada. 

Parece bastante com os códigos de barras dos produtos em lojas físicas. A diferença é que o pagar deverá escanear o QR Code com a câmera de seu smartphone. 

Qr Code dinâmico

Ao contrário do QR Code estático, um QR Code dinâmico muda a cada transação. Assim, trata-se de um código exclusivo e que pode ser usado apenas uma vez. 

Então, sempre que você for receber pagamentos via Pix, precisará emitir um novo QR Code. 

Uma característica que merece destaque, é que o cobrador pode incluir dados sobre o pagador. 

Essa modalidade de QR Code é comumente utilizada em compras online ou cobranças formais. 

Dados da conta bancária

Muitas pessoas ainda não sabem, mas, mesmo que não haja qualquer chave Pix cadastrada, ainda é possível receber pagamentos com essa ferramenta. 

Basta usar os dados da conta bancária para enviar o dinheiro. Ou seja, em vez de utilizar uma chave Pix, o pagador incluirá o número da conta e agência na transação. 

Como receber pelo Pix: como habilitar essa forma de recebimento em empresas?

Se você tem um pequeno negócio e deseja habilitar o Pix para facilitar o pagamento para seus clientes, uma opção é criar um QR Code estático e deixá-lo em um local visível. 

Isso pode ser feito em um espaço físico ou virtual do estabelecimento, com nas redes sociais, página oficial ou qualquer outro canal de comunicação no qual realize vendas. 

Para isso, acesse o Internet Banking ou aplicativo do seu banco, clique na área Pix, escolha a opção “receber” e siga as etapas para a criação do código. 

No final da operação, uma imagem com QR Code estático aparecerá, com sua chave Pix logo abaixo — CNPJ, telefone da empresa ou e-mail corporativo. 

Caso você tenha uma loja física, é interessante imprimir a imagem e colocá-la perto do caixa. Dessa forma, os clientes terão mais facilidade na hora do pagamento. 

Com o QR Code estático, você pode adicionar um valor específico, ou deixar o campo em branco para que os clientes informem os valores a serem pagos. 

Vale a pena apostar em recebimento em Pix?

Com o Pix, empreendedores de todo o Brasil conseguem enviar e receber valores instantaneamente, direto na conta e com disponibilização imediata das quantias transferidas.

Isso ajuda a diminuir as etapas no checkout, conferindo mais agilidade nas vendas. 

Outro benefício do Pagamento Instantâneo, é a eliminação de intermediários na negociação. 

Essa ferramenta facilitou a comunicação entre a conta pagadora e a recebedoria, reduzindo custos operacionais na maioria dos casos. 

Transações como DOC e TED precisam de intermediários para serem concluídas, o que encarece a operação. 

Por fim, mas não menos importante, o Pix dá mais eficiência ao fluxo de caixa. A ferramenta agiliza o controle de entradas e saídas do caixa, já que tudo fica registrado eletronicamente. 

Esse ponto também facilita a gestão de estoque em e-commerces. Também pode reduzir a necessidade de crédito, já que possibilita o acesso imediato ao dinheiro. 

Perguntas frequentes sobre como receber pelo Pix

Depois de aprender tudo sobre como receber valores pelo Pix, confira as perguntas frequentes sobre o assunto a seguir!

Há como receber Pix de forma anônima?

Até o momento, não há como receber Pix de forma anônima. Assim que os valores caírem em sua conta, você terá acesso ao nome de quem enviou. 

Como mudar minha chave Pix para outra conta?

É necessário fazer um processo de exclusão de chave. Você precisa entrar em seu Internet Banking ou aplicativo da sua instituição financeira A e deletar suas chaves Pix. 

Em seguida, acesse o app ou Internet Banking da instituição B e cadastre as chaves na conta nova. 

Como recuperar um Pix errado?

Fazer um Pix errado acontece com mais frequência do que gostaríamos. Entretanto, ainda não é possível cancelar esse tipo de transferência. 

Porém, o usuário que recebeu os valores indevidos pode estornar a transação. Para isso, basta entrar em contato com a pessoa que enviou os valores, pedir sua chave Pix e devolver a quantia. 

Atualmente, alguns bancos oferecem a opção de “devolver valores” diretamente no app da instituição, agilizando o processo. 

Conheça a Conta Corrente da Ailos e tenha acesso ao Pix 24h para facilitar suas transações financeiras!

Conclusão

Neste conteúdo, você aprendeu como receber pelo Pix, quais são as chaves, como isso funciona e vantagens. Quer experimentar todas as funcionalidades do Pix, em uma conta corrente que coopera com seus objetivos financeiros? Conheça a Ailos!

Receba nossa newsletter

Inscreva-se

O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o blog. Veja alguns navegadores que você pode utilizar: